Como ter acesso a Salas VIP no Brasil e no mundo

Ter acesso a Salas VIP garante uma forma confortável de aguardar voos em aeroportos pelo mundo. Mais que isso, pode ser a salvação quando você precisa tomar um banho, por exemplo, mas não tem tempo suficiente ou não quer gastar com hotel nos arredores dos terminais.

Muitas Salas VIP têm excelentes serviços, com buffet, bebidas, banheiros exclusivos, material de leitura, computadores, Wi-Fi e até mesmo um cantinho mais tranquilo para aquela dormidinha enquanto aguarda o voo. Isso varia de sala pra sala. Neste post, mostramos quais passageiros são elegíveis e como você pode acessá-las.

 

COMO TER ACESSO A SALAS VIP

Como ter acesso a Salas VIP - Star Alliance (Foto: Divulgação)[ Sala VIP Star Alliance Guarulhos – Foto: Divulgação]

 

CARTÕES DE CRÉDITO

O acesso a esses lounges normalmente se dá por meio de cartões de créditos mais exclusivos, os de categoria mais alta. O primeiro passo para você saber se o seu permite esse serviço é ligar na central de relacionamento do banco ou pesquisar no site da operadora.

Mesmo com um cartão que dê acesso, é preciso verificar em quais aeroportos há salas em que ele é aceito. No Brasil, por exemplo, o serviço é mais escasso para voos domésticos, mas há lounges em Congonhas, Guarulhos, Brasília, Santos Dumont, Recife e Manaus, por exemplo.

 

Alguns dos principais cartões de crédito que dão acesso a lounges:

– Visa Platinum e Infinite
– Mastercard Black
– Diners Club International Exclusive
– American Express Gold Card ou Platinum Card
– HSBC Premier Mastercard

 

 

SALAS VIP SEM CARTÃO DE CRÉDITO

Muita gente não sabe, mas existe um serviço chamado Priority Pass que vende acesso a Salas VIP em todo o mundo, inclusive no Brasil, mesmo quando seu cartão não é elegível. As assinaturas começam em US$99 e podem chegar a US$399, neste último caso com acesso ilimitado em mais de 700 aeroportos pelo planeta. Você pode cotar os preços e ver a lista completa de lounges no site do programa.

Como ter acesso a Salas VIP - Star Alliance (Foto: Divulgação)[ Sala VIP Star Alliance Guarulhos – Foto: Divulgação]

 

Uma coisa bacana é que alguns cartões de crédito dão acesso a todas as salas do serviço Priority Pass pelo mundo e não só àquelas parceiras no Brasil. Alguns deles são o Santander Unlimited Mastercard Black, HSBC Mastercard Black, Porto Seguro Visa Infinite e Banrisul Visa Infinite.

 

 

CLASSES DE VOO

Ao voar em uma classe superior, como Executiva ou Primeira Classe, o passageiro automaticamente costuma ter acesso a Salas VIP. Se a empresa não tem lounges no aeroporto, costuma dar uma carta convite para acesso a algum lounge parceiro.

 

 

PROGRAMAS DE FIDELIDADE

Clientes de programas de fidelidade das companhias aéreas das categorias mais altas também são elegíveis para usar Salas VIP, como passageiros Smiles Diamente e Ouro, da Gol, e TAM Fidelidade Vermelho ou Vermelho Plus, por exemplo. O mesmo vale para diversas companhias pelo mundo. Consulte sempre o regulamento de cada programa.

Como ter acesso a Salas VIP - Lounge TAM Guarulhos (Foto: Divulgação)[ Sala VIP TAM Guarulhos – Foto: Divulgação]

 

E aí, já teve experiência em alguma Sala VIP? O que achou do serviço? Conta pra gente!

+ Como é a Sala VIP da TAM no Santos Dumont

 

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Guita disse:

Boa noite
Vale a pena fazer o cartão diners para ter direito a salas vip de madrid, paris, frankfurd, munique e tel aviv? Há cobrança nessas salas?
Obrigada

Oi Guita, tudo bem?
Eu tenho o Diners Club e, exceto no Brasil, você tem acesso grátis a salas VIP em mais de 500 aeroportos, inclusive muitos do citados por você. Eles têm parceria com o Priority Pass, então sugiro que procure as salas disponíveis no site deles pra ver o que acha.

Abraços

RAFAEL ALMEIDA disse:

Vou viajar para o exterior conexão Poa/Guarulhos… Tenho o santander visa e Master Platinum! Posso acessar a sala vip da TAM? em Guarulhos?? viajo pela TAM?
Faço conexão de 7 horas na Alemanha… Posso acessar a sala Vip com esse cartão ou não?

Oi Rafael, tudo bem?
Pelo que eu pesquisei, esses seus cartões não têm acesso a salas VIP. Mas vale sempre ligar na operadora pra confirmar. Já na sala da TAM, você só teria acesso se estivesse voando em classe executiva ou primeira classe. Se for classe econômica eles não dão o acesso.
Abraços e ótima viagem!

Humberto disse:

Esqueci de postar uma dúvida. Viajo em Janeiro 2016 para Europa, aeroporto de Madri. Ainda não sou um usuário frequente Iberia mas registrei meus cartões fidelidade (eu, esposa e filho). Tenho o Mastercard Platinum Tam. No Brasil poderei usar a sala Vip da Tam e em Madri a sala Vip da Iberia? Ou é melhor considerar a hipotese de tirar um cartão Diners (depois cancelar os outros) ou mesmo um Priority Pass? Abraços!

Alexandre disse:

Oi Humberto. O Tam Platinum não da direito a sala VIP. Realmente neste seu caso específico, para usar salas VIP em GrU e Mad, somente com Diners ou Priority Pass, ou voando executiva. Mas atenção, no caso do Diners vc poderá levar a esposas e o filho na sala de GRU no T3 sem pagar adicional mas no exterior cada Um deles pagará u$ 28. alias, a sala do Diners em Barajas (Madri) é a mesma da Emirates. Sobre o Priority não sei te dar maiores detalhes.

Humberto disse:

Olá. Tenho Visa Platinum Itaú e Mastercard Platinum Tam. Pelo que vi, para o exterior, os dois não me valerão muito não é? Viajo para Europa em Janeiro 2016. O Master me dá direito a sala da Tam em Guarulhos? Terei que pagar para esposa e filho? E se eu contratar o Diners, além de Guarulhos poderei utilizar salas na Europa? O Diners que permite isto é o Internacional ou o Internacional Exclusive? Abraço!

Aline disse:

Tenho visa platinum e meu marido não. Nesse caso, apenas eu poderei usar a sala vip? Não aceitam acompanhantes, correto?

Oi Aline, tudo bem?
Isso varia muito de sala pra sala e do destino. Sugiro que entre em contato com seu cartão ou consulte com eles.
Abraços

Cecilia disse:

Tenho o Visa Platinum do banco do brasil, tenho direito a usar a sala vip? sempre pesquiso e não acho uma resposta concreta.

Oi Ceci, tudo bem?
Pesquisei aqui e realmente o BB não tem muitas informações a respeito. Sugiro que ligue na central ou converse com seu gerente.
Abraços

LiaD disse:

Amo o Visa e o Master Platinum. Além das salas VIPs, a gente ainda tem fila especial com embarque antecipado na TAM e algumas outras cias aéreas.

Alexandre disse:

Um dado importante à ser destacado. O Diners te dá sala vip em centenas de aeroportos do mundo, eu uso direto, porém aqui no Brasil eles fecharam as salas do Galeão, Guarulhos e mais recentemente (dia 23/12) a de Congonhas, que era disparada a mais utilizada pelos usuários do cartão. Se por acaso alguém for fazer o cartão pelo fato de darem sala vip, ele tá valendo apenas para quem viaja bastante ao exterior.

Ain disse:

Alexandre, fiz o cartao diners recentemente e gostaria de saber se o acesso a salas vips internacionais parceiras é gratuito. Vi que no site informam que o acesso é gratuito nas salas nacionais mas quando pesquisei sobre internacionais, nos detalhes do lounge aparece a seguinte informação: "Member Fee: Please contact your Diners Club card issuer regarding your card features and benefits, including any applicable airport lounge fees."

Alexandre disse:

Sim, você pode usar todas as salas que constam no site, mesmo no exterior, sem pgto de taxas. Agora, cada acompanhante que vc levar na sala VIP em outro país, custa u$28. Se vc viaja muito como é o meu caso, o Diners vale muito a pena

Shirley disse:

Interessante esse artigo!

Sinceramente, eu nem sabia que existia essas salas VIPS!rs

Obrigada por compartilhar! 😉