Orla de Maceió, bar de praia Lopana e a feira artesanato da Pajuçara

Maceió é um daqueles lugares que eu fiquei revoltado logo no primeiro dia. Calma, o motivo da minha raiva era o fato de eu ter demorado tanto para conhecer a capital de Alagoas. Já tinha ouvido falar que o litoral do Estado era o mais bonito do Brasil, mas não fazia ideia que era digno de muitos países do Caribe.

Não bastasse o mar verde esmeralda e azul turquesa, a cidade ainda tem uma boa estrutura, uma das orlas urbanizadas mais bonitas que já vi e atrações para todos os gostos e bolsos.

MACEIÓ

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

ORLA E PRAIAS

Pesa contra Maceió os preços das passagens. Para quem vai do Sudeste pra lá, é um dos trechos mais caros do país. Mas vale cada centavo. A principal porta de entrada é o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, a 25Km da orla, um dos mais modernos do Brasil.

As praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são as principais da área urbana e são interligadas por um grande calçadão. A primeira é a mais turística delas, local com maior concentração de hotéis e restaurantes. Quem quer fugir da muvuca, principalmente na alta temporada, não fará má escolha se decidir ficar nas outras duas. A orla é compacta e pode ser facilmente percorrida de bicicleta, carro ou até mesmo a pé.

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Com águas mornas e transparentes, as praias de Maceió são um convite pra ver a vida passar sem pressa. Vale a pena ficar um ou mais dias ali mesmo que você vá curtir as praias mais desertas do litoral norte ou sul do Estado.

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Pela manhã, quando a maré está baixa, o mar fica ainda mais colorido. Impossível não repetir várias vezes: “Olha a cor desta água”. Jangadas saem da praia de Pajuçara com destino às piscinas naturais a dois quilômetros mar adentro (R$25 por pessoa).

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

LOPANA

Um dos bares de praia mais famosos do Brasil fica em Maceió. Inaugurado em 2004, o Lopana, na Ponta Verde, é destino do público mais descolado da cidade. Tem capacidade para 300 pessoas e estrutura com 65 mesas (oito em uma área com ar condicionado), 50 ombrelones, cadeiras de praia, além de um catamarã com capacidade para 58 passageiros.

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O cardápio é bem elaborado e foge do básico das tradicionais barracas de praia, com frutos do mar, carnes, saladas, entre outros. Provamos a famosa casquinha de siri gratinada com queijo parmesão e a mandioca frita.

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A programação musical é vasta, de terça a domingo (segunda não abre), com bandas ao vivo à noite e DJ’s ao longo do dia. Há cobrança de couvert artístico.

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O Lopana fica na Av. Silvio Carlos Viana, 27 – Ponta Verde. O telefone de contato é (82) 3231-7484 e o site lopana.com.br.

 

ARTESANATO

Com mais de 200 lojas, o Pavilhão do Artesanato, na praia de Pajuçara, é um dos principais pontos de venda de artigos locais. Couro, cerâmicas, rendas e bordados, feitos inclusive em palha de ouricuri, são os mais típicos, mas há souvenirs para todos os gostos. A feira está localizada na Av. Doutor Antonio Gouveia, 1447 e abre diariamente das 10h às 22h.

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Sem dúvida Maceió é uma das capitais mais bonitas do Nordeste. Além das atrações da cidade, as praias paradisíacas do litoral de Alagoas vão fazer você acreditar que existe mar caribenho no Brasil.

Maceió, Alagoas (Foto: Esse Mundo É Nosso)

 + Consulte preços de hospedagens e faça a reserva do seu hotel em Maceió

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Rosimeire disse:

Cidade maravilhosa e o Lopana é ótimo, a comida uma delícia.
Recomendo…

Mikaela disse:

AMei maceió, muito bom viajei com a ESV Nordeste e as dicas do essemundo é nosso MARAVILHA