O que fazer em Manila: Um dia na capital das Filipinas
Tão desconhecida de muitos, Manila, a capital das Filipinas, é uma metrópole de 12 milhões de habitantes localizada no Sudeste Asiático. Nunca havia pensado em visitar a cidade, mas a chance surgiu quando viajei para o paraíso de Boracay, uma pequena ilha com mar azul de tirar o fôlego.
Foi então que veio a dúvida: O que fazer em Manila? Apesar de ser uma gigante cidade, caótica e com um trânsito de deixar São Paulo no chinelo, a capital filipina despertou em mim vários sentimentos: surpresa, indignação, estresse… é o que compartilho neste post.
MANILA
Essa é uma cidade de contrastes. E olha que nós brasileiros já estamos meio acostumados com eles. Manila é uma metrópole que não para, enorme, onde se locomover é uma das tarefas mais difíceis. Já tinha lido muito sobre como era complicado viajar pelas Filipinas, mas foi aqui que realmente senti isso na pele. Foi aqui que a burocracia filipina se mostrou pior que a do Brasil, foi aqui que mais briguei com taxistas num único dia, foi aqui que encarei a hora do rush no metrô que me faz agora pensar toda vez antes de reclamar dos trens de São Paulo. Mas também foi a mesma Manila que me batia que me acarinhava. Em alguns momentos pareciam surgir oásis, lugares que me fizeram pensar que valeu a pena parar por um dia num local tão distante e tão desconhecido.
Uma curiosidade que é muito vista pelas ruas é o “jeepney”, um transporte público adaptado dos jeeps herdados do exército americano após a Segunda Guerra. Confortáveis não são, mas são um graça, né?
O QUE FAZER EM MANILA
MAKATI
Escolhi como base o distrito de Makati, na Grande Manila, que é a região mais moderna e com melhor estrutura hoteleira. É o coração financeiro da cidade, com arranha-céus modernos, ruas arborizadas, praças, parques, shoppings e restaurantes. Sem dúvida é um local muito agradável, que pode ser facilmente percorrido a pé e que faz você esquecer rapidamente do caos de outras áreas.
GREENBELT
Ainda em Makati, o Greenbelt é um gigantesco complexo com cinco shoppings também conhecido como Ayala Center. Dois desses centros de lazer são a céu aberto, com um ambiente bem agradável, rodeado de bares e restaurantes.
Os Greenbelt’s 3, 4 e 5 são os mais badalados, com lojas de grifes internacionais e restaurantes de alta gastronomia. Também são as melhores pedidas para o happy hour ou para curtir a noite. Interessante que todos esses shoppings, que ocupam quadras e quadras do bairro, são interligados com passarelas ou passagens subterrâneas, o que facilita o trajeto a pé. O único porém fica na revista feita pelos seguranças a cada hora que você entra ou sai de um centro de compra para o outro.
É um local muito agradável, embora eu não seja fã de shoppings. A estrutura é muito boa e o fato de alguns deles serem abertos tornou esses lugares muito bons para passear, comer e aproveitar a noite.
AYALA TRIANGLE GARDENS
No coração do distrito financeiro de Makati, o Ayala Triangle Gardens é um parque com centenas de árvores cercado por arranha-céus. Ao redor do gramado ficam diversos restaurantes com ótimas opções para todos os gostos.
INTRAMUROS
Herança da colonização espanhola, Intramuros é uma cidade amuralhada que – muito de longe – lembra Cartagena, na Colômbia. A diferença é que aqui a conservação não é das melhores. Dentro dos muros estão casarões, igrejas e fortes que serviram ao governo espanhol. Há também passeios de charretes e triciclos, além de guias que oferecem o serviço no local. Mas munido de um mapa é fácil percorrer as ruas, embora você se sinta em alguns momentos intimidado pelos moradores dos cortiços.
Como chegar a Intramuros: Entrei em um táxi em Makati e pedir para ir até a cidade amuralhada. Ao ouvir o destino, o motorista alegou que havia muito trânsito no horário, que levaríamos mais de duas horas para chegar e negou a corrida. Tentei novamente e o segundo taxista fez o mesmo. A terceira tentativa também foi frustrante quando o motorista disse não conhecer o local. Indignado, descobri por conta própria, embora a recepcionista do meu hotel dissesse que não havia como ir de transporte público, que era possível ir de metrô, aqui chamado de MRT e LRT, dependendo do tipo da linha. Peguei a Linha 3 do MRT na estação Ayala, anexa ao shopping SM Makati. Segui até a estação EDSA Pasay onde fiz a baldeação para a Linha 1 do LRT até a Central Station. Dali, a caminhada é de menos de 10 minutos até Intramuros, tendo que cruzar grandes e difíceis avenidas. Evite o horário de pico do metrô ou, assim como eu, voltar quando o dia já está escurecendo.
De toda forma, foi um dia agradável em Manila, apesar dos perrengues com a locomoção. Makati sem dúvida é um oásis e vale muito ser explorada, assim como é a melhor área para se hospedar. Os shoppings da região também têm preços convidativos, principalmente as grandes lojas de departamento.
+ Consulte hotéis em Makati e faça sua reserva
+ Veja mais dicas para planejar sua viagem às Filipinas
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Muito boa a matéria sobre Manila. Obgdo!
Olá Rafael , não sei se ainda está nas philipinas, irei passar 1 mês por na região de makati e mandaluyoung . Vc sabe me dizer só pontos turísticos que realmente tenho que conhecer e se é possível encontrar comunidade brasileira ? Encontrar brasileiros amigáveis ? Pois estou em uma amiga mas ela é modelo e já mora a 2 anos aqui , mais não tem tempo de sair comigo por conta do trabalho ! Poderia me ajudar kk ? Obrigado
Oi, Otávio, tudo bem?
Infelizmente fui há alguns anos e não conheço nenhuma comunidade brasileira. Mas o bairro de Makati é bem interessante pra você quando estiver sozinho, já que tem alguns bares e público jovem.
Abraços e ótima viagem!
olá, gostaria de saber se tem praias bonitas e ou ilhas perto de Manila.
Oi Paula, tudo bem?
Eu não conheço pessoalmente nem por relatos praias legais perto de Manila não. No caso, o que é mais comum é dali você voar para Boracay ou Cebu, por exemplo, que aí sim são lindas.
Abraços
Olá Rafael.
Sou de Salvador.
Pretendo viajar em abril.
Manila é uma cidade cara? o centro da cidade é interessante?
Oi Martin, tudo bem?
Não é uma cidade muito cara, não. Mas não é das mais baratas nas Filipinas. Eu não acho Manila interessante. Vale conhecer mesmo apenas se estiver de passagem. É uma enorme metrópole e com centro histórico bem maltratado.
Abraços e boa viagem
Boa tarde,
Ficarei num apartamento mesmo em frente ao aeroporto de Manila… É seguro andar de transportes públicos em Manila, mesmo à noite?
Obrigada.
Oi Cristiana,
tudo bem? Achei tranquilo o transporte público, mas insuportavelmente lotado nos horários de pico. Abraços e boa viagem!
Como é o povo filipino? Eles são simpáticos e atenciosos como nos brasileiros? Me parecem bastante abertos amigáveis e liberais estou certo?
Oi, Jorge, são sim, muito simpáticos. Claro que você encontrará alguns interesseiros de olho em tirar vantagem do dinheiro dos turistas. Mas conheci pessoas muito legais, ainda mais que estava sozinho.
Abraços
Boa tarde!Estou indo passar um dia em Manila e queria conhecer o Intramuros. Quanto tempo ao todo vocês levaram para chegar utilizando o MRT e o LRT?
Oi Henrique, tudo bem? Levei cerca de uma hora até lá.
Abraços e obrigado pela visita!