O que fazer no Porto, Portugal: Roteiro pelos pontos turísticos
Apesar de existir muitos pontos turísticos quando a dúvida é o que fazer no Porto, em Portugal, em dois ou três dias você consegue conhecer a maioria deles. Esse foi o tempo em que ficamos na cidade e deu pra aproveitar bastante.
Monumentos e prédios históricos, ruas charmosas, mirantes, uma rica gastronomia, vinícolas e a vizinha Vila Nova de Gaia são algumas dessas atrações. Listamos aqui nosso roteiro a pé pelo centro histórico. Se é sua primeira vez no país, nós já publicamos um relato de como é a imigração em Portugal pra você não ter problemas e entrar com tranquilidade.
O QUE FAZER NO PORTO, PORTUGAL
Nós conseguimos fazer praticamente tudo a pé. Isso porque nosso hotel ficava bem perto do centro e tinha acesso fácil ao transporte público, que quase não usamos. Nós nos hospedamos no charmoso Porta Azul, um hotel boutique com bom preço justo. Valeu a pena e nós contamos como foi a experiência de ficar lá nesse post.
+ Veja mais hotéis na cidade com até 50% de desconto
ROTEIRO PELO PORTO E REGIÃO
| TORRE DOS CLÉRIGOS E ARREDORES
Nosso dia começou na região da Torre dos Clérigos, um ótimo ponto de partida pra quem quer entender o Porto. Suba até o mirante pra curtir uma vista de 360º de toda a cidade e região.
Logo abaixo, na Rua Campo dos Mártires da Pátria, ficam alguns dos prédios mais bonitinhos e coloridos da cidade, onde funcionam diversas lojinhas.
Aproveite para provar o delicioso pastel de bacalhau (o nosso bolinho) recheado com o queijo cremoso da Serra da Estrela na Casa Portuguesa. É mais que um ânimo pro dia de caminhada.
Não muito longe, do outro lado da Praça de Lisboa, fica a famosa Livraria Lello, conhecida no mundo todo por suas escadas que inspiraram a autora de Harry Potter.
Encontre o melhor preço no Seguro Obrigatório pra Europa O seguro viagem é obrigatório para brasileiros que viajam para a maioria dos países da Europa, incluindo Portugal. Ele é barato e, além de exigido, garante sua segurança em caso de eventuais problemas de saúde, cancelamento de voos ou extravio de bagagem. Eu já precisei usar em um acidente e com certeza recomendo. Sugiro que você faça a cotação online pelo site da Seguros Promo, que encontra os melhores preços entre as principais seguradoras do Brasil. Use o cupom ESSEMUNDOENOSSO5 e ganhe mais 5% de desconto |
| REGIÃO DA ESTAÇÃO SÃO BENTO
Siga pela Rua dos Clérigos e Praça da Liberdade até a estação São Bento, a principal da cidade, que tem paredes revestidas com azulejos e é considerada um das mais bonitas do mundo.
De frente pra estação fica outro dos cantinhos mais fotogênicos da cidade, com muitos prédios coloridos.
| ÁREA DE COMÉRCIO
Dali você pode ir para a região da Av. Aliados, onde fica a zona comercial mais tradicional do Porto, e seguir depois para a Rua Santa Catarina, outro ponto importante de comércio gostoso para um passeio sem muita pressa.
É nessa rua também onde fica um ícone da gastronomia da cidade, o Café Majestic. Os preços não são muito baixos e os lugares, bem disputados.
Ele é um dos estabelecimentos onde recomendam provar a famosa Francesinha, talvez o prato mais típico do Porto. Se não quiser pagar o preço mais alto do Majestic, nós já listamos outros endereços nesse post e explicamos que prato é esse. Mas já saiba que é delicioso!
| MERCADO DO BOLHÃO
Não muito longe dali, vale dar uma passadinha no Mercado do Bolhão, seja pra comprar um souvenir, tomar uma taça de vinho ou admirar as frutas e outras delícias da região.
Aproveite para, logo em frente ao mercado, comer um pastel de nata (o pastel de Belém) no empório A Peróla do Bolhão.
| SÉ DO PORTO
De volta à região da estação São Bento, dê uma pausa para apreciar a Sé do Porto, que parece se debruçar sobre a Ribeira e tem uma linda vista da cidade.
+ Encontre hotéis na cidade com até 50% de desconto
| RIBEIRA
Não dá pra falar em o que fazer no Porto sem logo vir em mente a Ribeira, uma das regiões mais lindas da cidade. Saindo da Sé, siga pelo bonito e animado calçadão da Rua das Flores até lá numa caminhada de menos de 1km passando por lojinhas e cafés.
Na Ribeira ficam muitos restaurantes e bares, além daqueles predinhos com sacadas coloridas que são símbolo do Porto. Se preferir, dá pra comprar uma garrafa de vinho e sentar-se ali mesmo, à beira do Rio Douro, pra curtir o visual.
Dali já dá pra avistar também a Ponte Luís I, construída entre 1881 e 1888.
| VILA NOVA DE GAIA
Cruze a Ponte Luís I em direção à vizinha de Vila Nova de Gaia, outro charme de cidade. É aqui onde ficam as mais famosas caves de vinho do Porto, muitas abertas à visitação (saiba mais).
Em Gaia, como é carinhosamente chamada, é de onde se tem uma das vistas mais bonitas do Porto. Se quiser para para bebericar ou comer algo, gostei muito do restaurante Ar de Rio, que foi o local onde comi minha primeira Francesinha. Além do prato ser delicioso, a vista era de tirar o fôlego.
Por aqui a maioria das atrações beira a Av. de Diogo Leite, onde há lojinhas, mercados e restaurantes. E aqui também onde você pode pegar o teleférico até o alto da Ponte Luís I. Você pode conhecer outras atrações de Vila Nova de Gaia e o que fazer por lá num outro post que já publicamos com dicas da cidade.
| CRUZEIRO NO DOURO COM VINÍCOLAS
Infelizmente eu não tive tempo, mas muita gente quando pensa em o que fazer no Porto logo já se lembra dos lindos cruzeiros pelo Rio Douro com degustação de vinhos nas vinícolas. Dizem ser realmente inesquecível e quero muito voltar quando for. Há diversas agências que fazem o tour e você pode dar uma olhada nas mais bem avaliadas pelo site do Get Your Guide. Dá para fazer a cotação, agendar o transfer saindo do seu hotel e fechar tudo online.
| FOZ
Nem todo mundo sabe, mas há praia no Porto, como a famosa Matosinhos. Além disso, essa área tem um calçadão à beira-mar com diversas atrações, restaurantes, esculturas, entre outras. Infelizmente não consegui visitá-la, mas você pode saber mais nesse link.
Tem mais alguma dúvida ou dica de o que fazer no Porto, em Portugal? Conte pra gente nos comentários!
+Onde ficar: Hotéis na cidade com até 50% de desconto
+ Como ir do aeroporto ao centro: dicas de transporte
+ Quando viajar pra Portugal: veja a melhor época
+ Veja todas as dicas pra sua viagem à cidade
+ Tudo que você deve saber pra ir a Portugal
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Meu filho e eu vamos para Porto no mês de agosto, pretendemos conhecer a cidade de Fatima e estou em duvida se podemos fazer essa visita num bate e volta ou se seria melhor alugar um quarto e dormir por la e tbm se vamos precisar alugar um carro ou usar outro tipo de transporte.
Oi, Maria, tudo bem?
Se vocês também forem a Lisboa, vale a pena fazer o bate-volta a partir de lá. Se forem ficar só no Porto, aí podem optar por ir de ônibus ou com alguma agência que faça o bate-volta. Só o trem que não é muito recomendável porque a estação de Fátima fica muito distante do Santuário e o táxi costuma sair bem caro. Dá uma olhadinha nesse post que tem inclusive indicação de agência https://www.essemundoenosso.com.br/roteiro-um-dia-em-fatima-obidos-saindo-de-lisboa/
Abraços e boa viagem!