Conexão em Lisboa: O que fazer em poucas horas ou dias

É muito comum que brasileiros com destino a outros países da Europa façam uma conexão em Lisboa, principalmente ao voar TAP. A companhia portuguesa até oferece um stopover gratuito pra quem quer conhecer Portugal, como falaremos mais no final dessa publicação.

Mas dá pra sair do aeroporto? O que fazer em poucas horas ou dias na cidade?

Nesse post falo se vale deixar o terminal pra conhecer alguma atração e um roteiro completo para sua conexão em Portugal.

A conexão em Lisboa

Caso você ainda não saiba, conexão é quando você desembarca em um aeroporto, espera algum tempo e troca de avião para seguir viagem para outro destino. Ou seja, é diferente de escala, quando você nem desce da aeronave.

Bonde elétrico nas ruas de Alfama
Foto: Esse Mundo É Nosso

Dependendo do seu tempo de conexão em Lisboa, vale sim a pena deixar o aeroporto para conhecer ao menos a região central da cidade. O aeroporto é conectado a uma linha de metrô e o acesso é fácil e rápido, como falarei mais adiante.

Posso sair do aeroporto? Quando vale a pena?

Sim, você pode sair do aeroporto mesmo que seu destino não seja esse. Mas em conexões curtas, de menos de 5h a 6h, não acho que valha a pena.

Se você pensar nos trâmites para deixar o avião, passar pela imigração e procurar o novo portão de embarque com tempo suficiente para o próximo voo, isso leva um bom tempo.

Isso sem contar a antecedência que você precisa chegar para o próximo voo se for passear na cidade. Então, se for seu caso, o melhor é aguardar dentro do próprio aeroporto ou relaxar em uma sala VIP.

Aliás, nós já publicamos um post completo com toda documentação necessária para imigração em Portugal para evitar que você tenha dores de cabeça ou qualquer problema no ingresso ao país.

Mas se você tem bem mais tempo que essas 5h a 6h, vale sim dar uma volta e conhecer as belezas de Lisboa.

O que fazer numa conexão em Lisboa

Abaixo compartilho uma sugestão de roteiro com o que fazer numa conexão em Lisboa. Claro que essas dicas são pra quem tem praticamente o dia todo, então você vai escolher o que prefere conhecer de acordo com o período em que estará na cidade.

No vídeo abaixo, do nosso Canal no YouTube, a gente dá todas essas dicas de o que fazer em um dia na cidade.

Mas você tem pouco tempo e quer fazer um tour guiado já saindo do aeroporto? Existem passeios privados próprios pra quem está apenas numa conexão que já saem dos terminais, visitam os pontos turísticos e levam os passageiros de volta para pegar o próximo voo.

Então vale dar uma olhada nesse da Civitatis, uma das principais operadoras de passeios do mundo.

Mas se você quiser e tiver tempo, o jeito mais barato de ir até o Centro é de metrô e a estação fica no próprio aeroporto. Nem precisa comprar bilhete, basta aproximar seu cartão de crédito ou débito internacional contactless na catraca.

Caso prefira, é fácil também usar táxi ou carro por aplicativo.

1. Comece pelo Centro de Lisboa

Não tem lugar melhor para entender um pouco do estilo lisbonense do que caminhar sem compromisso pela região central, como pelos bairros do Chiado e da Baixa. Comece então tendo como referência a Praça do Rossio (metrô de mesmo nome).

Dali caminhe sem compromisso pela linda Rua Augusta e aproveite pra já começar o festival de calorias provando o incrível bolinho recheado com queijo da Serra da Estrela na Casa Portuguesa do Pastel de Bacalhau.

Pessoas caminham na Rua Augusta, ótimo destino numa conexão em Lisboa
Foto: Esse Mundo É Nosso

Prefere um docinho? Então experimente o pastel de nata na Manteigaria (pastel de Belém é só o feito na cidade de mesmo nome) ou outro dos vários doces portugueses famosos.

Além do lindo casario, essa região é cheia de restaurantes, bares e lojinhas. Mas espere preços bem turísticos. Pertinho daqui ainda fica o Elevador de Santa Justa, que liga a Baixa ao Largo do Carmo.

De volta ao calçadão, você verá de longe o imponente Arco da Rua Augusta. Ao passar por ele, chegará ao Terreiro do Paço (Praça do Comércio), de onde poderá ver o famoso Rio Tejo.

Arco da Rua Augusta, outra parada na conexão em Lisboa
Arco da Rua Augusta (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Prefere um tour guiado por essa região central durante sua conexão em Lisboa? Existem empresas que oferecem esses passeios com guias que não são caros. Além disso, o ponto de encontro fica no Centro.

2. Castelo de São Jorge, Alfama e Chiado

Você pode ir caminhando mesmo, se tiver disposição pra subir morros, pegar um bonde ou um carro por aplicativo até o Castelo de São Jorge, um dos ícones de Lisboa e que tem uma vista incrível da cidade.

Vista de Lisboa com o Castelo de São Jorge e o Rio Tejo ao fundo
Lisboa e o Castelo de São Jorge (Foto: Katya Shkiper via Unsplash)

Quer um atalho? Então pegue o elevador gratuito dentro do supermercado Pingo Doce do Largo do Loureiro e aproveite pra curtir o mirante lá do alto. Dali até o castelo são cerca de 10 minutos de caminhada.

Aliás, a visita ao castelo é paga e é recomendável que você compre com antecedência, já que é comum ter longas filas na bilheteria.

Após a visita, ou até mesmo se você preferir não entrar, siga para o Miradouro de Santa Luzia, uma região muito gostosa e com uma vista linda do casario da capital portuguesa. Há alguns bares e restaurantes bem gostosos por aqui também.

Miradouro de Santa Luzia é um bom lugar pra ir durante uma conexão em Lisboa
Miradouro de Santa Luzia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aproveite para caminhar pelas ruelas coloridas e charmosas do bairro de Alfama descendo sentido da , já na área central novamente. Eu gosto muito de um restaurante despretensioso por ali que se chama Tasca da Sé (R. Augusto Rosa 60). Tem um bacalhau na maionese barato e delicioso.

Casas no bairro de Alfama, na capital de Portugal
Vista de Alfama (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De volta ao Terreiro do Paço (Praça do Comércio), dá pra ir caminhando ou de carro para a região do Chiado.

Ali fica o ótimo Time Out Mercado da Ribeira (mas vai ser dica pra noite) e também a divertida Pink Street, repleta de bares que vira um burburinho à noite. Mas dá pra curtir durante o dia também.

Não viaje sem seguro pra Europa

O seguro viagem não apenas é obrigatório para brasileiros na Europa como garante tranquilidade em casos de problemas de saúde, atraso de voo ou extravio de bagagem. Ele é barato atualmente e garante que você viaje sem dores de cabeça ou seja impedido(a) de entrar na imigração.

Eu mesmo já quebrei a coluna numa viagem a Chile e tive de ser resgatado de helicóptero e ficar internado. Já imaginou quanto teria me custado se não tivesse seguro?

Minha sugestão é que você faça a cotação no site da Seguros Promo, um buscador que compara preços e encontra as melhores opções entre as principais seguradoras. Como somos parceiros, use o cupom ESSEMUNDO15 para ter até 20% de desconto.

3. Belém

Se tiver tempo suficiente na sua conexão em Lisboa, não dá pra deixar de fora um dos distritos mais famosos da cidade. Nós já até publicamos um guia de o que fazer em Belém, mas vou dar algumas dicas.

Em frente ao Time Out fica a estação Cais do Sodré, de onde saem trens para Belém numa viagem de cerca de 15 minutos. Mas diferente do metrô, por aqui não são aceitos cartões por aproximação. Ou seja, você precisará comprar o bilhete.

Claro que é mais confortável ir de táxi ou carro por aplicativo. Mas a viagem fica mais cara.

Se for de carro, siga direto para a Pastéis de Belém (Rua de Belém nº 84), único lugar no mundo onde os pastéis de nata podem ter esse nome.

O que fazer numa conexão em Lisboa? Comer um Pastel de Belém
Foto: Esse Mundo É Nosso

Não dá pra resistir e eles são baratinhos. Mas caso tenha vindo de trem, a confeitaria fica a cerca de 10 minutos de caminhada da estação.

Bem pertinho dali fica o Mosteiro dos Jerónimos, que vale uma visita ao menos pelo lado externo. Praticamente em frente, do outro lado do Jardim da Praça do Império, fica o Padrão dos Descobrimentos, outro ponto turístico famoso.

Padrão dos Descobrimentos em Belém, Portugal
Padrão dos Descobrimentos (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aproveite pra admirar o Rio Tejo e a icônica Ponte 25 de Abril ao fundo, que muito lembra a Golden Gate.

Pra terminar o tour nessa região, não dá pra não falar da Torre de Belém. Eu fui a pé, mas vale dizer que são mais de 20 minutos de caminhada. Talvez seja melhor pegar um táxi ou aplicativo.

4. Noite no Chiado ou no Bairro Alto

Pra fechar essas dicas de o que fazer numa conexão em Lisboa, a sugestão é terminar o dia na região do Chiado ou no animado Bairro Alto.

Como falei anteriormente, o Time Out Mercado da Ribeira é uma delícia de lugar. Um enorme espaço com mesas coletivas rodeado por estandes de chefes renomados que vendem seus pratos a preços mais módicos.

Pessoas comem no Time Out Mercado da Ribeira, outra boa opção numa conexão em Lisboa
Foto: Esse Mundo É Nosso

Nas ruas nos arredores do mercado, ainda no Chiado, ficam muitos bares que lotam à noite. A Pink Street, ali pertinho, também está sempre cheia e com muitas opções de baladas pra quem ainda tem ânimo de virar a noite.

O mesmo vale para o animado Bairro Alto, um dos mais boêmios da cidade. Portinhas lado a lado escondem bares bem interessantes. As ruas costumam ficar praticamente intransitáveis nos finais de semana.

Se quiser curtir a noite com show de fado e jantar incluído, no bairro vizinho de Alfama existem dois bem famosos: o Mesa de Frades e o Canto do Poeta.

Claro que todas essas dicas são sugestões que você vai escolher o que fazer ou não de acordo com o tempo que tem na cidade. O roteiro acima eu fiz em 24h de conexão, mas já conhecia a capital portuguesa de outras viagens anteriores.

Se também for seu caso, vale dar uma olhada em hotéis na região central pra ficar perto das atrações.

Além disso, existem muitas outras regiões turísticas na cidade e até mesmo locais vizinhos que valem a visita, como Cascais e Sintra. Mas preferi elencar atrações que ficam mais próximas umas das outras e sejam em sua maioria percorridas a pé.

Passeios numa conexão em Lisboa

Está inseguro(a) com o roteiro acima ou gosta mais de viajar com guias e roteiros já pré-determinados? Então saiba que existem vários passeios possíveis a serem feitos durante as poucas horas que você tem em Lisboa. Vamos aos principais:

Esses são alguns dos passeios mais recomendados pra quem tem pouco tempo na capital portuguesa. Mas você pode ver outras opções no site da Civitatis.

Bonde em frente ao Terreiro do Paço, em Lisboa
Foto: Esse Mundo É Nosso

O que saber antes de uma conexão em Lisboa

No começo desse post, falei sobre como é a imigração em Portugal e os documentos exigidos de brasileiros. Mas vamos a outros pontos importantes:

  • Confirme quais os documentos necessários para entrar em Portugal (link acima);
  • Se você vai pra outro país do Espaço Schengen, como Espanha ou França, sua imigração será em Portugal e não no destino final;
  • O próximo voo é cedinho? Vale a pena dormir num hotel perto do aeroporto (veja opções nos arredores);
  • Se a conexão tem menos de 5h, fique no próprio aeroporto;
  • Dá facilmente pra sair do aeroporto de metrô e ir até o Centro;
  • Dependendo do tempo de conexão ou stopover, certifique-se com a companhia de que não precisará retirar a bagagem e ela irá para o destino final;
  • Cartões de crédito e débito internacional são muito bem aceitos, mas é sempre bom ter alguns euros;
  • Não compre passagens com conexões muito curtas, de por exemplo 1h ou 2h apenas; as filas da imigração podem ser enormes.

Stopover da TAP

Na nossa viagem mais recente a Portugal, fizemos uma conexão em Lisboa e aproveitamos o programa de Stopover da TAP. Nosso destino final era Marselha, na França, mas ficamos um dia na capital portuguesa e mais quatro no Alentejo antes de seguir viagem.

Funciona da seguinte forma: ao comprar uma passagem pela TAP para qualquer destino, você pode fazer uma parada em Lisboa ou no Porto por até 10 dias sem pagar diferença na tarifa. Ou seja, dá pra conhecer Portugal mesmo que sua viagem seja pra outro país.

Tem mais alguma dúvida sobre o que fazer numa conexão em Lisboa ou sobre viajar pra Portugal? Então deixe seu comentário!

Dúvidas Frequentes

O que fazer numa conexão longa em Lisboa?

Tudo vai depender de quantas horas ou dias você tem na cidade. Mas a princípio dá pra conhecer a região central, como Baixa e Chiado, além de Alfama e até mesmo Belém. Veja um roteiro completo.

Pode sair do aeroporto numa conexão em Lisboa?

Sim, pode, mas tudo vai depender do horário do seu próximo voo. Se o intervalo é curto, de menos de 4h a 5h, o recomendável é ficar dentro do próprio terminal. Saiba quando vale a pena deixar o aeroporto.

Como é a imigração em Lisboa?

Brasileiros não precisam de visto para entrar no país, mas alguns documentos são obrigatórios, como passagem de retorno e seguro viagem. Veja toda documentação da imigração em Portugal.

Quem faz conexão precisa passar pela imigração?

Depende. Se seu próximo destino é um dos países membros de Schengen, como Espanha, França, Itália, Alemanha, entre outros, sua imigração será em Lisboa. Se for um destino fora dessa zona, como a Inglaterra, você não fará imigração se não sair do aerporto.

Quanto tempo demora a imigração no aeroporto de Lisboa?

Pode variar muito, mas é bom deixar uma margem de segurança. Em épocas mais vazias, você pode passar em cerca de 30 min. Já na alta temporada ou em períodos de maior movimento, filas de 2h a 3h já foram registradas. Ou seja, reserve tempo pra esse trâmite.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
JURACI FERRAZ DE LIMA disse:

Bom dia, amei seus posts, tenho uma conexão em Lisboa de 15 horas de espera, onde cheo as 20:00 e saio no dia seguinte às 12:00hs dá pra fazer um bate volta ao centro? Vou do Marrocos pro Rio de Janeiro, necessito de seguro viagem, já tenho o seguro pro Marrocos, é necessário passar pela imigração?

Oi, Juraci, tudo bem?
Então, o ruim é que à noite não vai dar pra você fazer quase nada, né? Difícil conhecer algum ponto turístico. Talvez possa ir, por exemplo, ao Bairro Alto se quiser alguns bares. 

Sobre o seguro, sim é obrigatório, seu seguro já deveria incluir a saída do Brasil. Já viu se não é a data de partida que você colocou? Se precisar, mesmo que pra apenas um dia, fale com a gente que temos cupons de descontos. 

Abraços!