Jungfraujoch – O Topo da Europa: Uma experiência única na Suíça
Seja bem-vindo a Jungfraujoch, o Topo da Europa. Apesar do nome difícil, chegar a esse lugar inóspito na Suíça é fácil. É aqui, a mais de 3450 metros acima do nível do mar que fica a estação mais alta de trem do continente europeu, inaugurada em 1912 e conectada ao sistema de trens do país. O ponto acessado pelos turistas fica entre os importantes picos suíços de Jungfrau (4.158m) e Monch (4.107m).
Em Jungfraujoch a neve é garantida o ano todo, mesmo durante o verão. Só a viagem até lá já impressiona. A partir da estação Kleine Scheidegg, ponto de partida e de conexão com os trens que vêm de diversas regiões e até mesmo teleféricos das redondezas, já é possível admirar a neve e os glaciares.
O mais surpreendente é quando o trem começa a serpentear cortando as montanhas num túnel de mais de 9Km. O trajeto que leva pouco mais de 40min tem algumas curtas pausas em Eigerwand e Eismeer, onde janelas foram cravadas na montanha e, se o tempo ajudar, proporcionam vistas panorâmicas.
Quando fui a Jungfraujoch estava nevando muito, mesmo sendo o comecinho do outono. O passeio acabou sendo um pouco prejudicado, mas deu pra aproveitar bem. Afinal que brasileiro não gosta de ver e brincar na neve, né? Mas aqui mostro algumas das atrações do “Topo da Europa”, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
JUNGFRAUJOCH – O TOPO DA EUROPA
TERRAÇO SPHINX
A 3571m de altitude, esse mirante oferece visões panorâmica além do território suíço. Dá pra ver a França e quem sabe a Alemanha. Há uma área fechada e um terraço aberto.
GELEIRA ALETSCH
Com 22Km de extensão, esse é o maior rio de gelo dos Alpes.
PLATÔ DA GELEIRA
Em meio a neve e ao gelo eterno dos glaciares e com uma vista incrível das montanhas, esse local permite uma caminhada na neve.
SNOW FUN
Foi um dos lugares em que eu fiquei mais chateado por estarem fechados devido à nevasca. Nos meses mais quentes do ano, o Snow Fun oferece a possibilidade de andar de snowboard, ski, trenó e até tirolesa.
PALÁCIO DE GELO
A mais de 30m abaixo da geleira, diversos túneis formam corredores todos de gelo, com esculturas e até uma adega de whisky.
LOJA LINDT SWISS CHOCOLATEN HEAVEN
É pra se sentir mesmo nos céus neste loja Lindt, a mais alta do mundo, a mais de 3500m de altitude. É possível encontrar até versões exclusivas que levam o nome do Jungfraujoch e conhecer um pouco da fabricação do chocolate. O espaço foi inaugurado pelo tenista Roger Federer em 2014.
Existem ainda algumas outras atrações nesse complexo, como um tour que conta a história da construção da ferrovia, lojas de souvenir e restaurantes.
INGRESSOS
Você pode conferir os preços dos ingressos, pacotes que incluem os trens e atrações e horários de funcionamento no site Jungfraujoch Top of Europe.
#FICAADICA
Se for ficar pela região de Interlaken para visitar Jungfraujoch, vale fazer o VIP Pass Jungfrau, que dá acesso ilimitado aos trens, bondes e teleféricos de toda a região. Se você já tiver o Swiss Travel Pass (passe de trens nacional) tem direito a 50% de desconto nos trens da Jungfrau. Lembre-se sempre de perguntar.
+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter
* O jornalista viajou a convite do Switzerland Tourism e da Swiss International Air Lines. Todas as opiniões dadas aqui são independentes e isentas.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Oi Rafael, tudo bem?
Estou indo para Suica agora em Dezembro com meus pais e irmaos, mas temos apenas 3 dias na suica.
Estou um pouco perdida em relacao a roteiro devido ao pouco tempo que temos, o meu irmao queria poder esquiar um dia, ja que nunca esquiamos e gostariamos tambem de conhecer o Top OF Europe. O que voce sugere? Eu sei em que dezembro o snow fun esta fechado 🙁 voce sabe dizer se tem alguma outra forma de esquiar por perto?
Estou na duvida tambem se compramos o Swiss Pass ou se vale a pena apenas comprar o ingresso avulso.
Se puder me dar uma luz, agradeco muito!
Obrigada
Rafaela
Oi, Rafaela, tudo bem?
Realmente é complicado montar um roteiro. Acho que depende muito da cidade que você vai chegar. Como são apenas 3 dias, eu não viajaria muito, se não você acabará não conhecendo realmente nenhum destino. Dê uma olhada nas atrações ao redor da cidade onde você vai ficar.
Sobre outras dúvidas como se dá pra esquiar mesmo no verão, etc, sugiro que fale a com a Monique pelo insta https://www.instagram.com/mejogueinomundo/ já que ela mora na Suíça e pode ajudá-la.
Abraços e ótima viagem!
Demais. Doido pra conhecer!!!
Eu estive lá e, apesar de até ter gostado, acho sinceramente que não vale a pena. É caro demais para o que oferece. Só vale mesmo para quem viaja sem restrições orçamentárias, ainda mais nesses tempos de real desvalorizado. Na mesma viagem fiz um passeio semelhante ao Zugspitze, na Alemanha. Foi mais legal e infinitamente mais barato.
Oi Tiago, tudo bem?
Realmente com essa desvalorização do real o preço acaba saindo bem salgado se pago à parte. Mas pra quem tem o Swiss Travel Pass ou o passe da região de Jungfrau acaba ficando bem mais em conta.
Abraços, obrigado pelo comentário!