Alcântara: Um dia na cidade histórica perto de São Luís

Um passeio pela histórica Alcântara, no Maranhão, é um ótimo bate-volta para quem está em São Luís. A cidadezinha fica do outro lado da Baía de São Marcos, facilmente acessada por barco em pouco mais de uma hora de viagem com muitos balanços em alto mar (cerca de 30Km). Já por terra, o trajeto é longo, mais de 400Km.

ALCÂNTARA

Conhecida atualmente por ser sede da base de lançamento de foguetes do Programa Espacial Brasileiro, Alcântara já foi uma das cidades maranhenses mais ricas entre os séculos XVIII e XIX. Infelizmente muito do patrimônio se perdeu, mas a vila isolada da capital tem lá seus charmes.

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O desembarque acontece no Porto do Jacaré, onde ambulantes e pequenos barzinhos esperam os visitantes. Não espere luxo, banheiros limpos ou mordomia, tudo ali é bem rústico, falta até mesmo água.

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Uma das vantagens de visitar Alcântara é que todos os pontos turísticos são acessíveis a pé. Infelizmente fomos recebidos com muita chuva e um dia bem feinho, mas que não atrapalhou nossa caminhada pelas vielas.

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A partir do porto, sobe-se a Ladeira do Jacaré até o coração da cidade, onde fica um largo com as ruínas da antiga Igreja Matriz de São Matias, a cadeia e o Pelourinho. A igreja é impressionante, digna das ruínas jesuíticas do Mercosul.

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Todo o largo do Pelourinho é rodeado por casarões dos barões da época. Infelizmente muitas dessas casas estão em ruínas, assim como no centro histórico de São Luís. De toda forma, elas são fotogênicas.

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A Casa do Imperador é uma construção inacabada que hospedaria D. Pedro II em uma visita que nunca aconteceu. Ela fica em frente ao Convento do Carmo, conjunto barroco do século XVII com uma centena de anjos talhados em seu altar.

Casa do Imperador - Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Convento do Carmo - Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Ao caminhar pelas ruas pacatas de Alcântara você logo descobre uma das delícias mais famosas e exclusivas de lá: o doce de espécie. Feito de coco e açúcar preso a uma haste salgadinha, é uma herança portuguesa que se popularizou graças à Festa do Divino, que acontece em maio e dura cerca de duas semanas.

Doce de Espécie - Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um dos lugares que vende o doce de espécie, além dos ambulantes, é a loja localizada na Rua das Mercês, 401, tocada pelo Seu Antônio. Uma ótima opção de lembrancinha do vilarejo.

Doce de Espécie - Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

As praias ao redor da cidade, que não são imperdíveis, podem ser acessadas de barco em passeios oferecidos no porto.

Uma coisa que me decepcionou em Alcântara foi a falta de bons lugares para comer. Claro que não esperava um restaurante de ponta, mas pelo menos um “quilinho satisfatório”. Um dos locais mais procurados é o Restaurante Cantaria, charmosinho com uma área ao ar livre “pendurada” em um penhasco. Fica ao lado da chamada Igreja dos Sinos. Acontece que comer ali, com cardápio restrito praticamente a peixes, não é tão fácil. Muitos guias com grandes grupos de turistas reservam todas as mesas e a comida simplesmente acaba. Portanto procure passar ali logo no desembarque.

Igreja dos Sinos - Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Restaurante Cantaria - Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Acabamos almoçando em um restaurante meio “ripongo”, com pessoas dormindo em redes e acampadas em barracas e não muito amistoso da ANVISA. Infelizmente não me lembro o nome, mas também não valeria a indicação.

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Nós tentamos chegar até a Base de Alcântara, mas ela é fechada à visitação. Quem quiser saber mais sobre os lançamentos de foguetes no local pode conferir maquetes na Casa de Cultura Aeroespacial (R. Silva Maia/Pça. N.S. do Rosário).

Quem tiver mais tempo e curtir uma coisa mais rústica, pode pernoitar na cidade em uma das pousadinhas.

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

COMO CHEGAR A ALCÂNTARA

Ao menos que você tenha contratado uma lancha junto a seu hotel ou guia em São Luís, a maneira tradicional é ir de catamarã ou barco desde o Cais da Praia Grande, no Centro Histórico. Os barcos normalmente partem pela manhã (entre 7h e 9h) e retornam no fim do dia. Vale lembrar que os horários variam muito de acordo com a maré, que pode impossibilitar a navegação tamanha variação nessa área do Brasil.

Cais da Praia Grande, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

São muitas as empresas que fazem o trajeto e os preços giram em torno dos R$25 ida e volta. Você pode ter informações no Terminal Hidroviário (98 3232 0692) ou com o Sr. Ferreira do Catamarã Lua Nova (98 9111 2657), com quem fizemos a viagem. Se você costuma ficar mareado, não deixe de tomar um remédio contra enjoo cerca de 30 minutos antes de embarcar.

Barco para Alcântara, Maranhão (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Confira mais dicas de São Luís

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Maria Aparecida Salgado Reis Peçanha disse:

Conheci Alcântara através do seu relato e fotos. Nosso Brasil é lindo e com histórias interessantes e importantes. Obrigada pelo seu trabalho. Sucesso.

Wanda Sousa disse:

Oi Rafael,

Alcântara é uma cidade mágica imortalizada através do romance “Noite sobre Alcântara” do escritor maranhense Josué Montello, que foi embaixador do Brasil junto a UNESCO, membro e presidente da Academia Brasileira de Letras. Através da pena de Montello,o visitante terá um olhar diferenciado sobre a cidade monumento, patrimônio histórico e cultural do Brasil. Em Alcântara tem pousadas aconchegantes e almoçar na pousada da Dinha é degustar o que melhor existe da gastronomia de Alcântara. Outra opção é visitar os excelentes museus da cidade como o Museu Histórico de Alcântara e o Museu Casa do Divino, além do Museu da Base Espacial. Breve ocorrerá a reabertura do antigo Museu Cidade de Alcântara, que por ora passa por uma grande reforma e ampliação. Além das outras igrejas da cidade você também poderá visitar os quilombos para conferir a diversidade cultural da cidade. Alcântara é considerada uma das cidades que mais possui quilombos no Brasil. A cidade também apresenta um conjunto arquitetônico muito rico e pernoitar em Alcântara te oferece um olhar especial sobre a cidade.

Cláudia Valente disse:

Queridooooo o restaurante da Zinha é simplesmente maravilhoso! como ir em Alcântara e não conhecer essa chef premiada???

Cleidinalva Barros disse:

Olá Rafael Carvalho, sou Cleidinalva Barros sou de Alcântara-ma vejo que visitou minha cidade, realmente é um lugar unindo, acidade que parou no tempo, linda e majestosa.

Oi, Cleidinalva, tudo bem? Muito obrigado pela visita. Saudades de Alcântara, espero voltar em breve.
Abraços!

Gerhard Körbes disse:

Bom dia,
sou Alemao, vivo por enquanto no Recife e em breve queria visitar Alcantara. É possivel entrar em contato com o sr. Georg Koudelka?
Em 2013 teve uma reportagem sobre ele e Alcantara no radio da Alemanha.

Cumprimetos

Gerhard

Olá, Gerhard,
sinto em não poder ajudá-lo, infelizmente não tenho o contato dele.

Abraços

Wallace disse:

Rafael, é um lugarzinho mágico, né?
Estive lá em Junho e fiz meu registro: https://www.viagenseclicks.com.br/destinos/maranha

Abraços,
Wallace

Boia Paulista disse:

Oi, Rafa.

Tudo bem? 🙂

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie – Boia

Edwiges disse:

Que legal Rafael, gostei… Mas a gente fica triste de ver tudo em ruína. Mas, o relato feito é super importante e atraente. Precisamos nos inteirar mais do nosso país. Poucas pessoas devem saber sobre esse lugar onde guarda historias interessantes.

Muito obrigado.
É mesmo um lugar muito maluco e bonito.
Bjs

julianabacci disse:

Lindas fotos, Rafa! Vale a visita, com certeza!