Como é voar Etihad, a companhia aérea de Abu Dhabi
Segunda principal companhia aérea dos Emirados Árabes Unidos, com base na capital Abu Dhabi, a Etihad orgulha-se do bom serviço prestado e dos prêmios que já recebeu. Apesar de se esforçar, ainda não é uma Emirates (veja como é voar por ela), empresa do emirado vizinho Dubai, mas é sem dúvida uma excelente escolha, ainda mais se comparada com as aéreas americanas ou europeias.
Em 2013 a Etihad incluiu São Paulo na lista de seus mais de 90 destinos, o que foi ótimo não só pra quem quer visitar os Emirados Árabes, mas também por ser mais uma alternativa para conexões em voos para Europa, Ásia, África e Oriente Médio.
COMO É VOAR ETIHAD
Mas afinal, como é voar Etihad? Embarcamos num longo voo de São Paulo até Bali, com duas conexões: uma em Abu Dhabi e outra na Malásia. Só não falaremos aqui do voo final, porque foi operado pela Malaysia Airlines.
Check-in
O check-in em Guarulhos foi tranquilo, apesar da fila. O voo estava lotado e o principal motivo eram justamente as conexões.
Gostei de saber que minha bagagem seguiria direto até Bali, incluindo o trecho pela empresa parceira. Na entrega das malas ainda me ofereceram um upgrade para a classe executiva, mas achei muito caro. Cobravam 1.200 dólares só para o primeiro voo até Abu Dhabi.
SP – ABU DHABI
O avião
O primeiro trajeto foi feito num Airbus A340. As configurações dos assentos eram 2 – 4 – 2. Bem mais confortável porque nas fileiras laterais não havia o assento do meio.
O avião parecia novo, super limpo e com decoração de muito bom gosto, já esperado nas empresas renomadas do Oriente Médio e Ásia. Além da classe econômica, havia também executiva e primeira classe.
O voo
Houve um pequeno atraso de 20 minutos na decolagem porque tinham esquecido um container com as bagagens. Ao menos o piloto foi explicando o que estava acontecendo. Mesmo assim, chegamos no horário previsto.
O voo parte de São Paulo à noite e leva intermináveis 15 horas para pousar em Abu Dhabi, já na noite do dia seguinte. Para quem não está acostumado, não é fácil encarar tantas horas no ar. Antes da decolagem, algo curioso: uma oração muçulmana é exibida nas TVs (assista).
Entretenimento a bordo
O que salva o sofrimento das 15 horas de voo é o entretenimento. Chamada de EBox, a plataforma de áudio e vídeo da Etihad é bem boa, com muitas opções de filmes, músicas e séries, inclusive com áudio em português, controlados por meio de uma tela touch screen ou controle remoto.
Os fones de ouvido, já deixados sobre as poltronas, são excelentes e precisam ser devolvidos ao final do voo. Há ainda uma revista de bordo e jornais do país de onde partiu o voo. Nesse caso, Folha de S. Paulo e Estadão.
Achei bem legal quase todo o voo ter sinal de internet a bordo. É preciso pagar, mas não é tão caro. Duas horas saem por 11 dólares e o voo todo custa 22 dólares. Todos os assentos contavam com tomadas 110V e entradas USB.
Serviço de Bordo
Logo no embarque, já estavam sobre os assentos, além do fone de ouvido, um travesseiro, cobertor e uma necessaire com máscara, protetor auricular, meia e escova de dente.
Pouco depois foram distribuídos menus com o que seria oferecido naquele voo. Curiosamente eram dois jantares. Um levando em conta o horário brasileiro e o outro o de Abu Dhabi. Os talheres eram de metal, as refeições bem servidas e as opções eram variadas.
Durante todo o voo os comissários passavam oferecendo salgadinhos, sanduíches e uma deliciosa pipoca caramelizada. Todos esses itens também estavam disponíveis o tempo todo na parte traseira do avião. Havia sucos, refrigerantes, vinhos, bebidas de dose e cervejas.
Dentre os funcionários, havia uma brasileira que auxiliava com os anúncios em português e na orientação dos passageiros. A tripulação falava diversos outros idiomas, que foram anunciados após a decolagem.
ABU DHABI – KUALA LUMPUR
O segundo voo foi praticamente igual ao primeiro. Dessa vez o avião era um Airbus A330, mas com as mesmas configurações do anterior, com fileiras 2 – 4 – 2.
O sistema EBox era um pouco melhor. Dessa vez o controle ficava na poltrona do assento da frente e havia canais de notícias e esportes ao vivo, como CNN e BBC.
Como o voo para Kuala Lumpur tinha sete horas de duração e partiu às 2h30 da manhã, no menu dizia que seriam servidos snacks após a decolagem e um café da manhã antes do pouso.
O lanche incluía um sanduíche, caixinha de suco, cookie e água. Já o café da manhã tinha a opção de frango com arroz ou omelete com linguiça, ambos acompanhados de pão, queijo, manteiga, geleia, salada de frutas e bolo de chocolate.
CONCLUSÃO
Sem dúvida foi uma excelente escolha voar Etihad. Além de ser a empresa na qual encontrei o menor preço, tem um serviço diferenciado. Voltaria muitas outras vezes.
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boa noite!
Por acaso você teve dificuldades para comprar o bilhete por essa cia aérea. Não consigo nem mesmo simular uma compra. Se souber de algo me ab=visa, por favor.
Oi Taisa, que estranho, não tive nenhum problema não. Dá uma ligada na central.
Abraços
faça sempre saindo de guarulhos… diferença de preço é absurda e compre o trecho a parte.
Oi, Rafael, tudo bom? Quanto mais ou menos você pagou neste bilhete até Bali? Tenho muita vontade de conhecer Bali, mas os preços de bilhetes parecem assustadores. Grato. Rodrigo
Oi Rodrigo, tudo bem?
Você consegue algumas promoções, só ficar de olho. Paguei cerca de R$2500 com taxas.
Abraços