Onde ficar em Cinque Terre, na Itália: Dicas de hotéis e cidades
Não é fácil decidir onde ficar em Cinque Terre, na Itália. Afinal, são cinco vilas lindas e cheias de atrações, além das cidades vizinhas.
Por isso, neste post, a gente vai dar algumas dicas sobre cada um dos destinos e falar especificamente sobre a nossa escolha de hospedagem.
Onde ficar em Cinque Terre, na Itália
Antes de dar as dicas de onde ficar em Cinque Terre, na Itália, vou falar algumas informações bem importantes: em primeiro lugar, vale saber os nomes das “cinco terras”, né?
Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare formam as Cinque Terre e estão localizadas na Costa da Ligúria.
Se a sua dúvida é em qual das cinco vilas se hospedar, vou te contar duas coisas: a primeira é que você provavelmente irá passar por todas elas e dependendo até mais de uma vez por dia em algumas.
Outra coisa, é que além das cinco, tem La Spezia, que fica bem pertinho de Riomaggiore, e Portovenere, que é considerada a “sexta terre”.
Outra coisa: o jeito mais fácil de circular entre elas é usando o trem em Cinque Terre e o trajeto entre elas costuma demorar cerca de 5 minutos. Então, nesse link anterior damos todos os detalhes sobre viajar entre essas cidades. Aproveite para dar uma olhada depois.
Onde ficar em Cinque Terre: Qual cidade escolher?
Explicado quais são as cidades e como se locomover entre elas, vamos então às dicas de onde ficar em Cinque Terre, além de informações sobre cada uma das vilas.
La Spezia
Eu comentei acima que embora La Spezia não faça parte das Cinque Terre, ela é uma opção de hospedagem. E eu diria que é uma boa opção. Ficamos hospedado lá e não nos arrependemos em nada.
Antes de contar mais da cidade em si, vou falar da nossa pousada. Escolhemos a La Casa delle Acciughe, que fica bem pertinho da estação do trem e da agitação. Não é luxuosa, mas é confortável e bem localizada.
Por que eu comecei as dicas de onde ficar em Cinque Terre com La Spezia? Porque a cidade possui bons hotéis, está muito perto de Riomaggiore (oito minutos de trem) e costuma ser mais barato do que ficar nas vilas. Ou seja, é um baita custo-benefício.
Alguns outros hotéis na cidade que possuem boas avaliações dos hóspedes são: Hotel Novecento, Hotel Firenze e Continentale e The Poet.
Dicas ao se hospedar em Cinque Terre
Antes de falar especificamente sobre cada uma das vilas, vale uma dica muito importante. Na hora de fechar o hotel, tenha a certeza de que ele não está localizado muito no alto e de que é perto da estação de trem.
Como as casas foram feitas nas montanhas, para chegar a alguns hotéis é preciso subir muitos degraus. Veja se pelo menos o hotel não oferece alguém para ajudar com as malas na chegada e na saída.
Outra coisa, há quem faça bate-volta pelas Cinque Terre. O ideal mesmo é reservar pelo menos dois ou três dias para conhecer bem a região.
Dito tudo isso, vamos finalmente dar de dicas de onde ficar em Cinque Terre.
Riomaggiore
Riomaggiore é a primeira cidade depois de La Spezia. É cheia de casinhas coloridas. Aliás, dizem que as primeiras surgiram em 1251. A igreja de San Giovanni Battista é um dos monumentos mais famosos da cidade. É uma das Cinque Terre com mais estrutura.
Alguns hotéis que possuem boas avaliações são: Locanda del Sole, que tem estacionamento (algo raro) e La Baia di Rio.
Manarola
Manarola foi uma das nossas vilas favoritas. É linda e muito charmosa. Nós adoramos também o restaurante/bar Nessun Dorma, que tem uma vista linda do mar.
A vila foi fundada no século XII e pertence a Riomaggiore. A igreja de San Lorenzo é um de seus monumentos mais famosos.
Alguns hotéis que possuem boas avaliações de hóspedes são: Hotel Ca D”Andrean, Marina Piccola e La Torretta.
Monterosso Al Mare
Se você quiser curtir praia, Monterosso al Mare é a melhor dica de onde ficar em Cinque Terre.
O mar é lindo e tem estrutura para entrar na água ou aproveitar o sol. Aliás, essa é a maior vila das cinco e a mais antiga (De 1056).
Alguns hotéis que possuem boas avaliações de hóspedes são: Hotel Stella della Marina e La Colonnina Hotel.
Corniglia
Pra quem quer um lugar tranquilo para relaxar, Corniglia é uma opção, mas lembre-se de que a vila fica bem no alto. Portanto, é a única delas que não tem contato nenhum com o mar.
Além disso, para chegar até é preciso ir de trem e depois pegar um ônibus, já que subir os mais de 300 degraus não é uma tarefa muito fácil.
Os ônibus costumam ser cheios. Portanto, lembre-se das malas. O ideal é que o hotel disponibilize um transfer. Mas eu, sinceramente, não recomendo muito a hospedagem lá.
Alguns hotéis que possuem boas avaliações de hóspedes são: Sandra Villa Rooms e B&B Casa Vacanze il Gatto.
Vernazza
Vernazza é mais uma dica de onde ficar em Cinque Terre. A vila também é linda e charmosa. Os primeiros relatos sobre ela são de 1080.
Apesar de linda, tem um centrinho bem compacto, que costuma ficar mega lotado de turistas que chegam apenas para passar o dia. Então se for dormir por aqui, é bom já ter isso em mente.
Entre os hotéis que possuem boas avaliações de hóspedes está o Camere Giuliano.
Portovenere
Portovenere é considerada a “sexta terre”. Por não ter acesso de trem, não é uma boa opção para quem pretende se hospedar lá e circular pelas outras vilas, pois você dependerá dos passeios de barco.
Só vale a pena ficar hospedado, se a vontade for realmente passar uma noite por lá e conhecer bem a cidade. Do resto, o ideal é fazer um bate-volta, como explicamos nesse post de como ir pra Portovenere saindo de La Spezia.
Alguns hotéis que possuem boas avaliações de hóspedes são: Grand Hotel Portovenere e Hotel Belvedere.
Outra cidade que muita gente opta por ficar hospedado é Levanto, ela fica próxima de Monterosso (menos de 5 minutos de trem) e também tem bons hotéis.
Preciso de seguro viagem?
Assim como a maioria dos países da Europa, a imigração na Itália exige que os turistas que entrem no país tenham feito seguro viagem.
Por isso, nossa dica é fazer o seguro com a Seguros Promo. É só entrar no site, colocar os dados da viagem e comparar os preços entre as principais seguradoras do Brasil.
Na hora de finalizar o pagamento, use o nosso cupom ESSEMUNDO15 para ter até 20% de desconto. Dá pra simular online mesmo sem compromisso. É barato e garante uma viagem sem dores de cabeça.
Tem mais alguma dúvida sobre onde ficar em Cinque Terre? Conhece a região? Então deixe seu comentário!
Dúvidas Frequentes
Além das cinco “terras” propriamente ditas, há outras cidades que costumam ter bom custo-benefício de hospedagem, como as vizinhas La Spezia e Levanto. Mas a escolha por qual delas realmente vai depender se você quer praia, estar no meio do burburinho ou sossego. Entenda a diferença entre cada uma e onde se hospedar.
Sem dúvida a melhor maneira de circular entre as cidades é de trem. Elas ficam pertinho e a viagem entre uma e outra dura cerca de apenas cinco minutos. Já usar carro é complicado, não só pelas estradas sinuosas, mas pela falta de estacionamento. Entenda como usar o trem na região.
Essa é uma questão muito pessoal, mas se você gosta de praia, Monterosso al Mare é a melhor pedida. Se quer um lugar fotogênico, vai gostar de Vernazza. Mas se procura boa estrutura, Riomagiore deve ser a mais indicada. Conheça cada uma das cidades e suas particularidades.
As cinco cidades italianas estão localizadas na Costa da Ligúria e ficam bem próximas umas das outras. Cinque Terre fica a 440 km de Roma e a 187 km de Florença. Já o aeroporto mais próximo é o de Pisa e a viagem de trem até lá é de cerca de uma hora.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!