Como é voar TAP na classe econômica: Relato de voo
Sempre fiquei curioso para saber como é voar TAP, já que a empresa aérea portuguesa é uma das mais tradicionais do mundo. Recentemente, tive a chance de conhecer o serviço oferecido por eles nos voos internacionais São Paulo – Lisboa / Lisboa São Paulo e também nos trechos internos entre Lisboa – Funchal (Ilha da Madeira) / Funchal (Ilha da Madeira) – Lisboa. Neste post, conto como foi a minha experiência com a companhia.
COMO É VOAR TAP NA CLASSE ECONÔMICA
| CHECK-IN E ASSENTOS
Antes de relatar em si a experiência de como é voar TAP na classe econômica, vale a pena falar sobre o processo do check-in e escolha de assentos. O check-in é liberado pela internet, mas para escolher qualquer lugar é preciso pagar. Eles só liberam a escolha três horas antes do voo. É possível fazer isso pelo site ou pessoalmente no balcão.
Tanto no voo de ida para Portugal quanto no de volta para o Brasil, meus assentos marcados automaticamente eram no meio da fileira do meio, mas consegui mudá-los exatamente 3h antes do horário marcado para a decolagem. Na ida, mudei no próprio aeroporto. Já na volta, fiz a alteração pelo site.
+ Encontre seu hotel em Portugal com descontos de até 50%
| VOO INTERNACIONAL
| O AVIÃO
Agora vamos falar finalmente de como é voar pela TAP na classe econômica em voos internacionais. O avião da ida no voo entre São Paulo e Lisboa era o A340-300. Ele atinge 930 km/h e tem capacidade para 274 passageiros.
Já o avião da volta (São Paulo – Lisboa) foi um A330, que também faz 930 km/h e tem capacidade para 263 ou 269 passageiros dependendo do modelo.
DESCONTO NO SEGURO OBRIGATÓRIO NA EUROPA Brasileiros são obrigados a contratar um seguro viagem na maioria dos países da Europa. Além de poder ser exigido na imigração, com ele você viaja tranquilo em caso de imprevistos de saúde, atrasos ou cancelamentos de voos. O Rafa já fraturou a coluna no exterior e precisou ser transferido de helicóptero. Já imaginou quanto custaria se ele não tivesse seguro? Sugerimos que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que é um buscador para encontrar o melhor preço. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe 5% de desconto, que pode chegar a 10% se você pagar no boleto. |
O avião da ida era mais novo do que o da volta. O modelo dos dois é de 2 assentos em cada ponta e 4 assentos no meio. Quando embarcamos, já havia um kit com travesseiro, cobertor e fone de ouvidos em cada um deles.
Achei o espaço do A340 um pouco maior do que o do A330. Consegui esticar mais as minhas pernas no voo de ida.
| ENTRETENIMENTO
Os dois aviões possuem TV com entretenimento a bordo. Entretanto a tela do A340 é mais moderna e o touch screen funcionou perfeitamente. Já no A330 da volta, a tela era mais antiga com aqueles controles remotos bem ruins e o touch não funcionou muito bem.
O entretenimento é bom. Tem muitos filmes que vão de lançamentos a clássicos com bem estilo de “filme para ver no avião”, relaxar e dormir. O que achei bem legal é que os filmes não são dublados. Eles possuem legenda em português. Alguns só tinham legendas em inglês, mas todos os que eu quis ver estavam traduzidos na nossa língua.
Além disso, há alguns jogos, músicas e programas de TV. São poucas as opções de TV, mas entre elas há uma edição do Jornal Nacional. Não dá para saber qual o critério da escolha. Eu, por exemplo, embarquei numa sexta e a edição que estava lá era do sábado anterior.
Ainda há alguns programas especiais feitos especialmente pela TAP mostrando alguns destinos de Portugal, o que é bem legal para quem está indo passear e já pode entrar no clima da viagem.
+ Encontre seu hotel em Portugal com descontos de até 50%
| SERVIÇO DE BORDO
Não dá para falar como é voar pela TAP sem citar o serviço de bordo. No voo da ida, eles deram a opção entre carne e frango para o jantar. Escolhi a segunda opção, que era tiras de peito de frango com molho, arroz com açafrão e abobrinha. Veio também uma salada de alface e cebola roxa, uma salada de frango com maionese, uma torta de chocolate, pão e manteiga. Para o café da manhã, havia frutas, queijos e frios, pão e manteiga. Eu achei ótimo, já que detesto aquelas omeletes de avião. Aliás, gostei também porque no café tinha a opção de pedir refrigerante.
Entre as bebidas havia água, refrigerante, cerveja e vinho. A todo momento eles repetiam que de acordo com a legislação portuguesa o consumo de bebidas alcoólicas no avião era limitado. Não sei exatamente qual é este limite.
Na volta, achei bem estranho porque o comissário não deu opção de jantar. Ele simplesmente colocou a bandeja na mesinha sem falar o que era. De toda forma, era um pedaço de frango com molho, arroz e legumes. Tinha também salada com tomate cereja, azeitona e verduras (só não achei o sal e não veio molhinho pra salada), saladinha com milho e linguiça, pão com manteiga e uma sobremesa que eu não consegui identificar. Para o café, havia pão, manteiga, frutas, queijo, frios e um pedaço de ovo cozido.
Como sugestão, acho que seria bem legal se os comissários falassem em áudio o que seria servido porque às vezes não é fácil saber o que vem. Além disso, também poderiam dar uma garrafinha de água para o passageiro deixar com ele durante todo o voo. O fato de não ter opção no voo de volta foi bem estranha também. Isso nunca havia acontecido comigo num voo internacional. Exceto quando acaba alguma das opções no meio do caminho.
| COMISSÁRIOS E HORÁRIOS
Tanto na ida quanto na volta, os comissários eram simpáticos e prestativos. O voo de ida durou 9h18. O de volta duraria 9h45, mas atrasou 25 minutos devido ao tráfego aéreo em São Paulo.
O embarque foi bem tranquilo. Sem grandes problemas. Tanto no voo da ida quanto no da volta, não foi ninguém do meu lado.
| MALA
No meu voo, eu tinha direito a despachar uma bagagem de 23 kg. Na ida, fui com 16 kg, mas na volta me empolguei nas compras e quando fui pesar estava dando 29 kg. A atendente disse que eu precisaria pagar 110 euros pelo excesso de bagagem.
Abri a minha mala, tirei um monte de roupa coloquei nas duas mochilas que eu tinha e despachei a mala com 21 kg. Quanto entrei no avião, estava com duas mochilas e duas sacolas do Free Shop e não tive problema nenhum.
A seguir vamos contar como é voar TAP em um voo interno.
Não deixe de conferir as medidas e regras para o tamanho das bagagens de mão!
| VOO INTERNO
Agora que já relatei como é voar TAP num voo internacional, vou contar a minha experiência num voo interno.
Nosso trajeto era SP – Lisboa / Lisboa – Funchal (Ilha da Madeira). Despachamos as malas em São Paulo e só pegamos no aeroporto do Funchal. Na volta, despachamos no Funchal e só pegamos em SP.
O voo entre Lisboa e Funchal dura 1h30. O avião era um A320 com capacidade para 174 passageiros. No voo de ida, os assentos não reclinavam. Já no da volta reclinavam normalmente.
Na ida, serviram um sanduíche com pão de forma e na volta um wrap de atum com ovo.
Apesar da fama do aeroporto da Ilha da Madeira, nosso pouso por lá foi bem tranquilo. Não atrasou nem ventou muito.
+ Encontre seu hotel em Portugal com descontos de até 50%
Achei o serviço do voo interno muito bom. Bem melhor do que muitos voos que pegamos aqui no Brasil. Ahh, e os comissários eram muito educados e simpáticos.
| STOPOVER
Um dos diferenciais oferecidos pela TAP é o stopover em Portugal. O passageiro compra sua passagem pela companhia com o destino para outra cidade e tem o direito de parar por até cinco dias em Lisboa ou no Porto na ida ou na volta sem pagar a mais pela passagem.
Além disso, os passageiros contam com preços exclusivos em hotéis, oferta de uma garrafa de vinho em alguns restaurantes, experiências gratuitas e descontos em compras.
A companhia possui voos diretos para a Europa saindo de dez capitais do Brasil (Belém, Natal, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre).
| SEGURO OBRIGATÓRIO
Sempre é bom lembrar, que para entrar em Portugal é exigido um seguro viagem. Além disso, é sempre importante viajar com um seguro, já que nunca sabemos quando será necessário usá-lo. No site da Seguros Promo, é possível buscar o seguro que tenha mais a ver com você e ainda compará-los. Aproveite e use o nosso código ESSEMUNDOENOSSO5 para ter 5% de desconto. Se fizer com antecedência, escolha o pagamento via boleto para ganhar mais 5% de desconto. Aproveite e faça sua cotação agora.
E você? Ficou com alguma dúvida sobre como é voar TAP? Deixe nos comentários!
+ Encontre mais informações no site oficial da empresa
+ Veja mais relatos de voos
+ Confira nossas dicas de Portugal
* O jornalista viajou a convite da TAP e da Ilha da Madeira, mas todas as opiniões dadas neste post sobre como é voar TAP são isentas e refletem sua real experiência.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Obrigada pelas informações, mas gostaria de saber se você pagou pela escolha do seu assento?
Nesse trecho em que você diz ” O check-in é liberado pela internet, mas para escolher qualquer lugar é preciso pagar”…
Eu sou obrigada a pagar?
Eu não queria pagar mas também tenho receio de ser desconfortável devido ao voo ser longo… vou sair de Recife.
Oi, Andreia. Obrigado pelo comentário.
Então, quando eu fui, consegui alterar meu assento no site algumas horas antes do voo.
Você teve sorte. Os lugares econômicos são absolutamente desconfortáveis, as comissárias de bordo, não vou generalizar, mas as do meu vôo para Brasília este mês, foram rudes e mal educadas. Sou do tipo que acredita que um sorriso , uma resposta afável não custa nada. São muitas horas de vôo pra aguentar junto com a rudeza de alguns . Outra coisa que achei ridícula é o fato de que eles não gostam de dar água. Parece que se está pedindo um grande favor e ao te entregarem um copinho com água, parece que estão dando uma esmola. Sempre de cara amarrada. Enfim… Costumer service is everything. E isso é coisa que falta nos serviços da TAP. As outras coisas seriam detalhes se ao menos tratassem os clientes da classe econômica com a mesma dignidade e cortesia da classe executiva.
Serviço de bordo bom mas as poltronas…apertadas e desconfortáveis. Depois de 5hs de voo ninguém aguenta ficar sentado e os corredores ficam que nem corredor de feira.
Olá vou para Lisboa no final de janeiro e quero saber se posso levar bagagem de mão? Quantos kilos? É se posso levar uma blusa? Obrigado a todos
Oi, Simone. Obrigado pelo comentário.
Você pode levar sim uma bagagem de mão e uma blusa, mas sugiro que você veja no site da TAP as dimensões e pesos permitidos na bagagem.
https://www.flytap.com/pt-br/bagagem/bagagem-de-mao
Obrigado novamente
Pode levar 10kg na mão. Pra mala de 23kg tem que ser despachada e é pago.
O problema não é voar. O problema é conseguir contato e falar com a TAP por telefone para resolver alguma coisa. Tenta e depois diga qual foi a sua experiência para os leitores…. horrível
Oi, Dacio, tudo bem?
Voltar à Turquia não tem problema, você teria que ver se existe alguma restrição na questão Líbano – Turquia. Sugiro que entre em contato com os consulados dos dois países, já que nesse momento de pandemia as informações mudam de uma hora pra outra.
Abraços e boa viagem!
Péssima experiência, poltronas apertadas,não se pode esticar as pernas, mesmo com problema s de coluna não consegui mudar de assento
Olá!
Muito obrigada pelas dicas!
Uma coisa que não entendi sobre as escolhas dos assentos, para conseguir escolher gratuitamente precisa esperar para fazer o check-in apenas 3h antes do vôo, é isso?
Ou dá para fazer o check-in antes e depois só trocar os assentos?
Obrigada!
Oi, Maíra! É isso mesmo! Só dá para escolher o assento no momento que liberam o check-in, poucas horas antes do voo.
Obrigado pelo comentário!
Oi Adolfo,
Talvez o seu Airbus 340-300 da ida estivesse reformado, daí a sensação de ser mais novo que o da volta.
Os Airbus 340-300 da TAP estão sendo aposentados porque todos já estão com quase 25 anos… Já o A330 mais “velho” tem 13 anos.
Minha experiência com o atendimento a bordo com a TAP foi bem diferente, sem sorrisos nem gentileza dos comissários.
Quanto a não ter opção de jantar, aconteceu agora em junho quando voltei com a Swiss, simplesmente entregaram a bandeja sem dizerem uma palavra sequer.
Oi, Daniel! Muito obrigado pelo comentário!
Verdade! Pode ser isso mesmo!
Pena que a sua experiência com o atendimento não tenha sido boa.
Obrigado novamente,
Adolfo
Oi Michele, vou para Portugal em setembro pela TAP, comprei a passagem pela CVC e ja me deram a opção de mala despachada. O seguro fiz pela Travel Ace. Vou com meu marido e minha filha de 5 anos, será que consigo marcar assento gratuito algumas horas antes do vôo? Bjs e boa viagem a todos
Minha experiencia foi pessima no voo de Brasilia para Lisboa! Tenho 1,76m de altura e por isso comprei poltrona com espaço extra (que não é baratinho), mas quando embarquei o espaço era o mesmo de todasas poltronas! Questionei a comissaria que limitou-se a me dizer que se não estava satisfeita, deveria reclamar quando chegasse ao Brasil. Na volta, a situação foi a mesma, pouquíssimo espaço!
Nossa! Que sufoco. Eu que tenho 10 a menos me sinto dentro de uma caixa de fósforos. Que grosseria da comissária. Você tinha direito.
Eu queria saber como faço pra comprar a passagem pela TAP com mala despachada, pois não encontro opções ao comprar a passagem
Estranho pois quando comprei minha passagem pra Roma queria fazer o stopover gratuito em Lisboa e me cobraram o olho da cara pra fazer. Tive que fechar sem o stopover e comprar passagem em outra Cia separada…
Olá, boa tarde! Viajarei pela Tão para Barcelona com stopover em Lisboa, sem bagagem despachada. Voo baraterrimo que consegui no site. Adquiri tb o seguro gratuito de 3 dias e estou buscando outro para complementar. O problema é que só estou lendo reviews ruins sobre todas as seguradoras, inclusive essa April que oferece o seguro da TAP. Pode me ajudar dizendo que seguro vc escolheu? Grata.
Mesma situação….queria saber isso ….se alguém puder ajudar aqui…queria viajar com a malinha e a mochila….
Olá! Pretendo voar pela Tap e na volta para o Brasil trazer uma mochila (mais a mala de 8kg) pois não vou despachar bagagem! Será que é tranquilo? A mochila e tamanho médio, não aquelas gigantes de camping!
Eles deixam embarcar na cabine com mala e bolsa/mochila? Pois vi que restringiam a apenas um item.
Oi, Jéssica. Tudo bem?
Obrigado pelo comentário.
Então, eu estava com uma mochila e sacola. Eles não falaram nada sobre a mochila. Mas se der pra evitar mochila e mala é melhor. Talvez uma bolsa e uma malinha seja mais adequado. De toda forma, acho que podia variar bastante com a tripulação no momento de embarque.
Att.
Adolfo
Olá eu não quero comprar o assento como ficar são eles que marcam o assento antes do voo alguém pode me responder obrigado