5 sítios arqueológicos em Cusco sem quase precisar sair da cidade
Não é só Machu Picchu que reserva belezas e histórias pra quem visita a região do Vale Sagrado, no Peru. Claro que ele está no topo da lista dos mais imperdíveis. Mas existem muitos outros sítios arqueológicos em Cusco que são muito interessantes e servem como uma introdução para se conhecer um pouco da importância do Império Inca.
No próprio centro da cidade é possível encontrar monumentos construídos bem antes da chegada dos espanhóis. Nos arredores de Cusco existem outros sítios importantes, como vamos mostrar aqui e explicar como você pode visitá-los por conta própria ou com ajuda de um agência, mas ambos sem precisar viajar pra muito longe.
5 SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS EM CUSCO
1. QORIKANCHA
Segundo a história, esse era o centro religioso, geográfico e político de Cusco. Também chamado de Koricancha, o Templo do Sol é um dos mais lindos monumentos arquitetônicos de todo o império, construído com enormes pedras montadas com perfeição. Sobre o sítio foi erguido, em 1534, o Convento de Santo Domingo, o que garante duas atrações em uma só visita. Fica bem perto da Plaza de Armas.
Endereço: Plazoleta Santo Domingo – Cusco
Horários: Seg a sáb, das 8h30 às 17h30; Dom das 14h às 17h
Ingressos: 10 soles ou incluso no Boleto Turístico
Obs: Há guias no local (pago à parte)
2. SACSAYHUAMÁN
Essa incrível fortaleza Inca fica a 2Km de caminhada de Cusco (subida com ar rarefeito) ou a cerca de 10 minutos de carro, a mais de 3.700m acima do nível do mar. Apesar ter sido considerada como centro religioso, historiadores dizem que ela teria características militares.
A fortaleza construída entre os séculos XIV e XV está sobre três plataformas que se sobrepõem. Foram usados grandes blocos de granito de até 9m de altura, os de maior tamanho já encontrados nos sítios arqueológicos incas.
É possível caminhar por eles e subir as escadas de pedra para se ter uma vista mais geral do complexo e seu lindo gramado. Do lado oposto, há um mirante com uma vista espetacular da cidade. Com a ajuda de um guia, você poderá conhecer os detalhes da construção e ouvir muitas lendas. Se quiser esticar a visita, aproveite para ir caminhando até o Cristo Redentor de Cusco, que fica bem perto.
Horários: Seg a dom, das 7h às 18h
Entrada: Livre com Boleto Turístico
3. Q’ENQO
A cerca de 2Km de Sacsayhuamán e a cerca de 15 min de carro do centro de Cusco, Qenqo (ou Kenko) foi um provável local de adoração. Um anfiteatro de forma semi circular e uma enorme pedra de quase seis metros, que se assemelha à figura de um puma, são algumas das principais atrações. Por trás dela, é possível caminhar entre “labirintos” e cavernas que seriam os locais de oferendas (de lhamas, por exemplo).
Horários: Seg a dom, das 7h às 18h
Entrada: Livre com Boleto Turístico
4. PUKA PUKARA
Seguindo a estrada, a cerca de 7Km de Cusco, chega-se ao complexo de Puka Pukara. Não se sabe ao certo a função dessa fortaleza, mas teria servido como estábulo ou local de descanso e alojamento. Contam que ela era lugar de hospedagem para parte das comitivas que seguiam para Tambomachay (o sítio que citaremos abaixo). A vista do vale é linda.
Horários: Seg a dom, das 7h às 18h
Entrada: Livre com Boleto Turístico
5. TAMBOMACHAY
A cerca de 500m de Puka Pukara, já a quase 3.800m acima do nível do mar, esse local teria tido uma importante função religiosa ligada à terra e à água. É possível ver algumas rochas esculpidas e aquedutos de água.
Horários: Seg a dom, das 7h às 18h
Entrada: Entrada livre com Boleto Turístico
INGRESSOS
Como você deve ter percebido, com exceção de Qorikancha, a entrada nos demais sítios arqueológicos em Cusco está associada ao Boleto Turístico. São dois modelos desse ticket, um completo (que dá acesso aos sítios, igrejas e museus da cidade) e outro parcial (com acesso apenas a um dos circuitos, como sítios arqueológicos, museus ou atrações do Vale Sagrado). Você pode saber mais no site oficial ou então no post do Andarilhos no Mundo que explica como o boleto funciona.
COMO VISITAR
Você pode optar por ir por conta própria a Qorikancha e a Sacsayhuaman, que são lugares com acesso inclusive a pé. Já para fazer o circuito todo, precisaria de um táxi. Nós levamos cerca de 3h a 4h com uma guia. Como um táxi pode ficar caro nesse período todo, vale investir em um city tour, que é relativamente barato. Normalmente você precisa comprar o Boleto Turístico por conta própria e paga a parte o transporte e o guia.
Onde contratar? Existem tantas agências em Cusco, que num rápido passeio pelas ruas do centro histórico você vai poder cotar o melhor preço. Se for para indicar uma, usamos alguns serviços da PTA Operadora de Turismo. Pergunte também ao seu hotel.
+ 10 motivos para você viajar pra Machu Picchu
+ Todas as dicas reunidas pra você curtir o melhor de Cusco
* Os jornalistas fizeram o tour a convite da PromPeru, mas todas as opiniões dadas aqui são isentas e independentes.
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Adorei as dicas, show!
Visitamos em janeiro e foi muito interessante conhecer todos os sítios acima. Fizemos pela PTA também e os guias foram ótimos.
Dá para comprar um ingresso geral que está uns 110 sóis e ele vale para todos os sítios, alguns museus e shows folclóricos. Só não pode perder e é personalizado.
Oi Marília, tudo bem? É super legal, né? Muito obrigado. O Boleto Turístico completo agora está 130 soles.
Abraços