Valle Nevado: Todas as dicas para esquiar no Chile
Com a chegada do inverno já está mais do que na hora de começar a planejar as viagens ideais para esta época do ano. Como no Brasil quase não há neve, o jeito é ir para os nossos países vizinhos e se arriscar nas pistas de patinação, como é o caso do Valle Nevado, no Chile.
Valle Nevado
Bem próximo de Santiago, o Valle Nevado é perfeito para os brasileiros, já que a maior parte de seus frequentadores fala português. Por isso, não é preciso ficar preocupado com o idioma. Além de, na alta temporada, eles terem pessoas falando português, os funcionários estão tão acostumados que entendem bem nossa língua.
Como chegar
Estive no Valle Nevado no último dia da temporada de inverno e saí de lá com vontade de voltar. Não é um passeio barato, mas é uma experiência incrível. Peguei o transfer em uma das lojas que fazem o trajeto. Aliás, a estrada para lá já é um verdadeiro espetáculo da natureza. Achei esta a melhor opção, já que o caminho (são 60km de Santiago e cerca de 1h30 de viagem) pode estar cheio de neve, além das várias curvas. Eu escolhi a Ski Total, que me pegou no hotel e me levou até uma loja deles. Lá você paga o transporte e pode alugar equipamentos (também há esta opção no próprio Valle Nevado).
Em 2013, ida e volta pela Ski Total saíam por 14 mil pesos (24 dólares). A saída foi por volta das 8h e o retorno às 17h. Aliás, na volta, eu pedi para o motorista me deixar em frente ao Parque Arauco, um dos melhores shoppings de Santiago, e já economizei no táxi do hotel até lá.
Quanto custa?
Os preços variam entre temporada alta (até 31 de Agosto, 13 a 21 de setembro. Finais de semana e feriados) e baixa Temporada (segunda a sexta, exceto alta temporada).
Por exemplo, para um adulto os valores dos ingressos para um dia são:
Temporada baixa: 38 mil pesos (69 dólares)
Temporada alta: 43 mil pesos (78 dólares)
Este valor não inclui roupas e equipamentos, que devem ser alugados na hora, caso você não tenha os seus.
Para quem quer ter aulas de principiante, há possibilidade de adquirir um pacote, por exemplo, com o ticket + equipamento + aula de 2h por 79 mil pesos (143 dólares).
O aluguel dos equipamentos depende da sua experiência. Para quem está começando a esquiar, o ideal é alugar o que eles chamam de “Normal” e custou 28 mil pesos (49 dólares) na alta temporada de 2013 para adultos.
Vale lembrar que sempre terá algum funcionário para ajudar na escolha ideal da roupa. É possível alugar, por exemplo, jaqueta, calça e luvas por 23 mil pesos (40 dólares) – valor da temporada passada.
Como eu nunca havia esquiado e não tinha roupas específicas, aluguei os equipamentos e fiz uma aula. A experiência não poderia ter sido melhor. Além da mega estrutura que o local oferece, os funcionários eram muito simpáticos e atenciosos. Tiveram paciência para escolher tudo que era perfeito para meu tamanho e peso. Já a professora, não preciso nem falar. Ela era ótima. Extremamente simpática e experiente, ela esquiava superbem e ajudava um por um com suas dificuldades. No fim, como eu estava sozinho, ela desceu comigo esquiando só para tirar fotos minhas. Foi um dia inesquecível!
O que comer
No Valle Nevado há diversas opções de restaurantes, que vão desde de massas e pratos elaborados até hamburgueres e outros sanduiches. Os preços não são tão absurdos. No bar/lanchonete, uma água de 600 ml e uma lata de refrigerante custavam 2300 pesos (4 dólares). Uma salada Ceasar com camarões, um ceviche ou um X-Salada tradicional com batata frita saíam cada um por 8900 pesos (16 dólares).
Hospedagem
Para quem quer uma experiência maior, o Valle Nevado possui diversos hotéis com vários tipos de hospedagem e preços, que vão de casas e hotéis 5 estrelas a hostels. São 300 habitações com capacidade para até 1000 hóspedes.
Números
Durante a alta temporada, 800 pessoas trabalham no Valle Nevado. São mais de 600 equipamentos disponíveis e 100 professores.
O que chama atenção, além das paisagens lindas, é a estrutura que o Valle Nevado oferece. Tudo muito bem preparado para receber os turistas. É a chance dos brasileiros colocarem o pé na neve sem ter que ir para tão longe.
Vale lembrar que a temporada 2014 está aberta desde 13 de junho e, inicialmente, vai até o final de setembro .
+ Veja mais dicas para sua viagem a Santiago
* O jornalista viajou a convite do Valle Nevado e da agência de comunicação B4T
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Olá…gostaria de saber se é possível com um dia só de aula, esquiar o minimo possivel após a aula…digo isso porque não pretendo ficar hospedado no Valle e sim passar um dia lá e dai pensei nesse dia em esquiar.