Portovenere, Itália: Onde ficar, o que fazer e dicas
Apesar de não fazer parte das Cinque Terre, Portovenere é considerada como a sexta das “cinco terres”, devido à proximidade e também pelas semelhanças entre elas.
Localizada na região da Ligúria, na Itália, essa é uma cidade charmosa à beira-mar, cheia de predinhos coloridos e ruelas que parecem ter parado no tempo.
Dá pra conhecer a maioria das atrações num único dia, mas há quem prefira curtir o sossego e a beleza de Portovenere com mais calma.
Então se você está pela região, nesse post mostramos por que vale incluir a cidade no seu roteiro, o que fazer por lá, como chegar e outras dicas pra planejar sua viagem.
Portovenere, Itália
Com apenas quatro mil habitantes e pertinho das famosas Cinque Terre e da mais bem estruturada La Spezia, Portovenere é uma delícia. Um prato cheio pra quem busca sossego, o charme da arquitetura colorida dessa região italiana e a brisa que vem do Mediterrâneo.
Não é à toa que ela e suas vizinhas foram declaradas Patrimônio da UNESCO em 1997.
A graça mesmo é caminhar pelas ruelas e admirar as lojinhas e a paisagem. Mas há também muita história e alguns pontos turísticos que fazem parte do roteiro, como falaremos abaixo.
Nós visitamos Portovenere num único dia, num bate-volta saindo de La Spezia, como contamos nesse link. Pra quem preferir dormir na cidade e aproveitar com calma, há bons hotéis e apartamentos (veja opções com descontos).
Nós acabamos optando por nos hospedar em La Spezia pra montar base pra conhecer a região.
Nós explicamos nesse outro post onde ficar em Cinque Terre, os motivos pelos quais optamos por lá e damos dicas de como conseguir bons preços e escolher a melhor cidade pra você ficar.
O que fazer em Portovenere
As principais atrações de Portovenere ficam no Centro Histórico, que é bem compacto e fácil de ser conhecido a pé mesmo em poucas horas. Como disse, há quem prefira conhecê-las de forma mais lenta, aproveitando o clima calmo da cidade e os bons restaurantes.
Mas também há passeios que partem daqui para ilhas da Ligúria e para as Cinque Terre, como mostrarei mais abaixo.
Centro Histórico e Medieval
Acredita-se que a cidade tenha origem no século I a.C. e foi justamente durante o período romano que ela se tornou um importante centro comercial e cultural. Os restos arqueológicos dessa época podem ser encontrados até hoje na região.
Mas você perceberá que está entrando no Centro Medieval de Portovenere ao cruzar uma antiga porta que data do século XII, mesmo período em que as muralhas da vila foram erguidas. Sobre ela está a imponente Torre Capitolare.
Ao cruzar a porta, você chegará à Via Giovanni Capellini (ou apenas Via Capellini), a principal ruela do Centro Histórico. A dica é andar sem calma e aproveitar o colorido dessa ruazinha além da enorme quantidade de lojinhas, alguns bares e restaurantes.
As ruelas e escadarias que cortam a Via Capellini também são bem bonitinhas e valem uma passada rápida.
Porto de Portovenere
Os famosos predinhos coloridos dessa região ficam ainda mais bonitos quando vistos no porto da cidade.
Na pequena orla, de onde partem passeios de barco, há alguns bons restaurantes que garantem uma bonita vista para o mar. É possível também nadar em alguns locais, mas não espere praias de areia.
Daqui partem os tours para as três ilhas do Parco Naturale Regionale di Porto Venere, que são Palmaria, Tino e Tinetto.
A primeira é uma das mais visitadas, onde é possível conhecer a famosa gruta azul (Grotta Azzurra). Dá ainda ir de barco para La Spezia ou para as Cinque Terre, de onde se tem uma das vistas mais bonitas das cinco cidades, a partir do mar.
Você pode consultar todos esses passeios disponíveis e agendar com antecedência no site da Get Your Guide, que é uma das maiores plataformas para venda de tours e ingressos do mundo. Nós usamos muito nas nossas viagens.
Igreja de São Pedro
Nos tempos antigos, acreditava-se que onde hoje está a Igreja de São Pedro havia um templo dedicado à deusa Venus, de onde teria surgido o nome de Portus Veneris. Para chegar até lá basta seguir pela orla do porto.
A igreja atual foi erguida no século XIII, mas a primeira construção data do século VI. O prédio é simples e bem pequeno, mas vale a visita pra conhecer o estilo gótico genovese.
Gruta de Byron (Caverna de Byron)
Essa área rochosa com águas bonitas que vão do tom verde ao azul fica bem próxima da Igreja de São Pedro. O nome fica por conta do famoso poeta inglês Lord Byron que costumava se inspirar nesse local.
Nos dias mais quentes, a prainha cheia de pedras é um convite pra um mergulho.
Fortaleza de Portovenere (Castelo Doria)
Um dos símbolos de Portovenere é o Castelo Doria, que aparece imponente na região mais alta da cidade. Uma das vistas mais bonitas da fortaleza construída pelos genoveses entre os séculos XII e XVII é justamente da Gruta de Byron.
É possível subir até lá por uma trilha a partir da entrada do Centro Histórico. Como o caminho é muito íngreme e fazia muito calor, acabamos não subindo. Mas se tiver tempo, dizem que vale a pena.
Você pode consultar os horários de abertura da fortaleza e também o valor da visita nesse site.
Seguro obrigatório na Europa
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem para a maioria dos países europeus. Além de poder ser pedido na imigração na Itália, ele garante uma viagem tranquila em casos de imprevistos com saúde e até extravio de bagagem.
Nós sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que compara os melhores preços entre as seguradoras.
Como são nossos parceiros, use o cupom ESSEMUNDO15 para ter descontos de até 20%. Faça a simulação online sem compromisso, não é caro!
Igreja de San Lorenzo
Construída no século XII, essa é outra igreja famosa de Portovenere. Infelizmente durante nossa visita ela estava fechada para reforma.
Mas como fica pertinho da Igreja de São Pedro e da Gruta de Byron, é fácil você colocá-la no seu roteiro. Ela também é conhecida como Santuário de Madonna Bianca, por conta de um milagre que envolve uma pintura da santa que teria sido trazida no século XIII.
Todas as noites do dia 17 de agosto, as ruas de Portovenere ficam iluminadas por milhares de fiéis com velas que celebram a data.
Onde ficar em Portovenere
Como falei no começo do post, nós optamos por montar base na região das Cinque Terre em La Spezia. A cidade tem uma estrutura muito boa e nós gostamos da facilidade de locomoção para as demais.
Nós ficamos no La Casa delle Acciughe, que fica bem pertinho da estação do trem e da agitação. Não é luxuosa, mas é confortável e bem localizada. Mas há muitas outras ótimas opções por lá.
Se sua ideia é ficar ao menos uma ou duas noites em Portovenere, vale consultar essas opções com descontos.
Já se pretende se hospedar em uma das cinco cidadezinhas famosas da região, nós já publicamos um guia completo pra te ajudar a escolher onde se hospedar em Cinque Terre.
Como chegar em Portovenere
Portovenere não fica integrada ao sistema de trens italianos, ou seja, essa não é uma opção. Mas é fácil chegar seja de ônibus, barco, carro ou táxi.
A cidade bem estruturada mais próxima é La Spezia, a apenas 15 km, e que está conectada à rede italiana de trens e tem até ônibus para cá.
Mas já publicamos um post com todas as dicas de como ir de La Spezia a Portovenere com todas as informações de como chegar. Aliás, é bem tranquilo!
Como deu pra ver, Portovenere é uma cidade bem compacta e fácil de se conhecer a pé mesmo. Mas pra aproveitar mais, vale ainda conhecer as famosas ilhas que pertencem ao Parque Nacional.
Tem mais alguma dúvida ou conheceu a região e tem dicas? Então deixe seu comentário!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!