Buenos Aires a pé: Roteiro pelas principais atrações do Centro

Uma das coisas que mais me encantam em Buenos Aires é o fato de a capital da Argentina ser amiga dos pedestres. Lá é possível sair a pé para descobrir o que a cidade tem de melhor. Adoro essa possibilidade, pois acho que quando você depende de táxi ou transporte público o tempo todo, acaba indo apenas aos pontos turísticos, perdendo a chance de conhecer algo novo que está no caminho.

Pela segunda vez, percorremos o centro e suas principais atrações ao longo de quase um dia todo e montamos aqui um roteiro para você descobrir Buenos Aires a pé.

BUENOS AIRES A PÉ

TEATRO COLÓN

Teatro Colón - Buenos Aires a pé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nosso tour começou em frente ao Teatro Colón (Cerrito, 628), o mais famoso da Argentina. Inaugurado em 1908, substituiu o antigo Colón, que havia sido construído em 1857. Além de sua arquitetura incrível e por receber as maiores companhias de ópera do mundo, é considerado um dos cinco melhores teatros do planeta.

OBELISCO

Obelisco - Buenos Aires a pé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Seguindo pela 9 de Julio chega-se a um dos símbolos da capital portenha. O Obelisco de Buenos Aires é um monumento histórico erguido no cruzamento desta avenidas com Corrientes em comemoração aos quarto centenário da cidade.

CALLE FLORIDA

Florida - Buenos Aires a pé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Uma das ruas de compras mais famosas da cidade, a Calle Florida, fica bem perto do Obelisco. Eu gosto de chegar até lá pela Calle Lavalle, que é outro calçadão repleto de lojas. A Florida reúne shoppings e lojas de departamentos que já fizeram a cabeça dos brasileiros. Hoje é preciso procurar bastante para encontrar bons preços.

GALERÍAS PACIFICO

Galerías Pacifico - Buenos Aires a pé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ainda na Calle Florida, na esquina com a Córdoba, fica o Galerías Pacifico, um dos centros de compras mais conhecidos de Buenos Aires. O lindo prédio foi construído em 1888 para abrigar a loja francesa Bon Marché. Mas com a crise de 1890 esse projeto nunca foi adiante e o local foi quase ao completo abandono. Após ser declarado Monumento Histórico Nacional em 1989, passou por uma ampla reforma e desde 1992 se tornou um dos lugares mais bonitos da cidade.

* Nosso leitor Estevão sugere uma ida até a Plaza San Martin a partir daqui: “Fica no final da Florida. Esta praça é muito bonita tem um gramado em declive onde vi muitos portenhos aproveitando a grama e o sol durante o almoço, fica em frente a Torre de Los Ingleses (Torre Monumental), próxima da Estação de trens de Retiro. De lá é possível seguir a pé até o Puerto Madero”. 

PUERTO MADERO

Puerto Madero - Buenos Aires a pé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De volta à Lavalle, siga por mais sete quadras até outro ícone portenho, o Puerto Madero. Essa região nobre criada a partir da década de 1990 envolveu a recuperação de uma área de 170 hectares. O bairro logo se tornou um grande centro gastronômico e financeiro da cidade. Local excelente para um passeio a pé, seja para curtir o visual, que reúne os maiores arranha-céus de Buenos Aires, ou seus vários restaurantes.

PUENTE DE LA MUJER

Puente de la Mujer - Buenos Aires a pé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Bem ali fica um dos ícones de Puerto Madero, a Puente de la Mujer. Assinada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, a ponte foi inspirada no tango, como um casal que dança: o homem é o mastro, com cordas, segurando a curvatura central que simboliza a mulher.

CASA ROSADA

Casa Rosada - Buenos Aires a pé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De volta à Calle Tte. Gral. Juan Domingo Perón, siga pela Av. Leandro N. Alem até a Casa Rosada. Sede da Presidência da República, abriga também o Museu da Casa do Governo e é aberta à visitação (saiba mais).

PLAZA DE MAYO

Plaza de Mayo - Buenos Aires a pé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Em frente à Casa Rosada está a Plaza de Mayo, a mais importande da capital portenha. Criada em 1580, é palco de manifestações e eventos históricos importantes no país desde a fundação de Buenos Aires.

CATEDRAL METROPOLITANA

Catedral Metropolitana - Buenos Aires a pé (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Basta atravessar a rua para chegar à Catedral Metropolitana, maior templo católico da cidade. O incrível prédio tem uma mistura de estilos, com uma nave do século XVIII e uma fachada neoclássica do século XIX. Foi nessa igreja que o Papa Francisco foi Cardeal Arcebispo, na época chamado de Jorge Mário Bergoglio.

Tem uma sugestão pro nosso roteiro? Deixe seu comentário!

+ Confira mais dicas de Buenos Aires

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Débora disse:

Perfeito o roteiro, pessoal! Vou a Buenos Aires em janeiro e é exatamente o que eu estava procurando! Estava um pouco perdida sobre esse passeio no centro, mas agora entendi tudo. Muito obrigada!

Sidionil disse:

Oi, Estevão. Vou fazer um bate e volta saindo de Montevideu. Ao desembarcar em Puerto Madero dá p/ conhecer esses pontos turísticos todos que vc cita indo e vindo a pé e sem correr o risco de perder a balsa de volta para Montevideu?

P.S.: não pretendo demorar nesses pontos, apenas umas fotos. Questiono o tempo que vou levar p/ chegar até esses pontos e voltar ao porto.

Oi Sidionil, tudo bem?
Você não disse quanto tempo tem na cidade, mas até dá sim pra ir a pé. Pra você ter uma ideia, de onde chega o Buquebus até o Obelisco são apenas 2km.

Abraços e ótima viagem

Helena disse:

Clima agradável e pessoas educadas. Notei que me faltou conhecer alguns lugares. Adorei essas dicas.

Que bom que gostou, Helena, ficamos felizes.
Abraços

Tony disse:

Oi, Rafael! Muito bacana seu blog. Como é a questão de segurança em Buenos Aires? Podemos andar a pé tranquilamente sem riscos de sermos assaltados? E durante a noite?

Oi Tony, infelizmente seu email não veio. Buenos Aires é relativamente seguro sim, se você está acostumado com uma cidade brasileira, deve tomar os mesmos cuidados. Abraços

Estevao disse:

Olá! adorei o post e no meu primeiro dia em Bue fiz um roteiro a pé muito semelhante a esse. Sugiria acrescentar, logo após a Galerias Pacífico, uma ida a Plaza San Martin que fica no final da Florida. Esta praça é muito bonita tem um gramado em declive onde vi muitos portenhos aproveitando a grama e o sol durante o almoço, fica em frente a Torre de Los Ingleses (Torre Monumental) próxima a Estação de trens de Retiro. De lá é possível seguir a pé até o Puerto Madero.

Oi Estevão, muito obrigado pela visita e pela sugestão. Vamos incluir sim, inclusive já estive lá uma vez.
Abraços