Beyoglu: O bairro boêmio e das compras de Istambul
Sem dúvida um dos lugares mais gostosos de andar sem rumo em Istambul, na Turquia, é o bairro de Beyoğlu. O distrito fica numa “península” entre o Chifre de Ouro e o Estreito de Bósforo.
A melhor parte para conhecer é o trecho entre as praças Taksim e Tünel, percorrendo o calçadão gigantesco da İstiklal Caddesi.
A rua fica completamente tomada por moradores e turistas em busca de suas lojas, bares, cafés ou apenas para apreciar a arquitetura e o ritmo da vida ali.
Conhecendo Beyoğlu
Um bondinho histórico percorre a Istikal a cada 15 minutos, ligando as duas praças. A passagem é uma viagem normal no transporte da cidade (1 ticket jeton – TL2 – US$1) e também está integrado ao Istanbulkart, o Bilhete Único daqui.
A praça Taksim é uma das mais famosas da cidade, embora ninguém consiga explicar o motivo, já que ela é bem sem graça. Mas ali ficam as melhores opções de transporte para chegar a Beyoğlu: funicular ou metrô. De Sultanahmet é bem fácil chegar, basta pegar o trem sentido Kabataş e fazer baldeação para o funicular da Taksim ou Tünel.
Por falar em Tünel, é pertinho dela que fica a Torre de Galata, com uma vista maravilhosa de 360 graus de toda a cidade, mas isso vai ganhar um post próprio mais pra frente.
De volta à İstiklal Caddesi, as lojas internacionais, outlets e grandes shoppings ficam ao longo da rua.
Mas o melhor a se fazer é descobrir as vielas que cruzam a İstiklal e tomar um çay ou comprar um produto típico turco. Opções não vão faltar!
Beyoğlu também tem fama de ser o melhor lugar para comer e beber. Seus bares e restaurantes atraem multidões todas as noites, principalmente nos fins de semana. A região da Praça Taksim reúne os estabelecimentos mais procurados!
Veja também:
+ Sultanahmet: O coração de Istambul
+ Um pé na Ásia e outro na Europa: Como curtir o lado asiático
+ A maravilhosa vista 360º da Torre de Galata
+ Os corredores sem fim do Grand Bazar
+ Bazar de Especiarias: Um programa delicioso
+ Onde ver os Dervixes Rodopiantes de graça
+ O inesquecível pôr-do-sol na Ponte Galata
+ Mesquita Azul: O cartão postal de Istambul
+ Cisterna da Basílica: Subterrâneo cheio de história
+ Ortaköy: O charmoso bairro sob a Ponte do Bósforo
+ Orient Express: A estação de trem de Agatha Christie
+ Top 5 melhores vistas panorâmicas
+ Hospedagem barata no coração de Istambul
+ Istanbulkart: O cartão de transporte para você economizar
+ Como ir do aeroporto ao centro de Istambul
+ O aeroporto de Istambul: Duty free e vistos
+ Por que tomar sorvete na Turquia é atração turística
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Boa tarde, Rafael.
Estamos indo para Istambul em dezembro. Vamos ficar no Hotel Husa Vizon, no Bairro Osmanbey.
Qual a melhor forma de ir do aeroporto até lá?
Eu li que os táxis não costumam chegar até o hotel, porque as ruas são muito íngremes.
Obrigada.
Olá, Maria Elvira, obrigado pela visita!
Talvez esse post te ajude https://www.essemundoenosso.com.br/2013/01/09/como-ir-…
Aproveito para convidá-la a conhecer o roteiro completo na Turquia em https://www.essemundoenosso.com.br/2013/09/26/roteiro-…
Abraços, estou à disposição!
Você sabe quanto custa este Istanbulkart?
Oi Munique, muito obrigado pela visita e comentário!
Estou mesmo devendo um post sobre o Istanbulkart, vou ver se faço ainda esta semana. Mas resumindo, você pode usá-lo tanto no tram, no metrô ou nos barcos. O bilhete pode ser comprado em qualquer banca por cerca de 10 Liras pelo cartão e as passagens caem de 2 Liras para 1,75 Lira. A combinação com outro transporte não é gratuita como o Bilhete Único de SP, você paga novamente o 1,75. Vale a pena se você for usar muito o transporte e também pela comodidade de não ficar comprando toda hora.
Abraços
Rafael,
Você falou sobre o Istanbulkart, um Bilhete Único, que serve para todos os transportes públicos de Istambul. Onde é possivel comprá-lo? Ele possui um tempo limitado para uso?
Que máximo, ainda quero conhecer a Turquia !!!
Demais o post! Muita vontade de ir para a Turquia! Mas fala sério, que difícil que é escrever os nomes dessas ruas e bairros. Fico imaginando para falar hahaha! E a foto do senhor ficou SENSACIONAL! Parabéns, comps! E boa viagem, já que vem mais por aí… 🙂