Melhores praias da Itália: 15 delas que valem a pena conhecer
Difícil conseguir escolher as melhores praias da Itália. Embora o país seja pequeno, ele é repleto de praias lindas com aquele mar clarinho que fica até difícil descrever. Sardenha, Sicília, Puglia, Calábria… Tem para todos os gostos!
Pra ajudar na missão de conhecer os lugares mais bonitos do país pra quem curte sol, mar e areia, a gente selecionou neste post algumas das melhores praias da Itália que merecem ser visitadas o quanto antes! Dá uma olhada:
Lista: Melhores Praias da Itália
Confesso que a gente tinha feito uma lista com 30 das melhores praias da Itália. Porém, depois de quebrar muito a cabeça, chegamos a esta listinha com as 15 preferidas.
Mas vale lembrar que o país possui muitas praias lindas, então, essas são só algumas delas e não estão em nenhuma ordem de preferência.
1. Tropea, Calábria
Vamos começar esta lista com algumas das melhores praias da Itália com uma grande surpresa: Tropea, na Calábria.
A cidade possui um centrinho charmoso que fica no alto da montanha, mas a praia em si é o grande charme do local. Com casas penduradas no penhasco e um mar azul gritante, a praia fica lotada de gente na areia.
Nós ficamos hospedados na própria cidade de Tropea, no hotel Valemare. Passamos apenas uma noite por lá, mas confesso que gostaria de ter ficado mais um tempinho pra poder curtir bem a praia. Fomos no final de junho e estava bem calor. Dizem que no verãozão a praia fica lotada.
2. San Vitto Lo Capo, Sicília
Não estávamos esperando muito de San Vitto Lo Capo, na Sicília, mas, mesmo se estivéssemos, teríamos nos surpreendido. A praia é linda e a cidade é demais!
Perto da praia, a rua é cheia de bares e restaurantes. Aliás, como sempre, tudo muito charmoso com aquela cara de Itália.
Mas vamos falar da praia em si, né? É linda demais! Aquele azul que a gente procurou o tempo todo, a gente achou em San Vitto. Praia com areia branquinha, cheia de famílias, com o mar rasinho. Uma delícia.
Passamos só uma noite em San Vito. Aliás, ficamos numa pousada simples, mas confortável e bem localizada, o B&B Armonie.
Mas o café da manhã era ótimo e eles ainda fizeram um lanchinho pra gente levar na viagem. Tinha até arancino, que é um bolinho com arroz de risoto típico da Sicília, feito na hora. Uma delícia.
3. Favignana, Sicília
Ainda na Sicília, Favignana não poderia ficar de fora da nossa lista com as melhores praias da Itália. Confesso que foi um dos lugares que mais gostamos no país.
Mas como não dava para colocar só uma praia da Favignana. Então, preferi colocar a ilha toda e neste tópico fazer uma listinha com algumas das melhores praias de lá.
Favignana é uma ilha na Sicília que faz parte da província de Trapani. Que lugar lindo! Pra começar, na parte central da cidade não há carros. É feito tudo a pé e de bicicleta. A cada passo um restaurante e um bar mais charmoso do que o outro.
Mas a melhor coisa é passar o dia na praia e no finalzinho da tarde tomar um aperitivo com direito a uma comidinha em alguns dos bares de lá. Depois, é só escolher um restaurante para jantar e pronto! Dia mais feliz impossível!
Então vamos falar das praias agora… Para ir de uma a outra, alugamos uma bicicleta no próprio hotel. Foi demais!
Cala Rossa é uma das mais lindas e é a mais famosa de Favignana. Já a Bue Marino foi a que mais nos surpreendeu. Uma mistura incrível de tons de azul. O Rafa aproveitou para nadar.
Eu preferi ficar vendo a vista do alto. O nome da Cala Azurra já diz tudo: praia azul! E não é à toa. O mar é azul e tranquilo e a praia tem uma grande faixa de areia, o que é ótimo para passar o dia deitado curtindo o sol. Ou seja, Favignana é imperdível.
Durante a nossa viagem por lá, nos hospedamos no hotel Aegusa, que é ótimo e muito bem localizado.
4. Grotta Della Poesia, Puglia
Puglia não poderia ficar de fora da lista com as melhores praias da Itália. Aliás, na região de Otranto há várias delas, como a Grotta della Poesia, que não chega a ser uma praia, mas é uma gruta com uma piscina natural linda que dá para mergulhar e curtir.
A graça é pular do alto para entrar na gruta e mergulhar naquela água cristalina.
Fica localizada em Melendugno, mas nós estávamos hospedados em Otranto e fomos de carro até lá. São cerca de 20km e 20 minutos.
Paramos o carro num estacionamento particular que tem bem do lado. Aliás, vale avisar que lá perto não tem bares e restaurantes.
5. Polignano A Mare, Puglia
Polignano a Mare tem um visual incrível. Da ponte Lama Monachile, há uma vista linda da praia de Cala Porto. Outra praia famosa é a Cala Paura.
Além disso, na cidade está localizada o restaurante Grotta Palazzase, que fica num penhasco e sempre aparece em fotos no Instagram. É lindo e caro. O menu degustação sai a partir de 195 euros (preço de jan/2024).
Polignano a Mare é também a terra de Domenico Modugno, autor e intérprete de Volare, clássico da música italiana.
6. Porto Miggiano, Puglia
Ainda na região da Puglia, Porto Miggiano é uma das praias mais lindas. Confesso que fiquei meio decepcionado com mau estado de sua estrutura.
Ela está cercada por penhascos e para chegar até lá é preciso descer uma escada. Só que tudo parece estar literalmente caindo aos pedaços. Mesmo assim, a praia é muito linda e vale a pena ser conhecida. Fica localizada a cerca de 17 km de Otranto.
Na região da Puglia tem também Porto Badisco, Sant’Andrea, que valem a visita, e Torre Dell’Orso. Apesar de muito bonito, estava bem sujo quando estivemos lá.
7. Cala Luna, Sardenha
Ahh… a Sardenha! Um dos lugares com as praias mais lindas da Itália. Vamos falar da Cala Luna.
Para conhecer essa praia linda e toda a região, ficamos hospedados em Cala Gonone e alugamos um barco. Cala Luna tem a água transparente e possui cavernas de onde dá para tirar fotos incríveis.
Nesta região, também há outras praias incríveis como a Cala Mariolu e a Cala Goloritzé.
Vale lembrar que para circular pela Sardenha, o ideal é alugar um carro. Nós usamos sempre a Rentcars, já que é possível resolver tudo pela internet e pagar o aluguel do carro em reais mesmo, além de comparar os melhores preços.
Não vá pra Europa sem seguro
Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Ou seja, além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos.
O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Então sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço.
Aliás, use o cupom ESSEMUNDO15 e ganhe até 20% de desconto.
8. Spiaggia Del Principe, Sardenha
Porto Cervo é outra região da Sardenha que merece ser conhecida. Embora a cidade seja meio “blasé”, por lá estão algumas das melhores praias da Itália, entre elas, Spiaggia del Principe, que faz parte da Costa Esmeralda.
Aliás, não é sem motivos, a água é azul cristalina. Linda demais. Fica a cerca de 10 km de Porto Cervo.
Durante a nossa viagem pela região, ficamos hospedados no hotel Dolce Vitta, que era ótimo.
9. Capriccioli, Sardenha
Também na região de Porto Cervo (a menos de 10 km de lá), está a Spiaggia Capriccioli, na Costa Esmeralda. Com uma mar lindo (pra variar mais um pouco), a praia possui uma faixa de areia boa para passar o dia.
Quando fomos lá, estava bem cheia, mas deu para encontrar um cantinho para curtir o sol. Tinha muita família na praia.
10. La Maddalena, Sardenha
O arquipélago de La Maddalena não poderia ficar de fora da lista com algumas das melhores praias da Itália. Localizada na Sardenha, o arquipélago é formado por sete ilhas e está bem pertinho de Córsega, na França.
Infelizmente, a gente não teve tempo de se hospedar em La Maddalena. Estávamos em Porto Cervo, fomos de carro até Palau (lá tem bastante estacionamento) e de lá pegamos um barco que fez passeio de um dia pelo arquipélago. Passamos por lugares lindos como as ilhas de Spargi, onde está a Cala Corsara, e Santa Maria.
Fizemos o passeio pela empresa Petagus. Compramos o tour no site da Get Yout Guide. Foi super prático.
11. La Pelosa, Sardenha, uma das melhores praias da Itália
Na nossa lista com algumas das melhores praias da Itália não poderia faltar La Pelosa, em Stintino, também na Sardenha. Aliás, foi uma das praias mais bonitas que já fui na vida.
O mar tem vários tons de azul e ainda há alguns bares na parte de cima, onde é possível tomar um drink (que tal um Aperol Spritz?) com toda aquela vista.
A gente ficou hospedado no Hotel Cala Reale, em Stintino, que tem transfer de ida e volta até La Pelosa.
12. Positano, Costa Amalfitana
Como falar das melhores praias da Itália e não citar a Costa Amalfitana? Por isso, Positano tinha que entrar na nossa lista.
A cidade é linda e é cheia de restaurantes e lojinhas charmosas. Mas o que não gostei da praia foram as pedras, mas as casas, os penhascos e o mar deixam a praia incrível.
Nossa cidade base durante essa viagem foi em Sorrento, que fica a cerca de 1h de Positano e tem ótima estrutura, além de ser um pouco mais barata do que as cidades da Costa Amalfitana. Ou seja, um bom lugar pra economizar na hospedagem.
Lá, a gente se hospedou na pousada La Ferrovia, muito bonitinha e super bem localizada.
13. Amalfi, Costa Amalfitana
Amalfi é outra cidade da Costa Amalfitana que vale a pena entrar na sua listinha. Por lá, foi mais fácil de encontrar lojinhas, restaurantes e mercadinhos para todos os bolsos. A praia é linda e a arquitetura também.
Ahh, assim como em Positano, estávamos hospedados em Sorrento e fizemos bate-volta para Amalfi.
14. Fiordo Di Furore, Costa Amalfitana
É na estrada entre Positano e Amalfi que está o Fiordo di Furore, uma das praias mais “instagramáveis” da Itália.
Esse fiorde é formado por um braço de mar que avança entre os desfiladeiros. Embora tenhamos ido em junho, não estava muito cheio. Pra chegar ao Fiordo di Furore, basta descer algumas escadas. Nada muito complicado.
Como é de costume na Costa Amalfitana, não espere areia, a maior da praia parte é formada por pedrinhas.
Mas é importante lembrar que não há estrutura nenhuma por lá, como restaurantes e bares, e infelizmente havia um córrego com cheiro de esgoto que atrapalhava um pouco a beleza do lugar. Apesar de lindo, ficamos meio frustrados com isso.
As melhores formas de se chegar ao Fiordo di Furore são de barco ou de ônibus, como explicamos nesse link. Mas no caso do ônibus, é só pegar a linha que liga Amalfi a Positano (ou o contrário) e confirmar com o motorista se passa no Fiordo.
Tem um ponto de ônibus bem pertinho da descida, mas ela foi suspensa recentemente. Então, para voltar, é só ficar esperando o ônibus passar ali novamente.
Não é possível pagar a passagem para o motorista. É preciso comprar o ticket antes nas tabacarias das cidades da Costa Amalfitana.
Aliás, durante toda a nossa viagem para a Costa, ficamos hospedados em Sorrento, na pousada La Ferrovia, que é ótima e bem localizada.
15. Monterosso Al Mare, Cinque Terre
As Cinque Terre não são exatamente um destino para quem quer curtir as melhores praias da Itália, mas, mesmo assim, é um lugar incrível com casinhas nas montanhas, bons restaurantes e um visual lindo.
Entre as cinco cidades, Monterosso al Mare possui uma praia linda com um mar clarinho. De toda forma, Vernazza, Riomaggiore, Corniglia e Manarola também são cidades lindas que valem muito a pena a visita.
Durante a nossa viagem pelas Cinque Terre, fizemos La Spezia como a nossa cidade base e foi ótimo. Ela fica pertinho de trem das Cinque Terre e costuma ser mais barata. A gente se hospedou na pousada La Casa delle Acciughe, que é muito boa e bem localizada.
Precisa de Seguro Viagem pras Melhores Praias da Itália?
Não apenas para conhecer as melhores praias da Itália, como também para conhecer qualquer outro canto do país, é sim obrigatório ter feito um seguro viagem. Ou seja, pode ser pedido na imigração.
Então a nossa dica é usar a Seguros Promo. Esse é um comparador de preços que encontra as melhores ofertas entre as principais seguadoras. Como são nossos parceiros, use o cupom ESSEMUNDO15 para ter até 20% de desconto.
Aliás, gostou da nossa lista com algumas das melhores praias da Itália? Qual outra você colocaria? Então deixe nos comentários!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Faltou cala Cociccio na Sardenha!
Essa seleção de praias é de tirar o fôlego, quando for a Itália ano que vem vou adicionar no meu roteiro de viagens. Muito obrigado pelas dicas.