Barra de Ibiraquera, SC: As praias, o que fazer e onde ficar
A Barra de Ibiraquera é um daqueles lugares paradisíacos do litoral de Santa Catarina. Localizada em Imbituba, a praia, que é bem tranquila, se transforma na temporada de verão, quando fica bem mais cheia.
O local faz parte da Rota da Baleia Franca, um circuito turístico no litoral sul do Estado onde, entre agosto e novembro, é possível avistar da areia da praia essas gigantes que vêm do frio da Antártida (saiba tudo sobre avistamento de baleias).
A BARRA DE IBIRAQUERA, SANTA CATARINA
Os ventos fortes transformaram Barra de Ibiraquera num dos melhores points pra prática de windsurfe e kitesurfe há décadas, o que ajudou no crescimento da estrutura da praia. Hoje boas opções de pousadas e hotéis (veja os melhores com descontos) dividem espaço com casas de veraneio num ambiente bem charmoso.
Se os esportistas curtem os ventos e ondas da praia, famílias com crianças preferem a lagoa que fica bem ao lado. A água é salobra e só em certas épocas moradores abrem artificialmente um canal que ligam a lagoa e o mar. Isso acontece pra renovação das águas e também por conta da pesca da tainha, uma das principais atividades da região.
Pela areia da praia dá pra ir caminhando até a Praia do Luz. Se estiver disposto a encarar uma trilha, pode-se chegar até mesmo à famosa Praia do Rosa.
Já a lagoa, além de rasa e com águas mais quentinhas, também é procurada para prática de stand up paddle e windsurfe.
O pôr do sol aqui é um dos mais bonitos da região, sobre as águas da lagoa. Pra fechar o dia, uma revoada de pássaros ainda acontece enquanto o sol se põe.
Entre maio e julho acontece a pesca das tainhas e durante alguns dias o surfe é proibido. A sinalização é feita por bandeiras na praia.
A ESTRUTURA DA BARRA DE IBIRAQUERA
Hoje a estrutura da região já é boa pra receber os turistas, principalmente durante a temporada de verão. Fora dessa época, como quando nós fomos, alguns restaurantes não abrem todos os dias, por exemplo, principalmente durante a semana. Nos fins de semana e feriados o ritmo é mais normal.
Nós almoçamos no tradicional Restaurante Zequinha, tocado pelos filhos do pescador de tainha que fundou o restaurante. A comida é deliciosa.
Ao lado fica outro famoso restaurante, o Tartaruga. Conhecemos ainda a Mística Pizza, pizzaria do hotel Mevlana Garden, onde também funciona um bistrô na temporada. O pôr do sol ali é incrível e aberto ao público. Basta conversar com os recepcionistas.
Mesmo assim, vir fora do pico do verão pode ser uma boa opção pra quem procura tranquilidade, sem areias lotadas de veranistas.
ONDE FICAR
Há muitas boas opções. Junto do desenvolvimento de Barra de Ibiraquera vieram bons hotéis e pousadas. Nos hospedamos no Mevlana Garden, que tem um clima bem zen e é voltado pra meditação. Mesmo se essa não for a sua praia, os quartos são legais e a vista da lagoa é bem bonita, além de ficar perto da praia.
Outro hotel legal que visitamos foi a Pousada Barra Mar, que é bem novo e tem um bom custo-benefício, além de ficar perto da praia.
+ Hotéis nessa praia com até 50% de desconto
+ Guia completo para ver baleias em Santa Catarina
+ Todas as dicas da Rota da Baleia Franca
* O jornalista viajou a convite do Sebrae/SC, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e refletem sua real experiência.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!