El Calafate: O que fazer, quando ir, passeios e preços
Se você está em busca de o que fazer em El Calafate, na Argentina, este post com certeza vai te ajudar e muito.
Na verdade, El Calafate era um sonho antigo. Eu e o Rafa sempre quisemos conhecer este destino na Patagônia Argentina, mas sempre adiamos. Achávamos que seria caro e difícil.
Lembro de quando a gente trabalhava junto ainda no SBT e ficava sonhando na hora do almoço em conhecer o Perito Moreno e ver de perto os icebergs. Isso em 2009.
Ou seja, demorou muito para tirarmos o sonho do papel e, confesso, que foi meio por acaso. A gente ia comprar uma passagem para Buenos Aires, mas quando incluiu El Calafate no meio, percebeu que aumentaria pouco.
Foi o que precisávamos para, no susto, conhecer este lugar incrível. E começamos então a fazer as cotações. Aliás, já publicamos um guia de onde ficar em El Calafate pra te ajudar com dezenas de hotéis.
Quinze anos depois, a gente só se arrependeu de uma coisa: de não ter ido antes. Amamos muito! Não só os passeios, que foram incríveis, mas também a cidadezinha que é puro charme.
Neste post, a gente vai dar todas as dicas de o que fazer em El Calafate. Além disso, falaremos quantos dias são ideais para ficar no destino, quando ir, onde se hospedar e muito mais. Então, partiu El Calafate?
El Calafate: O que fazer
Com apenas 21 mil habitantes, El Calafate recebe diversos visitantes por ano. Todos em busca de alguns dos mais famosos glaciares.
Ela está localizada no distrito de Santo Cruz, já bem perto do Chile, e a 2749 km de Buenos Aires. Ela serve de base para quem quer conhecer o Perito Moreno, a maior geleira horizontal do mundo.
Mas, antes de mais nada, vou deixar o índice do post aqui para você ir direto ao ponto que mais lhe interessar:
Dito tudo isso, vamos falar dos principais passeios em El Calafate!
1. Passeios em El Calafate
Na hora de decidir o que fazer em El Calafate é preciso ficar atento, já que tudo na cidade é feito com passeio.
Nós fizemos todos com a agência Brasileiros em El Calafate. O bom é que o atendimento é todo em português e é possível dividir o valor dos passeios em reais.
De toda forma, também vamos colocar o link dos tours pela Civitatis, que também é parceira do blog.
Veja a lista dos principais passeios em El Calafate:
Perito Moreno: Passarelas e passeio de barco
Se você está em dúvida de o que fazer em El Calafate, o passeio pelas passarelas para ver o Perito Moreno é, sem dúvidas, o ponto principal.
Vou contar como foi a nossa experiência: por volta das 8h da manhã, a guia da Brasileiros em El Calafate nos pegou em nosso hotel.
O céu estava com algumas nuvens na cidade, mas nada que pudesse assustar. Passamos em mais dois hotéis para pegar outros três brasileiros. Vale destacar que a nossa guia falava um pouco de português.
No caminho, que dura cerca de 1h, o tempo foi fechando e a guia disse que provavelmente lá estaria nevando. O que não era uma notícia muito boa, já que com a neve a visibilidade fica bem ruim. Já imaginou viajar tudo isso para chegar lá e não conseguir ver direito o Perito Moreno?
Paramos na entrada do Parque Nacional Los Glaciares, onde ficam as passarelas. Este momento foi bem assustador, já que a neve estava forte e o frio também. A funcionaria do parque foi até a nossa van e lá mesmo fez a cobrança dos ingressos para o parque.
Aliás, vale ressaltar que este valor não está incluso no passeio. Além disso, se nos três dias seguintes você for fazer outro passeio pelo parque, você paga só metade do valor do ingresso.
Quando fomos, em novembro de 2023, pagamos cerca de R$ 60.
Passarelas do Perito Moreno
Mas nós estávamos loucos mesmo era pra chegar bem pertinho do Perito Moreno.
Antes de andarmos pelas passarelas, fomos até uma base onde tem café, restaurante e banheiro. O que é ótimo em dias frios como aquele.
Depois disso, a guia nos explicou os caminhos que poderíamos fazer e nos deixou livres para andar por lá por cerca de 1h.
Foi muita sorte! A partir daquele momento praticamente parou de nevar e a vista para o Perito Moreno estava perfeita.
Aliás, você sabia que em dias nublados ele fica ainda mais bonito? Isso porque a parte azul do gelo aparece ainda mais azul. É lindimais!
Nós percorremos, com muito frio, é claro, toda a passarela (são quase 5 km) e tiramos fotos lindas. Sério! A mão até pode congelar, mas você vai querer tirar foto toda hora. É uma paisagem única. Ainda mais para nós brasileiros.
O Perito Moreno tem cerca de 40 metros de altura, mas, segundo a nossa guia, há 20 anos ele tinha o dobro de tamanho. Então, não dá para saber até quando ele vai existir.
Durante o passeio, você vai ouvir umas explosões bem fortes. É o gelo se partindo e caindo na água. É muito impressionante.
Só por este passeio já valeria a pena ter ido para El Calafate!
Aproveite para ver mais sobre este passeio com a agência Brasileiros em El Calafate e também na Civitatis.
Passeio de barco pelo Perito Moreno
Saímos das passarelas e fomos direto fazer o passeio de barco que passa bem perto do Perito Moreno: o Moreno Split.
O tour dura cerca de 1h, mas nós não tivemos tanta sorte. Isso porque nevou muito (muito mesmo!) durante todo o passeio. Com isso, além da visibilidade ter ficado horrível, foi muito difícil ir pra parte externa do barco.
E dentro dele era impossível avistar qualquer coisa pelas janelas. Estavam totalmente embaçadas.
Talvez num dia “normal” até seja legal fazer este tour, mas nós, com certeza, preferimos as passarelas. É muito mais lindo e impressionante. Sinceramente, achamos que o barco é dispensável.
Além disso, o almoço estava incluso no passeio. Fomos até o Tierras Patagônicas e pudemos comer num buffet que estava bem gostoso. Depois, eles nos deixaram em nosso hotel.
Aproveite para ver mais do passeio de barco com a Brasileiros em El Calafate e na Civitatis.
Passeio de barco por todos os glaciares
Outra dica de o que fazer em El Calafate é o passeio de barco por todos os glaciares.
Se por um lado, não gostamos tanto assim do Moreno Split, o passeio de barco que passa perto do Perito Moreno, por outro, nós amamos o passeio por todos os glaciares.
Aliás, como eu já disse aqui, no dia anterior a gente tinha pagado o ingresso para o Parque Nacional Los Glaciares. Por isso, no dia seguinte, foi cobrado somente metade do valor pra gente entrar novamente ao parque.
Diferente do Perito Moreno, este passeio começou por volta das 13h e foi até cerca de 19h. O barco é grande e super confortável. As cadeiras são macias e melhores do que as de ônibus. Além disso, é possível circular pela parte externa para ver os glaciares.
Paradas no passeio de barco
A primeira parada foi no Glaciar Spegazzini, o mais alto da Patagônia Argentina. A gente o observa de longe e depois chega mais perto.
Ali é feita a primeira parada do passeio. Nós descemos numa praia de pedras com o Spegazzini de fundo. É muito lindo realmente. Chega a ser impressionante.
O almoço estava incluso no nosso passeio, mas, sinceramente, não acho que tenha valido a pena. É melhor levar alguma coisa para comer ou comprar uma empanada lá na hora. A vista do restaurante é realmente linda.
Depois, passamos bem próximos a diversos icebergs incríveis. Pra gente que mal viu neve na vida, foi uma experiência inesquecível. Aliás, descobrimos que o que vimos dos icebergs fora da água equivale a apenas 10% do tamanho todo dele.
Este passeio de barco chega de pertinho do Chile, a cerca de 17 km de distância.
A última parada é no Glaciar Upsala, mas só o avistamos de longe por questões de segurança, já que há dez anos houve um tsunami e teve uma destruição por 20 km de extensão. Ele possui três vezes o tamanho de Buenos Aires.
Ahh, durante o tour, os tripulantes ainda pescaram um pedação de gelo pra quem quisesse beber alguma coisa com ele. Isso foi muito divertido.
Aliás, vale dizer que nós fizemos este passeio com a Solo Patagonia.
Sem dúvidas, este tour foi tão incrível e impactante quanto o das passarelas do Perito Moreno.
Aproveite para ver mais informações do passeio com a agência Brasileiros em El Calafate e também na Civitatis.
Opção VIP do passeio de barco
Se você preferir, é possível fazer o passeio de barco pelos glaciares de El Calafate em uma área VIP. Lá, há uma visita privilegiada do lago. Além disso, inclui almoço e é open bar.
Veja esta opção na agência Brasileiros em El Calafate e na Civitatis.
2. Outras dicas de o que fazer em El Calafate
Além dos principais passeios em El Calafate que falamos, há outras opções se você tiver com tempo sobrando. Veja alguns deles:
Tierras Patagõnicas
No nosso primeiro dia na cidade, decidimos organizar a vida pela manhã. Só no fim da tarde é que fomos fazer um passeio. Decidimos ir até a Estância Tierras Patagônicas, umas das mais antigas da Patagônia Austral.
Quando chegamos lá, estava nevando MUITO. Foi muito legal ver o visual do lago que passa por lá com a neve caindo. Depois, fizemos um passeio de quadriciclo pelo local. Foi bem bonito. Aliás, por sorte, a neve diminuiu um pouco nesta hora.
Depois disso, jantamos. Foi um buffet de massas que estava bem gostoso. O chef é brasileiro e muito simpático. Foi um passeio divertido, mas vale mais se sobrar um tempinho no seu roteiro.
Além disso, há outras opções de passeios na estância, como a cavalgada e também o Calafate Night, no qual é possível avistar as estrelas nos céus limpos da Patagônia.
Veja como são esses passeios com a agência Brasileiros em El Calafate.
Trekking pelo Perito Moreno
Se tivesse tido mais tempo, esse era um tour que gostaríamos de ter feito em El Calafate: o trekking pelo Perito Moreno.
São formados grupos de até 10 pessoas que fazem caminhadas que duram cerca de 1h30 ou 3h30. Varia de acordo com o passeio que você adquirir.
Nele tour, é possível ter a real noção do tamanho do Perito Moreno. Além disso, dá para ver lagoas azuis, rachaduras profundas e muito mais.
Veja mais informações na Civitatis.
Safári Azul
O Safári Azul é mais uma dica de o que fazer em El Calafate. Nele, além de andar de barco, os turistas fazem uma trilha de 1h30 (entre ida e volta) por pedras e areias chegando bem próximos do Perito Moreno.
Outros passeios em El Calafate
Além disso, há diversos outros passeios em El Calafate, como o tour que vai até o povoado de El Chatén e o passeio de caiaque pelo Perito Moreno.
Cassino
Se você gosta de uma boa jogatina, depois de um dia longo de passeio, não deixe de visitar o cassino de El Calafate.
Nós fomos um pouquinho todo dia e ganhamos até que um dinheirinho bom que pagou nosso último jantar.
End.: Av. del Libertador, 1061
Aberto a partir das 14h
3. Quanto custam os passeios em El Calafate?
Se você está em busca de o que fazer em El Calafate, já é bom se preparar para pagar os passeios.
Sim! Tudo no destino é passeio e eles não são tão baratos. Um dos mais em conta é o das passarelas do Perito Moreno, que custa cerca de R$ 400 na agência Brasileiros em El Calafate. Já o passeio de barco por todos os glaciares sai por volta de R$ 2 mil.
O lado bom de fechar com eles é que você paga em reais e pode dividir o valor em até 12x. Com essas comodidades, o preço costuma ser mais caro do que em outras agências. Portanto, se você não ligar de pagar em pesos ou dólares e não dividir, vale a pena pesquisar. Acaba saindo mais barato.
4. Restaurantes em El Calafate: Onde comer
Agora que você já sabe o que fazer em El Calafate, que tal pensar nos restaurantes?
Embora a cidade seja pequena, há boas opções de onde comer por lá. Aliás, antes de mais nada, não vou colocar o valor dos pratos porque, infelizmente, a moeda na Argentina oscila muito.
Com isso, os valores acabam ficando errados, mas praticamente todos os restaurantes que fomos tiveram um bom custo benefício. Nenhum foi extremamente caro. O mais caro é o Mako, mas eu explico no tópico sobre ele.
Dito isso, vamos à nossa lista com os melhores restaurantes em El Calafate:
Mi Viejo
O Mi Viejo foi o primeiro restaurante que fomos em El Calafate. Afinal, a gente queria mesmo era comer carne argentina, né?
O menu conta com algumas entradas como croquetas, empanada, provoleta e focaccia.
Claro que a grande estrela da casa é mesmo a carne. São diversos cortes, entre eles, o ojo de bife, o bife de chorizo e a entraña.
Aliás, com esse nome, eu achava que entraña fosse alguma parte meio nojentinha, mas, na verdade, é um pedaço super macio. Vale a pena experimentar.
Nós dividimos um ojo de bife com batatas fritas e tomamos uma taça de vinho cada. A conta deu menos de R$ 100 para nós dois.
Além disso, há massas no cardápio.
End.: Av. del Libertador 1111
Das 12h às 14h30 e das 19h às 23h
Não abre às terças-feiras
@miviejoparrilla
La Tablita
O La Tablita foi o segundo restaurante que visitamos em El Calafate. O cardápio dele é bem extenso.
As entradas, por exemplo, vão de presunto cru à sopa de abóbora. Tem também algumas saladas, empanadas, milanesas, salmão e truta.
Pra quem preferir, há alguns tipos de carne, entre eles, bife de chorizo, lomo e ojo de bife.
Além disso, o cardápio conta com massas: canelones, nhoques, raviolis e muito mais. Nós escolhemos o sorrentino de abóbora com muçarela e molho pesto.
Estava bem gostoso, mas notamos que a qualidade do azeite não era das melhores. Os preços das massas são bem convidativos.
Aliás, o legal é que pra chegar até aqui é preciso passar por uma ponte. Bem divertido, principalmente à noite.
End.: Cnel. Rosales 28
Das 12h às 16h e das 19h à 0h
@lablitaelcalafate
Casimiro Biguá
O Casimiro Biguá é outra dica de onde comer em El Calafate, mas que, infelizmente, não tivemos tempo de conhecer.
Assim como o Mi Viejo, o forte dele são as carnes, mas aqui elas são um pouco mais caras.
Entre as opções do menu estão parrilladas, cordeiro patagônico, salmão e, claro, ojo de bife, bife de chorizo e muito mais.
Além disso, para acompanhar as carnes, há batatas fritas, purê de abóbora e saladas.
O restaurante oferece ainda menu kids. Aliás, eles possuem duas unidades: uma só churrascaria e outra churrascaria e gourmet.
End. 1: Av. Libertador 963
End. 2: Av. Libertador 993
casimirobigua.com
Nina Pasión y Sabores
O Nina é mais uma dica de onde comer em El Calafate. Para começar, há empanadas, provoleta, ceviche, sopas e saladas.
De prato principal, o menu conta com algumas massas, entre elas o tagliatelli com alho e anchovas, raviólis de espinafre e ricota e agnolottis de cordeiro.
Além disso, há risoto de cogumelos e de frutos do mar, milanesa, cordeiro, truta patagônica e salmão. Ainda tem opção de menu infantil.
End.: Av. del Libertador 998
Aberto todos os dias, das 10h à 1h
@ninapasionysabores
La Lechuza
Se você está com vontade de comer pizzas ou massas, o La Lechuza é o lugar certo.
Entre as opções há raviólis, canelones, espaguete, sorrentinos e lasanha. Elas podem ser combinadas com diversos molhos como pesto, à bolonhesa, carbonara, de queijos e muito mais.
As pizzas também podem ser uma boa opção para quem não quer gastar tanto. Tem clássicas, como a fogazzeta (queijo e cebolas) e marguerita, e algumas diferentes, como a de roquefort e a de anchovas.
Além disso, o cardápio conta com ojo de bife, gran bife, risoto, cordeiro e truta.
End.: Av. del libertador 1301
Das 12h às 23h30
@lalechuzapizzas
Mako
O Mako é uma opção de restaurante em El Calafate para quem quer gastar mais. O valor do ojo de bife, por exemplo, é o dobro do Mi Viejo.
O cardápio conta com lomo, asado de Wagyu e tomahawk. Além disso, tem o gran bife argentino, cordeiro, grill de carnes para duas pessoas, massas e risotos.
End.: Av. Libertador 1223
Das 11h às 23h
makorestaurants.com.ar
Chocolateria Guerrero
O que fazer em El Calafate além de passeios e de comer carne? Experimentar chocolates e alfajores.
Na cidade, há, inclusive, uma loja da Cachafaz, mas eu gostei mesmo foi a Chocolateria Guerrero.
Eu não provei o chocolate em si, mas o alfajor é maravilhoso. Bem no estilo caseiro, sabe? Aquela bolachinha deliciosa recheada com muito doce de leite e coberta com chocolate. Amei!
End.: Av. del Libertador 1249
Das 9h às 13h e das 16h às 20h
Não funciona aos domingos
chocolatesguerrero.com.ar
Bares em El Calafate
Pra quem gosta de bar, El Calafate também tem algumas opções. A mais clássica é a Cervejaria Patagônia (Av. del Libertador 997). Ela é grande e é uma boa pra quem quer tomar um chopp típico argentino.
Além disso, outra opção é o La Zorra Taproom (Av. del Libertador 832), uma pequena cervejaria que costuma ficar bem lotada. Nós comemos um hambúrguer e tomamos um chopp.
5. Como chegar em El Calafate
Já publicamos um guia de como ir pra El Calafate, mas vamos dar as principais dicas aqui também.
El Calafate fica localizada na província de Santa Cruz, na Patagônia. Está a 2749 km de Buenos Aires e a 879 km do Ushuaia.
O jeito mais fácil de chegar aqui é vindo de avião. Aliás, vou dar uma boa dica. Nós iríamos apenas para Buenos Aires, mas na hora de comprar a passagem pela Aerolíneas Argentinas, resolvemos incluir El Calafate no meio e o valor da passagem aumentou bem pouco.
Então, nós fizemos São Paulo > Buenos Aires > El Calafate > Buenos Aires > São Paulo. Aproveitamos para ficar uns dias na capital argentina na última parte da viagem.
Além da Aerolíneas, outras companhias que voam para El Calafate são a JetSmart e a Flybondi.
O voo entre Buenos Aires e El Calafate dura cerca de 3h.
Além disso, outra opção é pegar um ônibus a partir da capital argentina, mas o trajeto leva até 40h e não há linhas que vão direto.
Saindo do aeroporto de El Calafate
Embora seja uma cidade pequena, o aeroporto de El Calafate fica a cerca de 20 km de distância do centrinho.
O trajeto é bom e bem sinalizado. Uma opção é alugar um carro e já sair do aeroporto com ele.
Aliás, a nossa dica é que você faça uma cotação no site da Rentcars, que funciona com um buscador entre as principais locadoras do mundo e encontra os melhores preços. O melhor é que o pagamento é feito em reais e pode ser parcelado. Faça a sua cotação agora mesmo!
Além disso, outra opção é pegar um táxi, mas lembre-se de que será necessário já ter pesos para pagar. Você pode pegar mais informações com a Condor no telefone +54 2902 492802.
Nós preferimos fechar um transfer com a agência Brasileiros em El Calafate, já que o pagamento é feito em reais. Outra opção é procurar em sites como a Civitatis.
6. Quando ir para El Calafate
A melhor época para ir para El Calafate, e também a alta temporada, é entre outubro e abril. Nós fomos em novembro e foi ótimo, já que faz menos frio e ainda não está lotado, como acontece em janeiro e fevereiro.
Aliás, eu disse que faz menos frio, mas mesmo assim fez frio e nevou muito quando estivemos por lá. Nos passeios para os glaciares as temperaturas estavam muito baixas. Precisei usar luvas, segunda pele e gorro. Já durante o passeio de barco até o Perito Moreno nevou tanto que foi até difícil de enxergá-lo.
Com as mudanças loucas de temperatura, fica difícil definir as estações do ano, né? Então, fará menos frio do que no inverno, mas ainda há chances de nevar bastante.
Essa época é boa também porque todos os passeios ficam disponíveis. Por isso, vale a pena evitar ir no inverno.
Precisa de roupa de neve até no verão?
Antes de ir, eu e o Rafa achávamos que em novembro ficaríamos só de camiseta rs. No máximo, um casaquinho.
Por sorte, na hora de arrumar a mala, resolvi colocar segunda pele, gorro, luva, proteção para os ouvidos e uma casacão de neve.
Usei tudo isso mesmo em novembro! Portanto, lembre-se desses itens e também de protetor labial. A minha boca ficou bem machucada.
7. Quantos dias ficar em El Calafate
Como você já sabe, El Calafate fica distante de Buenos Aires (3h de voo). Portanto, é preciso se programar para conseguir aproveitar bem a região.
O ideal é que você fique pelo menos três dias inteiros para conseguir fazer ao menos três passeios.
Nós chegamos num domingo à noite. Ficamos segunda, terça e quarta inteiros e fomos para Buenos Aires na quinta de manhã.
Achamos que foi o tempo ideal para conseguir aproveitar bem a região.
8. Onde se hospedar em El Calafate
El Calafate não é uma cidade com tantas boas opções de hospedagem. Há muitos hotéis clássicos que são caros e não são tão incríveis assim. Nesta lista a gente dá algumas opções.
Mas antes vale falar que o melhor lugar para se escolher seu hotel em El Calafate é perto do centrinho (Av. del Libertador), que é onde estão as lojinhas e restaurantes. Aliás, nesse link anterior fizemos um guia de hospedagem na cidade.
Desta forma, é possível circular a pé e não depender de carro para jantar.
Dito isso, veja as nossas dicas de hospedagem:
Hosteria Yamile (nota 7,9)
Nós nos hospedamos na Hosteria Yamile. Ela é simples, mas confortável. Tem boas camas, aquecedor e TV. Além disso, está próxima do centro.
Tem um bom custo-benefício.
ACA El Calafate (nota 9,0)
Sem dúvidas, o ACA El Calafate teria sido a nossa escolha na cidade, mas estava lotado na data da nossa viagem.
Ele tem quartos mais modernos e coloridos e está localizado no centro da cidade.
Quijote (nota 8,1)
O Hotel Quijote está localizado no centro de El Calafate. Tem quartos com decoração que lembram mais casas na montanha: escura e amadeirada.
Los Álamos (nota 9,0)
A Pousada Los Álamos também fica no centro de El Calafate. Os quartos têm decoração clássica. Aliás, ela possui muitas avaliações de hóspedes no Booking e a nota é 9,0.
Madretierra (9,0)
O Madretierra é outra boa opção de hospedagem em El Calafate. Com piso de madeira, o hotel tem decoração clássica, mas mais moderna do que os outros.
Além disso, ele está localizado no centro da cidade.
Kosten Aike (nota 9,2)
A nossa última dica no centro de El Calafate é a Kosten Aike. Ela também tem decoração clássica e que lembra casas na montanha.
Aliás, conta com mais de 700 avaliações no Booking e nota 9,2 (checada em janeiro de 2024).
Mirador del Lago (nota 9,0)
O Mirador del Lago é uma opção para quem não liga de ficar um pouco mais longe do centrinho.
Como o nome diz, ele tem uma linda vista do Lago Argentino. Além disso, os quartos possuem decoração clássica e que lembram um pouco os hotéis americanos.
Aproveite para ver mais opções de hotéis na cidade.
9. O que fazer em El Calafate à noite
Se você quer saber o que fazer em El Calafate à noite, a dica é curtir um dos bares, como o La Zorra Taproom e a Cervejaria Patagonia.
Além disso, uma boa opção para quem gosta de jogar é ir ao cassino, que funciona até às 4h da manhã.
Fora isso, aproveite para comer bem em um dos restaurantes espalhados pelo centrinho.
10. O que fazer em El Calafate em 3 dias
Vou colocar aqui o que sugerimos que você faça durante três dias em El Calafate:
- Primeiro dia: Passeio às passarelas do Perito Moreno + passeio de barco pelo Perito Moreno + quadriciclo na Estância Tierras Patagônicas
- Segundo dia: Minitrekking no Perito Moreno
- Terceiro dia: Passeio de barco por todos os glaciares
A ordem dos passeios não precisa ser essa. É apenas uma sugestão que pode ser alterada de acordo com o seu roteiro.
11. Dinheiro em El Calafate
Atualmente (janeiro de 2024), nós indicamos que a melhor forma de trocar dinheiro numa viagem para a Argentina é enviando pela Western Union, mas em El Calafate isso é diferente.
A WU não tem uma unidade própria lá. Portanto, o dinheiro deve ser retirado numa agência do Correio.
Com isso, as filas são enormes e o dinheiro não tem hora certa para chegar. Nós ficamos mais de 2h na fila, das 8h30 às 11h, para tentar sacar e descobrimos que o dinheiro ainda não havia chegada para que começassem os saques.
A sorte é que a gente ainda ia para Buenos Aires. Então, não iríamos perder este dinheiro. Se não, ficaríamos um dia todo na fila para conseguir pegá-lo.
Além disso, como só tem a possibilidade de pegar o dinheiro na agência do Correio, é provável que o dinheiro acabe logo e na sua vez não tenha mais para sacar. Então, é preciso chegar bem cedo para ser um dos primeiros.
A melhor opção é levar dólares e trocar em alguma loja ou agência de viagem pelo câmbio blue, que vale mais do que o oficial. Dê uma pesquisada no valor que eles estão cobrando e faça o câmbio onde for mais conveniente para você. Não vale a pena trocar em casas de câmbio.
12. El Calafate e Ushuaia: Como combinar na mesma viagem
Muita gente aproveita que está em El Calafate para ir até o Ushuaia, mas é preciso ter em mente que a distância entre as duas cidades é de 879 km, ou seja, bem longe.
Embora muitas pessoas aluguem carro ou façam o trecho com alguma agência (aliás, ele passa pelo Chile e é preciso pegar uma balsa), a melhor forma é mesmo indo de avião. O voo leva cerca de 1h.
Além disso, tem a opção de ir de ônibus. A viagem dura cerca de 20h e é preciso fazer conexão por conta própria no Chile. Já publicamos em outro post os detalhes de como ir pra El Calafate a partir do Ushuaia.
13. Seguro viagem para El Calafate
Embora seja uma viagem curta, é altamente recomendável que você faça um seguro viagem para a Argentina.
O Rafa, que faz o blog comigo, quebrou a coluna esquiando no Chile. Precisou ser transferido de helicóptero. Se não tivesse um seguro viagem, teria gastado uma fortuna.
Por isso, a nossa dica é que você utilize a Seguros Promo, parceira do blog. Ela funciona como um buscador que compara as coberturas e preços dos principais seguradoras do mundo.
Aproveite e use o nosso cupom ESSEMUNDO15 para ter 15% de desconto. Se escolher pagar via PIX, você ganha mais 5%.
Faça a sua cotação agora mesmo pra conseguir o melhor preço!
Dúvidas frequentes de El Calafate
El Calafate está localizada na província de Santa Cruz, na Patagônia Argentina.
O jeito mais fácil é ir de avião de Buenos Aires a El Calafate. Aliás, são 2749 km de distância entre as duas cidades. Saiba mais.
Embora fiquem a menos 900 km de distância, o ideal é ir de avião de El Calafate ao Ushuaia. Além disso, tem a opção de fazer o trajeto de ônibus, mas leva cerca de 20h. Saiba mais.
Os principais passeios em El Calafate são as passarelas para o Perito Moreno e o barco para todos os glaciares. Além disso, o minitrekking no glaciar é outra opção. Saiba mais.
Entre os melhores restaurantes em El Calafate estão o Mi Viejo, o La Tablita e o Mako. Além disso, o Nina e o Lechuza são outras opções. Saiba mais.
Mesmo que você viaje para El Calafate no verão, leve segunda pele, casaco impermeável, gorro, luvas e protetor de ouvido. Além disso, não esqueça de uma meia bem quentinha.
Aliás, ficou com alguma dúvida ou tem mais dicas de El Calafate, na Argentina? Deixe nos comentários!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!