Praia dos Carneiros: Guia com o que fazer, quando ir e onde ficar

A Praia dos Carneiros é um dos lugares mais lindos do litoral do Brasil. Além da água calma e transparente, há piscinas naturais e a famosa igrejinha de São Benedito.

Mesmo com a popularidade cada vez maior, ainda é possível encontrar nas areias espaços bem tranquilos para relaxar.

Preparamos um guia completo da Praia dos Carneiros para responder às principais dúvidas sobre o destino: onde fica, como chegar, o que fazer e onde comer.

Além disso, damos todas as dicas de onde ficar.

Guia Completo da Praia dos Carneiros

Veja a seguir todas as nossas dicas da Praia dos Carneiros. Pra ficar mais fácil, coloquei aqui o link com acesso direto a cada trecho do post:

– Onde fica a praia
– Como chegar
– Melhor época para ir
– Quantos dias ficar
– O que fazer por lá
– Sugestão de roteiro
– Onde se hospedar

1. Praia dos Carneiros: Onde Fica?

Antes de mais nada, vamos explicar onde a praia está no mapa. Localizada no município de Tamandaré, em Pernambuco, a Praia dos Carneiros fica a cerca de 100 km de Recife e a 50 km de Porto de Galinhas.

2. Como chegar à Praia dos Carneiros?

O jeito mais fácil é alugar um carro (aproveite para ver opções de locação na Rentcars) em Recife. Na cidade, basta pegar a BR-101 que vai até Cabo de Santo Agostinho.

Aliás, se estiver com tempo, vale a pena parar lá para conhecer a praia de Calhetas, onde há uma tirolesa.

Igreja de São Benedito na Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Igreja de São Benedito na Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Depois, basta pegar a PE-060 até Rio Formoso. Na saída urbana, tem a saída PE-072 para Carneiros.

Além disso, existem opções de transfers, como a Luck Viagens e a Destino Porto de Galinhas, que tem mais informações no site.

Nós fizemos um post bem completo com todas as dicas de como chegar em Carneiros, inclusive para quem estiver em Porto de Galinhas.

3. Praia dos Carneiros: Quando Ir?

A melhor época para curtir a Praia dos Carneiros é de setembro a março, com destaque para outubro, novembro e dezembro, quando há menos chance de chuva. No inverno é quando chove mais (principalmente em junho).

Mas lembre-se que as férias de verão (de dezembro a fevereiro) são a alta temporada em Carneiros.

Praia dos Carneiros: Guia completo (Foto: Honda)
Carneiros (Foto: Honda)

Para curtir as piscinas naturais, é importante ficar de olho no site da Marinha para ver a situação da tábua das marés, já que isso faz toda a diferença na hora de mergulhar. A referência na procura é o Porto de Suape.

A gente preparou um post com informações bem completas de quando ir pra Carneiros.

4. Quantos dias ficar em Carneiros?

Muita gente faz bate e volta de Porto de Galinhas para Carneiros porque acredita que a única atração seja a igrejinha de São Benedito. Mas se você tem vontade de curtir de verdade a região e a praia, fique pelo menos dois dias inteiros por lá.

5. Atrações na Praia dos Carneiros

Veja a seguir a lista com as principais atrações da Praia dos Carneiros:

Praia

A Praia dos Carneiros é mesmo um paraíso. É fácil encontrar um espaço só pra você nos 5 km de extensão da praia. De frente para o mar, estão alguns hotéis, entre eles a Pousada Praia dos Carneiros, a Pontal dos Carneiros, a Paraíso Carneiros e o Bangalôs do Gameleiro.

Mar e coqueiros da Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A água verdinha e transparente tem uma temperatura agradável, resultado do encontro entre o mar e rio Formoso.

Pra quem quer curtir um beach club com estrutura, não pode deixar de ir ao Bora Bora, mas falaremos mais dele daqui a pouco.

Igreja de São Benedito

Sem dúvida, a igrejinha de São Benedito é o maior cartão-postal da Praia dos Carneiros. Construída no final do século XVIII, ela fica de frente para o mar e está em uma propriedade privada: o Sítio Boa Esperança.

Igreja de São Benedito na Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Igreja de São Benedito (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, para chegar até a igrejinha, a forma mais fácil é ir andando pela areia. Há muitos casamentos que acontecem nela. Entretanto, não é sempre que ela está aberta para visitação.

Se você estiver hospedado em Carneiros, irá perceber que, em alguns momentos, ela fica bem cheia porque muitas passeios saem de Porto de Galinhas e passam por lá. Inclusive, há a presença de ambulantes nesses momentos.

Mas no resto do dia, a região da igrejinha fica bem vazia. Esse é um dos motivos que fazem valer tão a pena dormir por lá: conseguir pegar a praia praticamente só pra você.

Aliás, a gente fez um post bem completo contando todos os detalhes da igrejinha de São Benedito.

Bora Bora

O Bora Bora é um beach club bem grande e com ótima estrutura na Praia dos Carneiros. Ele costuma receber muitos turistas que vão de excursão para passar o dia na praia, ou seja, geralmente está lotado.

Beach club Bora Bora na Praia dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Bora Bora (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Ele não está tão perto da igrejinha. Até dá para ir andando, mas para quem preferir, há algumas opções de charretes que levam até ela.

No cardápio há pratos típicos, frutos do mar, porções, sorvetes e muito mais.

Passeio de catamarã

Um dos passeios mais procurados por quem está em Carneiros é o de catamarã. Ele passa pela igrejinha de São Benedito e vai até o Rio Formoso. Além disso, o tour vai até a Praia de Guadalupe, onde há o famoso banho de argila, que dizem fazer bem para a pele.

Parada do passeio de catamarã (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Parada do passeio de catamarã (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Depois disso, o passeio para em um banco de areia, com um visual lindo e vai até as Piscinas Naturais. Uma das empresas que faz o passeio é a Manguezal Turismo.

Snorkel

As águas limpas e claras da Praia dos Carneiros formam um cenário ideal para quem curte esportes aquáticos. Snorkel, stand up paddle e caiaque, por exemplo, são algumas das opções mais procuradas.

Dicas de restaurantes

Muita gente acaba comendo nos restaurantes dos próprios hotéis, mas tanto Carneiros quanto Tamandaré tem bons lugares para comer. Um dos mais famosos é o Beijupirá, que também tem unidades em Olinda e Porto de Galinhas.

Além disso, outras ótimas sugestões são o Arikindá, que fica na Pousada Praia dos Carneiros, onde nos hospedamos, o Jobar, dentro da pousada Bangalôs do Gameleiro, e o Tapera do Sabor, que fica em Tamandaré e tem um menu ótimo com excelente custo-benefício.

Baião de dois com camarão e peixe do Tapera do Sabor (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Baião de dois com camarão e peixe do Tapera do Sabor (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Aliás, não deixe de ver o post bem completo que fizemos sobre onde comer em Carneiros.

Tamandaré

Quem vai pra Praia dos Carneiros pode aproveitar para conhecer as praias de Tamandaré. Carneiros, Campas, Tamandaré, Pontal do Lira e Boca da Barra são as cinco praias localizadas na cidade. Além disso, as principais atrações da região são o Forte de Tamandaré e as Piscinas Naturais.

Tamandaré (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Tamandaré (Foto: Esse Mundo é Nosso)

6. Roteiro na Praia dos Carneiros

O roteiro na Praia dos Carneiros não é dos mais complicados, já que o local não possui tantas atrações assim.

Dia 1 do roteiro

Chegada em Carneiros na hora do almoço
– Ida à igrejinha de São Benedito
– Mergulho ou esporte aquático
Pôr do sol na praia
Jantar em algum restaurante próximo

Dia 2

Passeio de catamarã + Piscinas Naturais (o passeio passa pela igrejinha, vai ao Rio Formoso, segue para a Praia de Guadalupe, com banho de argila, e encerra nas Piscinas Naturais)
Tarde livre na praia ou no Bora Bora
Pôr do sol na praia
– Jantar no Beijupirá ou no Tapera do Sabor

Praia dos Carneiros vista do catamarã (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Praia dos Carneiros vista do catamarã (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Dia 3 do roteiro em Carneiros

Último dia em Carneiros
– Manhã na Igrejinha de São Benedito antes da chegada dos passeios
Dia livre na praia

7. Onde ficar na Praia dos Carneiros

Há excelentes opções de pousadas em Carneiros. Nós ficamos na Pousada Praia dos Carneiros, que fica de frente para o mar e está a 10 minutos de caminhada da igrejinha, assim como a Bangalôs do Gameleiro.

A Pontal dos Carneiros também é pé na areia e tem ótima estrutura. A Paraíso Carneiros é de frente para o mar e está a 15 minutos da igreja.

Pousada Pontal dos Carneiros (Foto: Esse Mundo é Nosso)
Pontal dos Carneiros (Foto: Booking)

Pra quem prefere alugar um apartamento completo temos duas dicas: As Coloridas, que fica na parte urbana da praia, já longe da igrejinha, e onde também nos hospedamos e gostamos muito, e o Club Meridional.

A gente fez um post super completo com dicas de onde ficar por lá.

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Silvia disse:

Super dica. Saímos de Houston, Tx, especialmente para passarmos o Natal na Praia dos Carneiros. Serviço excelente, povo acolhedor e comida deliciosa. Gostamos tanto, que repetimos o passeio.

Leonídia disse:

Adorei seus comentários, porque retratam bem o local. Realmente, a Praia dos Carneiros é um passeio deslumbrante. Estive lá em fevereiro e adorei. Vale a pena conhecer.

Obrigado pelo comentário, Leonidia!

Tatiane disse:

Estive em março a praia é.um.encanto amo Nordeste ❤️🇧🇷

Selma sirley disse:

Parabéns! De forma coesa, simples, interessante e sensata vc descreve na sua linguagem as maravilhas da praia dos Carneiros! Da vontade de arrumar a mala e sair correndo para curtir cada cantinho descrito na sua matéria. Valeu pelas dicas valiosas deste paraíso em Pernambuco!

Selma,

Fiquei muito feliz com o seu comentário. Pode ter certeza que é isso que nos motiva a continuar.

Muito obrigado

Gabriel disse:

Olá, bela abordagem sobre nossa praia. Para quem está visitando e quer conhecer melhor os pontos e ter mais privacidade, faltou a opção dos passeios tradicionais de barco com os nativos, onde pode-se fazer um passeio diferenciado e surpreendente.

Oi, Gabriel.

Muito obrigado pelo comentário e pela dica do passeio de barco.

Ana Maria disse:

Gostei das informações, buscando orientações porque planejo ir em abril.