Que produtos podem ou não entrar no Brasil na volta de uma viagem?
A lista de itens proibidos de entrar no Brasil vindos do exterior por muito tempo causou arrepios nos viajantes. Além o famoso dulce de leche dos nossos vizinhos argentinos e uruguaios estavam na lista de produtos proibidos.
Mas em 2016, o Ministério da Agricultura liberou a entrada de produtos de origem animal, como salames, queijos e doces. E foi aí que atualizamos esse post. O governo garante que a mudança na norma não traz prejuízo ou risco para a agricultura nacional. De toda forma, há algumas regrinhas que você deve seguir para não ter suas compras barradas na alfândega. É o que mostramos abaixo:
+ 10 coisas que só quem tem ou já teve medo de avião vai entender
O QUE PODE OU NÃO ENTRAR NO BRASIL?
É difícil viajar para o exterior e não trazer lembrancinhas dos lugares que já visitou, né? E alguns produtos por muito tempo foram proibidos de entrar no Brasil. Mas agora, a regra é a seguinte:
ITENS AUTORIZADOS
- Produtos cárneos industrializados destinados ao consumo humano (esterilizados comercialmente, cozidos, extratos ou concentrados de carne etc.);
- Produtos derivados do ovo (ovo em pó, ovo líquido pasteurizado, clara desidratada etc.);
- Pescados (salgado inteiro ou eviscerado dessecado, defumado eviscerado, esterilizado comercialmente);
- Produtos lácteos industrializados (doce de leite, leite em pó, manteiga, creme de leite, queijo com maturação longa, requeijão etc.);
- Produtos de origem animal para ornamentação.
- Produtos de confeitaria que contenham ovos, lácteos ou carne na sua composição;
MAS EXISTEM ALGUMAS REGRINHAS
Para você entrar no Brasil com esses produtos, eles precisam estar na embalagem original de fábrica, com rótulo que permita ao fiscal ver sua identificação.
Alimentos a granel, in natura e de fabricação caseira seguem proibidos, e precisam de autorização prévia específica para entrar no Brasil. E vale lembrar que também há alguns limites de quantidade por passageiro que varia de protudo para produto.
+ Quais os países onde brasileiro não precisa de visto
+ 9 destinos internacionais que você pode visitar só com RG
* Fonte: Ministério da Agricultura
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Hola Rafael un gusto saludarte, sabes si la harina pan venezolana, tiene alguna restricción? voy de viaje a visitar a mi hermana que tiene un montón de años sin comer arepas y quiero llevarle una sorpresa. saludos.
Oi, Ricardo, tudo bem?
Se for em embalagem industrial, com informações do produto, não acho que tenha problemas.
Abraços
saben si puedo llevar en avion a brasil, chorizo seco y lupulos?
alguem pode me informar se o mel e proibido?. possui rotulos e descrição na embalagem.
Oi Pamela, tudo bem?
Pelo que deu a entender, pelas novas regras de 2016, você pode trazer mel, desde que industrializado e em rótulo original, com descrição, etc. Dá uma olhadinha em https://oglobo.globo.com/boa-viagem/regras-da-receita-federal-para-alfandega-19465371
Abraços
Olá! Está na hora de vocês atualizarem este post, pois alguns alimentos já foram liberados para entrar no Brasil.
Oi Márcia, muito obrigado.
Acabamos de atualizar.
Abraços