Imigração na Colômbia: O que é bom você saber antes de ir
Seja quem viaja para Bogotá, Cartagena ou San Andrés, é importante saber das exigências dos órgãos responsáveis pela imigração na Colômbia.
É preciso ter os documentos em dia e estar pronto para responder qualquer dúvida das autoridades. Então para evitar problemas na hora de entrar no país, reunimos algumas dicas neste post.
Como é a imigração na Colômbia
Vale dizer que mesmo que você esteja apenas em uma conexão em Bogotá, por exemplo, e quiser sair do aeroporto precisará passar pela imigração. Até mesmo se você não for dormir no país.
Precisa de passaporte ou visto?
Para os brasileiros, a Colômbia faz parte dos países que aceitam RG ou passaporte válido.
Entretanto, é preciso estar com o documento em bom estado e com a foto atualizada para que a pessoa possa ser reconhecida. Apesar de não ser uma regra, é recomendável que o documento tenha sido expedido há menos dez anos.
Caso a autoridade não se considere satisfeita com o documento apresentado, ela pode pedir outro com foto para comprovar que você é mesmo aquela pessoa.
Mas lembre-se sempre que apenas o RG ou o passaporte são válidos para entrar na Colômbia. A certidão de nascimento não serve nem mesmo para recém nascidos ou menores de idade. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira profissional também não são aceitas.
Então, apenas com o RG em bom estado e atualizado ou com o passaporte válido é possível fazer a imigração na Colômbia. Brasileiros a turismo não precisam de visto.
Vacina contra febre amarela
Este é um detalhe muito importante e que pode impedir que a viagem aconteça muito antes do momento de passar pela imigração na Colômbia. Brasileiros precisam apresentar o Certificado Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela.
Portanto, não adianta apenas tomar a vacina, o passageiro de levar o Certificado Internacional e mostrá-lo no momento do check-in ainda no Brasil.
Atente-se a este detalhe com antecedência, já que você deverá tomar a vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem. Não adianta lembrar na véspera e correr o risco de não embarcar.
Colômbia está aberta para brasileiros?
Após muitos meses de pandemia da Covid-19, a Colômbia deixou de exigir teste negativo RT-PCR de estrangeiros. Turistas também estão dispensados de preencher o formulário no aplicativo CoronApp. A única necessidade atualmente para brasileiros é registrar-se no site Check-Mig.
Mas como essas regras durante a pandemia podem mudar a qualquer momento, cheque sempre com a companhia aérea ou consulado do país antes de planejar uma viagem.
Documentos para imigração na Colômbia
Então, para ficar mais fácil vamos listar os documentos necessários:
- RG em bom estado com foto atualizada (recomendável com no máximo 10 anos de expedição) ou passaporte válido;
- Certificado Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela (tomada pelo menos dez dias antes da data da viagem);
- Bilhete aéreo de ida de volta (ou com saída do país para outro destino);
- Comprovante de hotéis ou carta convite de amigos (encontre seu hotel com descontos)
Mesmo que não seja obrigatório, sempre é bom ter algum documento que prove seu vínculo com o Brasil, além de um Seguro Viagem, como falaremos abaixo.
Seguro Viagem é obrigatório?
Embora o Seguro Viagem não seja uma exigência para entrar na Colômbia, o país recomenda que o turista faça um. Eu mesmo sempre acho importante viajar com um seguro.
Aliás, o Rafa que trabalha comigo aqui no Esse Mundo É Nosso mesmo já “quebrou” a coluna numa viagem ao Chile e preciso de resgate de helicóptero. Já imaginou quanto isso teria custado e a dor de cabeça?
Então, vale a pena fazer um seguro que dê cobertura para problemas de saúde e também com cancelamentos de voos e bagagem extraviada. Ele sai bem barato.
Sugiro que você faça a cotação no site da Seguros Promo, que compara preços das principais seguradoras.
A entrevista na imigração da Colômbia
Com todos os documentos em dia, chega a hora de finalmente passar pela imigração na Colômbia. Mas se estiver com tudo certo, dificilmente a entrada será negada.
Lembre-se sempre de ter a passagem de volta impressa ou no celular para mostrar às autoridades caso isso seja exigido. Não esqueça também de anotar o nome do hotel em que ficará hospedado.
Em uma das vezes que fomos para o país, pediram pra gente o comprovante da hospedagem. Então, é bom ter tudo isso na ponta da língua e também na palma da mão.
De toda forma, você só precisará mostrar os documentos, exceto o RG ou passaporte, caso a autoridade peça.
Cuidado com a conexão no Panamá
Embora não exijam o passaporte para viajar pra Colômbia, é preciso ficar atento caso seu voo faça conexão em outro país. Muita gente viaja de Copa Airlines e faz conexão no Panamá. Ou seja, desce no Aeroporto do Panamá para trocar de avião e seguir viagem para a Colômbia.
Como para embarcar para o Panamá é exigido o passaporte, o passageiro em conexão precisa apresentar o documento ainda no Brasil mesmo que seu destino final seja a Colômbia. O mesmo vale pra qualquer outro país da América do Sul que aceite a entrada apenas com o RG.
Aliás, um amigo meu ia para San Andrés com conexão na Cidade do Panamá. Na hora do check-in, ele descobriu que precisaria do passaporte e não conseguiu embarcar. Um pequeno detalhe que pode estragar a viagem.
Ainda ficou com alguma dúvida sobre a imigração na Colômbia? Deixe nos comentários!
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Eu queria saber onde irei passar pela imigração. Fiquei com essa dúvida, justamente pois o tempo de conexão é curto.
Irei sair de São Paulo – Panamá – Cartagena
Na Volta de San Andres – Panamá – São Paulo
Obrigado!!
A imigração será feita na Colômbia, mas como passa pelo Panamá é preciso estar com o passaporte mesmo que a Colômbia aceite apenas o RG.
Olá muito obrigada Porter reunido essas ótimas dicas de maneira simples!!! Tenho apenas uma dúvida: no meu certificado internacional de vacinação consta vacina contra febre amarela q tomei em 2007 com validade de 10 anos mas me falaram que agora quem já se vacinou não precisa vacinar de novo… Sabe se a validade da vacina no certificado pode dar problema na Colômbia?
Oi, Priscila! Muito obrigado pelo comentário.
Você não precisa tomar outra vacina, mas vai precisar emitir um novo certificado internacional. Isso pode ser feito de forma online.
Espero ter ajudado.
Boa noite. Meu destino é Cancun (México), vou fazer conexão em Bogotá, por apenas 3 horas, sem ausentar-me do aeroporto. PERGUNTO: É NECESSÁRIO O CERTIFICADO INTERNACIONAL DA FEBRE AMARELA ?
LUIZ BRITO.
Oi, Luiz. Obrigado pelo comentário!
A vacina de febre amarela não é necessária para conexões na Colômbia. Já sobre restrições ou exigências referentes à Covid, o ideal é checar com o consulado ou embaixada, já que elas mudam constantemente.
Olá, fui ao México ano passado e eles exigiram o meu Certificado de Vacinação… Caso já tenha tomado, apenas entre no site da Anvisa e emite o internacional.
Gostaria de saber se preciso pagar algo mais pra ficar em san andreas.? Parece que vi alguem falar que tem qua pagar algo, por dia ficado na ilha.
Tem que pagar a targeta de turismo pra entrar na ilha +-35usd