Croa de São Bento em Maragogi, AL: Um paraíso pouco conhecido
A Croa de São Bento talvez seja a atração mais bonita de Maragogi, em Alagoas, mas que pouca gente ainda conhece.
A maioria dos turistas já vai com o roteiro pré-definido para visitar as piscinas naturais, que também são lindas, o Caminho de Moisés e a Praia de Antunes. Porém acabam nem sabendo que esse é um dos melhores passeios.
Esse enorme banco de areia (“croa” de acordo com a geologia) ainda resiste às multidões e tem águas cristalinas. Um convite pra um dia perfeito no verdadeiro paraíso.
Então nesse post damos todas as dicas pra você conhecer o local.
Croa de São Bento em Maragogi
Distante a menos de 2 km da orla, a Croa de São Bento é daqueles lugares de tirar o fôlego. Um cenário paradisíaco mesmo na tão cheia Maragogi.
Se por um lado a maioria dos visitantes acaba não conhecendo esse paraíso, por outro até que é bom, pois ele segue preservado e tranquilo. Mesmo sendo de tão fácil acesso.
Esse enorme banco de areia de águas cristalinas se forma na maré baixa. Faz parte da APA Costa dos Corais, área de proteção ambiental. Talvez por isso siga ainda tão bem cuidado mesmo num dos destinos mais turísticos do Brasil.
Outro fato que ajuda na preservação é que lanchas e catamarãs são proibidos. Só é possível chegar de jangada e com um dos membros da associação de moradores que ajuda a proteger o local.
Apesar de parecer de acesso mais complicado por conta dessas restrições, é muito fácil fazer o passeio. Aliás, os barquinhos saem da praia, que fica a menos apenas 5 km do centro de Maragogi.
Então abaixo dou todas as dicas de como chegar, como contratar a jangada e o que esperar desse verdadeiro paraíso.
Onde fica a Croa de São Bento?
Localizado a cerca de 5 km ao sul de Maragogi, o povoado de São Bento fica quase na divisa com a lindíssima Japaratinga. Embora seja tão perto do Centro, poucos turistas já descobriram o local.
E de frente pra praia, a menos de 2km da orla, fica a Croa de São Bento, que leva o nome do vilarejo. Como falei anteriormente, o banco de areia, onde também se formam piscinas naturais, faz parte da APA Costa dos Corais, uma área de preservação.
O povoado ainda é famoso pelos bolinhos de goma, produzidos em várias das casas dos moradores. Na realidade, ele é um biscoito no estilo sequilho, uma delícia.
Uma das produtoras mais famosas é a Tia Marlene, que vende os bolinhos ali na vila mesmo há mais de 40 anos. São vários formatos e recheios. Difícil escolher o mais gostoso.
Como fazer o passeio?
Assim como as piscinas naturais de Maragogi, pra fazer o passeio até a Croa de São Bento é preciso prestar atenção na tábua das marés. Com índice abaixo de 0,6 os jangadeiros já te levam até lá.
Digo isso porque há dias em que a mínima da maré não chega a esse nível. Ou seja, não há passeios. E é bom saber que quanto mais perto de zero for o nível, mais bonito ainda fica o banco de areia. Aliás, os horários da maré baixa variam diariamente.
Pra ver a previsão pro dia da sua viagem é muito fácil. Vários sites, como esse, divulgam a tábua das marés com bastante antecedência. Se sentir dificuldade para entender, peça ajuda na sua pousada.
Outra informação importante é que a visitação à Croa de São Bento só pode ser feita por meio da associação de moradores. Dezenas de jangadeiros estão habilitados a te levar lá. Mas catamarãs ou lanchas não são permitidas.
Além disso, cada jangada só tem autorização para levar até seis passageiros. E nós vimos a fiscalização passar por lá pra conferir. São esses cuidados que mantêm a beleza do lugar.
Nós fomos com o presidente da associação (APEMASBE), o Almir. Mesmo que não vá fazer com ele, é a melhor pessoa pra te encaminhar para outro barqueiro. O telefone dele é (82) 98869 7887.
Existem também agências e até hotéis que também oferecem esses passeios. Da mesma forma, eles já irão entrar em contato com algum jangadeiro da associação e reservar pra você.
Um dos exemplos é esse passeio que pode ser reservado pela internet com antecedência. Sai um pouquinho mais caro, mas tem a comodidade.
Quanto custa?
Combinando diretamente com a associação, sem uma agência ou hotel para intermediar a reserva, normalmente os jangadeiros cobram cerca de R$ 160 o casal (março de 2024).
Mas há aqueles, como o próprio filho do nosso barqueiro, que oferecem passeios mais completos, incluindo fotos com drone e subaquáticas.
Pra quem prefere reservar com antecedência pela internet, vale ver esse passeio da Civitatis, uma das maiores agências do mundo. Já usamos em muitas viagens no Brasil e no exterior.
Além disso, mesmo que te ofereçam algo mais sofisticado como cooler ou bebidas, por exemplo, é proibido comer ou beber na Croa de São Bento. Claro que você pode levar no barco, mas não pode descer ou consumir por lá.
O que fazer na Croa de São Bento em Maragogi
Após combinar com o jangadeiro o horário (ele irá te ajudar com a questão de ir antes da mínima da maré baixa), nós chegamos até o vilarejo de São Bento e nos encontramos com ele.
Como a maré estava super seca, tivemos que caminhar bastante até a jangada. Afinal, o mar aqui recua bastante. E é aí que entra um erro de quem acha que dá pra ir caminhando ou nadando até o banco de areia. Mas vou falar disso mais adiante.
Pegamos o barquinho, que apesar de ser um tipo de jangada tem sim um motor pequeno, e em 20 minutos já estávamos na Croa de São Bento. Ele encosta pertinho da areia pro desembarque, já que a água fica bem rasa, e depois afasta o barco.
O lugar é um verdadeiro paraíso, com águas quentinhas e transparentes. Como dá pra ver nas fotos, chegamos e não havia praticamente ninguém, só uma outra jangada.
Vale você dizer que quer pegar mais vazio pro seu piloto, assim ele irá te levar antes mesmo da mínima da maré. No horário indicado como a maré mais baixa, algumas outras chegaram.
Mas eram poucas embarcações, o lugar continuou super vazio.
Piscinas Naturais
Além dessa praia paradisíaca formada no banco de areia, que nosso guia disse ser formado por restos de seres marinhos, como algas calcárias e conchas.
E esse é mais um dos motivos pra preservação ser tão importante. Se essa algas, moluscos e conchas sumirem daqui, a Croa corre o risco de desaparecer.
Pra quem gosta, piscinas naturais ainda se formam num lado da praia. Há até uma apelidada de “buraco azul” e o mergulho ali é incrível. Não deixe de pedir um snorkel ao seu barqueiro, pois a vida marinha é realmente incrível nesse lugar.
Por fim, antes de irmos embora, nosso barqueiro ainda nos levou a um lugar não muito distante onde se formam outras piscinas naturais. É como um corredor separado por barreiras de corais de cada lado.
Quando ir
Como falei anteriormente, se você está em dúvida sobre quando ir à Croa de São Bento é preciso prestar atenção na tábua de marés de Maragogi.
O passeio só acontece se o nível for 0,6 ou menos. Nos dias em que o índice é superior não dá pra fazer a visita.
Você pode se planejar antes mesmo da sua viagem. Basta consultar a tábua das marés em sites como esse ou até mesmo perguntar pra sua pousada. Ela vai ser muito importante seja pra conhecer a Croa ou fazer o passeio para as Piscinas Naturais de Maragogi.
Quanto mais perto de zero for o índice da maré baixa, melhor vai ser seu passeio. Nós pegamos inclusive negativa (-0,1), algo que acontece poucas vezes a cada década. Demos sorte!
O clima também influencia. Se for época de chuva, a água vai estar mais turva ou mexida. Como vale pra Alagoas toda, você pode ver o nosso post da melhor época pra ir pra Maceió, com todas as dicas.
Mas, em resumo, a época mais chuvosa vai de abril a agosto, principalmente em maio e junho. O mar costuma estar mais bonito entre dezembro e março.
Onde se hospedar
Maragogi tem uma infinidade de ótimas pousadas, hotéis e resorts. Mas não sei se vale ficar hospedado na vila de São Bento, já que há pouca estrutura de restaurantes por aqui.
Em nossa última viagem, ficamos no Hotel Praia Dourada, que tem ótima estrutura, apartamentos com vista pro mar e costuma ter um bom custo-benefício. Gostamos bastante!
Há outras ótimas opções como um dos melhores all inclusive do Brasil, que é o Salinas Maragogi. Pra quem quer algo mais charmoso e boutique, a Pousada Anttunina é uma das mais famosas pé na areia.
Aliás, já publicamos um guia de pousadas na Praia de Antunes, caso você queira se hospedar nessa que é uma das mais lindas do Nordeste.
Cuidados e dicas ao visitar a Croa de São Bento
Já adiantei um pouco acima sobre o perigo de achar que dá pra ir nadando ou até mesmo caminhando quando a maré está baixinha. Mas esse é um dos principais perigos desse passeio.
Mesmo que o mar em frente à Croa de São Bento fique sequinho, não encare essa aventura perigosa. Pois na volta a maré pode ter subido rapidamente e são quase 2 km de distância para a orla.
Além disso, é preciso estar acompanhado de um guia da associação durante a visita. Então contrate um jangadeiro e curta com tranquilidade o dia no paraíso. Como falei anteriormente, não é tão caro e vale a pena.
Agora vamos a algumas dicas importantes:
- Verifique a tábua das marés, já que só há passeios com índice de 0,6 ou mais baixo;
- Como há limite de visitantes por dia, tente reservar com antecedência se for alta temporada;
- Essa é uma área de proteção ambiental, então não deixe lixo, coma ou beba na Croa, pois isso é proibido;
- Como o embarque e o desembarque é feito em águas rasas, não é preciso saber nadar. Mas saiba que quanto mais baixa a maré, mais tranquilo fica pra quem tem medo;
- Lanchas, mesmo particulares, são proibidas por aqui. Aproveite pra curtir o passeio de jangada, que é rápido e muito gostoso;
- Se não estiver de carro, é fácil ir da sua pousada em Maragogi até São Bento mesmo de aplicativo ou táxi. São apenas 5 km saindo do centro.
Já conhece a Croa de São Bento em Maragogi ou tem alguma dúvida? Então deixe seu comentário que faremos o possível para ajudar.
Dúvidas frequentes
Entre as principais atrações de Maragogi estão as piscinas naturais, Praia de Antunes, Caminho de Moisés, conhecer Japarainga e a ainda pouco conhecida Croa de São Bento, um verdadeiro paraíso praticamente deserto. Saiba tudo!
As melhores são Antunes, Barra Grande e Burgalhau, mas vale também visitar a Praia do Xaréu (Praia da Bruna), fazer um passeio às incríveis piscinas naturais e conhecer a paradisíaca Croa de São Bento. Saiba mais!
Os passeios de lancha ou catamarã partem da praia central da cidade e levam cerca de 20 min até lá. Podem ser contratados com antecedência ou no dia mesmo, mas só acontecem na maré baixa. Veja todas as dicas e preços do passeio às piscinas naturais de Japaratinga.
A cidade tem praias lindas, como a do centro, Bitingui e Boqueirão. Além disso, as piscinas naturais são tão lindas como as de Maragogi, mas bem mais vazias. Veja todas as dicas de o que fazer em Japaratinga.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!