Culinária paraense: Os principais pratos típicos do Pará

O Brasil tem uma gastronomia riquíssima, que varia até dentro de um mesmo Estado. E a culinária paraense é uma das mais interessantes, muitas vezes elaborada com materiais encontrados quase que praticamente só aqui.

Então, se for sua primeira vez no Estado, você poderá achar esses ingredientes até mesmo exóticos.

Além dos principais pratos típicos do Pará, nesse post vamos falar sobre esses ingredientes, alguns praticamente desconhecidos do restante dos brasileiros, como o tucupi e o jambu, além de frutas típicas, como o muruci e o bacuri.

A culinária paraense

Antes de começarmos a falar dos pratos típicos do Pará, como disse acima, é interessante falar de duas matérias-primas principais na gastronomia local:

O tucupi e o jambu

Tucupi: Para mim, essa é a essência da culinária paraense e está presente nos mais variados pratos. Se você não tem ideia do que é o tucupi, ele é um líquido amarelo de gosto ácido retirado da raiz da mandioca brava.

Garrafas de tucupi fazem parte da culinária paraense
O tucupi (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Antes de ser consumido, ele precisa ser cozido de forma lenta, já que cru é venenoso. É simplesmente uma delícia e, no meu gosto, um dos grandes diferenciais da cozinha do Pará, já que tem um sabor único.

Jambu: Essa folha típica do Pará é companheira inseparável do tucupi. Onde tem tucupi normalmente tem jambu. Ela é famosa pela sensação anestésica que dá na boca e também pelo formigamento dos lábios.

É mais empregada em pratos salgados, mas pode ser usada também em bebidas alcoólicas, como mostraremos mais abaixo. A fama dos efeitos do jambu é tamanha, que a cantora paraense Dona Onete gravou uma música sobre a planta que ficou famosa pelo refrão “e o jambu treme, treme, treme…”

Folhas de jambu na culinária paraense - Pratos típicos do Pará
Jambu (Foto via Shutterstock)

Principais pratos típicos do Pará

Pato no tucupi

É um dos pratos mais famosos do Pará e, claro, leva tucupi e jambu. Normalmente vem acompanhado de arroz branco e farinha d’água.

Culinária paraense - Pratos típicos do Pará: Pato no Tucupi
Pato no Tucupi (Foto via Shutterstock)

Como nem sempre é fácil encontrar o pato, há muitas versões, principalmente com frango.

Tacacá

O tacacá está presente em diversos Estados da região amazônica e tem origem indígena. A receita leva tucupi, a goma da tapioca, camarão seco e jambu.

Serve-se bem quente, normalente em uma cuia e um palitinho serve para “pescar” os camarões e o jambu.

Tacacá com Cerpa ao fundo, típicos da culinária paraense
Tacacá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Maniçoba

Apesar de nada fotogênica, a maniçoba é deliciosa e lembra uma feijoada, só que sem feijão. O ingrediente principal é a folha da maniva (mandioca) triturada, que precisa ser fervida por uma semana para que retire seu veneno.

Depois ela então leva carne suína e outros ingredientes salgados e defumados, da mesma forma que a feijoada.

Maniçoba é um dos pratos típicos do Pará
Maniçoba (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A maniçoba, assim como o pato no tucupi, são não apenas pratos típicos da culinária paraense, mas costumam estar presentes no almoço em família do domingo do Círio de Nazaré, a maior festividade católica do mundo, considerada o Natal dos paraenses.

Açaí

Não dá pra falar em açaí sem logo já associá-lo ao Pará, afinal esse é o Estado mais famoso a produzir o fruto. Mas esqueça aquele açaí com granola, banana e leite condensado.

Por aqui ele é comum consumi-lo da “forma salgada”, normalmente acompanhado de peixe frito e farinha d’água. É fácil encontrá-lo assim à venda nas barracas do Mercado Ver-o-Peso, por exemplo.

Mão segura grãos de açaí em frente ao Mercado Ver-o-Peso em Belém, outro prato típico paraense
Açaí (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Vatapá do Pará

Assim como o tradicional vatapá nordestino, é feito com caldo de camarão engrossado com farinha de trigo. Pode levar um pouco de dendê ou tucupi, mas não leva peixe nem amendoim.

Vatapá faz parte da culinária paraense
Vatapá do Pará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Caruru do Pará

Outro prato famoso na Bahia que também é muito consumido no por aqui, o caruru é um creme que tem como principais ingredientes o camarão seco, o quiabo e farinha.

Como estamos no Pará, não é raro que se use tucupi ao invés do dendê e que até mesmo algumas folhas de jambu sejam adicionadas.

Filhote

Esse peixe também chamado de piraíba é um dos mais nobres da culinária amazônica e muito presente na culinária paraense. O filhote é um peixe de couro que facilmente supera os 100 kg.

Você vai encontrá-lo das mais diversas maneiras, com o filé feito na crosta de castanha-do-pará, com molho de camarão, assado na brasa ou na caldeirada paraense.

Filhote servido assado com acompanhamentos
Filhote (Foto via Shutterstock)

Caranguejo

É outro animal bastante comum na mesa dos paraenses. Normalmente é cozido inteiro e depois de pronto é quebrado com ajuda de pauzinhos ou martelos e consumidos com as próprias mãos.

Também é encontrado servido na casquinha, da mesma forma que a casquinha de siri.

Casquinha de caranguejo, um dos pratos típicos do Pará
Casquinha de Caranguejo (Foto via Shutterstock)

Castanha-do-Pará

Ela não é um prato típico do Pará propriamente dito, mas faz parte da culinária paraense, e se consome das mais diversas formas. Desde o preparo de pratos salgados (como o filhote na crosta de castanha) até sobremesas, como bombons e sorvetes.

Saco com castanha-do-Pará em mercado de Belém, presente na culinária paraense
Castanha-do-pará (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sorvete Cairu

Os sorvetes da Cairu já se tornaram um símbolo do Estado. A fama não fica apenas no Pará, tanto que já foi eleita como a melhor sorveteria do Brasil.

Os sorvetes têm como matéria-prima frutas típicas do Pará, muitas exóticas para quem não é do Norte, como bacuri, tapioca (meu sabor preferido!), taperebá, cupuaçu, muruci, castanha-do-pará, açaí, graviola, entre outros.

Mão segura copinho com sorvete Cairu na Estação das Docas em Belém
Foto: Esse Mundo É Nosso

Culinária paraense: Bebidas típicas

Se a famosa Cerpa, produzida em Belém, é mais facilmente consumida em alguns bares e restaurantes em outras regiões do Brasil, aproveite sua visita ao Estado para experimentar outros sabores locais.

Uma dica é a Tijuca, outra cerveja do mesmo grupo, mas não tão comum fora da região.

Mão segura garrafa de Cerveja Tijuca na Estação das Docas em Belém
Foto: Esse Mundo É Nosso

Pra quem prefere uma cerveja artesanal, a Amazon Beer é uma ótima pedida, ainda mais que há rótulos com sabores de açaí, taperebá e priprioca.

Copo ao lado de garrafa da Cerveja Amazon Beer, típica do Pará
Foto: Esse Mundo É Nosso

Outra bebida interessante é a Cachaça de Jambu, feita com a folha que dá a sensação anestésica na boca e de formigamento nos lábios.

Os efeitos da planta são ainda mais fortes quando misturada com álcool. A mais famosa é a Meu Garoto.

Mão segura copo de cachaça de jambu em Belém, outro item da culinária paraense.
Foto: Esse Mundo É Nosso

Se você prefere bebidas sem álcool, o Guaraná Tuchaua é um dos mais famosos, tanto que a Coca-Cola a comprou por conta da forte concorrência.

Você conhece a culinária paraense? Qual seu prato típico do Pará favorito? Conta pra gente nos comentários!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Ilka oliveira disse:

Já viajei muito, mas não encontrei comida mas saborosa do que no meu Pará amooooooooo de ❤️

ELIELZA BORGES NOGUEIRA disse:

Uma das minhas alegrias é degustar a culinária paraense. Sou paraense e não veio nk mundo outra culinária mais saborosa que a nossa.Em breve estarei inaugurando um restaurante com o sabor paraense em Baião do Pará. Estão convidados pra conhecer meu espaço.

Rodrigo Schmiegelow disse:

A gastronomia do Pará é maravilhosa! Ótima matéria, gostei muito e deu aquela saudades!

Leo William Ferreira Pantoja disse:

Amo muito a culinária do Pará
Até porque eu sou do Pará
Do distrito de Monte Dourado
E Belém é uma cidade muito linda
Assim como o povo que é muito especial

Elaine Mendes disse:

Adorei as dicas!!!

André Santos disse:

Gostei do site.

Fabiana disse:

O melhor restaurante de comidas paraense é #oparaense muito bom localizado na nova maraba ao lado do posto shew