Lojas em Monte Verde, MG: Dicas de compras na vila

Há diversos tipos de lojas em Monte Verde que agradam a todos os tipos de pessoas. De artesanato a embutidos, é possível encontrar uma grande variedade de produtos com bons preços.

Nesse post, a gente dá dicas de compras em Monte Verde e seleciona as melhores opções. Além disso, falamos o que tem pra fazer na vila e onde se hospedar com bom custo-benefício.

Confira as dicas e boa viagem!

Lojas em Monte Verde, MG: Todas as dicas

Antes de mais nada, vamos dar algumas explicações básicas sobre as lojas em Monte Verde. Aliás, se você está em dúvida sobre o que fazer em Monte Verde, com certeza compras será uma das principais atrações.

A seguir, também falaremos quais são as melhores opções de compras na cidade e onde estão localizadas.

O que comprar em Monte Verde

Quando falamos em o que comprar em Monte Verde, logo pensamos em comida, né? E não poderia ser diferente. Afinal, estamos em Minas Gerais, um dos estados do Brasil com a melhor gastronomia.

Mas Monte Verde vai muito além disso. Claro que por lá é fácil encontrar queijos, geleias, doce de leite, doces em compota, embutidos e chocolates, mas, além disso, a cidade oferece excelentes opções para quem quer levar uma lembrança diferente da viagem.

Avenida Monte Verde vazia, em Monte Verde, MG, com árvores e placas
Avenida Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por lá, há lojas de artesanato, que vão de azulejos decorados e a imãs, e até sabonetes produzidos na própria vila.

Que horas funcionam as lojas em Monte Verde?

As principais lojas em Monte Verde ficam localizadas na avenida principal da cidade. Durante a semana, elas costumam funcionar apenas durante o dia, já que há menos turistas por lá.

Além disso, algumas delas costumam fechar na terça ou na quarta-feira.

Agora, para ficar mais fácil, vamos dividir o post em tópicos sobre os tipos de lojas:

Onde comprar queijo em Monte Verde

Se tem uma coisa boa em Minas Gerais é a culinária, né? Por isso, há muitos lugares onde comprar queijo e doce em Monte Verde.

Uma das melhores lojas em Monte Verde, sobretudo, para comprar queijo é a Alpminas (Av. Monte Verde, 1033). Na parte inferior funciona a loja e em cima está o restaurante, que também é muito bom.

Aliás, aproveite para ver uma lista com os principais restaurantes de Monte Verde.

Lojas em Monte Verde: Queijos e pimentas da Alpminas
Alpminas (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Alpminas tem uma variedade imensa, sobretudo, de queijos, doces e vinhos. Ótimo para compras.

Outras opções na avenida principal são o Chalé do Ito (Av. Monte Verde, 845) e A Pioneira (Av. Monte Verde, 865).

Entrada da A Pioneira, uma das lojas em Monte Verde, com mulher na porta ao lado de uma moto
A Pioneira (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O Santa Fé Empório (Av. das Montanhas, 43) é outra dica de onde comprar queijos e doces regionais em Monte Verde, assim como o Gosto da Roça (Av. Monte Verde, 1202).

Queijos, vinhos e importados da Santa Fé, uma das lojas em Monte Verde,
Santa Fé (Foto: Esse Mundo é Nosso)

O Rancho do Caipira (R. da Mantiqueira, 146) é mais uma dica de onde comprar queijo em Monte Verde. Apesar de não estar na avenida principal, a loja tem ótimas opções de laticínios e doces. Vale pesquisar o preço porque em alguns casos pode sair mais em conta.

Nós, por exemplo, compramos um queijo recheado com requeijão que estava mais barato lá do que em outras lojas, mas não é regra. Vi alguns produtos com preços iguais ou até mais caros. Portanto, vale fazer a pesquisa antes de comprar.

Onde comprar chocolate em Monte Verde

Quando falamos de lojas em Monte Verde, não podemos deixar de citar os chocolates. Afinal, como uma boa vila de serra, por lá não faltam boas opções de chocolaterias.

O preço costuma ser bem parecido entre elas. Quando fomos (novembro de 2021), o valor do quilo custava, em média, R$ 169.

As minhas preferidas são a Montanhês, que é mais cara do que as outras (Av. Monte Verde, 969) e a Gressoney (Av. Monte Verde, 636). As duas funcionam também como café.

Mesas e cadeiras na parte externa da Chocolateria Montanhês
Montanhês, em Monte Verde (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além disso, na loja de fábrica da Gressoney é possível ver o chocolate sendo preparado na hora. Aliás, não deixe de experimentar a prímula, que é um mix de pão de mel com alfajor recheado com doce de leite. Uma delícia!

Prímulas cobertas com chocolate da Gressoney, uma das lojas em Monte Verde
Prímulas da Gressoney (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outras lojas para comprar chocolate em Monte Verde são a Sabor Chocolate (Galeria Suíça – Av. Monte Verde, 856), que também funciona como café, a Chocolateria Monte Verde (Avenida Monte Verde, 1061), a Toco (Av. Monte Verde, 925) e a Pioneira (Avenida Monte Verde 801), que também é um café.

Loja de sabonetes em Monte Verde

Pra quem procura uma loja em Monte Verde que tenha produtos diferentes para levar pra casa, a Alpina (Av. Monte Verde, 946) é uma opção.

Entrada da loja Alpina, que vende sabonetes, em dia de céu azul
Alpina (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Localizada na avenida principal da cidade bem perto de onde estão os restaurantes, a loja é especializada em sabonetes, mas também vende artesanatos.

Aliás, alguns dos itens são produzidos por eles mesmos, como sabonetes em formatos específicos e alguns com o nome da cidade.

Além disso, eles vendem sabonetes, shampoos e sais de banho de outras marcas.

Onde comprar vinho em Monte Verde

Se você está em busca de onde comprar vinho em Monte Verde, não pode deixar de ver este tópico.

Algumas lojas em Monte Verde que já citamos aqui vendem vinhos como A Pioneira (Av. Monte Verde, 865), a Santa Fé (Av. das Montanhas, 43) e a Alpminas (Av. Monte Verde, 1033), mas a nossa dica é ir ao supermercado para encontrar preços mais em conta.

O nome dele é Supermercado du Tato (R. Afonso M. Ribas, 72). Aliás, daremos mais detalhes no tópico a seguir!

Supermercado

O melhor supermercado que encontramos em Monte Verde foi o Supermercado du Tato (R. Afonso M. Ribas, 72), que fica a cerca de 1 km do centrinho, mas tem uma grande variedade de produtos.

Ótimo pra quem quer comprar bebidas, como água, refrigerante, suco, cervejas e vinhos. Além disso, por lá há algumas opções de doces também.

Eu, por exemplo, comprei o doce de leite Rocca, considerado um dos melhores do Brasil, por um valor bem abaixo do cobrado pelas lojas.

Só não há muitos queijos no supermercado. Neste caso, vale a pena ir nas lojas que citamos acima.

Mais lojas em Monte Verde

Há outros segmentos de lojas em Monte Verde que também valem a visita. Uma delas é a Edelweiss (Galeria Suíça – Av. Monte Verde, 856). Embora a loja seja pequena, há diversas opções de geleias incríveis.

É possível também encontrar a geleia em outras lojas. Fique de olho no preço para saber onde está mais barato. Outra dica é A Casa da Geleia (Jam Jelly), que também vende geleias artesanais.

Geleias em prateleria na Jam Jelly
Jam Jelly (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Pra quem gosta de beber, a Arsenal da Cerveja (Galeria Suíça – Av. Monte Verde, 856) precisa fazer parte do roteiro. A loja possui mais de 200 rótulos de cerveja, que podem ser degustadas por lá.

Arsenal da Cerveja, uma das lojas em Monte Verde, com diversos rótulos de cerveja em prateleiras
Arsenal da Cerveja (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Por fim, a Manduca é uma boa opção para os apaixonados por embutidos. Eles vendem produtos de fabricação própria, como linguiças e salsichão, além de queijos e geleias (R. do Selado, 600). Não funciona de segunda e terça.

Geladeiras com produtos da Manduca Embutidos, uma das lojas em Monte Verde
Manduca (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Galerias

Muitas lojas em Monte Verde ficam localizadas em galerias na principal avenida que recebe o mesmo nome da vila.

A Galeria Inverness Mall (Av. Monte Verde, 945) tem lojas de bebida, artesanato, lembrancinhas, sapatos e roupas.

Lojas em Monte Verde: Guarda-chuvas vermelhos no teto da Galeria Inverness
Galeria Inverness (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Outra boa opção é o Shopping Celeiro (Av. Monte Verde, 743) que tem uma parte bem bonita que fica atrás. Vale a pena andar até lá para conhecer. Além disso, por lá há lojas de artesanato, doceria, lanches, mercadinho, lojinhas e até pizzaria.

Ahh, se você tiver sorte, ainda vai conseguir encontrar uns esquilinhos por lá.

Homem caminha pelas lojinhas no Shopping Celeiro
Shopping Celeiro (Foto: Esse Mundo é Nosso)

A Galeria Suíça (Av. Monte Verde, 856) tem duas das lojas que já destacamos no decorrer do post: a Edelweiss, de geleias, e a Arsenal da Cerveja. Tem também café e outras lojinhas.

Outras opções também são a Galeria das Flores e das Estrelas.

Além disso, há algumas opções de lojas de roupas em Monte Verde, mas não destacamos nenhuma em específico.

O que conhecer

Há muito o que fazer em Monte Verde. Uma das partes mais legais da cidade é realmente andar pelo centrinho para ver as lojas, ver compras e comer.

Aliás, falando em comer, há ótimas opções de restaurantes em Monte Verde. Alguns deles são o Villa Donna Bistrô, O Alquimista, o Café Pinhão e o Alpminas.

Pra quem gosta de cerveja, não pode deixar fazer a visita pela fábrica da Fritz Cervejaria Artesanal.

Fábrica da Fritz Cervejaria com tanques de cerveja
Fritz Cervejaria Artesanal (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Além disso, a cidade oferece opções para os amantes da natureza como a trilha da Pedra Redonda, a Fazenda Radical, que tem arvorismo e tirolesa e o Parque Oschin.

A cidade ainda oferece um Icebar e uma pista de patinação no gelo.

Onde se hospedar na vila

O que não faltam são boas dicas de hotéis e pousadas em Monte Verde. A cidade possui opções de hospedagem com estilo europeu e de serra.

Homem andando no jardim do Esquilo Hotel
Esquilo Hotel (Foto: Esse Mundo é Nosso)

Alguns deles são o Esquilo Hotel, que já nos hospedamos e gostamos muito. Tem também a Spa Mirante da Colyna, a Carícia do Vento, a Ahavanoa, a Essências de Minas, a Suíça Mineira e a Vilage de Minas.

Aliás, aproveite e veja também

Dúvidas frequentes

O que comprar em Monte Verde?

Em Monte Verde, há muitas opções de compras, como queijos, embutidos, geleias, artesanato. Veja mais dicas!

Onde comprar queijo em Monte Verde?

Muitas lojas vendem queijo na vila, entre elas, a Alpminas e A Pioneira se destacam. Aliás, confira as opções completas.

Onde comprar vinho em Monte Verde?

Algumas lojas, como a Alpminas e a Santa Fé, vendem vinhos. Além disso, outra dica é o Supermercado du Tato. Conheça todas as opções!

O que conhecer em Monte Verde?

Há muito o que fazer em Monte Verde. Além de andar pelo centrinho, tem bons restaurantes, trilhas e atrações radicais. Veja mais dicas.

Onde se hospedar em Monte Verde?

Há excelentes opções de hotéis em Monte Verde, como o Esquilo e o Spa Mirante da Colyna. Aliás, confira mais opções.

Adolfo Nomelini
Jornalista formado pela PUC-SP e pós graduado em Comunicação em Mídias Digitais, é apaixonado por música, coxinha, televisão, seus óculos e internet. Trabalha há mais de 15 anos com conteúdo online e passa boa parte do tempo "jogando o corpo no mundo, andando por todos os cantos e, pela lei natural dos encontros, deixando e recebendo um tanto".
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
joão aparecido alves disse:

super legal incluir em suas viagens – o Roteiro do Vinho aqui em São Roque onde voce pode encontrar tambem os mais gostosos chocolates caseiros de Gramado – aqui temos a Loja da FLORYBAL uma loja super moderna e tematica, estamos na rua Benedito Moraes de Góes 51 – Canguera – São roque bem ao lado da igreja catolica no roteiro do vinho