Teatro Amazonas faz visitante voltar ao passado
Criado em 1896, o Teatro Amazonas é um dos pontos de parada obrigatórios para quem passa por Manaus (Amazonas). Localizado no centro da cidade, no largo de São Sebastião, o teatro dá um verdadeiro show de arquitetura que contrasta com grande parte do que se vê na cidade.
TOUR PELO TEATRO AMAZONAS
O Teatro Amazonas foi inaugurado no auge do Ciclo da Borracha, em 31 de dezembro de 1896, mas sua construção foi iniciada em 1882. O local foi tombado como patrimônio histórico em meados da década de 60. Durante muitos anos, Manaus foi conhecida como a Paris dos Trópicos e essa denominação é fácil de ser compreendida ao entrarmos no teatro.
De segunda a sábado, das 9h às 17h, é possível fazer uma visita guiada pelos interiores do local. O valor do ingresso é R$ 10 e as visitas ocorrem a cada 30 minutos. Há tour também em inglês. Os guias são simpáticos e explicam em detalhes cada pedaço do teatro.
Com capacidade para receber 701 pessoas, o Teatro Amazonas é palco, atualmente, para peças teatrais, apresentações de dança e ópera.
CURIOSIDADES
Durante o passeio, o guia conta fatos interessantes sobre a história da cidade e do teatro. No início do século XX, as mulheres faziam questão de usar grandes vestidos para ir ao local e não tinham coragem de lavá-los em Manaus, já que acreditavam que a água do Rio Negro iria sujá-los e, por isso, mandavam todos para serem lavados na Europa.
Outra curiosidade interessante é que uma parte do chão do teatro tem cores que representam os rios Negro e Solimões. Há também uma “namoradeira”, que era um banco usado para que os casais de namorados pudessem ir até o local. Cada um sentava de um lado, com os pais no meio. Em frente havia um espelho, desta forma, um namorado via o outro através do reflexo.
Entre um detalhe e outro, um dos pontos altos da visita é o salão nobre, que tem capacidade para 200 pessoas e serviu de espaço para a realização de grandes eventos.
Outro ponto que impressiona no Teatro Amazonas é a sua cúpula. De acordo com a Secretaria da Cultura do Amazonas, a cúpula é formada por 36 mil peças de escamas em cerâmica e telhas vitrificadas vindas da Alsácia, na França. Já as cores escolhidas (verde, amarelo e azul) são em homenagem à bandeira do Brasil.
Restaurado no início da década de 90, o teatro é um pedaço da Europa na Amazõnia e vale a pena ser visitado. O único ponto negativo é que não é nada fácil fácil encontrar pela internet informações atuais sobre a programação do teatro ou dias e horários de visitação. Chega a ser decepcionante um símbolo como este não possuir um site oficial. Para saber mais detalhes sobre ele, é necessário ligar para (92) 3232-1768.
TEATRO AMAZONAS
Praça São Sebastião, s/nº – Centro – Manaus/AM – Brasil
(92) 3232-1768
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Teatro Amazonas é belíssimo. Sem dúvida um ponto turístico inesquecível.
É um luxo, é Manaus, é Brasil
Tem vários erros de português, como Manuas
Oi Luiz. Muito obrigado pelo seu comentário. Já arrumamos os erros de digitação na palavra "Manaus". Se você encontrar mais algum, por favor, avise. Alguns errinhos passam despercebidos depois de lermos tantas vezes o mesmo texto. Obrigado novamente.