O que fazer em Olinda: História, cultura e gastronomia
Se você gosta de cidades histórias, vai se apaixonar por Olinda. A menos de 10Km de Recife, é um dos patrimônios mais bem conservados do Brasil, um prato cheio para quem busca história, cultura e gastronomia.
Fundada em 1535 e com cerca de 400 mil habitantes, Olinda tem em seu centro histórico um casario da época colonial, além de igrejas, ateliês e muitos restaurantes.
O QUE FAZER EM OLINDA
A principal atividade para quem visita a cidade não exige guia nem muito conhecimento da área, já que a melhor experiência é perder-se pelas ladeiras admirando suas casas coloridas e ruas de pedra. O bacana é que você pode fazer tudo a pé, sem estresse.
A herança portuguesa e o domínio holandês por mais de duas décadas deixaram suas marcas naquela que foi a primeira capital de Pernambuco, hoje Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Assim como outras cidades histórias, como Tiradentes e Ouro Preto, as igrejas são uma das grandes atrações de Olinda. As mais bonitas e que valem a visita são a do Carmo (Praça do Carmo), Mosteiro de São Bento (Rua de São Bento s/n) e a Igreja da Sé (do Salvador, que fica no Alto da Sé) .
O Alto da Sé é um dos lugares que eu mais gostei. A grande área plana numa das partes mais altas da cidade proporciona uma vista linda.
Além de uma feirinha com comidinhas típicas, lojas e bons restaurantes, a atração mais legal ali é visitar o Elevador Panorâmico e Mirante da Caixa d’Água. A entrada é cobrada (R$6 em 2015) e o que se vê lá de cima é pra contemplar por muito tempo: uma visão privilegiada do sítio arqueológico e do mar colorido de Pernambuco.
Aproveite para fazer uma pausa na caminhada para almoçar em um bom restaurante. São muitas as opções e já fizemos uma lista com alguns que indicamos na cidade.
Na hora das compras das lembrancinhas ou artesanato local, vale visitar o Mercado de Artesanato do Alto da Sé e um mercado escondidinho que é ótimo para souvernirs, o Mercado da Ribeira (Rua São Bento), local usado para venda de escravos antigamente e que tem um simpático pátio rodeado por lojinhas.
Já no Largo do Varadouro fica o lindo Mercado Eufrásio Barbosa, do século XVII, onde funciona um teatro e centro folclórico. É um bom local para conhecer os famosos bonecos de Olinda se sua visita acontecer fora da época do Carnaval.
Uma sugestão caso você queira fugir da muvuca da folia, mas mesmo assim sentir o clima do frevo nas ladeiras de Olinda, é visitar a cidade algumas semanas antes do Carnaval. Fomos duas semanas antes da data e todos os fins de tarde e durante as noites as ruas eram tomadas por bloquinhos ao som do ritmo pernambucano, incluindo a participação dos “bonecões”.
Durante o ano todo, na agremiação Pitombeira dos Quatro Cantos (Rua 27 de Janeiro), que mais tem cara de barzinho, dá pra se divertir com o frevo.
Os museus mais famosos da cidade são o Museu de Arte Sacra, o Museu do Mamulengo e o Regional de Olinda.
Agora se você vai a Olinda esperando curtir a praia, infelizmente a orla da cidade não é muito propícia ao banho de mar. As principais são as urbanas Carmo, Bairro Novo e Rio Doce. Mais afastadas, e com melhor balneabilidade, estão Casa Caiada e Maria Farinha.
QUANDO IR
O tempo mais seco vai de setembro a março. Já durante o inverno, principalmente em junho e julho, é a época que mais chove. Os dias de Carnaval são os mais concorridos e também os mais caros.
COMO CHEGAR
Olinda está a apenas 6Km de Recife e a 12Km do aeroporto da cidade vizinha. O acesso de outras capitais do Nordeste se dá pela BR101, seguindo depois pela Av. Agamenon Magalhães, entre Recife e Olinda.
ONDE FICAR
Sem dúvida o melhor lugar para se hospedar é num dos vários hotéis ou pousadas do Centro Histórico. Se preferir, é fácil fazer um bate-volta a partir de Recife (confira dica de hospedagem em Olinda).
Veja também
+ Dicas de restaurantes na cidade
+ Praia de Boa Viagem em Recife
+ Dica de hotel na capital pernambucana
+ Roteiro a pé pelo Centro de Recife
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Adorei as dicas, o roteiro… anotei tudo e espero conseguir fazer!
Lindas fotos!
Beijos,
Lily
Maria farinha não ficA em Olinda é sim na cidade do Paulista, um pouco distante, visitem o pontal de Maria farinha não muito propício para banho mas muito bonito!
Carnaval em Olinda, dizem que é um dos melhores. Muitas ladeiras e animação. É uma festa popular com grande participação popular. Belo artigo.
Com certeza, Fer. É um lugar lindo! Bóra comprar a passagem rs
bjos
Tenho certeza que vou AMAR Olinda!!! Agora só falta comprar a passagem hahahaha!