Precisa de passaporte? 9 países pra viajar só com RG

Uma das dúvidas mais recorrentes que surgem por aqui é se precisa de passaporte para viajar a certos destinos. Por mais simples que pareça para quem já é um veterano em cruzar fronteiras, essa é uma questão que muitas vezes impede uma viagem internacional.

Quem não tem passaporte e não sabe que pode entrar em vários países apenas com a Cédula de Identidade Civil (RG) corre o risco de perder uma promoção aérea, conhecer novos destinos ou fazer um cruzeiro.

+ Está lembrando do Seguro Viagem? Faça cotação sem compromisso

PRECISA DE PASSAPORTE?

Precisa de Passaporte? (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Há muitos países que aceitam o seu RG como documento oficial para cruzar a fronteira, seja por via aérea, marítima ou terrestre. Vale lembrar que em nenhum deles é aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Já fui impedido de embarcar num voo porque só tinha a carta de motorista. Tive que voltar em casa e pegar o documento de identidade.

Você não precisa de passaporte e pode viajar só com RG para Argentina, Uruguai, Paraguai, EquadorChile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela.

O RG precisa estar em bom estado e você tem de estar reconhecível na foto. É recomendável que o documento não seja muito antigo, ou seja, deve ter no máximo 10 anos desde sua emissão. Recentemente duas pessoas que conheço foram impedidas de viajar por conta disso. De toda forma, um dos riscos de se viajar só com a identidade é ficar à mercê do funcionário da imigração com relação a essas questões, o que não há com um passaporte dentro da validade. Mas seguindo as regrinhas acima (bom estado, foto reconhecível e menos de 10 anos de expedição) você não deve encarar problemas.

Outra coisa importante é que se seu voo faz conexão em algum país que exija passaporte, como Panamá, por exemplo, ele será pedido no momento do embarque ainda aqui no Brasil. Ou seja, só use o RG em voos diretos.

Uma dica que dou é sobre viagens fora dos roteiros mais tradicionais. Caso você vá viajar pelo interior de países como Peru, Venezuela ou Colômbia, por exemplo, vale ter sim um passaporte. Embora sua entrada seja autorizada nesses países só com RG, a falta de informação de alguns guardas desses lugares mais isolados pode dar certa dor de cabeça. Na dúvida, melhor não correr risco.

De toda forma, pense em fazer um passaporte um dia. Nunca se sabe quando pode surgir aquela megapromoção de passagens ou alguma outra oportunidade!

+ Passo a passo pra você tirar o seu documento de viagem
+ Lista de países que não exigem visto de brasileiros

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Fritzson leron disse:

Boa Noite meu é fritzson eu estou no Brasil a mais de 8 anos
Eu tenho RNE permanente
Eu não tenho cidadania brasileira
Eu quero fazer uma viagem para Colômbia
Com RNE e passaporte será eu vou conseguir viajar
Eu sou haitiano, Obrigado…?

Oi, Fritzson, tudo bem?
Nesse caso, sugiro que você entre em contato com o consulado do país para onde deseja viajar, já que só RG é aceito. Aproveite pra ver as condições de entradas para haitianos.
Abraços

EMMANUEL LAVEUS disse:

Eu moro no brasil ha 4 anos,sou estrangeiro quero ir para chile para visitar uns amigos e a familia
Eu preciso de visto ou posso ir com RG do brasil
Mas meu passaporte esta vencido
Sera que tera problema se por a caso um estrangeiro com RG de brasil pode visitar outros paises?

Oi, Emmanuel, tudo bem?
Nesse caso, sugiro que você entre em contato com o consulado ou embaixada do Chile e verifique se na sua situação é possível ir apenas com RG.

Abraços

Liena disse:

Bom.dia ….seu estrangeira com RNM ATUALIZADO EM BRASIL Y PASSAPORTE OFICIAL DE MEU PAIS…quero ir a visitar uma herma q mora em Colômbia só por uns 30 dias ……será q posso viajar com só Essos documentos??
O precisarei visto para Colômbia????

Oi, Liena, tudo bem?
Como você não disse qual é o seu país, sugiro que entre em contato com o consulado ou embaixada da Colômbia para ver quais os trâmites pra sua visita, se precisa de visto, etc.
Abraços e boa viagem!

roland disse:

Oi Rafael! sou medico de nacionalidade haitiana ,gostaria de saber como estrangeiro com RG brasileira si eu posso viajar a Equador?

Oi, Roland, tudo bem?
Eu acho que sim, pois você tem cidadania brasileira e documentação, mas o ideal é você consultar o consulado ou embaixada do Equador mais próximo pra ter certeza.

Abraços!

Luiz Henrique Gomes disse:

Oiii Rafael bom dia.
Da Colômbia para Portugal de ônibus será que vou precisar de passaporte, ou só com RG vou passa direto.

Oi, Luiz, tudo bem?
Pra Portugal? Você não vai conseguir ir de ônibus não!

Abraços

Luciano Gois disse:

Rafael…

Eu e minha esposa estamos indo para Cartagena das Indias Colombia.. e logo depois vamos para San Andres.

Compramos a passagem de Cartagena para San Andres pelo site Viva colombia (VivaAir); no email eles mandaram que precisa de passaporte para embarcar.

Sera que isso é verdade ou conseguimos ir de cartagena para colombia somente com RG?

Oi, Luciano, tudo bem?
Então, você pode sim entrar na Colômbia só com RG, desde que tenha menos de 10 anos de expedição. Não sei se a companhia aérea pode fazer isso, teria que consultar o consulado colombiano. Mas claro que com passaporte é sempre mais tranquilo, porque muitas vezes isso acontece por conta de desinformação da empresa aérea.

Abraços e ótima viagem!

Jan Felipe disse:

Vou fazer minha primeira viagem internacional em outubro sabe me informar se paris pedi exige visto pra Brasileiro ?E quais paises nao exigem visto ?

Oi, Jan Felipe, tudo bem?
A França como a maioria dos países da Europa não exige visto, não, mas o passaporte é necessário. Pra ver a lista completa de países que não exigem visto, dê uma olhada nesse post https://www.essemundoenosso.com.br/brasileiro-nao-precisa-de-visto/

Abraços

Joyce Barbosa disse:

OI boa noite
vou ir pra Cancun, com conexão em Miami , gostaria de saber se preciso ter o visto americano devido a conexão do voo com destino a Cancun parar nos eua

ha necessidade de ter visto se o voo parar em Miami ?

Oi Joyce, tudo bem?
Infelizmente há sim necessidade de visto americano para conexões nos EUA.

Abraços e boa viagem!

Carla Caroline Gomes de Oliveira disse:

Em junho quero viajar para o Peru oque e preciso para eu viajar porque eu tenho muitas dúvidas sobre esse assunto se precisa de passaporte ou não ???

Oi Carla, tudo bem?
Se você tiver um RG com menos de 10 anos de expedição você pode visitar o Peru só com ele. Nesse caso não precisará de passaporte.

Abraços

Boa noite,
Estou indo para Cancun sábado dia 13/01/2018, meu passaporte está vencido, vou passar pelo Panamá, será que terei problemas? Meu RG e novo.
Obrigada

Oi Angela, tudo bem?
Sinto muito por não ter respondido a tempo. Creio que você não deve ter podido embarcar, já que tanto o Panamá como o México exigem passaporte válido.

Abraços, desculpe novamente!

Cleidiane disse:

Bom dia! Vou viajar para o México pelo Panamá, meu passaporte só tem um ano que tirei. Minha dúvida é sobre o RG, pois tem mais de 10 anos que tirei. Sabe se terei algum problema por ter mais de 10 anos da data de expedição? Obrigada

Oi Cleidiane, tudo bem?
Tanto pro México como pro Panamá você precisará de passaporte válido. Se você disse que só tem um ano que tirou, então ele deve estar na validade. O RG não é aceito em nenhum dos dois países em nenhuma hipótese.

Abraços e boa viagem!

Adriano Duarte disse:

Olá boa noite,
Meu RG tem mais de 10 anos, mas minha carteira de trabalho é recente. Sabe me dizer se é aceito a carteira de trabalho? Pois já viagem dentro do país várias vezes usando somente ela. Desde já muito obrigado.

Oi Adriano, tudo bem? Apenas o RG é aceito em países do Mercosul, nem carteira de trabalho nem a CNH. É sempre recomendável que ele tenha menos de 10 anos para que você não tenha problemas. Se for mesmo viajar, o ideal é fazer outro.

Abraços

Rodrigo disse:

Bom dia
Carteira profissional e aceita??
Tipo da OAB ou de CRM ou mesmo CREA
Obriagdo

Oi Rodrigo, tudo bem?
Não é não, nem a CNH é aceita. Sem passaporte, o acordo só inclui RG com menos da 10 anos da data de expedição.

Abraços!

Romerio Costa disse:

Boa tarde RAfael!
Fui transferido de Fortaleza para Manaus e aproveitando a proximidade e facilidade, pretendemos agora em jan18 fazer uma rota rodoviaria: Manaus/Boa vista/margarita na Venezuela.
As tensões em Caracas chegam até aquela área?
É seguro ir de ônibus e táxi dos nativos?
Como já falou em outros comentários não precisamos de passaport. Isso!!?

Oi Romerio, tudo bem?
Infelizmente nunca estive na Venezuela e não sei como te orientar sobre o momento atual. Sugiro que ligue pra algum hotel, empresa de táxi ou até mesmo agência de turismo da região da fronteira com o Brasil para verificar essas informações.

Sobre o passaporte, isso mesmo, você pode entrar desde que seu RG tenha menos de 10 anos da data de expedição.

Abraços e boa viagem!

Débora disse:

Boa noite Rafael, quero viajar com meu namorado para cancun ir para resort, tenho que providenciar passaporte ?

carolina Pires disse:

Boa noite,
Vou viajar com a minha família em novembro e iremos realizar um cruzeiro pela RoyalCaribeann, onde vamos passar descer nos portos de Labadee, Falmouth e Cozumel. Irei com meu filho , que na epoca terá 01 ano e 2 meses. O passaporte dele foi tirado em abril/2017, com vencimento para abril/2018. Existe algum problema pela validade do passaporte?

Oi Carolina, como o passaporte de bebês só tem um ano de validade, creio que não terá problema nenhum. Mas o melhor é consultar a empresa do cruzeiro pra ir com mais tranquilidade.

Abraços e ótima viagem!

Alexandre disse:

Tenho uma visgem marcada para o Panama em 1 dia e nao acho meu passaporte, tenho uma copia autenticada, sera que posso embarcar? Terei problemas?

Oi Alexandre, tudo bem?
Para o Panamá você precisará do passaporte mesmo, não vale cópia. O que você pode fazer é tentar um passaporte de emergência na Polícia Federal.

Abraços e boa sorte

Layane disse:

Oi bom dia vou viajar para Equador necessito de visto é passaporte

Oi Layane, tudo bem?
Você não precisa de passaporte nem visto, apenas de um RG com menos de 10 anos de Expedição.

Abraços e boa viagem

Layane disse:

Vou viajar pra Quito Equador preciso de passaporte

Caroline disse:

Eu gostaria de i para Portugal pelo Uruguai sem passaporte o problema que tenho medo te quando chega em Portugal tenha poblema com a imigração

Oi Caroline, tudo bem?
Para o Uruguai você consegue ir só com o RG, com menos de 10 anos de expedição. Mas de lá você não conseguirá embarcar pra Portugal, pois o passaporte é obrigatório.

Abraços!

Marcos Neves disse:

Ola, vou viajar para o Chile, entretanto, meu CPF esta suspenso. Sera que terei algum tipo de problema para entrar no Chile ou na Policia Federal?

Muito obrigado

Oi Marcos, tudo bem?
Creio que não há problema, pois o documento usado é apenas o RG. De todo modo, acho que vale você entrar em contato com o Itamaraty ou a Polícia Federal para confirmar a informação e ficar mais tranquilo.

Abraços e ótima viagem

Ariana disse:

Olá, irei para Venezuela em breve e gostaria de saber se preciso de visto e passaporte… Desde já agradeço.

Oi Ariana, tudo bem?
Você pode viajar só com seu RG (com no máximo 10 anos desde a data de emissão) e não precisa de visto. Mas por conta da tensão no país, eu tentaria ir com passaporte.

Abraços e boa viagem

Fabio disse:

Olá Boa Tarde! Seu site é incrível, obrigado pelas dicas.

Minha mãe é Mexicana e mora no Brasil há 43 anos. Ela tem RNE, mas o passaporte está vencido sem tempo de renovar.
Quero ir com ela para a Argentina e Uruguai e gostaria de saber se ela pode ir somente com o RNE sem riscos de ser barrada nas imigrações. Poderia me ajudar, por gentileza?

Victor Menezes disse:

Olá Rafael, tudo bem?

Estou pensando em ir para Colômbia, mas não tenho uma ideia dos preços, tem alguma informação referente a isso?

Oi Victor, tudo bem?
Os preços na Colômbia são relativamente iguais aos do Brasil. Não é nada muito fora do que estamos acostumados não.

Abraços

Nathalie Contrucci disse:

Ola Rafael, pretendo ir para America do Sul no final do ano dia 26 de dezembro e ficar por uns 7 dias. Mais confesso que estou bem em duvidas e cada vez que leio sobre os países fico mais ainda!Rs. Penso em algo divertido, com bastante variedade, somos jovens e queremos curtir tanto a vida diurna e a noturna. Gostamos de aventuras de uma boa comida e de belas paisagens. Alguma dica? Obrigada

Oi Nathalie, tudo bem?
Se você não tiver problemas com orçamento, acho a Colômbia sempre uma ótima ideia. Mas os voos não são tão baratos como pro Chile ou Argentina, por exemplo. Nessa época, também acho uma ótima escolha Uruguai, Buenos Aires e Santiago do Chile. Depende realmente do que você quer e de quanto está disposta a gastar.

Abraços

Nathalie Contrucci disse:

Realmente olhei Colômbia e vi muitas coisas bacanas, você acha interessante para essa época de final de ano? Tem bastante coisa para jovem, para aproveitar o dia inteiro? Nao gostamos muito de museus, essas partes históricas, queremos mais diversão, adrenalina.
E se fosse para Colômbia qual lugar indicaria. Grata.

Oi Nathalie, com certeza.
Cartagena, por exemplo, tem um público super jovem e muitas atrações de dia e de noite. Bogotá também tem muitas atrações que vão além dos museus (e a vida noturna é agitadíssima). E se quiser, dá pra curtir o azul do Caribe em San Andrés.

Abraços

Nathalie Contrucci disse:

Grata pelas informações.

Fernabdo disse:

Olá boa tarde… Tenho antecedentes criminais. Com o RG consigo viajar para o Chile? Por conta do antecedentes serei barrado?

Oi Fernando, tudo bem?
Até onde pesquisei, isso não impede sua viagem, a menos que tenha algum mandado contra você.

Abraços e boa viagem!

Rita disse:

Olá
Gostaria de ir para Luanda visitar uns amigos preciso de passaporte e visto ?

Oi Rita, tudo bem?

Para Angola você não apenas precisa do passaporte, como também de visto para turismo. Você pode ver todas as informações em https://www.embaixadadeangola.com.br/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=70:vistoturismo&catid=34:tipos-de-vistos&Itemid=71

Abraços e boa viagem

Amanda Lobato disse:

Vou viajar para Cartagena com conexão em Bogotá, preciso de passaporte?

Oi Amanda, tudo bem?
Para a Colômbia você não precisa de passaporte não, apenas de um RG que tenha sido emitido num prazo inferior a 10 anos.

Aproveitando, temos um guia cheio de dicas de Cartagena, dá uma olhada https://www.essemundoenosso.com.br/dicas-de-cartagena-o-que-fazer/

Abraços e ótima viagem

Angela disse:

Hola soy angela queria una informasion yo vivo en el brazil mas yo soy colombiana para pasar manaus a tabatinga nesesito pasaporte yyo tengo pasaporte pero mis hijos no tienen porq ellos acabo la validade

Anderson Brito disse:

Não é necessário o passaporte.

Lucas Franco disse:

Fui para o Chile sem passaporte e foi muito tranquilo. Eu até prefiro, pois fazer um RG é muito mais simples que o passaporte. rsrs

Fausto disse:

Você é um tanto contraditório no que escreveu no texto e nas respostas dadas aos leitores.

Oi Fausto, tudo bem? Você não foi específico, mas creio que é sobre a expedição de 10 anos, certo? Obrigado, já corrigi no texto. Quando escrevi não conhecia ninguém que havia sido barrado. Hoje já conheço. Abraços

Jéssica Parangaba Claudino disse:

Olá irei para o Canada, mas vi voos que uns fazem paradas em Bogota e Panamá, tenho passaporte e visto para o Canada, vou precisar tirar visto de transição ou qualquer outro para fazer paradas nesses locais?

Oi Jéssica, tudo bem?
Não vai precisar não. Colômbia e Panamá não pedem visto para brasileiros. Tendo o passaporte já está ótimo.
Abraços

Rafaela Olivia disse:

ola boa tarde,eu tenho meu passaporte,em julho fui a bolivia de onibus (mochilão. fiquei um mes, e na volta tbem voltei de onibus,mas a migração estava fechado,porque era no domingo, e não carimbei a minha saida, agora quero ir a buenos aires de avião,a minha pergunta é” VOU TER ALGUM PROBLEMA DE EMBARQUE?,POR CAUSA DO MEU PASSAPORTE NÃO TE O CARIMBO DE SAIDA DE OUITRO PAÍS?”

Anderson Brito disse:

Não

ADRIANA SILVA disse:

BOA NOITE,ESTOU PRETENDENDO IR A BOLÍVIA E PASSAR NO MAXIMO 10 DIAS A PASSEIO,MAS MINHA DUVIDA SERIA SE SÓ COM O RG EU CONSEGUIRIA ENTRAR NO PAIS.
NUNCA VIAJEI PARA FORA DO PAIS E POR ISSO MINHA DUVIDA.
FIZ ALGUMAS PESQUISAS NA INTERNET E VI QUE O IDEAL SERIA ESTA COM O RG NOVO E ATUALIZADO.
PRECISO DE AJUDA ANTES DE COMPRAR AS PASSAGENS E DEPOIS PERDER,SE FOR NECESSÁRIO O PASSAPORTE TEREI QUE CORRER ATRAS PARA TIRAR.
AGUARDO RESPOSTA.

Oi Adriana, tudo bem?
A Bolívia está sim na lista de países para os quais você pode ir só com RG a turismo. Mas é altamente recomendável que você esteja com um RG emitido há menos de 10 anos. Alguns amigos nossos já foram barrados logo no embarque pela companhia aérea.
Abraços

Lidiane disse:

Olá Rafael tudo bem???

Em Novembro irei passar férias em San Andrés na Colômbia, por favor você sabe me informar se é preciso o passaporte, ou somente com o R.G consigo entrar ??

Grata.

Lidiane

Oi Lidiane, tudo bem?
Se sua conexão for em Bogotá, por exemplo, e de lá seguir pra San Andrés, você não precisa de passaporte, apenas de um RG com menos de 10 anos de expedição. Agora se sua conexão é no Panamá ou em outro país que exija passaporte, você precisará sim, mesmo que o destino final seja na Colômbia.

Abraços e ótima viagem

Carlos Eduardo disse:

Olá Rafael!
Preciso viajar para a Venezuela, porém alguns amigos comentaram que de alguns dias para cá estão exigindo passaporte e visto para embarcar. No site do consulado informa o mesmo. Isso pode impedir o meu embarque ou apenas dificultar? Eu fui para Venezuela em Julho deste ano e não tiver problemas. Queria saber se algo mudou “oficialmente”. Desde já agradeço a sua atenção. Abraço!

Oi Carlos, tudo bem?
Infelizmente a Venezuela, por ser bem instável, pode ser meio complicada. A sugestão é entrar em contato com o consulado ou embaixada mesmo. O que eles afirmarem é a resposta oficial que você deve levar em conta.
Abraços,
boa sorte

Abner disse:

Oi Rafael, vou fazer um mochilão agora em Setembro pela am. do sul( Peru, Bolivia e Chile), como acabei decidindo minha viagem de ultima hora, estou indo só com o rg. Será que posso ter dor de cabeça? Meu RG está novo. Tava pensando em levar um xerox do estatuto do mercosul… hehehehe

Oi Abner, rs. Não vai ter problemas não. Mesmo no interior desses países as pessoas já entendem esse lance do Mercosul. Pode ir tranquilo e ótima viagem.
Abraços

Laryssa disse:

Boa noite!

Viajarei para Cartagena agora em novembro. O avião fará escala no Panamá. Mesmo que eu não saia do aeroporto, é necessário passaporte?

Oi Laryssa, você pode até ligar na companhia pra ver sobre essa informação, mas eu levaria o passaporte. É que aqui no momento do embarque podem implicar e você acabar perdendo a viagem, já que o voo é para o Panamá.
Abraços

marco samuel disse:

tinha um vôo para o equador agora, 10/09/2016, e me barraram na hora do embarque no aeroporto de brasília devido a falta de passaporte. O motivo justificado é que a conexão no panamá o exigia.

Oi Marco, tudo bem?
Nossa, que pena. Realmente quando há conexão em um país que pede passaporte, ele é exigido. Vamos dar essa dica nesse post.
Abraços e obrigado

Yago Fonseca disse:

Olá Rafael, uma dúvida…
Pretendo viajar para Monteria na Colômbia e pesquisando valores, percebi que para lá as passagens são muito mais caras do que para cidades maiores, como Medellín ou Bogotá. Gostaria de saber qual o critério para isso, e se vc tem a indicação de onde encontro passagens mais em conta.

Isabela disse:

Boa tarde, irei realizar um voô para os Eua, com conexão em Bogotá. Contudo meu passaporte possui validade inferior a 6 meses. Você acha que consigo embarcar para Bogotá somente com RG? Pois a exigência é passaporte com mínimo de 6 meses de validade ou RG, mas exigem passaporte por causa do destino final.

Oi Isabela, tudo bem?
Pelo que sei, de todo jeito, mesmo pros EUA, é recomendável viajar com um passaporte com mais de seis meses de validade. Você acha que não dá tempo de fazer um novo? Se não, o que sugiro, é que você entre em contato com o consulado americano. Sobre a conexão em Bogotá, você só precisará do passaporte/RG se for sair do aeroporto. Se não for, sua imigração será apenas nos EUA.
Abraços,
Rafael Carvalho

Haydée Olcese disse:

Boa tarde,

Tenho uma amiga brasileira que vem visitar o filho que mora aqui ni Peru faz vários anos. Acontece que ela chegou no Peru em janeiro, foi embora para Brasil na metade de março, logo voltou em maio e foi embora em junho logo voltou no início de julho e nesta vez a autoridade de Migrações aqui no Peru falou que ela já tinha superado o número de vezes que ela poderia entrar no Perú. Ela gostaria agora de voltar para São Paulo na metade de agosto e voltar no início de setembro. Será que ela poderá entrar nessa oportunidade. Obrigada desde já por sua resposta.

Haydée

Oi Haydée, tudo bem?
Nunca tinha ouvido falar que existe um limite entre países, como aconteceu. O que sugiro pra ela então é procurar o consulado peruano no Brasil e ver se a informação é mesmo correta.
Abraços

Nayara disse:

Olá. bom Dia gostaria de saber se pra ir pro mexico eu preciso de passaportes?
E no caso de crianças pequena como eu faço?

Oi Nayara, tudo bem?
Você precisa sim de passaporte pro México. Sobre como tirá-lo, inclusive pra menores de idade, você encontra as informações em https://www.essemundoenosso.com.br/2014/09/03/como-tirar-passaporte/

Abraços

Damir Schon disse:

Ola Rafael,
Tenho uma Empresa e preciso mandar funcionários para Lima/Peru para fazer um serviço que a minha Empresa fechou.A duração do trabalho é de 60 dias.
os funcionários conseguem entrar de RG?….eles precisam de um visto de trabalho?

Grato
Damir

Oi Damir, nesse caso creio que o correto é um visto de trabalho. Mas sugiro que você entre em contato com o Consulado Peruano pra ter essas orientações.
Abraços

Camila disse:

olá , estou com viagem marcada para Colombia, eu meu esposo e meu filho de 08 anos, e gostaria de saber se consigo viajar so com RG? Meu esposo tem passaporte mas eu me meu filho não.

Oi Camila, tudo bem?
Consegue sim, desde que o RG tenha menos de 10 anos de expedição.
Abraços e boa viagem!

Fernando disse:

Boa noite!!!
Tenho uma viajem marcada para Chile, meu RG está com data de emissão dia 17/8/2006, está legível e em bom estado de conservação. Não irei ter problemas devido estar perto dos 10 aanos?
Agradeço.

Arthur Velasco disse:

Oi Rafael, gostaria de saber se posso passar 105 dias na Colômbia, especificamente em Chia, só com o RG… O passaporte irá atrasar muito e vou para estudar… Muito obrigado

Oi Arthur, tudo bem?
Eu vi no site do Itamary https://www.portalconsular.mre.gov.br/antes-de-viajar-1/alerta-aos-viajantes-1/colombia que existe a possibilidade de um visto pra turismo de 180 dias, mas eles não falam nada do RG. Eu, no seu caso, procuraria o consulado colombiano pra esclarecer essa dúvida.
Abraços e boa sorte!

Jessica Silva disse:

Se eu viajar para esses países com o passaporte ganho carimbo? hhahaha
Sempre tive essa dúvida.

Oi Jessica, tudo bem?
Ganha carimbo sim! Se for a Ciudad del Este pela ponte, onde nem há imigração, você também pode ir ao escritório da polícia e pedir um carimbo. Eu fiz isso!
Abraços

Carol disse:

Oi querido
Sou apaixonada pelo México.
Que dicas você pode me dar sobre esse destino?
Abraços.

Oi Carol, tudo bem?
O México é mesmo um país maravilhoso. Temos várias dicas em https://www.essemundoenosso.com.br/category/mexico/
Abraços

larissa disse:

OI RAFAEL , QUAL DESTINO VOCE ME INDICA ENTRE OS PAISES Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela?

E QUAIS CIDADES

Oi Larissa, tudo bem?
Indica pra você ir? Tudo depende do tipo de viagem que você gosta.
Abraços

Aparecida disse:

Rafael,

Bom dia, tudo bem?Vejo que você é um homem com muita paciência, as pessoas lê o seu artigo,mas infelizmente não prestam atenção. Parabéns pela paciência!Adorei saber onde posso ir sem passaporte.

Muito obrigado, Aparecida, realmente infelizmente a resposta muitas vezes está escrita no texto. Mas sempre respondo. A ideia é sempre ajudar.
Abraços

Aline Nakagawa disse:

Olá! Gostaria de saber se pra Isla Margerita, Curação e Aruba há necessidade de passaporte. Grata

Oi Aline, tudo bem? Pra Isla Margarita não, já que fica na Venezuela. Para os demais é preciso sim.
Abraços

Geovana de Jesus disse:

Boa tarde, só uma correção, (Rafael Carvalho) não existe uma lei que fala que o RG precisa ter 10 anos de emissão. Seu RG precisa estar em boa conservação e foto legível.

IDRIS B BELLO disse:

Olá Rafael como você por favor, eu quero fazer uma pergunta ea minha pergunta é que eu e minha mulher está estrangeiro aqui no Brasil estamos nigerians temos RG para estrangeiro que têm um número que pode usá-lo para viajar para o Chile Uruguay Argentina Peru ou nós tem que obter um visto em nosso passaporte nigéria ou podemos usar de RG com RNE voar para esses países

Vinicius disse:

Crianças podem viajer somente com rg para o paraguai? obs 3anos que fiz o rg

Oi Vinicius, tudo bem? As crianças podem sim viajar só com RG para os países dessa listinha, incluindo Paraguai. Só é preciso ficar atento àquelas questões de praxe que são exigidas inclusive no Brasil, como autorização de um dos pais caso o outro não vá, autorização do juizado, etc.
Abraços

Josiane disse:

Ola tudo bem Rafael? Meu namorado esta indo para Haite ,quero dicas de pais proximo que nao precisa de passaporte? Obrigado!

Oi Josiane, tudo bem?
Aqui está a lista dos países que não exigem passaporte, apenas RG https://www.essemundoenosso.com.br/2014/07/28/precisa-de-passaporte-rg/
Abraços, obrigado!

clarice disse:

ola boa noite sou de Campo Grande-Ms, vou ir viajar para o rio grande do norte-Natal e não tenho passaporte é necessário?

Oi Clarice, você não precisa de passaporte num voo dentro do Brasil.
Abraços e boa viagem!

Lia disse:

Boa Noite Rafael, não é necessário ter passaporte em território brasileiro ou na America do sul.

Oi Lia, tudo bem?
O post é examamente sobre isso, mas não é em toda a América do Sul.
Abraços

Sabrina disse:

Boa tarde!

Vou viajar para a Argentina em Abril. Comprei a passagem pela net com meu Rg de SP, ele ainda não venceu, mas a foto tirei quando tinha 14 anos, por ser impressa esta escura. Como moro no Rn atualmente não tenho como ir em Sp tirar outro, pra tirar um novo no Rn a numeração muda. Queria saber se tem problema em usar um rg com numeração diferente no checking?

Oi Sabrina, tudo bem? Na hora da compra da passagem, o que mais importa é o nome. O número do documento você fornece na hora do check-in. Mas sugiro que entre em contato com a companhia ou agência na qual comprou a passagem e tire essa dúvida com eles.
Abraços e ótima viagem!

Alex disse:

Para
México necessita de
Passaporte

Oi Alex, pro México você precisa sim de passaporte.
Abraços

Márcia Francisca da Conceição disse:

Olá bom dia !! Fui presenteada por um passeio ao Uruguai agora em 3 de Março 2016. Nunca viajei e não tenho passaporte,gostaria de saber se preciso do mesmo e se o meu RG basta. Vou ficar no máximo uma semana.e qual a temperatura lá nessa época. Grata.

Oi, Márcia, como dissemos no post, você pode sim viajar só com seu RG, de preferência com no máximo 10 anos de expedição. A temperatura agora já começa a ficar mais baixa. Pode até fazer um calorzinho de dia, mas à noite já deve estar frio. Nadar no mar, por exemplo, pode ser bem complicado já. Abraços e ótima viagem!

Patrick Michel Elveus disse:

Oi amigo td bem? Eu sou estrangeiro moro no brasil eu tenho (RNE ) residencia permanente eu quero saber se eu pode viajar pra colombia por favor? Obrigado pela sua compreensão

Oi Patrick, infelizmente não tenho conhecimentos sobre RNE. Sugiro que verifique com o consulado da Colômbia ou com a PF no Brasil.
Abraços, sinto não ajudar!

Danilo disse:

Rafael,

Muito boas as suas dicas! desde já obrigado!

Vou viajar para Bogotá e depois Cartagena, voarei pela AVIANCA. Continua valendo a regra da viagem só com o RG ou é obrigatório o passaporte? A Avianca pode exigir o passaporte mesmo não sendo necessario? Pois liguei na avianca e eles me disseram que eu precisava do passaporte. Não estendi nada, viajarei direto para a Colombia, não irei para o Panamá nem outro local.

Obrigado!

Oi, Danilo, tudo bem?
Você não precisa de passaporte não. No máximo o que eles podem exigir é um RG com menos de 10 anos de expedição. Não vale CNH, Certidão de Nascimento ou outro documento, tá? Se quiser ter uma resposta oficial para dar para a Avianca, entre em contato com o consulado da Colômbia pelo link https://saopaulo.consulado.gov.co/
Abraços e ótima viagem.

Danilo disse:

Tudo ótimo! Obrigado. Quer dizer, bem melhor agora com sua resposta!

Estou mais tranquilo, pois não quero tirar passaporte agora. Vou fazer isso, vou enviar uma pergunta para o consulado assim caso eles me parem tenho argumentação e prova.

Muitíssimo obrigado!

caio uechi disse:

Mano to na mesma situação! acabei de ler no site da aviança: “Para alguns destinos, a apresentação do passaporte é obrigatória. Fique atento!
Para países participantes do Mercosul ou que mantenham acordos de viagem com o Brasil (Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Venezuela e Bolívia), o checkin pode ser efetuado apenas apresentando a carteira de identidade ” , OU SEJA, to com muito medo de não conseguir! se conseguiu soh com o rg?

caio uechi disse:

ai meu deus, só to com o RG e não tenho o passaporte, será que ferrou? =((((

Oi Caio, tudo bem?
O melhor pra você não ficar nessa apreensão é ligar para a Avianca.
Abraços e boa sorte 😀

Rafael, sou brasileiro e tenho uma namorada na Colombia e ouvi falar que só podemos viajar 3 vezes por ano para a colombia, é verdade?

Oi, Marcelo, tudo bem? Nunca ouvi falar nisso, acho que não tem fundamento algum. O limite é que você só pode ficar 90 dias a turismo, mas se sair e voltar até mesmo no mesmo dia já renova por mais 90 dias.
Abraços

valeria disse:

oi, estou com algumas duvidas, só chilena mas moro no brasil já alguns anos. meu filho e brasileiro, este ano viajamos ao chile só com identidade e nenhum problema, más agora depois desa viaje queremos fazer outras, minha duvida é para tirar passaporte para mim,eu tenho que fazer pelo consulado chileno, porque do meu menino que é brasileiro eu faço pelas leis brasileiras, mas eu como sou estrangeira mas moro no brasil, tenho essas duvidas com visto e passaporte.
obrigada Valeria

Oi, Valeria, tudo bem?
Desculpe não poder ajudar muito bem, o que sugiro é que você consulte o consulado chileno pra entender quais os trâmites. Sei que se você tiver cidadania brasileira, poderá tirar o passaporte brasileiro.
Abraços

Natalia disse:

Oi Rafael quero viajar para Foz do Iguaçu e fazer os passeios pelo paraguai e argentina que o pacote de viajens me oferece mas estou com medo por que meu rg e com a emissão de 2009 e tenho visto em posts que é 10 anos mas conheço pessoas que foram e disseram 5 quanto tempo e realmente que tem que ter .
Obrigada

Oi, Natalia, eu sei que são os 10 anos. Se você estiver bem parecida com a foto do RG dificilmente terá problemas.
Abraços e ótima viagem!

Alinia disse:

Boa noite! Para viajar para o Panamá posso ir com RG obrigada.

Oi, Alinia, tudo bem?
Não, para o Panamá você precisa de passaporte.
Abraços

Samara pinheiro disse:

Oi Rafael como faço pra tirar o ppassaporte e que documentos tenho que ter em mãos.

Oi, Samara, tudo bem? Você pode encontrar essas informações com o passo a passo em https://www.essemundoenosso.com.br/2014/09/03/como-tirar-passaporte/
Abraços!

Renato disse:

Sobre as vacinas para entrar na Argentina, vc pode me explicar quais preciso.

Oi, Renato, não é exigida nenhuma vacina na entrada na Argentina.
Abraços

Raphaella disse:

Bom dia Rafael, em 2014 fui à Colômbia e tentei embarcar no aeroporto de Guarulhos com a minha identidade, que havia sido emitida a mais de 20 anos e não me deixaram fazer o check-in. Por sorte tinha levado meu passaporte e pude embarcar sem problemas, mas é bom que atualizem porque pode ocasionar uma dor de cabeça.
Abraço, Raphaella

Oi Raphaella, tudo bem? Isso é verdade. Por isso no texto nós falamos que o RG deve ter no máximo 10 anos desde a emissão. Mas obrigado pela sugestão, grifamos isso no post.
Abraços, obrigado!

Renata Estevão disse:

Boa noite, estou com duvidas em qual pais, visitar primeiro Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia e Venezuela, gostaria de algumas sugestão!

Oi Renata, tudo bem?
Não entendi. Você quer uma sugestão de qual desses países viajar primeiro? Mas o que você espera da viagem? É uma pergunta muito vaga.
Abraços

andre rodrigues disse:

Rafael,

Vou para Suiça e Inglaterra em maio, e tenho dupla cidadania (brasileira e portuguesa).

Tenho apenas o passaporte portugues, e gostaria de saber se posso sair e entrar no Brasil sem o passaporte brasileiro. Apenas com o documento de identidade consigo sair e entrar?

Na Europa vou usar meu passaporte portugues.

Abcs,
andré

Oi André, tudo bem?
Esse é um assunto um pouco delicado e que pode causar alguma dorzinha de cabeça na saída do país, já que você não tem passaporte brasileiro. Vale dar uma lida nessas discussões https://guia.melhoresdestinos.com.br/sugestao-de-pauta-como-viajar-tendo-dupla-cidadania-como-entrar-e-sair-c-96-10106-pf.html
Pra sanar de vez a dúvida, tentaria falar com alguma autoridade, como a Polícia Federal.
Abraços, sinto não ajudá-lo.

Bel disse:

Oi Rafael, tô com viagem marcada para Cancún o gostaria de saber se irei precisar de passaporte?

Oi Bel, tudo bem?
Você precisará sim de passaporte.
Abraços e ótima viagem!

Lourdes disse:

Se vou viajar de Bogota para Cali, preciso do passaporte?

Oi Lourdes, tudo bem?
Cali é dentro da Colômbia, então não precisa de passaporte não. Vale a regra do RG;
Abraços

Andressa disse:

Olá Rafael,

Gostaria de conhecer algum país, mas que não exigisse passaporte no momento. O que você me indicaria?

Oi Andressa, tudo bem? Os países estão todos nesse mesmo post que você comentou 😀 Abraços

Milena disse:

Rafael, como vai ? Estou indo viajar para San Andrés em janeiro, no começo do ano. A Ilha pertence à Colômbia e vou fazer conexão em Bogotá mesmo, tanto na ida quanto na volta.
Você sabe me dizer se pra lá, só com o RG eu consigo viajar sem problemas ? E é necessário algum tipo de vacina ?
Agradeço.

Oi Milena, tudo bem? Pena não ter deixado seu email. Você consegue sim viajar só com RG se seu voo for entre Brasil e a Colômbia, incluindo San Andrés. Se tiver conexão no Panamá, por exemplo, aí já precisará de passaporte. A vacina de febre amarela não é obrigatória, apenas para alguns estados específicos da Colômbia. Vale dar uma olhada nesse link https://www.colombia.travel/pt/informacoes-pratica
Abraços e boa viagem!

Evelyn disse:

tenho 2 filhos, de menor, que mora no Peru e nw tem RG, eles podem viajar para o Brasil soh com a certidao de nascimento?? (nacionalidade deles esta como brasileiros)

Oi Evelyn, tudo bem?
Nesse caso, acho melhor você consultar algum órgão brasileiro no Peru, como o Consulado ou Embaixada.
Abraços

Edmundo disse:

Oi Evelyn,
provavelmente você já sanou a dúvida, mas… de repente, ajudamos alguém.
Seguinte: no caso de crianças/pré-adolescentes/adolescentes (enfim, menores de 18) nascidos e registrados no Brasil, eles podem transitar nos países em questão portando o RG, desde que acompanhados dos pais biológicos e/ou responsáveis legais.
Ou seja, as mesmas pessoas que estão REGISTRADAS no RG do(a) menor de idade.
Caso o(a) menor esteja viajando, por exemplo, apenas com o pai (ou a mãe), deverá apresentar um documento reconhecido em CARTÓRIO, com a autorização da outra parte.
Não sou da área de Direito e afins… Compartilho aqui uma experiência pessoal, quando viajei de férias com minha família em 2013 no trajeto Brasil/Peru, via Acre.
Boa viagem!

João Pedro Daccache disse:

Rafael, boa tarde!

Viajarei à Puerto Ordaz, Bolivar, Venezuela em dezembro e estou correndo para providenciar o kit básico de documentos. Por via das dúvidas, achei melhor emitir tudo. No entanto, restou a seguinte dúvida: terei que apresentar o Certificado Internacional de Vacinação, já que recomenda-se prevenir-se contra a malária e febre amarela que têm lá?

Muito obrigado!

Oi João Pedro, tudo bem?
Pelo que pesquisei, a exigência da vacina para a Venezuela é meio controversa. Uns dizem que sim outros dizem que não. Mas é sempre bom já ter a vacina tomada, pois nunca se sabe quando será solicitado. Aqui explicamos como você pode pegar o certificado https://www.essemundoenosso.com.br/2012/09/13/vacina-d
Abraços

Michael Lindopp disse:

Cédula de identidade de estrangeiro (RNE). Posso viajar ao Peru?

Oi Michael,
infelizmente não tenho essa informação. Desculpe.
Abraços

Rozi Silva disse:

Oi sou Rozi silva atualmente namoro com um turco q mora em izmir na turquia e ele quer muito que eu va morar com ele, como sei q o visto é de apenas 3 meses estou meio perdida sem saber o que fazer, pois tenho muito medo de não conseguir um trabalho para poder ficar mais tempo, e tbm não pretendo me casar assim tao rápido pois tenho medo de não me acostumar com a cultura, o que devo fazer para conseguir um visto com um tempo maior?

Oi Rozi, tudo bem?
Você pode tentar um visto para estudante e cursar alguma coisa na Turquia. Se não, terá que entrar e sair do país a cada três meses para renovar o visto de turista e não ficar ilegal.
Abraços

mateus disse:

ola rafael poderia me ajudar no basico de quantia finaceira que irei gastar nesta viagem ate isla de argarita e quanto de dinheiro devo levar

Oi Matues, ainda não estive na Isla Margarita.
Abraços

Mansueto disse:

Pocha obrigado mesmo me ajudou muito, vou efetuar um curso no Paraguay.

mateus disse:

rafael poderia me dizer que se para entra na venezuela daria para entrar so com o rg e tambem se precisa da carteirinha da facina e se e muito dificil entrar la

Oi Mateus, tudo bem?
Você pode sim entrar só com RG. Esse blog pode ajudá-lo https://turismoislamargarita.blogspot.com.br/2012/
Abraços

mateus disse:

ola rafael existe algum grupo que viajam sempre em turma e como encontra este grupo para que eu possa viajar com eles se eu puddesse pegar carora sei la seria bem mais facil vc pode me ajudar

Oi Mateus, tudo bem?
Se você mora em SP, o https://quatrocantosdomundo.wordpress.com/ organiza bimestralmente um encontro de viajantes super bacana. Conheci muita gente lá. Tem também o site Mochileiros, que é um fórum e tem posts inclusive sobre quem quer conhecer outras pessoas para viajar.
Abraços

Michele disse:

Por isso precisou

Camilla disse:

Saber disso me ajudou demais!!!

Dany disse:

Se caso eu queira morar em um desses países que se entra apenas com RG qual o procedimento que devo tomar?

Oi Dany, tudo bem? Mesmo sem necessidade de passaporte, o visto é de turismo. Para morar, você precisará do visto de residente.
Abraços

mateus disse:

oi rafael eu gostaria de viajar para venezuela so que moro no espirito santo e nao encontro nenhum onibus que faz a trajetoria para boa vista que e mais erto para pegar o onibus ou barco

Oi Mateus, tudo bem?
Acho que esse post pode ajudá-lo https://www.cariocaemfuga.com/2014/06/como-ir-de-b
Abraços

Oi Larissa, tudo bem?
No seu caso só foi preciso o passaporte justamente pela conexão no Panamá. Se seu voo for direto não precisa!
Abraços e obrigado!

Jaziel disse:

Carteira de trabalho pode ?

Oi Jaziel, tudo bem? Infelizmente não pode. Apenas RG, de preferência com menos de 10 anos de emissão, ou passaporte.
Abraços

Sônia Figueiredo disse:

Boa tarde!!!

Sou brasileira e moro em Portugal à 14anos e minha prima quer vir para ca para morar comigo,e gostaria de saber se ela precisa de passaporte para entrar aqui.
Gostaria de saber para poder avisar a ela.
Obrigada

Oi Sônia, tudo bem?
Brasileiros precisam sim de passaporte para a imigração na Europa. Se ela for morar, precisará de um visto específico também, já que o visto de turismo é de apenas 90 dias.

Abraços

Fabi disse:

Meu marido já foi barrado na Venezuela pq o RG dele era antigo e ainda estava criança na foto. Nós conseguimos entrar no país pq explicamos q não sabíamos desse detalhe. Depois de ouvir um sermão a agente nos deixou ir com a promessa de trocarmos assim q voltassemos. Então na duvida é melhor estar com o RG atualizado.