As praias de Morro de São Paulo, na Bahia

Apesar de ser uma grande ilha, são poucas e bem próximas umas das outras as mais famosas praias de Morro de São Paulo, Bahia. As mais visitadas se concentram em torno da vila e podem ser acessadas a pé mesmo.

Diferente de outros destinos, aqui as praias não têm nome próprio, mas sim seguem uma sequência: primeira, segunda, terceira… listamos aqui algumas das mais famosas.

PRAIAS DE MORRO DE SÃO PAULO

PRIMEIRA PRAIA

Praias de Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

É a mais próxima do centrinho de Morro de São Paulo e fica onde surgiram as primeiras construções, hoje transformadas em pousadas e restaurantes. Como na beira da areia ficam esses estabelecimentos, o acesso se dá por pequenas vielas.

Vista do mirante da Tirolesa, no Morro do Farol, as águas da Primeira Praia têm cores surpreendentes. Já na areia, o clima é mais tranquilo e, na temporada, é possível fazer alguns esportes náuticos, como banana boat.

SEGUNDA PRAIA

Praias de Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Foi a que mais frequentamos e a nossa preferida. É aqui onde estão a maioria das barracas de praia, o que atrai um público mais jovem. Há musica nesses locais e a faixa de areia é bem longa, repleta de mesas e espreguiçadeiras (essas pagas à parte – a partir de R$10). Gostamos muito e voltamos algumas vezes ao Restaurante Funny, que tem uma comida deliciosa e preço justo.

No caminho da Primeira para a Segunda Praia, há um mirante bem legal pra tirar fotos e curtir o visual.

Praias de Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já durante a noite, essa praia também é um dos points mais animados. Os bares e restaurantes continuam com as mesas na areia e há música ao vivo em alguns deles.

TERCEIRA PRAIA

Virando à direita na “esquina” da Segunda Praia, depois da Ilha da Saudade, você já chega à Terceira. Quase não há faixa de areia, principalmente na maré alta, mas o local foi urbanizado e é bem gostoso para caminhar. A cor da água também é bem bonita.

Praias de Morro de São Paulo (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Há muitas pousadas, hotéis e restaurantes nessa praia, além de agências que alugam todos od equipamentos para prática de snorkel e caiaques. Se estiver com um, vale seguir até a Ilha de Caitá, bem pertinho. Daqui ainda saem muitos passeios de barco que dão volta na ilha ou seguem até Boipeba.

QUARTA PRAIA

Seguindo pela Terceira Praia, dá pra ir caminhando até a Quarta Praia, que parece não ter mais fim. Há diversas barreiras de corais que formam piscinas naturais. O local é bem mais isolado.

GAMBOA

Praias de Morro de São Paulo [Foto: Turismo Bahia (CC BY-SA 2.0)]

Numa caminhada de cerca de uma hora da vila ou em poucos minutos de barco a partir do Cais do Morro, chega-se a Gamboa, uma simpática praia que não está virada para o oceano, mas sim para o continente. O ar de vila de pescadores continua, mas nos últimos anos muitas pousadas e restaurantes têm descoberto o potencial turístico do lugar.

+ Conheça outras praias da região

+ Onde ver o pôr-do-sol na ilha
+ 7 imagens pra você querer viajar pra Morro de São Paulo
+ Como chegar a Morro de São Paulo

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Briones disse:

Fui em 1996. Deserta, não havia muitas construções. Era paradisíaca. Hoje gostaria de voltar. Na época me perdi na quarta praia pra frente…nativos nos ajudaram a voltar pela mata. Foi uma aventura e tanto. Hoje pelos comentários anteriores vejo que as construções desordenadas acabaram com o perfil do local. Mas quero ir para confirmar.

Jorge Boa Morte - Guia de Turismo disse:

Olá pessoal, meu nome é Jorge, conhecido como De Boa, sou guia de turismo que atual no estado da Bahia. sempre vou para Morro de São Paulo, com turistas de todo o Brasil e outras partes do mundo. É um lugar lindo com muitas atrações, tradicionais e outras exclusivas, que só alguns guias conhecem. Se precisarem de um translado, de uma orientação, estou a disposição.

Antonio disse:

Acabaram com essa praia, como em outras do estado da Bahia, as imobiliária em conjunto com governantes ignorantes destruíram toda o clima natural que atraia turistas nessa praia de Morro de São Paulo. Fui antes de construírem e depois, não devo voltar lá, ficou um lugar feio.