Veja 9 motivos para viajar para Salvador, na Bahia
Ahh… a Bahia! Tantos lugares incríveis neste estado que fica até difícil escolher um. Praias lindas, comida boa e muita história. Mas no post de hoje a gente vai falar da capital baiana. Preparamos uma lista com 9 motivos para viajar para Salvador o quanto antes.
A cidade é rica em cultura, belezas naturais e axé, mas tem muitas outras razões que farão você ter vontade ir pra lá.
9 Motivos Para Viajar Para Salvador
Veja os motivos que farão você ter vontade de viajar pra lá o quanto antes:
1. Acarajé e Moqueca
Onde comer Acarajé em Salvador
Quem está em Salvador precisa aproveitar para experimentar os acarajés que as baianas preparam e vendem pela cidade. É fácil de encontrar perto do Pelourinho e também no Rio Vermelho.
Comemos o Acarajé da Cira, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. Ela já ganhou diversas vezes como o melhor da cidade pela Veja Comer & Beber. Dá para comer o acarajé da Cira também em Itapuã (Rua Aristides Milton, s/nº) e em outros endereços da cidade. Outras boas opções são o Acarajé da Regina e o da Dária e Laura.
Onde comer Moqueca em Salvador
Moqueca é outro prato típico da Bahia. Em Salvador, é possível encontrá-lo em diversos restaurantes e por preços bem distintos. A versão mais tradicional é a de peixe, mas também a de peixe com camarão, a só de camarão e a de polvo.
Com certeza, um dos motivos para você viajar para Salvador é a comida típica!
Alguns restaurantes bons para comer o prato na cidade são o Recanto da Lua Cheia (End.: R. Rio Negro, 2 – Monte Serrat | Instagram), o Ki-Mukeka (há várias unidades, veja no site) e o Boteco do França (R. Borges dos Reis, 24-A – Rio Vermelho | Instagram).
Bônus: Sorvete
Um plus a mais neste tópico: o sorvete da Ribeira. Só ele já faria muita gente viajar até Salvador. Afinal, a sorveteria surgiu em 1931 e tem mais de 60 sabores, que vão de frutas, como cupuaçu, cajá, jaca, graviola, umbu, tangerina e pitanga, até algodão doce, tapioca e chocolate (no site tem os endereços e horários).
2. Noite no Rio Vermelho
Para quem gosta de tomar uma cerveja gelada no bar, o Rio Vermelho é uma boa opção. Por lá estão muitos bares e restaurantes. No Largo da Mariquita, onde está o Acarajé da Cira, há alguns deles.
Ali perto há também um complexo ao ar livre chamado Vila Caramuru, onde ficava o Mercado do Peixe. Ele é bem bonito e tem alguns bares e restaurantes com música ao vivo para curtir a noite.
Como falei no tópico anterior, nós fomos no Boteco do França (R. Borges dos Reis, 24-A – Rio Vermelho) e adoramos. Outra dica de restaurante nesta região é o Casa de Tereza (R. Odilon Santos, 45 | site oficial).
A região do Rio Vermelho é ótima para se hospedar. A gente ficou lá e gostou muito. É bom porque é perto dos bares e restaurantes para sair à noite. Aproveite para ver diversas opções no Booking.
3. Motivos pra viajar pra Salvador: Pelourinho
O Pelourinho não poderia ficar de fora da lista com os motivos para viajar para Salvador. O passeio já começa subindo o famoso elevador Lacerda com aquela vista linda da Baía de Todos os Santos. Aliás, o pôr do sol ali é lindo.
Quando fomos em março de 2020, achamos o centro histórico bem conservado e as ruas limpas. Embora tenha fama de perigoso, todas as vezes que fomos achamos o Pelourinho bem tranquilo. Desta vez mais recente, inclusive, estava bem policiado. De toda forma, sempre tome cuidado com seu itens pessoais, principalmente com o celular. Fique atento não apenas em Salvador, mas em todo lugar que for viajar.
Por lá, é possível encontrar museus, igrejas e restaurantes, mas o simples fato de andar sem rumo e se deparar com as casas coloridas já faz valer a pena.
Dependendo do dia da semana, ainda é possível acompanhar um ensaio do Olodum.
No Pelourinho, há alguns bons hotéis. Veja opções no Booking.
4. Vida e história de Jorge Amado
Um dos escritores mais queridos do Brasil tem duas atrações imperdíveis em Salvador. A primeira delas, acho que a mais famosa, é a Fundação Casa de Jorge Amado, que fica no Pelourinho. Inaugurado em 1987, o local guarda o acervo bibliográfico e artístico de Jorge Amado com livros, fotos e objetos pessoais (End.: Largo do Pelourinho | Site oficial).
Outro lugar que vale muito a visita (eu amei) é a casa em que Jorge Amado e Zélia Gattai moraram desde a década de 1960, conhecida também como a Casa do Rio Vermelho.
A casa mantém a estrutura original. Alguns cômodos têm a mesma decoração da época dos ilustres moradores. Tem, por exemplo, a máquina de escrever em que Jorge Amado colocou no papel clássicos como Tieta do Agreste (End.: Rua Alagoinhas, 33 – Rio Vermelho | Site oficial)
5. Irmã Dulce
A Irmã Dulce tem uma história linda. É muito emocionante estar em seu santuário. Ela é a primeira santa brasileira e foi canonizada em 13 de outubro de 2019.
O Santuário da Santa Dulce dos Pobres foi construído em 2003 através de doações e fica ao lado da sede das Obras Sociais Irmã Dulce.
Na Capela das Relíquias estão os restos mortais da santa, que morreu em 1992. Tem também um Memorial com objetos pessoais de irmã Dulce, como a cadeira em que ela dormiu sentada por 30 anos devido a uma promessa (End.: Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim | site oficial).
6. Nosso Senhor do Bonfim
Salvador é uma mistura de culturas e religiões. Independente de qual for a sua, vale a pena ir até a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim. Além de linda, é lá que está um dos símbolos da cidade: as fitinhas, que surgiram em 1809.
Como ir pra Salvador e não fazer pedidos e amarrar as fitinhas nas grades da igreja do Bonfim?
O que fazer com chuva
Qual é a melhor época?
O que fazer de navio
7. Farol da Barra
Ele não poderia faltar na lista de motivos para para viajar para Salvador, né? Mas vamos dar duas dicas bem legais. Dependendo da época do ano e do horário do dia, surgem algumas piscinas naturais no Farol da Barra escondidas nas pedras. A água é translúcida. Lindas demais.
Além disso, há uma praia sazonal entre o Farol e a Praia do Porto da Barra que é incrível! Tivemos a sorte de vê-la na última vez que fomos pra Salvador em março de 2020.
De toda forma, só o Farol da Barra em si já é demais. A vista que se tem de do alto é incrível.
Aproveite para encontrar seu hotel nesta região da cidade. Há boas opções.
8. Pôr do sol na Baía de Todos os Santos
Salvador tem lugares lindos para curtir o pôr do sol. Um deles é a partir do Farol da Barra. O visual é incrível!
Da Cidade Alta, perto do Elevador Lacerda, também há uma vista linda da Baía de Todos os Santos com o sol caindo.
Outra opção incrível é o final do dia em Itapuã, com direito a um skyline lindo de Salvador, além do farol e seus coqueiros.
9. Um dia na Ilha dos Frades
Uma surpresa que não poderia ficar de fora desta lista de motivos para viajar para Salvador é a Ilha dos Frades. É um dos passeios de barco mais famosos de lá. De escuna, demora cerca de 2h para chegar, mas vale a pena. Pegamos a embarcação atrás do Mercado Modelo.
A ilha é uma área de proteção ambiental e é preciso pagar R$ 10 de taxa. A principal atração é a Praia da Ponta de Nossa Senhora, onde os turistas passam o dia no mar quentinho.
O famoso Restaurante da Preta, que apesar dos preços altos, é muito bem recomendado.
Onde se hospedar em Salvador
Salvador tem algumas boas regiões para se hospedar. Uma delas é a Barra (veja opções de hotéis) e a Ondina (veja opções de hotéis), onde está uma das praias urbanas mais famosas da cidade, além de uma boa estrutura de restaurantes e de estar perto do Farol da Barra.
O Pelourinho e o centro histórico também são opções. Por lá, há bons hotéis, alguns no estilo boutique (veja hotéis nesta região).
A região do Rio Vermelho é famosa pela vida noturna. A gente gosta bastante de ficar hospedado por lá (veja opções por aqui).
Já Itapuã ficou famosa pela música de Vinícius de Moraes e Toquinho. O bairro é mais distante da região central, mas tem seu charme (confira hotéis em Itapuã).
Tem mais motivos para viajar para Salvador? Conte nos comentários!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Onde tem uma pousada mais conta no centro de Salvador