Ilha tour em Fernando de Noronha: Vale a pena fazer

Fernando de Noronha pode não ser muito grande, mas é cheia de praias lindas e distantes uma das outras. Por isso, uma das melhores formas de se ter uma noção de tudo aquilo que o local oferece é fazendo o Ilha Tour, que dura o dia todo.

Este foi meu primeiro passeio por lá e valeu muito a pena. Às 8h da manhã, o Tapioca, guia da Atalaia, empresa com a qual realizei o ilha tour em Fernando de Noronha, passou no hotel em que eu estava hospedado com um 4×4 e mais nove turistas.

O Ilha Tour sempre passa pelos mesmos lugares, mas não necessariamente na mesma ordem. No dia em que eu fiz, a nossa primeira parada foi no Projeto Tamar, em seguida fomos à Praia do Leão, mas só a avistamos de cima.

Ilha Tour em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Depois, o guia resolveu mudar o roteiro que havia programado e nos levou para a Praia do Sancho, que foi eleita a mais bonita do mundo pelo TripAdvisor, porque o tempo estava mais aberto e a praia mais vazia.

Ilha tour em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Lá, fomos ao mirante e vimos também o Morro Dois Irmãos, famoso cartão postal de Fernando de Noronha. Em seguida, descemos pelas escadas íngremes e chegamos à areia da Praia do Sancho. Realmente dá para entender o porquê de ela ter sido eleita a mais bonita do mundo. Ficamos lá por cerca de 1h para que pudéssemos mergulhar e aproveitar o mar.

O Ilha Tour em Fernando de Noronha seguiu para o Museu do Tubarão. Lá, além do museu, há um restaurante, que foi onde almoçamos. Comi um filé de peixe da ilha com batatas sauté, arroz de ervas e creme de limão taiti (R$ 56,00).

Enquanto os pratos ficavam prontos, vimos o Buraco da Raquel. Dizem que Raquel era a filha de um comandante militar que tinha problemas psicológicos. Quando estava triste, ela ia até este buraco. Outras pessoas afirmam que, na verdade, ela usava o local para encontros amorosos. Lá de cima também avistamos a Praia da Caieira, que estava linda no dia do passeio.

Ilha tour em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Depois do almoço, subimos o Morro até a Capela de São Pedro, mais uma vista linda de Fernando de Noronha e local ótimo para curtir o pôr do sol. Dava para ver, inclusive, diversos tubarões no mar.

Neste dia, o Projeto Tamar fez uma captura de uma tartaruga para estudo (em seguida eles a colocam de novo no mar) no Porto de Santo Antônio, eleito o porto mais limpo do mundo. Por isso, fomos até lá para aproveitar o mar e acompanhar o trabalho do Projeto Tamar. Foi emocionante ver a tartaruga de tão perto.

Seguimos o Ilha Tour até a Praia da Cacimba do Padre, que foi uma das minhas favoritas, de onde dá para ver o Morro Dois Irmãos. Se deste lado já era lindo, quando atravessamos a praia por uma trilha de pedras e uma escada, fomos surpreendidos pela Baía dos Porcos. Esta praia vive uma disputa acirrada com a do Sancho para saber qual é a mais bonita de Fernando de Noronha. Água clara e quase transparente, ótima para quem gosta de mergulhar.

Ilha tour em Fernando de Noronha (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A última parada do Ilha Tour foi para prestigiarmos o pôr do sol. Descemos no Forte de São Pedro do Boldró para assistirmos ao final do dia com a presença do mar, do sol e do Morro Dois Irmãos. Lá há um bar com petiscos a partir de R$ 20,00 (porções de batata frita ou macaxeira frita, por exemplo – preços de julho de 2015).

Muita gente acha que o Ilha Tour não é necessário, mas eu achei ótimo, já que me ajudou a ter uma visão ampla de Noronha e a decidir qual praia eu gostaria de voltar com mais calma depois. Além de poder conhecer pessoas, já que eu estava sozinho, e de ouvir as histórias do Tapioca, que foi um ótimo guia para nosso dia de passeio.

+ Veja todas as dicas de Fernando de Noronha
+ Pôr do sol em Noronha: Conheça 4 lugares imperdíveis
+ Tiramos as principais dúvidas sobre Fernando de Noronha

ILHA TOUR EM FERNANDO DE NORONHA

A partir de R$ 140 com a Atalaia Receptivo (preço de julho de 2015)
Telefone: 81-3619-1328

* O jornalista fez o passeio a convite da Atalaia.

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".