As praias de Koh Lipe, Tailândia: Entendendo a ilha
São apenas três as praias de Koh Lipe, na Tailândia: Pattaya Beach, Sunrise Beach e Sunset Beach. Todas são bem próximas umas das outras e o caminho pode ser feito a pé ou de táxi (tuktuk, na verdade). Como a ilha é pequena, dá pra você começar o dia em uma, passar pela outra e terminar no pôr do sol da Sunset (o nome já explica tudo).
Embora seja a mais importante e com maior estrutura, Pattaya não é a mais bonita, mas os hotéis por aqui costumam ter preço razoável (espere encontrar em Koh Lipe as diárias mais altas de toda a Tailândia. Não tem o que fazer. Se em Railay, por exemplo, você ficou em um ótimo hotel por “X”, o mesmo valor pode te colocar numa furada por aqui).
Nesse post explico cada uma das lindas praias de Koh Lipe.
+ Encontre o melhor preço em Seguro Viagem pra Ásia
AS PRAIAS DE KOH LIPE
PATTAYA BEACH
É a principal praia, embora não seja a mais bonita. É onde chegará seu barco se vier na temporada (novembro a maio) e também é onde estão os dois pontos de imigração para quem vem da Malásia. Koh Lipe fica perto do país vizinho e há barcos diários mesmo na baixa temporada. O controle de passaporte é feito ali, na areia mesmo (veja como chegar).
Não é que Pattaya Beach seja uma praia feia, ela apenas não é a mais linda (a disputa aqui é dura). Além do mar com tonalidades azuis, é onde há a melhor estrutura de bares e restaurantes, sendo boa inclusive à noite. A Walking Street, rua principal de comércio e gastronomia, dá direto na areia e isso é ótimo.
É aqui também onde fica o hotel com os bangalôs mais “finos” da ilha, o Bundhaya Villas. Realmente os quartos de frente pro mar são incríveis. Eu fiquei em outro, num chalé bem charmoso no Bella Vista Resort. Era uma casinha de praia super bonitinha, pé na areia e com boa decoração. Nesse hotel, eu só evitaria os quartos standard, a menos que precise economizar. Eles são bem básicos, embora limpos e confortáveis.
+ Veja mais opções de hotéis em Pattaya Beach
Apesar do grande movimento de barcos e turistas chegando e partindo, dá sim pra esticar sua toalha ou canga na areia, curtir o sol e entrar no mar.
De frente pro mar, no canto direito da praia, há um caminho de madeira que passa sobre as pedras e leva até um hotel no meio da floresta. O lugar é bem gostoso e fotogênico.
SUNRISE BEACH
Como o nome já diz, a Sunrise Beach é o lado onde o sol nasce. É pra mim a praia mais linda. O tempo pode estar nublado que mesmo assim a água terá tons azuis.
A região mais frequentada é perto dos hotéis Iddylic, Serendipity e Castway, três boas opções nessa área. Mas a parte mais bonita mesmo fica bem no finalzinho, perto do Mountain Resort.
É aqui que você vai ver aquela imagem das praias de Koh Lipe de quando você digita no Google o nome da ilha. Um banco de areia branquinha e um mar azul com águas transparentes de tirar o fôlego.
Pra fazer essa foto acima, vá ao restaurante do Mountain Resort. Eles não gostam de deixar entrar só pra fotografar, mas compre um refrigerante ou uma cerveja que irá compensar. Os preços nem são tão altos pros padrões da ilha, que já é mais cara se comparada com Bangkok ou Phi Phi.
Ao longo da orla, a Sunrise Beach tem menos estrutura que Pattaya, mas você irá encontrar bons beach clubs, como o The Happy Vibe Bar (tocado por um holandesa extremamente simpática), o Sea La Vie e o bar do Salisa Resort, além de alguns restaurantes.
De toda forma, não há mercadinhos ou opções mais econômicas nessa praia (exceto um mercado no próprio Mountain Resort). Se não estiver hospedado aqui ou não quiser frequentar os beach clubs, traga sua canga ou toalha, pois não há aluguel de cadeiras em nenhum lugar da ilha.
Se você vier na baixa temporada, seu barco deve chegar aqui, perto da escola à beira-mar. Mas haverá tuktuk’s esperando pra levar os passageiros a qualquer ponto da ilha.
+ Confira hotéis com desconto na Sunrise Beach
Essa praia é tão bonita, que não poderia faltar na nossa lista de melhores praias da Tailândia.
SUNSET BEACH
Com bem menos estrutura que as outras duas praias de Koh Lipe, a Sunset Beach, embora bonita e com águas clarinhas ótimas para snorkel, faz sucesso mesmo no pôr do sol. O nome já explica, né?
Fica um pouco mais afastada e é preciso pegar uma estradinha que pode ser escura na volta do fim de tarde. Mas nada demais, eu fui a pé todos os dias. Se preferir, tuktuk’s ficam na entrada da praia esperando pra levar os turistas de volta para a Walking Street ou os hotéis.
Há praticamente só duas opções de bares para o pôr do sol. Uma é uma barraquinha improvisada que coloca esteiras e almofadas na areia e outra, à esquerda da praia, é o bar do Bayview Sunset Resort, que já bem mais estruturado, com ótimo atendimento e happy hour.
Independente de qual praia for, não esqueça do repelente no fim do dia, pois os pernilongos fazem a festa. De todo jeito, eu não me hospedaria por aqui. Além de afastado, as opções de hotéis são poucas (confira).
KOH LIPE: MAPA DAS PRAIAS
E aí conhece a região? Tem mais dicas de o que fazer nas praias de Koh Lipe? Conta pra gente nos comentários!
* Outros blogs que me ajudaram durante as pesquisas antes de viajar pra Koh Lipe: Viaje Leve, Eduardo & Monica e Coordenadas do Mundo.
+ Como chegar à ilha: Dicas pra quem vem de toda a Tailândia e Malásia
+ Não vá pra Ásia sem Seguro Viagem: Ache o melhor preço
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Oi Rafael, li que é arriscado ir para a Tailândia no mês de Julho, porque pode ser uma viagem perdida pelas chuvas, porém li que Koh Lipe parece ter o tempo melhor nessa época. Você aconselharia ir para Bangkok e de lá para Koh Lipe e torcer pro tempo estar bom pra conseguirmos ir em Phi Phi?
Oi, Michelle, tudo bem?
Realmente o clima na Tailândia é complicado, já peguei bastante chuva por lá. Nessa época, o melhor seria ir pras praias do outro lado, no Golfo da Tailândia. Dá uma olhada nesse post que irá ajudá-la a definir o roteiro https://www.essemundoenosso.com.br/quando-ir-pra-tailandia-melhor-epoca/
Abraços e ótima viagem!
Oi Rafael, Muito obrigado pela resposta.
A intenção não é ficar só 1 dia em koh lipe, mas decidir a partir de lá quantos dias ficaríamos, mas realmente a forma que coloquei ficou um pouco confusa.
Alterei o roteiro com as datas mais ou menos definidas, será que você poderia dar uma conferida?
28/10 – Chegada em Bangkok pela manhã
29/10 – Bangkok
30/10 – ida para Railay
31/10 – Railay
01/11 – Railay pela manhã e no final do dia ida para Phi Phi
02/11 – Phi Phi
03/11 – Phi Phi
04/11 – Phi Phi
05/11 – Phi Phi
06/11 – Phi Phi
07/11 – ida p/ Koh Lipe
08/11 – Koh Lipe
09/11 – Koh Lipe
10/11 – Koh Lipe
11/11 – retorno para Bangkok
12/11 – Bangkok
13/11- Retornar para o Brasil à noite
Muito obrigado novamente
Oi Gustavo, tudo bem?
Acho que está ótimo assim. Percebi que quer ficar muitos dias em Phi Phi. Eu também gosto muito de lá e é bem agitado com passeios legais pela região. Se são esses lugares que você quer fazer na Tailândia, a distribuição de tempo está boa sim.
Abraços
Oi Rafael,
Gostei muito das suas dicas, parabéns pelo site.
Queria te pedir ajuda com o roteiro. Somos um grupo de 5 amigos, estaremos na Tailândia do dia 28/10 a 13/11.
28/10 – Chegada em Bangkok às 7:00 da manhã
29/10 – Bangkok
30/10 – ida para Railay
31/10 – no fim do dia ida para Phi Phi
01 a 05/11 – Phi Phi
06/11 – ida p/ Koh Lipe
07/11 – Koh Lipe
Nesse ponto decidiremos lá em Koh Lipe a continuação da viagem e a compra da passagem de avião para Bangkok.
Algumas opções que poderemos tomar a partir do dia 07/11:
8 a 11/11 – Ficar em Koh Lipe, voltar para Phi Phi ou Railay, ir para Chiang Mai ou Rai, e decidir quando retornar para Bangkok.
12/11 – Bangkok
13/11- Retornar para o Brasil às 19:30.
Além do roteiro, que gostaria de sua opinião, queria de perguntar:
Você acha que dá para encontrar pousadas em Koh Lipe lá sem reserva, uma vez que queremos reservar antes somente 2 dias?
Em Koh Lipe, dá comprar as passagens de avião para Bangkok com preços não absurdos mesmo sendo em cima da hora ?
Agradeço desde já.
Um abraço
Oi Gustavo, tudo bem?
Eu acho que seu roteiro está com poucos dias pra Railay e até mesmo Bangkok. Como Koh Lipe é uma das ilhas mais distantes, não sei se vale ir até lá apenas pra passar um dia só, não.
O que você pode fazer é o seguinte: ir de Bangkok pra Koh Lipe (nós contamos como chegar aqui no blog, mas demora, porque tem o voo + transfer de van + barco). De lá, seguir de barco pra Phi Phi e depois de barco novamente até Railay. Daqui você volta pra Bangkok via Krabi.
Muitas companhias já vendem esses voos com transfer + barco, como a AirAsia e a Nokair.
Sobre hospedagem, até dá pra chegar e escolher no dia, só que você corre o risco de pagar mais por isso, dependendo do hotel.
Abraços
Já estou me sentindo lá! Lindo post! Amei e registrei as dicas. Ainda bem que você falou do repelente. Eu sou um ímã para mosquitos kkkk.
Beijo grande,
Lily e Julio
Apaixonados por Viagens
Oi Lily, que bom, muito obrigado.
Se esquecer o repelente como eu, pede pra alguém emprestado porque na Sunset a coisa é feia kkkk.
Bjoss
Na verdade é a Sunset Beach que é mais vulnerável à maré…
Fui a Li Pe em Março/15, e parece que agora tem bem mais infraestrutura. O que é bom e ruim, rs. Mas faz parte. Só espero que já tenham opções de barcos rápidos para lá, porque foi dureza enfrentar 8h de barco sem nem
poder comprar água (ainda bem que sempre levo). Quem for à Sunrise beach, tem que cuidar pra não ir na maré cheia, praticamente não tem faixa de areia. Acho que vale muito mergulhar em Li Pe. Mas é importante lembrar que dificilmente uma operadora vai te aceitar como cliente se não tiver PADI.
Oi Lívia, tudo bem?
Pois é, realmente Koh Lipe está se desenvolvendo rapidamente, o que, como você mesma disse, é bom e ruim. Esse ar de paraíso isolado está bem ameaçado. Por outro lado, há mais estrutura de hotéis e restaurantes.
Eu fui de barco rápido, menos de 1h30 a partir do continente. Foi tranquilo, tinha ar condicionado e poltronas como de avião.
Abraços e obrigado pela visita