O que fazer em Brasília: Roteiro pelas principais atrações

Dificilmente alguém visita Brasília a passeio sem querer logo de cara conhecer o Congresso, o Palácio do Planalto e outros prédios importantes da capital. Eles são os principais cartões-postais da cidade e fazem parte da história do Brasil.

Uma dica para aproveitar e entender o simbolismo dessas construções é esquecer a política. Tente deixar de lado suas possíveis rixas partidárias ou alguma decepção com os políticos para aproveitar de fato cada detalhe da cidade planejada por Lúcio Costa e dos prédios desenhados por Oscar Niemeyer.

 

O QUE FAZER EM BRASÍLIA: PRINCIPAIS ATRAÇÕES

 

MEMORIAL JK

O que fazer em Brasília - Memorial JK (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Comece seu passeio pelo Eixo Monumental, o corpo do avião (Brasília tem formato de uma aeronave), no Memorial JK. Este mausoléu projetado por Oscar Niemeyer guarda os restos mortais do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Tem exposições permanentes com objetos pessoais do fundador da capital, além do carro em que ele estava no acidente que tirou sua vida.
Endereço: Eixo Monumental, Lado Oeste – Praça do Cruzeiro

 

CONJUNTO CULTURAL DA REPÚBLICA
Esse bonito complexo também de Niemeyer, já na Esplanada dos Ministérios, reúne a Biblioteca e o Museu Nacional de Brasília, com exposições que inserem a capital no cenário de importantes mostras do melhor das artes brasileiras.

 

CATEDRAL METROPOLITANA NOSSA SENHORA APARECIDA

O que fazer em Brasília - Catedral Metropolitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um dos símbolos de Brasília, a Catedral Metropolitana é outro lindo prédio projetado por Oscar Niemeyer. Com formato circular e 16 pilares que se unem no topo, tem acesso subterrâneo e estacionamento fácil. Seus vitrais são impressionantes. No interior há ainda pinturas de Di Cavalcanti. Já do lado de fora, é possível ver os sinos doados pelo governo espanhol e os quatro evangelistas, estátuas de Alfredo Ceschiatti.

O que fazer em Brasília - Catedral Metropolitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Brasília - Catedral Metropolitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Brasília - Catedral Metropolitana (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

ESPLANADA DOS MINISTÉRIOS
Numa rápida passagem de carro já é possível conhecer a Esplanada, local onde ficam os Ministérios do governo brasileiro. Alguns prédios que se diferenciam são o do Itamaraty (Relações Exteriores) e o Palácio da Justiça.

O que fazer em Brasília - Esplanada dos Ministérios (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

CONGRESSO NACIONAL

O que fazer em Brasília - Congresso Nacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Talvez o prédio mais simbólico e conhecido de Brasília, o Congresso Nacional é sede dos poderes legislativos. A cúpula virada para baixo é onde fica o Senado; para cima é onde está a Câmara dos Deputados. Há um tour guiado gratuito pelo interior do prédio, que em alguns dias é preciso agendar (consulte). Vale a pena.

O que fazer em Brasília - Congresso Nacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Brasília - Congresso Nacional (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

PRAÇA DOS TRÊS PODERES
Atrás do Congresso fica a praça idealizada por Lúcio Costa e projetada por Oscar Niemeyer, que reúne os três poderes da nação: Legislativo (Congresso), Executivo (Palácio do Planalto) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal).

O que fazer em Brasília - Praça dos 3 Poderes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além da escultura Os Guerreiros, que simboliza os candangos, como foram chamados os trabalhadores que construíram Brasília, você verá o enorme Mastro da Bandeira, com 100m de altura. Todo primeiro domingo do mês acontece a cerimônia da Troca da Bandeira, com desfile militar e banda de música. O Espaço Lúcio Costa é um museu subterrâneo que guarda a maquete de Brasília e muito da história da construção da capital.

O que fazer em Brasília - Praça dos 3 Poderes (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que fazer em Brasília - Praça dos 3 Poderes - STF (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

PALÁCIO DO PLANALTO

O que fazer em Brasília - Palácio do Planalto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Embora a aproximação seja complicada por motivos de segurança, o Palácio do Planalto é a sede do Poder Executivo, ou seja, onde o Presidente trabalha.

O que fazer em Brasília - Palácio do Planalto (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

PALÁCIO DA ALVORADA

O que fazer em Brasília - Palácio da Alvorada (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A alguns quilômetros do Planalto, numa área de segurança, mas com fácil acesso e inclusive estacionamento, fica o Palácio da Alvorada, a residência do Presidente da República. O prédio foi projetado por Oscar Niemeyer e o enorme gramado com emas chama a atenção. Não esqueça de levar a moedinha pra Dilma pescar depois! Brincadeiras à parte, perto da faixa de água que serve como segurança e impede o acesso ao gramado, é comum ver pessoas lançando moedas e fazendo pedidos. O paisagismo é de Roberto Burle Marx. O Dragão da Independência na entrada do Palácio, aquele guarda que não mexe e quase nem pisca, é uma atração à parte. Às quartas, o Alvorada é aberto ao público, mas é preciso retirar senha (saiba mais no blog Nós no Mundo).

O que fazer em Brasília - Palácio da Alvorada (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

 

Esse é o roteiro básico pelas principais atrações cívicas para quem procura o que fazer em Brasília. Ele permite que o visitante entenda os ideais do urbanista Lúcio Costa e admire os belíssimos prédios assinados por Oscar Niemeyer. Para esse trajeto, de carro, reserve entre 3h e 4h.

+ Visita à Torre de TV: Para ver a capital do alto
+ Dica de onde se hospedar em Brasília
+ Torre de TV Digital, a flor do Cerrado
+ Liv Lounge: Dica de restaurante em Brasília
+ Ponte JK e stand up paddle no Lago Paranoá
+ Todas as dicas de Brasília

 

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Josean Morais disse:

Brasília é um ligar fantástico, diferente de tudo que já se viu, sua história e sua arquitetura moderna.
Recomendo a todos!

Renata Porto disse:

Amei!!!!