Hotel no aeroporto de Madrid: 8 opções de onde ficar

Com tantos passageiros fazendo conexão na Espanha, é comum que alguns precisem de um hotel no aeroporto de Madrid. Seja por conta de uma parada mais longa na cidade ou então porque o próximo voo sai de madrugada ou cedinho.

Apesar do Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas ficar a apenas 13 km do Centro, dormir perto dos terminais pode facilitar o embarque e evitar pegar transporte público ou ter que acordar cedo.

Teto amarelo e esteira de passageiros do aeroporto de Madrid Barajas
Aeroporto de Barajas em Madrid (David Klein no Unsplash)

Então se for o seu caso, esse post é pra você.

8 opções de hotel no aeroporto de Madrid

A boa notícia pra quem precisa se hospedar perto de Barajas é que existe um hotel no aeroporto de Madrid e algumas outras boas opções bem pertinho.

Na lista a seguir, você confere as melhores alternativas. Mas falaremos também de alternativas caso sua parada seja mais curta, como salas VIP, além de o que fazer por aqui.

1. Air Rooms Madrid Airport

É sem dúvida a opção mais prática pra quem procura um hotel no aeroporto de Madrid. O Air Rooms Madrid Airport fica dentro do Terminal 4. Se seu voo chega ou parte de outro terminal, há transporte gratuito entre eles.

Recepção do Air Rooms, um hotel no aeroporto de Madrid
Foto: Divulgação/Booking

O estabelecimento está localizado na área pública do T4, ou seja, você irá encontrá-lo depois de passar pela imigração na Espanha, como damos todos os detalhes nesse outro link.

Mas vamos a um exemplo: mesmo que você tenha um voo de conexão apenas por aqui com destino a Portugal ou outro país europeu da Área Schengen, sua imigração será feita aqui mesmo. Sendo assim, o acesso ao hotel fica fácil.

Com quartos modernos e bem decorados, o Air Rooms tem banheiro privativo e também um buffet de café da manhã disponível para os hóspedes.

  • Distância: dentro do Terminal 4
  • Nota no Booking: 7,4
  • Veja valor das diárias e reserve online

2. ibis Madrid Aeropuerto Barajas

Outra boa escolha é o ibis Barajas, que fica a pouco mais de um quilômetro do aeroporto. Com diárias mais em conta que o anterior, o hotel dispensa muitas apresentações, já que segue o mesmo padrão no mundo todo.

Quarto com cama de casal do ibis Madrid Barajas
Foto: Divulgação/Booking

Com opções de quartos duplos ou triplos, tem Wi-Fi gratuito, restaurante, bar e aceita pets. Se estiver sem mala, dá até pra ir caminhando. Já a estação de metrô Barajas fica a apenas 800 metros, uma das formas mais fáceis de acesso ao aeroporto.

  • Distância: 1,5 km (dependendo do terminal)
  • Nota no Booking: 8,3
  • Confira valor das diárias e reserve online

3. Hotel Madrid Alameda Aeropuerto by Meliá

A menos de 2 km, o Hotel Madrid Alameda é outra alternativa bem avaliada de hotel perto do aeroporto de Madrid. Com assinatura do grupo internacional Meliá, costuma oferecer ótimo custo-benefício. Outra vantagem é o transfer gratuito até os terminais.

Suíte com cama de casal do Alameda Barajas, opção de hotel no aeroporto de Madrid
Foto: Divulgação/Booking

O hotel tem um lindo gramado e os quartos são bem decorados. Entre os serviços, estão Wi-Fi grátis, restaurante e bar. Aliás, há máquinas para venda de alimentos e bebidas durante 24h.

  • Distância: 1,5 km (dependendo do terminal)
  • Nota no Booking: 8,2
  • Confira o valor das diárias e reserve online

4. Meliá Barajas

Bem perto do anterior, o Meliá Barajas costuma oferecer ótimos serviços e um bom custo-benefício. Fica a menos de 2 km e oferece transfer gratuito aos hóspedes.

Suíte com duas camas e vista pro jardim do Hotel Meliá Barajas
Foto: Divulgação/Booking

Os quartos são amplos e têm decoração elegante, além de o hotel ser um dos únicos da lista que oferece piscina num lindo jardim.

5. Hotel Barajas Plaza

A pouco mais de um quilômetro, o Barajas Plaza pode ser uma boa alternativa econômica de hotel no aeroporto de Madrid. Apesar de ter serviços enxutos, cumpre bem o seu papel.

Cama de casal do Barajas Plaza, boa opção de hotel no aeroporto de Madrid
Foto: Divulgação/Booking

Embora tenha quartos quartos bem decorados, vale dizer que não há restaurante ou bar dentro do estabelecimento.

  • Distância: 1,3 km (dependendo do terminal)
  • Nota no Booking: 8
  • Veja valor das diárias e reserve

6. Hotel Don Luis

Bem pertinho fica o Hotel Don Luis. Mas na minha opinião, a decoração antiga e o preço semelhante a outros hotéis da lista acabam sendo um ponto negativo.

  • Distância: 1,5 km (dependendo do terminal)
  • Nota no Booking: 7,6
  • Confira valor das diárias online

7. Clement Barajas

Localizado a menos de 2 km dos terminais, o Clement Barajas também é bem avaliado pelos hóspedes. As áreas públicas do hotel têm decoração moderna e o restaurante é elogiado.

Camas do quarto do Clement Barajas, outro hotel no aeroporto de Madrid
Foto: Divulgação/Booking

Os quartos são confortáveis e contam com piso de madeira, mesa de trabalho e banheiro privativo. Você pode solicitar também transfer no momento da reserva.

  • Distância: 1,6 km (dependendo do terminal)
  • Nota no Booking: 8,6
  • Veja o valor das diárias e reserve online

8. täCH Madrid Airport

A apenas 2 km dos terminais, o täCH Madrid Airport oferece decoração de bom gosto e chama a atenção pelos serviços, entre eles restaurante, bar, terraço ao ar livre e café da manhã continental incluso. Além disso, o hotel pode providenciar transfer gratuito mediante solicitação.

Quarto do täCH Madrid Airport, bom hotel no aeroporto de Madrid
Foto: Divulgação/Booking

Os quartos são bem confortáveis, com piso de madeira e bem avaliados. A estação de metrô Barajas fica a apenas 550 metros.

  • Distância: 2 km (dependendo do terminal)
  • Nota no Booking: 8,5
  • Veja valor das diárias e reserve online

Hotel no aeroporto de Madrid: Opções baratas

Se você não se importa muito com conforto e prefere economizar nas diárias, no há opções de hotel barato no aeroporto de Madrid, mais precisamente no entorno dos terminais. Normalmente são os chamados hostals, espécie de pousadas mais simples.

Mas vale dizer que é sempre bom comparar os preços com os hotéis citados acima, uma vez que eles podem ser bem semelhantes e você poderia se hospedar num hotel mais confortável.

Uma boa opção é o Fly Rooms Madrid Airport, a menos de 2 km. Com decoração moderna, costuma ter preços baixos. A nota no Booking é 9 na opinião de outros hóspedes.

Quarto colorido com cama de casal do Hotel Fly Rooms Airport
Fly Rooms (Foto: Divulgação/Booking)

O Hostal Viky (nota 8) tem estrutura simples, mas conta com a comodidade de transfer grátis e de estar a apenas 1,2 km do aeroporto. O Hostal Avenida Barajas (nota 8,2) é outra alternativa simples, mas que cumpre bem o seu papel.

A Hospedaje Los Rosales (nota 8,1) funciona no estilo de hospedagem familiar, mas tem serviços honestos pelo que propõe. Por fim, o Hotel Villa de Barajas (nota 8) tem decoração um pouco duvidosa, mas é bem avaliado pelos hóspedes e costuma ter preços bons.

Salas VIP no aeroporto de Madrid

Quem está numa conexão longa ou quer esperar um voo com mais conforto, uma outra opção para descansar pode ser um lounge. Há salas VIP no aeroporto de Madrid e os passageiros podem usar mesmo se não voam em classe executiva ou primeira classe.

Montagem com recepção, sofás e mesas na Sala Vip da Iberia
Salas VIP da Iberia (Divulgação)

Mas nesses casos, vai depender do seu cartão de crédito, do seu plano de fidelidade com companhias aéreas ou da adesão a algumas das plataformas que oferecem esse serviço, como Priority Pass, Dragon Pass, entre outros. Aliás, a condição de acesso deve ser consultada nos próprios locais ou antes pela internet.

Vamos falar de algumas das principais em Barajas:

Sala VIP Cibeles – Termial 1

Destinada a passageiros com destino para fora do Espaço Schengen, oferece bebidas (inclusive alcóolica), chuveiro, jornais e revistas, lanches, Wi-Fi e informações de voos.

  • Horário: 7h à 0h
  • Localização: T1 entre portões B26 e B29

Sala VIP Puerta de Alcala – Terminal 2

A sala recebe passageiros que voam dentro do Espaço Schengen e tem entre as comodidades: Wi-Fi, bebidas (inclusive alcóolicas), chuveiro, jornais e revistas, catering e informações de voos.

  • Horário: 5h às 21h
  • Localização: T2 próximo ao portão D62

Sala VIP Plaza Mayor – Terminal 4

Atende passageiros em voos dentro do Espaço Schengen. Além de catering, oferece jornais e revistas, bebidas (inclusive alcóolicas), chuveiro e informações de voo.

  • Horário: 5h à 0h
  • Localização: T4, no 1º adar perto da exposição AENA

Sala VIP Neptuno – Terminal 4 S

Embora fique também no Terminal 4, ela está situada no prédio satélite e atende apenas voos para fora do Espaço Schengen. Inclui entre as comodidades catering, bebidas (inclusive alcóolicas), chuveiro, jornais e revisa, Wi-Fi, entre outras.

  • Horário: 24h
  • Localização: T4S, 2º andar

Iberia Dalí VIP Lounge – Terminal 4

Tem acesso restrito a passageiros Iberia voando em primeira classe ou executiva, além de membros associados. Oferece lanches, Wi-Fi, chuveiros, área infantil, bebidas (inclusive alcóolicas), área de descanso, entre outros serviços.

  • Localização: Terminal 4
  • Horário: 6h às 23h

Iberia Premium Lounge Velázquez – Terminal 4 S

Outra sala com acesso restrito a passageiros que voem Iberia com os mesmos requisitos acima. Mas essa fica localizada no Terminal 4 Satélite. Oferece restaurante, bebidas (inclusive alcóolicas), jornais e revistas, zona de descanso, chuveiros e área infantil.

  • Localização: Terminal 4 Satélite
  • Horário: 6h à 1h

O que fazer no aeroporto de Madrid

Se você tem um tempo curto em Barajas, saiba que há muito o que fazer no aeroporto de Madrid, entre comércio, restaurantes e comodidades.

Mas se você tem bastante tempo por aqui, uma sugestão é ir para o centro e turistar na cidade. O acesso é bem fácil e vamos explicar tudo isso mais abaixo.

Vários passageiros em frente a portão de embarque no aeroporto de Madrid
Foto: John Oswald no Unsplash

Duty free, lojas e presentes

Uma ótima maneira de passar o tempo, se não num hotel no aeroporto de Madrid, é dar uma volta pelas lojas do terminal. O aeroporto é muito grande, conta com quatro terminais (além do satélite) e tem opções para todos os gostos.

Quem está na área de trânsito ainda pode ter acesso aos duty free, que são os free shops como conhecemos. Além de produtos importados normalmente com preços menores, dá pra comprar lembrancinhas, presentes, cigarros, bebidas e perfumes. Os principais são Express Duty Free e Madrid Duty Free, presentes em todos os terminais.

Pra ver a lista completa de lojas, acesse o site de Barajas.

Restaurantes

Como todo bom aeroporto, o de Madrid tem muitos restaurantes e lanchonetes para quem quer uma boa refeição ou algo mais rápido. Entre os mais conhecidos estão McDonald’s, Burger King e Mahou Sport Bar.

Além disso, você encontrará cervejarias e bares de tapas e vinhos. Um empório especializado em pratos espanhóis, como o famoso jamón, que vale a visita é o La Bellota. Mas ele fica na zona pública do Terminal 2, fora da área de trânsito.

Famílias com crianças

Para pais que estejam com filhos pequenos, o aeroporto de Madrid tem espaços de recreação em vários pontos de todos os terminais.

Além disso, menores de seis anos ainda têm acesso com os pais a uma zona infantil e uma sala para lactantes. As instalações permitem troca de fraldas, têm local esquentar a comida dos bebês e espaço para brincadeiras. Elas ficam no Terminal 2 (1º andar da área de embarque) e no Terminal 4 (1º andar, também área de embarque).

Exposições de Arte

A Fundação AENA, empresa que administra o aeroporto, tem um grande acervo artístico e muitas das obras costumam ficar expostas aos passageiros nos terminais de Madrid.

Aliás, na lista estão pinturas e esculturas de Fernando Botero, Antoni Tàpies e Mano Valdés.

Mais serviços

Na zona pública, ou seja, fora da área de embarque ou desembarque, ainda dá pra aproveitar a academia Gym Air Express ou então o supermercado The Marketing, ambos no Terminal 4.

Mas o aeroporto ainda conta como uma série de outros serviços, dentre eles Wi-Fi gratuito, loteria, guarda-volumes, salão de beleza, farmácias e sala de orações.

Vale sair do aeroporto?

Se você tiver tempo, vale sim. Afinal, é sempre bom conhecer uma nova cidade ou rever as belezas daqui, caso você já conheça, certo?

Então se quiser uma sugestão, vale ver o nosso roteiro por Madrid a pé, no qual que damos várias dicas pra aproveitar a região central da capital espanhol.

Prédios e estação de metrô na praça Puerta del Sol em Madrid
Puerta del Sol em Madrid (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O acesso é bem fácil e a melhor forma é ir de metrô. Inclusive no próximo tópico falamos das maneiras de como chegar e sair de Barajas de transporte público.

Mas preste tempo atenção no tempo de deslocamento e se realmente vale ir até o centro pra voltar a tempo de pegar seu próximo voo. Nunca vale correr o risco, já que uma remarcação de passagem pode ser um enorme prejuízo.

Atenção à imigração

Caso você deseje sair do aeroporto, vale ficar atento(a) aos documentos da imigração na Espanha, já que você terá que entrar no país mesmo que sua conexão seja pra um voo fora do Espaço Schengen.

Como há muitos casos de brasileiros barrados, nós listamos toda a documentação recomendável, como comprovante financeiro e o seguro obrigatório pra Europa.

Como chegar ao aeroporto de Madrid

Nós já temos um post com todos os detalhes de como ir do aeroporto de Madrid ao centro. Mas vamos detalhar as principais por aqui também.

O jeito mais fácil de chegar ao aeroporto é de metrô. São duas estações no local: uma chamada Aeropuerto T1, T2, T3 (que atende a esses terminais) e a outra Aeropuerto T4, que atende o terminal 4. O bilhete custa entre 1,5 € y 2 €, de acordo com o número de paradas.

Vagão com passageiros do metrô de Madrid saindo do aeroporto
Foto: Esse Mundo É Nosso

Mas há uma taxa suplementar pra quem embarca ou desembarca nos terminais do aeroporto de 3 €. Ou seja, espere gastar uns 5 € (preços de fevereiro de 2024).

Se você quer conhecer o centro da cidade e algumas das principais atrações, vale pegar o metrô até a estação Sol, que fica perto de lugares como a Plaza Mayor, Mercado de San Miguel e a deliciosa Chocolateria San Ginés com seu churros inesquecível.

Aliás, nós já até publicamos uma sugestão de o que fazer em Madrid com essas dicas da área mais central, vale conferir.

Táxi ou transporte privativo

Se você preferir ir de táxi, há pontos em todos os terminais e a corrida tem um preço fixo de 33 € para o centro (valor fev/2024). Usar Uber no aeroporto ou outros aplicativos acaba não valendo a pena, já que as corridas são mais caras que o táxi.

Por fim, uma outra maneiro bem mais confortável de chegar ou sair do aeroporto de Madrid é contratando um transfer privativo. Há várias empresas que oferecem esse serviço por um valor justo se comparado ao táxi.

Sugerimos que você as consulte no site do Get Your Guide, um dos maiores do mundo em reservas de passeios e traslados.

Tem mais alguma dúvida sobre hotel no aeroporto de Madrid ou dos terminais? Então deixe seu comentário que faremos o possível pra ajudar!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens