A sofisticada cozinha do Restaurante Astrid & Gastón de Lima
Já faz alguns anos que Lima está disposta a disputar com São Paulo o título de capital gastronômica da América Latina. Um dos restaurantes que ajudou a construir a reputação da capital peruana foi o premiadíssimo Astrid & Gastón, criado pelo casal de chefs que dá nome ao estabelecimento.
E o melhor para nós que visitamos Lima é poder experimentar a cozinha que apareceu no número 35 do ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo na lista elaborada pela S. Pellegrino em 2012 sem gastar a fortuna que nos custaria uma ida ao DOM em São Paulo, que apareceu no quarto lugar do mesmo ranking. Em 2013, o Astrid & Gastón foi eleito o melhor da América Latina.
Quem passa pela fachada simples do casarão no bairro nobre de Miraflores não imagina que ali funciona um dos lugares mais cobiçados da cidade. O sonho que surgiu em Paris quando Astrid (alemã e médica) e Gastón (peruano e advogado) se conheceram tornou-se realidade em 1994. A dupla levou a Lima a missão de dar sofisticação a ingredientes peruanos e surpreender os clientes.
Além de pedidos a la carte, o Astrid & Gastón oferece um vasto menu degustação (s./230 – US$85 por pessoa) com 11 passos servidos para toda a mesa em três horas de duração. Entre os pratos deste menu estão ouriços, polvo, ceviche, carne bovina, arroz cremoso com arpargos e sobremesas.
O único porém é que o serviço de degustação encerra cedo, já que tem muitas horas de duração. Então quando visitamos o Astrid & Gastón não havia mais esta opção, pois já eram dez da noite. Mas nem por isso deixamos de nos deliciar e ser surpreendidos ao escolher opções a la carte. O couvert e os pratos com bebidas saíram por cerca de s./110 – US$41 por pessoa.
O couvert incluía pães, um antepasto de ervas e azeite, manteiga e uma pequena bandeja toda ornamentada com causas (uma espécie de purê de batatas coberto com molho), cones recheados com ceviche e canapés com creme.
Éramos quatro na mesa. Dois pediram como prato principal o tradicional lomo saltado peruano (tiras de filé mignon com batatas fritas e ovos de codorna estrelados).
Outra pessoa da mesa optou apenas por uma entrada como seu prato principal. A escolha foi caranguejo.
Eu optei pelo mais exótico, o famoso cuy peruano. Para quem não sabe, cuy é o nosso conhecido porquinho-da-índia. Ele não é tão assustador, já que não vem com a cabeça. O cuy é servido crocante e acompanhado de quinoa e abacate. Uma delícia!
Outro momento surpreendente é a hora do cafezinho. Uma pequena “estante” cheia de gavetinhas é colocada sobre a mesa e em cada uma delas estão vários docinhos, como trufas, macarons e alfajores, inclusive de folha de coca. O melhor é que este mimo final não é cobrado.
Simplesmente uma experiência deliciosa em Lima que eu voltaria a fazer inúmeras vezes. Quero voltar um dia para experimentar os 11 passos do menu degustação, que ganha novos sabores ao longo do ano em edições de verão e inverno.
Hoje Astrid & Gastón tem filiais no Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Espanha, México e Argentina.
ASTRID & GASTÓN LIMA
Calle Cantuarias 175 – Miraflores
www.astridygaston.com
Segunda a sábado das 12h30 às 15h30 e das 19h45 às 23h45
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Eu fui no La Mar Cebicheria. Esse é só do Gastón. Olhaaaa! Fiquei encantada!!! O cara é super chefe mesmo!
É uma delícia, né, Fabíola? Não vejo a hora de voltar, rs! Obrigado pela visita e comentário 🙂
Já fiz a reserva, nem quero ver esses docinhos no final!!! Vou guardar espaço!!! rsrs
Oi Debora, obrigado pela visita!
Não sai de lá sem os docinhos, rs. Eu fui há pouco tempo de novo e eles vieram sim. Se você quiser outro restaurante de alta gastronomia, sugiro a Rosa Nautica. Eu amei, acho que gostei mais que o Astrid & Gastón. Vou fazer um post em breve.
Beijos