Belém, Portugal: O que fazer e como chegar ao bairro de Lisboa
O bairro de Belém fica a poucos quilômetros do centro histórico de Lisboa e é um convite pra um dia de passeio pra quem está na capital portuguesa. Além do famoso pastel, o local oferece uma viagem no tempo que tem tudo a ver com a história do Brasil: foi daqui que Pedro Álvares Cabral partiu em 1500 rumo ao Descobrimento do Brasil.
E o melhor? Os principais pontos turísticos de Belém ficam bem perto, dá pra fazer praticamente tudo a pé.
BELÉM, PORTUGAL: O QUE FAZER E COMO CHEGAR
COMO CHEGAR EM BELÉM
O jeito mais fácil é ir de transporte público a partir de Lisboa. Você pode pegar o trem (comboio) da Linha de Cascais saindo do Cais do Sodré (que tem uma estação do metrô de mesmo nome) e desembarcar na estação “Belém” por 1,30€*. É possível pra comprar o bilhete na hora mesmo, nas máquinas de autoatendimento. Veja os horários no site da Comboios de Portugal.
Outra jeito simples de chegar em Belém é usando o tram (bonde elétrico) número 15E, que começa na Praça da Figueira, próximo da estação do metrô Rossio, no centro, passa pelo Terreiro do Paço e Cais do Sodré. Desembarque no ponto “Belém-Jerónimos” ou “Centro Cultural Belém”, dependendo de onde irá começar seu tour (veja a rota no mapa). O tram custa 2,90€*, mas se você tiver o Lisboa Card sai de graça (saiba mais no fim do texto).
+ Lembrou do Seguro Viagem obrigatório pra Europa? Ache o melhor preço
O QUE FAZER EM BELÉM
Ao desembarcar na estação de trem “Belém” ou nas “paragens” do tram “Belém-Jerónimos” ou “Centro Cultural Belém”, você pode começar seu passeio pelas principais atrações (veja o mapa no final do post).
PADRÃO DOS DESCOBRIMENTOS
Essa obra tem o formato de uma caravela e estampa imagens de personalidades da navegação de Portugal, como Pedro Álvares Cabral e Martim Afonso de Sousa. O Padrão dos Descobrimentos foi erguido em 1940, mas reinaugurado em 1960, 500 anos após a morte do Infante D. Henrique. No alto do marco há um mirante com uma vista panorâmica da região (veja horários e o preços).
TORRE DE BELÉM
Caminhando pouco mais de um quilômetro pela orla do Rio Tejo, chega-se a um dos maiores símbolos do bairro, a Torre de Belém. Erguida estrategicamente às margens do rio entre 1514 e 1520, tinha como principal função fazer a defesa da barra de Lisboa. A torre, eleita Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, é aberta ao público para visitação (confira preços e horários).
MOSTEIRO DOS JERÓNIMOS
Caminhe de volta, sentido ao Padrão dos Descobrimentos, e do outro lado do Jardim da Praça do Império fica o imponente Mosteiro dos Jerónimos, também Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ao lado da Igreja de Santa Maria de Belém, o rei Dom Manuel I fundou um grande mosteiro em 1496, que levava o mesmo nome da igreja. Mas como foi doado aos monges da Ordem de São Jerónimo, passou a ser conhecido como Mosteiro dos Jerónimos.
A igreja aberta à visitação (grátis) conta com três naves e vitrais impressionantes. Ali você encontrará ainda os túmulos de personalidades como Luís de Camões e Vasco da Gama.
De volta ao Mosteiro, é possível visitá-lo e conhecer todo o prédio onde os monges viviam e oravam. A visita é gratuita todo primeiro domingo do mês. Nos dias pagos, o ingresso fica mais barato quando combinado com outras atrações, como a Torre de Belém (saiba horários e preços).
PASTÉIS DE BELÉM
Sabe aquele ditado de “ir a Roma e não ver o Papa”? O mesmo acaba valendo. Não tem como ir a Belém e não provar o pastel de Belém. Apesar de os pastéis de nata serem vendidos em todo o país, apenas aqui eles podem usar esse nome.
A receita legítima, que surgiu no Mosteiro dos Jerónimos, é feita até hoje na confeitaria Pastéis de Belém, que tem como data de abertura o ano de 1837. Se for depois do meio-dia, espere encontrar filas, pois o local é concorrido (saiba como visitar).
NOS ARREDORES
Ainda nos arredores do Mosteiro e do Jardim da Praça do Império você pode visitar outras atrações de Belém. O Museu Nacional dos Coches guarda uma coleção de carruagens do séc. XVII a XIX, a maioria pertencente à Família Real Portuguesa. Já o Museu da Marinha conta a relação do país com o mar e os descobrimentos de seus navegadores.
+ Hotéis com desconto e cancelamento grátis em Lisboa
LISBOA CARD
Muitas das atrações pagas de Belém têm acesso gratuito com o Lisboa Card, como a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. Vale consultar o site e ver se você conseguirá descontos com o cartão, dependendo da programação de monumentos e museus que irá visitar, já que a gratuidade inclui o transporte até aqui.
+ Como ir do aeroporto de Lisboa ao centro
+ Onde comer em Lisboa: Dicas de restaurantes e mercados
+ Dica de hotel boutique na capital portuguesa
+ Todas as dicas reunidas pra sua viagem a Portugal
* Os preços neste post sobre “Belém, Portugal” foram checados em abril de 2017
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!