Melhor vista: Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio

O Rio de Janeiro é uma cidade realmente maravilhosa – desculpem pelo clichê. Quando viajei para a Cidade Maravilhosa pela primeira vez, o que só aconteceu em 2009, já tinha na cabeça todas aquelas paisagens que eu vi a vida inteira nas novelas e em fotos por aí. Era como ir pra Nova York e visitar locais usados como cenários de Friends. As imagens cariocas típicas das tramas de Manoel Carlos ao som de Bossa Nova já estavam no meu inconsciente e era isso que eu queria ver.

Logo no avião, saindo de São Paulo, corri para perguntar para a aeromoça de qual assento dava pra ver o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, alguma coisa… super grossa, ela me disse que não sabia. Confesso que fiquei frustrado e mal vi a Ponte Rio-Niterói, já na aterrissagem. Nas próximas idas à Cidade Maravilhosa consegui por conta própria finalmente encontrar aquelas paisagens que eu esperava da janelinha do avião.

Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

COMO ESCOLHER SEU ASSENTO NUM VOO DE SÃO PAULO PRO RIO

*Sugestão de trilha para ler esse post nesse link

Se você vai voar para o Rio de Janeiro e puder, escolha o Aeroporto Santos Dumont, que fica no Centro da cidade, entre a Ponte Rio-Niterói e o Pão de Açúcar. Numa das vistas mais bonitas do Brasil! Mesmo que seu voo não seja pela ponte-aérea Rio-São Paulo, se tiver sorte, os aviões chegam pela mesma “reta final”.

A melhor pedida normalmente (não é sempre que o avião faz a mesma rota) é escolher um assento do lado direito da aeronave. E claro que na janelinha.  Logo após a decolagem em São Paulo você já começa a avistar o mar, as famosas cidades do litoral norte de São Paulo.

Mas o que interessa mesmo, já que você veio até aqui para ler esse texto, é a chegada à Cidade Maravilhosa. Poucos minutos antes do pouso já dá pra ver a Barra da Tijuca. Logo depois, olhando para baixo, quem dá as caras é o Maracanã.

Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em seguida, já se pode avistar o Cristo Redentor. E junto dele, aparecem as paisagens mais famosas da Zona Sul da cidade, como a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Pão de Açúcar.

Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como escolher seu assento num voo de São Paulo pro Rio (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não tem jeito, o Rio de Janeiro é uma cidade de encher os olhos. Depois de ter ido tão tarde pela primeira vez, já aos 26 anos, nunca mais parei. As belezas cariocas viciam!

+ Confira dicas para planejar sua viagem ao Rio de Janeiro

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Angeline disse:

Oi Rafael. Vi um texto falando que em um vôo de POA>GRU dá para ver paisagens belíssimas… Mas em qual lado, saberia me fizer? Obrigada!

Oi, Angeline, tudo bem?
Vale escolher os assentos da esquerda pra conseguir ver algumas praias nessa rota de GRU>POA.
Abraços e ótima viagem

Ricardo Luis Pilatti disse:

Boa noite! Vou pegar um avião PoA > Congonhas e depois de Congonhas > Santos Dumont. Realmente tem que ser então na fileira F pra ter essa vista privilegiada, né? E pra ter uma vista linda da foto com um pedacinho da asa, qual seria o assento mais indicado?

Oi, Ricardo, tudo bem?
Depende muito da companhia aérea, mas normalmente os assentos da janela da direita do avião têm uma vista mais bonita nesse trecho. Você pode consultar o mapa de assentos na hora de marcar o seu pra tentar calcular sobre a asa.

Abraços e boa viagem!

Zaira disse:

LADO DIREITO DE QUEM ENTRA OU DE QUEM SAI DA AERONAVE?

Oi, Zaira, tudo bem?
Lado direito levando em consideração que o “nariz” do avião é a frente dele.

Abraços

CARLA FERREIRA disse:

Oi. Boa tarde!! Desculpe, nao entendi. O lado direito. Estando no corredor de frente ou de costas para os assentos?
Obrigada.

Oi, Carla, tudo bem?
Normalmente a vista mais bonita é à direita olhando pra cabine do avião, ou seja, à direita mesmo dos passageiros sentados. Espero que o voo tenha essa rota bonita.
Abraços e boa viagem!

Paula disse:

Olá indo de Brasília qual melhor lado? Obrigada

Oi, Paula, tudo bem?
Eu apostaria no mesmo lado vindo de SP (no lado direito), se der sorte o pouso será com o Pão de Açúcar ao seu lado.

Abraços e boa viagem!

ANTONIO SERGIO DA SILVA FONSECA disse:

NA VERDADE TUDO ME ENCANTA NESTE LUGAR,DE FATO A VISTA DE CIMA E MUITO BONITA MESMO.PENSO QUE ESTA VIAJEM QUE PRETENDO FAZER PARA O RIO DE JANEIRO ASSIM QUE PUDE,SEJA DE FATO TUDO AQUILO QUE REALMENTE PASSA NA MINHA MENTE ,E QUE TUDO DE CERTO PARA QUE POSSA VOLTAR OUTRA VEZ .SEMPRE QUE PUDER PARA MIM SERA UM PRAZER ATE BREVE.

Rodrigo disse:

Olá, ótima matéria. Vc sabe qual melhor lado para quem está saindo de BH confins? Obrigado.

Oi Rodrigo, tudo bem?
Creio que a aproximação no Rio seja feita na mesma rota dos voos vindos de SP. Se der “o lado certo” nessa aproximação, vale a mesma informação.
Abraços e ótima viagem,
Rafael

Franciele disse:

E para quem está aterrissando no Santos Dumond vale a mesma dica dos assentos F? Ou nesse caso é o contrário? Obrigada!

Oi Franciele, normalmente os voos que vêm do Sul fazem essa rota. Mas claro que pode haver alterações, apenas na maioria das vezes é assim. Boa sorte 😀
Abraços

Fred Luz disse:

Muito obrigado pela moral. o/ tks

Luian Martins disse:

Na primeira vez que fui ao Rio de Janeiro, mesmo sem saber essa dica, tive a sorte de sentar na janela e do lado direito.
E, realmente, é lindo! Você ver tudo do lado direito…Maracanã, Pão de Açucar, Corcovado, Lagoa Rodrigo de Freitas, Engenhão….show!

Oi Luian, que bom que conseguiu mesmo sem saber, porque a vista é mesmo incrível 😀
Abraços

Josimar disse:

A melhor pedida é escolher uma poltrona F (ou seja lado direito da aeronave) quando estiver DECOLANDO do Santos Dumont. Se for indo em direção a São Paulo, é certeza absoluta (se as condições de tempo permitirem) que vai ser possível ver a Enseada de Botafogo, o Pão de Açucar, Copacabana, e se o tempo ajudar ainda mais, a Lagoa, Arpoador, Ipanema, Leblon, e bem do alto, ainda vai ser possível ver a "estrelinha" nas ruas da Barra. =)
Lembrando, isso apenas se a aeronave estiver indo em direção a São Paulo ou pelo menos para o Sul do pais.

Nina disse:

O lado direito que vc quis dizer é no sentido que se entra no avião, né? Pq acho que na direção Barra-Flamengo a janelinha da vista seria do lado esquerdo, se considerar o bico do avião como a frente!

Nina disse:

ahhhh entendi já, ignora a minha ignorância! muito boa dica!

Henrique disse:

Nossaaaa não vejo a hora de conhecer essa cidade maravilhosa… parabéns!