Praia da Barra do Cahy, Bahia: O que fazer e como chegar
Uma das mais bonitas do extremo Sul da Bahia, a Praia da Barra do Cahy fica no município de Prado, entre Cumuruxatiba e Corumbau. Tanto que dá pra ser facilmente visitada saindo de qualquer uma das duas vilas.
Além de linda, também foi reconhecida como a primeira praia do Brasil. Com mar de águas claras e cercada por falésias, é um lugar ideal pra curtir um dia de sol no sossego, mas com ótima estrutura.
Nesse post damos todas as dicas de onde fica a Barra do Cahy, quais são as atrações, restaurantes e também como chegar até ela.
Praia da Barra do Cahy em Prado, Bahia
Prado é um grande município baiano com muitas praias e vilas famosas, entre elas Cumuruxatiba e Corumbau, que muitas vezes são mais consideradas cidades do que distritos.
Entre elas fica um dos lugares mais bonitos desse litoral, que é a Praia da Barra do Cahy (ou Barra do Caí, como você pode encontrar em alguns lugares). Pela proximidade, dá facilmente pra visitá-la saindo de qualquer uma das duas vilas.
A praia é cercada por coqueirais e falésias, com muitos espaços ainda intocados. Além disso, o encontro do Rio Queimado com o mar é um dos pontos mais bonitos, já que é possível curtir a prainha de água doce também.
Já no canto direito de quem olha pro mar, fica a única parte com estrutura da Barra do Cahy, que tem dois ótimos restaurantes, como falarei mais adiante. Dá pra passar o dia tranquilamente nas espreguiçadeiras oferecidas ali.
Se vier na maré baixa, ainda vai encontrar águas mais tranquilas, perfeitas pra um banho de mar, principalmente no cantinho perto das falésias.
A primeira praia do Brasil
Em 2017, a Barra do Cahy foi reconhecida como a primeira praia do Brasil. O título veio após estudos de historiadores, que concluíram que esse seria o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha em 1500. Ou seja, seria aqui que Pedro Álvares Cabral teria pisado em terras brasileiras.
Pertinho do encontro do rio com o mar, os turistas podem encontrar um monumento que celebra o reconhecimento, com uma cruz e uma placa com um trecho da carta.
Inclusive, quem faz um passeio de barco em frente à praia consegue avistar ao fundo o Monte Pascoal, que teria sido o primeiro pedaço de terra avistado pelos portugueses. Apesar de distante, a cerca de 60 km, é possível ver a montanha a olho nu.
Então, além de um paraíso que ainda resiste à exploração imobiliária do Nordeste brasileiro, visitar a Barra do Cahy é também pisar na primeira praia do Brasil, local onde teria chegado a esquadra de Cabral.
Ainda é interessante saber que, por ser uma área de mar mais aberto e com ondas, os portugueses teriam achado local inseguro para as embarcações e, por isso, decidiram subir a costa até chegar a Porto Seguro.
Restaurantes na Barra do Cahy
Como adiantei, embora ainda pouco explorada, há dois bons restaurantes na Barra do Cahy, que garantem uma ótima estrutura para passar o dia na praia.
O mais antigo é o Restaurante Glória, que fica bem aos pés fa falésia no cantinho da praia. Tem ótima estrutura e o menu traz principalmente peixes e frutos do mar, incluindo, claro, a famosa moqueca.
Pra quem quiser só relaxar e curtir o dia na praia, há uma variedade de drinks e cervejas geladas. O único porém é se você vier na baixa temporada, já que ele não costuma abrir todos os dias. Fomos num domingo e estava fechado.
Então vale sempre confirmar pelo telefone (73) 99148-6872. Mas se quiser ir ao Glória e ele não estiver aberto, a gente dá outra dica.
Praticamente ao lado fica o Manzuko Beach Club, uma opção mais moderna. Você vai encontrar espreguiçadeiras e também até gazebos de frente pro mar. Tem ainda estacionamento.
Além dos pratos típicos da região, o menu é mais elaborado, incluindo desde ceviche a combos da culinária japonesa. Nós adoramos! Os drinks também são o ponto alto.
Aliás, como nessa região dificilmente pega celular, quem tem medo de ficar desconectado pode usar o Wi-Fi grátis oferecido pelos restaurantes. Mas independente de qual você escolha, terá toda a estrutura pra curtir o melhor da Praia da Barra do Cahy.
Onde fica a Praia da Barra do Cahy
A Barra do Cahy fica a 47 km ao norte de Prado/BA, sede do município, mas normalmente é associada às atrações e praias de Cumuruxatiba, a apenas 16 km.
Quem olha o mapa da região repara que a praia fica exatamente entre Cumuru e Corumbau, outro destino famoso do extremo Sul da Bahia.
Mas como o acesso é por estrada de terra ou de barco é importante se planejar direitinho dependendo de onde você vai sair pra conhecê-la. Então vamos ao próximo tópico.
Como chegar à Barra do Cahy
Como falei anteriormente, normalmente quem está em Cumuruxatiba ou em Corumbau inclui no seu roteiro pela região ao menos um dia na Praia da Barra do Cahy. E vale a pena, ela é uma das mais bonitas.
Como o acesso é meio complicado à primeira vista, vou detalhar abaixo como fazer saindo de cada vila vizinha.
Aliás, o jeito mais fácil é vir de carro próprio ou alugado. Infelizmente não há transporte público ou por aplicativo. No máximo você pode negociar com um taxista ou, como falo mais abaixo, fretar um barco.
Mas realmente estar de carro nessa região é a melhor forma de desbravá-la, tanto em Corumbau como em Cumuru. Nós alugamos no aeroporto de Porto Seguro e rodamos o sul da Bahia.
Nossa sugestão é que você pesquise no site da Rentcars, que sempre usamos em nossas viagens e que compara os preços entre as locadoras.
Como ir de Cumuxatiba à Barra do Cahy
Quem vem de Cumuruxatiba chega mais facilmente à Barra do Cahy. São apenas 16 km de estrada de terra em estado razoável, com alguns trechos de areia.
Dá pra seguir o GPS mesmo, basta colocar como referência o Manzuko ou Restaurante Glória. Se não estiver de carro, você pode tentar negociar com um taxista no centrinho de Cumuru pra te levar e buscar. Outra opção pode ser contratar um barco na praia da vila.
Como ir de Corumbau à Barra do Cahy
Apesar de estar mais próximo no mapa, ir de Corumbau à Barra do Cahy pode ser complicado se você colocar no GPS logo de cara. Ele irá dizer pra você dar a volta até Cumuru e são 45 km de viagem.
A estrada de Corumbau a Cumuruxatiba estava bem ruim – pra não dizer péssima – na nossa última viagem, em agosto de 2023. É um trecho de terra rural que fica com muita lama quando chove. Quase atolamos!
Então o melhor é você saber que dá pra chegar pertinho da Barra do Cahy vindo de Corumbau (apenas 10 km) e deixar o carro estacionado. Depois pode seguir a pé, se a maré estiver baixa, ou pegar um barquinho rápido com um pescador local. Mas vou detalhar mais adiante.
Saindo do centrinho de Corumbau ou da Ponta do Corumbau, siga até o centro da Vila do Veleiro (cerca de 4 km), onde deve-se virar à direita numa pracinha. A partir dali, siga por quase 2 km até avistar as placas de “praia” e entre à esquerda.
É só seguir por uma estrada de areia entre fazendas até avistar o mar. Esse trecho final é tranquilo e dura uns 10 minutos apenas.
Estacione o carro ali perto da praia. Se a maré estiver baixa, dá pra ir caminhando por uns 700m até a região onde ficam o Manzuko ou o Glória, já que tem que atravessar o riozinho.
O barquinho
Mas se não quiser caminhar ou não for maré baixa, bem perto de onde fica o estacionamento você irá encontrar a casinha do Lula, um barqueiro que faz a travessia (R$ 15 por trecho e por pessoa – ago/23).
Como não pega celular por ali, pra voltar você pode já combinar o horário do retorno ou pedir pra um dos dois restaurantes passar um rádio para ele encontrar você na hora que quiser.
Porém fica aqui minha dica: marque um horário pra ele ir te buscar. Nós deixamos pra passar o rádio umas 16h e ele já não atendia mais. Por pouco não ficamos presos até o dia seguinte.
Por sorte, depois de esperar por quase uma hora, ele surgiu com uma família que fazia o caminho inverso.
Outro jeito de ir pra Barra do Cahy a partir de Corumbau, que pode ser um passeio completo por si só, é fretando um barco. Vale mais pra quem está em grupo.
Se quiser, vale falar com o Gileno (WhatsApp 73 99933-7789), um barqueiro muito profissional com quem fomos avistar baleias.
Onde se hospedar
Infelizmente não existe nenhum lugar pra ficar hospedado na Barra do Cahy propriamente dita.
Então o melhor é você optar por uma pousada em Cumuruxatiba ou ver nosso guia de onde ficar em Corumbau, dependendo de qual das duas vilas você prefere conhecer.
Mas como deu pra ver, é mais fácil ir de Cumuru até o Cahy do que saindo de Corumbau. Como eu conheci das duas vilas na mesma viagem, posso deixar aqui meu relato de dois locais em que me hospedei e gostei muito.
Em Corumbau, fiquei na Vila da Falésia, que não é uma pousada, mas uma charmosíssima casinha de praia. Funciona bem no estilo Airbnb, com cozinha e excelente estrutura.
Já em Cumuruxatiba, a escolha foi a Pousada Areia Preta, uma das melhores e que tem bons preços. Fica pé na areia, com um gramado lindo de frente pra praia e colada no centrinho, onde estão muitos restaurantes e bares. Foi uma ótima escolha.
Dúvidas Frequentes
A Barra do Cahy fica no município de Prado, no Sul da Bahia, a cerca de 47 km. Está localizada entre duas famosas praias: Cumuruxatiba e Corumbau (saiba mais).
A Praia da Barra do Cahy, em Prado/BA, foi reconhecida desde 2017 como a primeira praia do Brasil. Teria sido esse local o relatado na carta de Pero Vaz em 1500 (saiba mais).
O jeito mais fácil é de carro, saindo de Cumuruxatiba, ou combinando carro e um barquinho a partir de Corumbau. Saiba todos os detalhes de como ir a partir de cada uma das vilas vizinhas.
Tem mais alguma dúvida sobre a Barra do Cahy? Então deixe seu comentário abaixo!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!