Orla de Maceió, bar de praia Lopana e a feira artesanato da Pajuçara
Maceió é um daqueles lugares que eu fiquei revoltado logo no primeiro dia. Calma, o motivo da minha raiva era o fato de eu ter demorado tanto para conhecer a capital de Alagoas. Já tinha ouvido falar que o litoral do Estado era o mais bonito do Brasil, mas não fazia ideia que era digno de muitos países do Caribe.
Não bastasse o mar verde esmeralda e azul turquesa, a cidade ainda tem uma boa estrutura, uma das orlas urbanizadas mais bonitas que já vi e atrações para todos os gostos e bolsos.
MACEIÓ
ORLA E PRAIAS
Pesa contra Maceió os preços das passagens. Para quem vai do Sudeste pra lá, é um dos trechos mais caros do país. Mas vale cada centavo. A principal porta de entrada é o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, a 25Km da orla, um dos mais modernos do Brasil.
As praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são as principais da área urbana e são interligadas por um grande calçadão. A primeira é a mais turística delas, local com maior concentração de hotéis e restaurantes. Quem quer fugir da muvuca, principalmente na alta temporada, não fará má escolha se decidir ficar nas outras duas. A orla é compacta e pode ser facilmente percorrida de bicicleta, carro ou até mesmo a pé.
Com águas mornas e transparentes, as praias de Maceió são um convite pra ver a vida passar sem pressa. Vale a pena ficar um ou mais dias ali mesmo que você vá curtir as praias mais desertas do litoral norte ou sul do Estado.
Pela manhã, quando a maré está baixa, o mar fica ainda mais colorido. Impossível não repetir várias vezes: “Olha a cor desta água”. Jangadas saem da praia de Pajuçara com destino às piscinas naturais a dois quilômetros mar adentro (R$25 por pessoa).
LOPANA
Um dos bares de praia mais famosos do Brasil fica em Maceió. Inaugurado em 2004, o Lopana, na Ponta Verde, é destino do público mais descolado da cidade. Tem capacidade para 300 pessoas e estrutura com 65 mesas (oito em uma área com ar condicionado), 50 ombrelones, cadeiras de praia, além de um catamarã com capacidade para 58 passageiros.
O cardápio é bem elaborado e foge do básico das tradicionais barracas de praia, com frutos do mar, carnes, saladas, entre outros. Provamos a famosa casquinha de siri gratinada com queijo parmesão e a mandioca frita.
A programação musical é vasta, de terça a domingo (segunda não abre), com bandas ao vivo à noite e DJ’s ao longo do dia. Há cobrança de couvert artístico.
O Lopana fica na Av. Silvio Carlos Viana, 27 – Ponta Verde. O telefone de contato é (82) 3231-7484 e o site lopana.com.br.
ARTESANATO
Com mais de 200 lojas, o Pavilhão do Artesanato, na praia de Pajuçara, é um dos principais pontos de venda de artigos locais. Couro, cerâmicas, rendas e bordados, feitos inclusive em palha de ouricuri, são os mais típicos, mas há souvenirs para todos os gostos. A feira está localizada na Av. Doutor Antonio Gouveia, 1447 e abre diariamente das 10h às 22h.
Sem dúvida Maceió é uma das capitais mais bonitas do Nordeste. Além das atrações da cidade, as praias paradisíacas do litoral de Alagoas vão fazer você acreditar que existe mar caribenho no Brasil.
+ Consulte preços de hospedagens e faça a reserva do seu hotel em Maceió
Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!
Cidade maravilhosa e o Lopana é ótimo, a comida uma delícia.
Recomendo…
AMei maceió, muito bom viajei com a ESV Nordeste e as dicas do essemundo é nosso MARAVILHA