Receita de ceviche peruano, prato ícone do país
Ceviche, cebiche, cerviche ou seviche… são várias as formas de se escrever o nome desse simples e delicioso prato ícone do Peru, que também se popularizou por diversas outras das Américas do Sul e Central, como Equador e Panamá. Embora sua origem seja disputada com unhas e dentes por esses países, acredita-se que ele tenha surgido na costa norte peruana. Por isso a nossa preferida é a receita do ceviche peruano, como ensinaremos aqui.
O peixe cru marinado apenas no suco de limão (ou outro cítrico) ganhou até um dia em sua homenagem no Peru. Todo dia 28 de junho, no país, é comemorado o Dia do Ceviche. Para se ter uma ideia, Lima tem mais de duas mil cevicherías. Se você não pode ir até lá para provar ou ficou com aquele gostinho de quero mais depois de voltar para casa, nosso novo post da série Receitas de Viagem ensina uma fácil e autêntica Receita de Ceviche Peruano.
RECEITA DE CEVICHE PERUANO
INGREDIENTES
– 1Kg de filé de peixe branco fresco (linguado, corvina, robalo, saint peter ou tilápia) sem pele e sem espinhas
– Suco de 15 limões
– 2 cebolas roxas grandes cortadas em meia-lua muito finas (estilo Julienne ou Juliana); pode-se também usá-la em pequenos pedacinhos, que fica mais suave.
– 1 pimenta-dedo-de-moça picadinha sem semente
– 2 dentes de alho ralados
– 1 xícara de chá de coentro
– azeite a gosto
– sal a gosto
– 2 a 3 batatas doce (opcional)
– milho verde (opcional)
MODO DE PREPARO
1 – Retire a pele e a espinha do peixe e lave em água corrente. Seque com papel toalha e corte em cubos de aproximadamente 1,5cm.
2 – Tempere o peixe com sal e o alho ralado.
3 – Coloque o peixe em uma tigela e jogue o suco de limão. Misture bem.
4 – Misture o coentro, a cebola e a pimenta-dedo-de-moça.
5 – Deixe descansar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Mexa às vezes. Quanto mais você deixar o peixe marinando, mais suave ficará o sabor do limão e mais macio o peixe. Eu costumo deixar até cerca de duas horas e fica ótimo.
PARA SERVIR
Os peruanos usam como acompanhado o milho verde e batata doce cozidos no açúcar, além de alface para decorar. Os lugares mais sofisticados apresentam o prato em taças estilo dry martini. Abaixo, alguns que fiz em casa, variando o corte da cebola:
+ Review de um restaurante peruano em São Paulo
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Em que momento joga o azeite?
Oi, Bruna, tudo bem?
Eu coloco no momento em que levo à geladeira. Mas se preferir pode ser na hora de servir.
Abraços
Ótima receita! Adoro seu blog
Oi Carol,
muito obrigado pela visita! Fiquei muito feliz com seu comentário!
Abraços e volte pra contar se fez a receita 🙂
Esse meu amigo é phyno!!! 🙂
rs
Hahahha Dani, só você!
Bjos, Rafa