10 motivos para você visitar a Chapada dos Guimarães

Confesso que visitar a Chapada dos Guimarães nunca foi um dos meus planos prioritários, talvez por pura falta de conhecimento ou mesmo o pouco marketing feito sobre o turismo do local. Mas após visitar a região, voltei com aquele sentimento de “como eu ainda não tinha ido lá?”.

Se você ainda não sabe, a Chapada dos Guimarães é um parque nacional localizado no município de mesmo nome no Mato Grosso. As principais atrações são cavernas, lagoas, cachoeiras, paredões e trilhas numa vegetação típica do Cerrado.

 

10 MOTIVOS PARA VISITAR A CHAPADA DOS GUIMARÃES

 

1) FÁCIL ACESSO
Chapada dos Guimarães também é o nome da cidade onde fica o parque nacional. O acesso é superfácil. A partir do aeroporto de Cuiabá são cerca de 70Km até lá, menos de uma hora em estrada asfaltada (com alguns buracos, vale falar). Não é à toa que o local é destino de muitos cuiabanos até mesmo para um bate-volta nos fins de semana.

Cuiabá (Foto: Prefeitura de Cuiabá - CC BY-ND 2.0)[Prefeitura de Cuiabá – CC BY-ND 2.0]

 

2) PAREDÕES
Eles são a grande atração e se espalham por mais de 150Km. Os paredões da região são de uma beleza impressionante.

Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

3) MIRANTES
Para curtir essa vista, a Chapada dos Guimarães tem diversos mirantes, que possibilitam vistas panorâmicas em vários ângulos.

Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

4) CACHOEIRAS
No calor do Cerrado, as várias cachoeiras são um alívio. Há aquelas lindas só para apreciar, como Véu de Noiva (foto) ou as com piscinas naturais abertas ao público, como Geladeira e Marimbondo.

Cachoeira Véu de Noiva - Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

5) VIDA SELVAGEM
Você perceberá facilmente que a região tem vida animal e vegetal equilibrada, em perfeita harmonia. É por isso que terá a chance de avistar corujas, araras, cachorros-do-mato e muitos outros animais selvagens.

Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

6) AVENTURA
Cada vez mais, a Chapada ganha atividades e novas atrações para conquistar os visitantes. Dentre elas estão os esportes de aventura, como arvorismo, pêndulo, arco e flecha, tirolesa e até rapel feito em um balão. Para esquentar seu espírito aventureiro, que tal começar pela famosa pedra do Mirante do Centro Geodésico?

Mirante do Centro Geodésico - Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

7) ESTRUTURA
Uma coisa que chamou muito a atenção é o fato de a Chapada dos Guimarães ser bem estruturada. Em muitas atrações, como nos mirantes, é possível chegar de carro sem precisar caminhar quase nada, o que é ótimo para crianças e idosos. Cercas de proteção, pontes e plataformas também facilitam, assim como a venda organizada de produtos, como água e outras bebidas, em muitos dos locais de visitação. Abaixo o Morro dos Ventos.

Morro dos Ventos - Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

8) GASTRONOMIA
Embora seja uma cidade pequena, o local tem uma boa variedade gastronômica para os mais diversos tipos de bolso. Das comidinhas de rua aos picolés com sabores do Cerrado, de restaurante japonês à alta gastronomia, como o Restaurante Atmã, praticamente pendurado em um dos paredões, com vista de tirar o fôlego.

Restaurante Atmã - Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

9) HOTELARIA
Assim como no quesito gastronomia, as opções de hospedagem são muitas. Há hostels, pousadas e hotéis boutiques, muitos integrados à natureza e super charmosos, como a Casa de Quineira, que já ganhou um review aqui.

Dica de hotel na Chapada dos Guimarães: Casa da Quineira (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 

10) GUIAS E VISITAS AUTOGUIADAS
Se você estiver de carro próprio, é fácil encontrar um guia na Chapada que irá acompanhá-lo durante os passeios. Se não, pode recorrer a uma das agências para utilizar seus veículos em tours em grupos ou particulares. É interessante e pouca gente sabe, que em algumas atrações é possível fazer visitas autoguiadas, ou seja, sem a presença de um guia. Isso ocorre principalmente aos sábados. Vale verificar com seu hotel quais são elas e em quais dias são liberadas. Indicamos a guia Manoela (65 9943 5651 / [email protected]).

Cidade de Pedra - Chapada dos Guimarães (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Já conhece o lugar? Conta pra gente qual é o seu motivo para visitar a Chapada dos Guimarães!

 

* Os jornalistas fizeram a viagem a convite do Chapada Blog, evento realizado pela Pousada Casa da Quineira em parceria com o blog Ziga da Zuca e a guia Manu Laurindo (WhatsApp/Cel: 65 9943-5651 e [email protected])

+ Confira dica de onde se hospedar na Chapada dos Guimarães

+ Curta nossa página no Facebook
+ Siga o @essemundoenosso no Instagram
+ Também estamos no Twitter

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Lucinha Rocha disse:

É um dos lugares mas lindos que já pude ver com meus olhos….Deus é Perfeito ♥️

Alexandre Vila Nova disse:

Rafael, boa tarde
Pretendo ir à Chapada em Julho/2019. É um bom período, ou têm muitas chuvas? Faz frio nessa época para os banhos em cachoeira e mergulhos nas piscinas naturais? Abraço

Oi, Alexandre, tudo bem?
Esse post aqui tem todos os detalhes e vai te ajudar https://www.essemundoenosso.com.br/quando-ir-pra-chapada-dos-guimaraes-melhor-epoca/ 

Abraços e ótima viagem!

Daciene disse:

oi ,tudo bem?pretendo ir á Chapada em julho o agosto com minha familia(filhos de 7 e 10 anos),gostaria de saber se é um bom local para passear com crianças e se há atividades para elas,como: boia cross e etc?

Oi, Daciene, tudo bem?
É sim bom pra passear com crianças e há atividades pra ela. Só as trilhas mais pesadas que não são indicadas, mas há bons hotéis com estrutura para os menores, por exemplo.

Abraços e ótima viagem!

Rodrigo Sá disse:

Olá Rafael, fui morador de Cuiabá por 12 anos e na minha opinião as melhores datas são os meses de Junho á Agosto por conta dos festejos tradicionais tanto em Cuiabá (Festa de São Benedito e Expoagro) e o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães. Hoje moro na região nordeste do país e há 18 anos que não volto à Cuiabá, mas estou me programando para esta visita que por sinal será bem prazerosa para rever os amigos e visitar os locais citados novamente!

Milene disse:

Olá Rafael, tudo bem?
Pretendo ir com minha família em Janeiro de 2018. Será que nesta época chove muito na Chapada?

Oi Milene, tudo bem?
Essa é a época de verão e de chuvas sim, principalmente aquelas tempestades no fim da tarde. Mas por outro lado é mais quente para você entrar nas cachoeiras!

A melhor época mesmo é a mais seca, entre abril e setembro.

Abraços e boa viagem!

Diana Cristina disse:

Muito bom sua explicação sobre a Chapada! Pretendo ir em dezembro, será viável? Os hotéis fazem festa de reveillon?
Obrigada

Oi Diana, tudo bem? Muito obrigado!
Então, a partir de outubro começa a época de chuva, mas não quer dizer que vá chover o dia inteiro. Sobre as festas, infelizmente não sei te informar, pois nunca fui nessa data. Sinto muito.

Abraços!

J0BEN BORGES disse:

Rafael, boa noite!
Parabéns pelo post, pretendo visitar a chapada em Maio/2017, você tem algum ponto de atenção para visitantes?

Abraço

Oi J0ben, tudo bem?
Você diz algum quiosque ou posto de atendimento ao turista? Se for, infelizmente não me lembro, mas na pracinha principal você irá encontrar diversas agências que irão te ajudar, como a Eco Turismo Cultural.

Abraços

Renata Paulo disse:

Pessoal, como é a chapada no final de março? Vale a pena ir ??

Oi Renata, tudo bem?
Março é o final da época de chuvas e abril já é o começo da época seca. Então você pode pegar alguma chuva, mas a tendência não é de chuvas o dia todo.

Abraços e boa viagem

VANESSA disse:

E fácil o acesso para os mirantes ? Preciso de guia para conhecer os mirantes? Vou passar pela cidade e queria parar um pouco, mas fiquei com duvida.

Oi Vanessa, tudo bem?
Alguns são bem fáceis sim, como Morro dos Ventos e Ponta do Campestre. O Mirante do Centro Geodésico está interditado. Dá uma olhadinha nesse post com mais dicas https://www.essemundoenosso.com.br/2014/10/23/o-que-fazer-na-chapada-dos-guimaraes/

Abraços

Cortez disse:

Aqui em Chapada dos Guimarães, tem tudo isso aí que vc disse , amigão, e mais um pouco! E estão todos convidados a, quando virem aqui, conhecer nossa web radio cabeça de pedra que interliga o mundo todo a nós,e vice versa. E é verdade que a pouca divulgação do turismo favorece esse estado “anonimo” em que nos encontramos….cavernas, cachoeiras, paredoes, cerrado rico (flora e fauna), gastronomia (de cozinha arabe a cozinha oriental, ou a simples comida tradicional cuiabana: arroz “co” galinha, um peixe na brasa, tutu de feijão, etc estão a espera! Ah, e a neblina? Por estarmos em cima da serra, as nuvens que passam alto em cuiaba “enroscam” nos paredoes deixando a cidade com clima europeu! Sejam Bwmvindos todoooossss!

Carlos Alberto disse:

Há alguma maneira de conseguir autorização pra ir até lá embaixo tomar um banho de cachoeira na Véu da Noiva?

Oi Carlos, tudo bem?
Quando estive lá, as trilhas até a parte baixo da cachoeira estava suspensas. Sugiro que entre em contato com a guia que esteve comigo: Manu Laurindo (WhatsApp/Cel: 65 9943-5651 e [email protected])
Abraços

Cortez disse:

não, amigo..está proibido desde o grande acidente em 2007,2008 nao me lembro bem…um bloco de arenito do tamanho de dois onibus despencou do alto, caindo na piscina da cachoeira, matando pessoas e ferindo outras!!!!

Chapada dos Guimarães é simplesmente MARAVILHOSA, vim para ficar aqui dois anos….estou há quinze! Sou Guia e como tal, posso descrever com fundamentos de um profissional que a cada ano se surpreende com sua beleza….
Chapada tem o poder de CURA( interna e externa), uma Mestra que disciplina..

Felipe Desiderio Estivil Bustos

Maria Peralta disse:

A chapada e Maravilhosa! Aliás meu estado tem muitas outras atrações maravilhosas!! Só uma correção o aeroporto fica no município de várzea grande!

Betto Madeira disse:

muito bom seu relato! pretendo chegar a chapada dos Guimaraes,mes de outubro .2017

É por causa de fotos como estas que a Chapada dos Guimarães está na minha lista de destinos a visitar já faz uns anos. Ainda não deu certo, mas quem sabe na próxima vez que voar para o Brasil eu consigo lá ir!
Grande abraço (desde Portugal) e parabéns pelo blog.

Muito obrigado, Filipe, a Chapada foi realmente uma excelente surpresa. E que honra ter sua visita daí de Portugal! Seja bem-vindo ao Esse Mundo É Nosso 😀
Abraços

Izaú Lima disse:

Esse é um de meus destinos para uma viagem próxima.
Gosto muito de ambientes com cacoeiras, vida selvagem…etc

Lindas imagens!

Olá, Izaú, tudo bem? Que legal que pretende ir pra Chapada, é muito bacana.
Abraços e obrigado pela visita!

Bendita Natália que colocou Chapada dos Guimarães no nosso caminho! Ótimo top 10, Rafa! Só ficou faltando a gente ter tempo para provar o gostinho da Chapada, né? Por isso teremos que voltar 😉

Kkkkk com certeza, Rapha, temos que voltar agora para o tour gastronômico 😀
Bjos, obrigado

Edwiges disse:

Ao ler seu relato sinto me transportada para um lugar cheio de serras onde as aguas escorrem entre as pedras e os pássaros cantam alegremente. Essa é a minha sensação. Parabéns.

sy50 disse:

E a gastronomia?Me de dicas de onde comer ? e como são os preços? Obrigada

Oi Sy, que legal, muito obrigado. Você vai adorar. Como o fim de semana foi muito corrido, acabamos não comendo fora da pousada. Mas lugares que parecem bem legais e que quero voltar para comer são Bistrô da Mata, Atmã e Morro dos Ventos Restaurante. A sorveteria Frutos do Cerrado, no centrinho, é demais!
Bjoss

sy50 disse:

Adorei as dicas.Estão devidamente anotadas…Estou partindo dia 22/10 e minha guia é a Manu tbem… Abraços