Balamkú: Visita às ruínas Maias em Campeche, México
Balamkú é um pequeno, mas importante sítio arqueológico localizado no estado de Campeche, México. A cerca de 240km da capital que leva o nome do estado, fica no município de Calakmul.
Uma das coisas impressionantes é que essas ruínas Maias foram descobertas apenas em 1997 por um camponês que flagrou dezenas de ladrões saqueando o local e chamou o exército.
Os primeiros registros de vida humana por aqui são de 600 a.C. Apesar apenas um quilômetro quadrado, o templo principal, chamado de Grupo Central, impressiona.
Dentro desse prédio fica protegido o maior tesouro do parque, o friso. Essa é uma ornamentação localizada na fachada de construções entre o batente e o teto. Com apenas 12m (quatro metros foram levados pelos saqueadores), foi feito de uma espécie de gesso frágil e por isso os Maias o colocaram dentro do templo.
Vai pro México? Encontre o melhor preço no Seguro Viagem pro país Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto |
Balamkú quer dizer na língua Maia “Templo do Jaguar” e o friso, que conta com a figura desse animal, representa dois momentos importantes para eles: a vida e o tempo pós-morte.
Um dos pontos interessantes de visitar Balamkú é o fato de ser uma descoberta tão recente e ainda fora do roteiro de quem visita o México.
VISITA AO SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE BALAMKÚ
Ingressos: 40 pesos*
Horário de visitação: Diariamente das 8h às 17h
Endereço: Carretera Federal Escárcega-Chetumal, quilômetro 93
Mais informações: Consulte o site do INAH
+ Mais dicas pra sua viagem ao México
+ Quando ir pra Cancún: Qual a melhor época?
+ Roteiro completo na Cidade do México
* Preços checados em maio de 2017
** O jornalista viajou a convite do México Tourism Board, mas todas as opiniões dadas aqui são pessoais e isentas, o que reflete sua real experiência.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Andei olhando seu blog e to gostando já que amo historia e coisas antigas, Balamkú parece ser um lugar legal e interessante de se ir