Transporte em Buenos Aires: Como se locomover
Entender o transporte em Buenos Aires e se locomover pela capital da Argentina não são tarefas difíceis.
A cidade tem metrô e ônibus. Além disso, é muito tranquilo andar a pé por lá.
Neste post, a gente vai explicar exatamente como funciona o transporte em Buenos Aires e dar dicas para deixar a sua viagem mais tranquila.
Transporte em Buenos Aires: Como funciona
Antes de mais nada, vamos falar sobre o cartão Sube, que funciona como um bilhete único.
Sube: O cartão que você vai precisar comprar
Para conseguir andar de transporte público em Buenos Aires, será imprescindível comprar o cartão Sube.
Este cartão é vendido nos famosos kioskos e também nas casas lotéricas e estações de metrô. Ele funciona, sobretudo, como um bilhete único e dá para usar o mesmo cartão em diversas cidades da Argentina. Nós usamos, inclusive, para ir para Tigre.
Quando nós fomos, em novembro de 2019, pagamos cerca de R$ 7 pelo Sube e compramos numa casa lotérica.
Para usar o Sube, será preciso carregá-lo nas próprias estações do metrô. Lembrando que ele serve também para usar nos ônibus.
Se você estiver viajando com mais de uma pessoa, dá para comprar apenas um cartão e dividi-lo, ou seja, fará uma boa economia.
Andar a pé por Buenos Aires
Se você quer uma dica de como se locomover em Buenos Aires, te dou uma bem simples: prepare o tênis. A melhor forma de conhecer a cidade é caminhando.
Claro que dá para pegar o metrô até a região que você deseja conhecer, mas depois disso, o ideal é andar sem ter preguiça.
Esta, sem dúvida, é a melhor forma de conhecer a cidade. Além disso, Buenos Aires é uma cidade sem grandes subidas e descidas. Então, é muito fácil caminhar por ela sem se cansar.
É muito bom andar pelo centro, por Recoleta, Palermo, San Telmo e Puerto Madero e ver de perto como é a vida na cidade.
Metrô e ônibus
É muito fácil andar de metrô em Buenos Aires. São 7 linhas (A, B, C, D, E, H e P). Há estações nas principais áreas turísticas da cidade. Na cidade, eles são chamados de subte.
A linha D, por exemplo, passa pela Av. 9 de julio e Palermo.
A passagem de metrô é muito barata. Quando fomos, pagamos cerca de R$ 1,30.
Também é muito fácil andar de ônibus pela cidade. Entretanto, eu prefiro o metrô por ser mais fácil de entender e se localizar, além de ser mais rápido. Para saber qual ônibus pegar, a dica é usar o Google Maps.
Uber e Cabify
Embora não sejam legalizados, é muito comum pegar Uber e Cabify em Buenos Aires. A gente usou bastante e só depois descobriu que era “ilegal”.
Na verdade, o que aconteceu foi que alguns motoristas pediram pra eu me sentar no banco da frente. Por isso, achei meio estranho e resolvi pesquisar e vi que o serviço ainda não é regulamentado em Buenos Aires.
Mesmo assim, valeu muito a pena ter pegado o Uber ou o Cabify na saída do aeroporto e até dentro da cidade.
Para chamar o carro em Buenos Aires, você usa o mesmo aplicativo do Brasil. Para não pagar IOF no cartão de crédito, a dica é tentar pagar sempre com dinheiro. Fizemos isso e foi ótimo.
Táxi em Buenos Aires
Andar de táxi em Buenos Aires é muitas vezes uma grande aventura. Na verdade, a fama dos taxistas da cidade não é das melhores. Claro que não dá pra generalizar, mas não é raro alguém ter alguma história ruim com eles.
Comigo mesmo aconteceu. Na hora de pagar a corrida, dei uma nota de 100 pesos (não lembro exatamente o valor). No momento de dar o troco, o taxista disse que eu havia dado uma nota de 10 pesos. Então, meu troco seria menor.
A sorte é que tinham mais quatro pessoas comigo no táxi. Começamos a gritar e o cara deu o troco certo. Por isso, é muito importante ficar atento na hora de pagar. Para evitar qualquer fraude, quando for entregar a nota fale qual é para o motorista.
Depois disso, sempre evito pegar táxi na cidade, mas, como disse, não podemos generalizar.
Bicicleta
Buenos Aires tem muitas ciclovias. Para saber como circular de bicicleta de graça pela cidade, acesse o site ECOBICI.
O que fazer em Buenos Aires
Buenos Aires é uma cidade com muitas atrações turísticas. Entre as principais estão o Obelisco, a Casa Rosada, a Feira de San Telmo, o Caminito, Palermo, Recoleta, El Ateneo, as Galerias Pacífico e o Café Tortoni.
Veja o post que fizemos com todas as dicas do que fazer em Buenos Aires.
Onde comer na cidade
Há restaurantes em Buenos Aires muito bons. Alguns dos que mais gostamos são o Perón, Perón (End.: Carranza 2225), o Las Cabras (Fitz Roy, 1795) e o Il Matterello (End.: Martin Rodriguez, 517 La Boca).
Pra gosta de empanadas, não deixe de experimentar as do Costumbres Criollas (End.: Esmeralda, 1392) e as do 1810 (End.:Marcelo Torcuato de Alvear, 868).
Aliás, no nosso post tem outras dicas muito boas de restaurantes em Buenos Aires.
Onde se hospedar em Buenos Aires
Os melhores bairros para se hospedar em Buenos Aires são o Microcentro, Palermo, Recoleta e Puerto Madero.
A gente fez um post com todas as dicas de cada um desses bairros.
Aproveite para ver outras opções de hospedagem na cidade com excelentes preços.
Dúvidas frequentes sobre Buenos Aires
Respondemos às principais dúvidas sobre Buenos Aires:
A moeda no país é o peso argentino.
O ideal é levar reais e trocar no próprio país por pesos argentinos como contamos. Neste post, damos dicas de onde trocar o dinheiro.
As estações do ano são bem definidas e acontecem ao mesmo tempo que no Brasil, ou seja, verões mais quentes e invernos mais frios. Temos um post falando mais sobre a melhor época de visitar a cidade.
Para conseguir aproveitar bem a cidade, o ideal é ficar de 4 a 5 dias. Veja mais dicas no post sobre quantos dias em Buenos Aires.
Os melhores bairros são Palermo, Recoleta, Microcentro e Puerto Madero.
Ficou com alguma dúvida sobre o transporte em Buenos Aires ou tem mais dicas de como se locomover pela cidade? Deixe nos comentários!
Saiba mais
Quanto custa viajar pra Buenos Aires
Buenos Aires com chuva: Dicas e atrações
O que fazer em Buenos Aires
Roteiro em Buenos Aires para 5 dias ou mais
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!