Roteiro pela Costa Amalfitana: Dicas do que fazer por lá
Montar um roteiro pela Costa Amalfitana pode não ser tão simples, já que a região da Itália tem várias cidades pequenas e lindas.
Por isso, neste post, contamos o que fizemos durante os dias que passamos por lá e damos dicas para você montar o seu roteiro.
Além disso, veja sugestões de onde ficar, praias e muito mais.
Roteiro pela Costa Amalfitana
Antes de mais nada, fiz um índice para você acessar o que mais lhe interessar:
Vou falar a seguir do nosso roteiro pela Costa Amalfitana, mas é claro que cada um faz de acordo com suas preferências.
Nós, por exemplo, decidimos não alugar carro porque ficamos com medo das estradas muito estreitas, mas depender de ônibus não foi nada agradável.
Talvez o ideal seja tentar fechar com um motorista particular ou fazer as coisas de barco.
Nós ficamos quatro dias e três noites por lá e optamos por nos hospedarmos em Sorrento pela praticidade e pelo preço.
Dito tudo isso, vamos finalmente a nossa sugestão de roteiro:
Primeiro dia do roteiro pela Costa Amalfitana
Para ficar mais fácil, vou dividir o dia em partes:
De manhã: Trem de Nápoles para Sorrento
Compramos a passagem no momento de ida mesmo e foi bem tranquilo. O trem que pegamos foi o mais simples por causa do horário. É um trem comum, mas a viagem é bem rápida (cerca de 1h).
Chegada em Sorrento
Chegamos em Sorrento na hora do almoço. Como o La Ferrovia Guest House, nosso hotel, era bem próximo da estação, conseguimos ir a pé até lá e fazer o check-in. Aliás, gostamos bastante do hotel. Achamos bem confortável e com bom custo-benefício.
Almoço no restaurante Zi’ntonio
Recebemos essa indicação do hotel e adoramos. Fomos até duas vezes. Na primeira, comemos um autêntico nhoque alla sorrentina, que estava incrível.
Aliás, pra quem não sabe este nhoque vem com muito queijo derretido em cima. Delicioso.
End.: Via Luigi de Maio, 11
@ristorantezintonio
Tarde: ônibus até Positano
Depois do almoço, seguimos de ônibus até Positano (um pouco menos de 1h). Para ir é mais tranquilo, já que o ônibus sai de Sorrento. Portanto, ele não costuma ir tão cheio.
O maior problema é para voltar, já que ele passa em todas as cidades. Como fomos em junho, os dias estavam bem longos. Então, conseguimos andar bastante por lá. Se der tempo, tente ir até Praiano para conhecer.
Positano é uma cidade super charmosa e bonita. Tem várias lojinhas e restaurantes. A praia não é das mais incríveis (embora a água seja bem clarinha), mas a combinação com as construções deixa tudo lindo.
A parte ruim, como em várias praias da Itália, é que a área pública da praia, que é de pedra, é muito pequena. Quem quiser pagar para sentar numa cadeira ou guarda-sol terá que desembolsar cerca de 20 euros por pessoa.
Se preferir, é possível fazer uma excursão pela Costa Amalfitana saindo de Positano.
Volta para Sorrento de ônibus
Depois de passar algumas horas em Positano, pegamos o ônibus de volta a Sorrento. Lembre-se de prestar atenção nos horários do ônibus e ir pra fila com certa antecedência para garantir o seu lugar.
Eu acho arriscado deixar pra pegar o último ônibus, já que todos são muito cheios.
Segundo dia
O nosso roteiro pela Costa Amalfitana continua por Amalfi e Ravello.
Ônibus de Sorrento até Amalfi
Acordamos cedo para tentar chegar o mais rápido possível em Amalfi. O trajeto de ônibus entre Sorrento e Amalfi dura cerca de 1h30 ou mais.
Manhã em Amalfi
Amalfi é uma das principais cidades da Costa Amalfitana. Assim como Positano, ela é muito bonitinha com diversas lojas, mercadinhos e restaurantes.
Além disso, tem uma arquitetura linda. Já a praia de Amalfi também não deixa a desejar. Aproveite para andar pela praça principal e por sua catedral.
Fiordo di Furore
O Fiordo di Furore, uma pequena vila formada por um braço de mar que avança entre os desfiladeiros, está localizado entre Amalfi e Positano.
Quando fomos, o local estava aberto ao público. Entretanto, alguns deslizamentos aconteceram e parece que agora o acesso à praia não é possível. Mas é preciso checar com o seu hotel.
Mesmo assim, vale a pena vê-la através da ponte ou de uma trilha próxima. Pergunte ao seu hotel como está a situação antes da sua visita.
Para ir de ônibus, é só avisar ao motorista que deseja descer lá. Na volta, é preciso esperar pelo ônibus no mesmo lugar. O trajeto dura cerca de 20 minutos.
Ônibus de volta a Amalfi
Voltamos a Amalfi para passear mais um pouco. Ainda era início da tarde. Aproveite para comer alguma coisa. Experimentamos um sanduíche com muçarela de búfala, tomate e molho pesto que estava ótimo e não foi caro.
Ida a Ravello
Nosso roteiro pelo Costa Amalfitana segue até Ravello. Pegamos o ônibus em Amalfi com destino à cidade. Aliás, o caminho, que é subida, dura cerca de 30 minutos.
Como está no alto da colina, a cidade não possui praia e, por isso, tem uma das vistas mais lindas da Costa Amalfitana.
As ruas são charmosas, cheias de flores, restaurantes e lojas. A praça principal é linda e movimentada. A cidade é ideal para quem quer relaxar um pouco depois de curtir a agitação da Costa Amalfitana. Ficamos umas 2h por lá andando sem rumo.
Volta a Sorrento
Depois de Ravello, voltamos a Amalfi apenas para pegar o ônibus com destino a Sorrento. Aliás, ficamos cerca de 1h na fila.
No momento de entrar no ônibus, precisamos ficar muito espertos porque muita gente chegou e queria furar fila e entrar na nossa frente. Um absurdo. A volta até Sorrento durou quase 2h, ou seja, foi um dia bem cansativo.
Noite em Sorrento
Chegamos em Sorrento ainda de dia, já que estava anoitecendo bem tarde, e pudemos andar bastante pelo centro da cidade.
Aliás, nosso hotel (La Ferrovia Guest House) fica bem pertinho dos restaurantes e lojas. Acabamos indo mais uma vez ao Ristorante Zi’Ntonio (Via Luigi de Maio, 11).
Terceiro dia do roteiro pela Costa Amalfitana
Nosso roteiro pela Costa Amalfitana continua pela Ilha de Capri. Embora não faça parte da Costa Amalfitana, Capri é bem perto de Sorrento e dá para incluir na mesma viagem.
+ Encontre seu hotel na região com descontos
Barco entre Sorrento e Capri
Acordamos cedo em Sorrento para pegarmos o barco que ia para Capri. O trajeto dura cerca de 30 minutos e o barco é super confortável. É bem fácil comprar a passagem pra lá. No site da Caremar, uma das empresas que opera neste trecho, tem mais informações.
Além disso, outra opção é fazer a excursão de um dia inteiro por Capri. A Civitatis, parceira do blog, vende este passeio.
Dia em Capri e Anacapri
Chegamos cedo em Capri. É preciso comprar o ingresso para o funicular.
Vale a pena esperar um pouco porque praticamente todo mundo que estiver no mesmo barco que você irá pra essa fila. Então, dá para dar uma voltinha antes pelas lojinhas e restaurantes desta parte inferior.
Depois de subir, fomos direto para o Jardim de Augusto, de onde se tem uma das vistas mais lindas de Capri. Passeamos ainda pela Piazzetta e andamos pela Via Camerelle, onde estão as principais lojas. Essa região é linda.
Além disso, se tiver tempo, vale a pena fazer o passeio pela Gruta Azul, que é famosa por suas águas azuis cristalinas. O passeio dura cerca de 1h e é necessário pagar para o barqueiro e também um ingresso para entrar na gruta
Em seguida, pegamos o ônibus e fomos até Anacapri, que faz parte da Ilha de Capri. O trajeto entre as cidades é de 3km.
Noite em Sorrento
Chegamos em Sorrento por volta das 17h e aproveitamos para conhecer um pouco da praia de lá, que é bonita, mas, assim como na Costa Amalfitana, possui pouco espaço público.
Depois, andamos pelas lojas de artesanato e fomos a um mercadinho, onde compramos alguns queijos para comer ali na hora. Estava muito bom. Mais tarde, escolhemos um restaurante para jantar.
Quarto dia
Veja como foi nosso último dia pela região:
Manhã em Sorrento e volta para Nápoles
Passamos a manhã em Sorrento, passeando pela cidade e por suas lojinhas. Depois, pegamos o trem direto para Nápoles, pois ainda iríamos pegar um voo no mesmo para a Sardenha.
Se tiver com tempo, dá para incluir Pompeia no roteiro, já que a cidade está no caminho entre Sorrento e Nápoles.
A Civitatis tem uma excursão para Pompéia saindo de Sorrento.
Onde se hospedar na Costa Amalfitana
Agora que você já sabe como foi o nosso roteiro pela Costa Amalfitana, vale a pena pensar em qual cidade se hospedar.
São várias possibilidades que vão de acordo com o seu tipo de viagem. A gente, por exemplo, decidiu ficar em Sorrento, que tem uma boa estrutura e fica perto de Positano.
Aliás, como já falei aqui, nós não alugamos carro. De Sorrento sai um ônibus que passa pelas cidades da Costa Amalfitana. Escolhemos ficar lá porque era a cidade que descemos de trem, por ter um bom custo-benefício e por ter vida noturna.
Ficamos hospedados no La Ferrovia Guest House, um hotel que fica bem pertinho da estação de trem, região ótima e onde estão as lojas e restaurantes. Aproveite para checar o valor das diárias com desconto.
Pra quem quer ficar na Costa Amalfitana, Positano e Amalfi são boas opções. Vale lembrar que o acesso a essas cidades não é tão fácil para quem não estiver de carro.
Como eu disse, existe sim um ônibus de Sorrento que passa por elas. Entretanto, ele costuma estar sempre muito cheio. Então, é difícil carregar malas. Além disso, lembre-se de que as cidades têm muitas subidas e descidas. Pode ser difícil chegar até o hotel andando.
Como é a região
Positano, Praiano, Amalfi, Ravello, Maiori e Minori são as principais cidades da Costa Amalfitana. Além disso, Capri, que não faz parte da região, mas pode ser incluída no roteiro, assim como Sorrento.
Como chegar à Costa Amalfitana
O aeroporto mais próximo da Costa Amalfitana é o de Nápoles. De lá, é possível alugar um carro ou pegar um ônibus do aeroporto até Sorrento. O trajeto dura cerca de 1h30.
Se você for alugar um carro, nossa sugestão é que você faça a cotação pelo site da Rentcars, uma empresa brasileira que compara e encontra os melhores preços entre as locadoras.
O interessante é que você faz a reserva pelo site, paga em reais, sem IOF, e pode até parcelar. Faça a cotação online agora mesmo. A gente usou bastante na Itália e funcionou perfeitamente.
Se for alugar carro, seja muito prudente no trânsito. As estradas são muito sinuosas e em certos momentos ficam fechadas para algum sentido. Muita atenção para evitar aborrecimentos.
Outra forma de chegar à Costa Amalfitana é pegando o trem entre Nápoles e Sorrento. Nós escolhemos essa opção. A viagem dura por volta de 1h.
Além disso, há possibilidade de ir de barco saindo de Nápoles.
Quantos dias ficar na região?
Nós ficamos quatro dias e três noites. Se eu pudesse, teria ficado pelo menos mais um ou dois dias para conseguir aproveitar melhor todas as cidades. Portanto, acredito que cinco ou seis dias sejam ideais.
Seguro viagem pra Itália com desconto
O seguro viagem pra Europa é obrigatório e pode ser exigido no momento em que você passar pela imigração na Itália. Nossa dica é fazer pela Seguros Promo.
É só colocar os dados da viagem e comparar na mesma tela diversos seguros para escolher o que tem mais a ver com o seu tipo de viagem.
No momento de finalizar o pagamento, use o nosso cupom ESSEMUNDO15 para ter 15% de desconto. Se escolher pagar via PIX ou boleto, você ganha mais 5% de desconto.
Mesmo se não fosse obrigatório, sempre é muito importante fazer o seguro. O Rafa, por exemplo, fraturou a coluna esquiando no Valle Nevado no Chile.
Se não tivesse feito o seguro, teria gastado uma fortuna com hospitais. Precisou até de helicóptero para ser socorrido. Então, vale a pena fazer a sua cotação agora.
Perguntas frequentes
Para curtir bem a Costa Amalfitana, o ideal é ficar pelo menos 4 dias inteiros por lá. Além disso, vale reservar 2 dias para conhecer Capri, que fica bem perto.
Vale a pena escolher uma cidade como base e de lá seguir para as outras. Uma opção, por exemplo, é se hospedar em Sorrento, que fica bem perto da Costa Amalfitana. De lá sai um ônibus para as principais cidades, como Positano e Amalfi. Além disso, é possível conhecer as cidades de barco.
É difícil escolher apenas uma cidade como a mais bonita da Costa Amalfitana. Positano e Amalfi têm praias lindas e centrinhos charmosos. Já Ravello possui uma linda vista.
Não deixe de conhecer Positano e Amalfi quando estiver na Costa Amalfitana.
Uma dica é montar base em Sorrento, que fica perto de Positano e tem diárias bem mais em conta do que na própria Costa Amalfitana.
Ficou com alguma dúvida sobre o nosso roteiro pela Costa Amalfitana? Deixe nos comentários.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Ótimas dicas! Vou em abril 2023 com grupo de 6 amigas. Realizaremos nosso sonho de conhecer a Costa Amalfitana.
Muito boa as dicas , eu e minha esposa estamos planejando ir para costa amalfitana em maio 2023 .