Turkish Airlines para Buenos Aires: Como é voar pela companhia

A Turkish Airlines é uma das maiores companhias aéreas do mundo, eleita pela Skytrax a melhor da Europa. Já voamos por ela dentro da Turquia, em trechos que não deixam tão perceptíveis o motivo de seu reconhecimento.

A empresa tem voos que partem de Istambul, fazem escala em São Paulo e seguem para Argentina. Como a maioria dos passageiros desce no Brasil, a companhia costuma oferecer baixos precos nesse trecho final, o que deixa o avião lotado de brasileiros rumo à capital argentina. E como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires? Após uma mega promoção com bilhetes a US$80 ida e volta, embarcamos para um fim de semana no país hermano e contamos aqui como foi a experiência a bordo.

COMO É VOAR TURKISH AIRLINES PARA BUENOS AIRES

Como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O voo que parte de Guarulhos para Ezeiza vem de uma longa jornada de mais de 12 horas desde Istambul e mal dá tempo de recolher o lixo dos assentos. Eu não tive tanto problema, mas um amigo encontrou um avião imundo, cheio de garrafas e copos jogados no chão. Apesar de ser uma curta escala, acho que a Turkish deveria se preocupar um pouco mais com isso.

CHECK-IN E EMBARQUE

Fiz o check-in pela internet. Foi tranquilo, embora ele só seja liberado 24 horas antes do voo. A parte mais complicada é para pontuar nos programas de fidelidade de membros da Star Alliance. O campo traz uma caixa de seleção com apenas duas siglas. Por mais óbvio que pareça “TA” ser onde deveria digitar meu número da TAM, o correto era “JJ”. Não é todo mundo que sabe que os voos da TAM são sinalizados por “JJ”, né?

O embarque ocorreu tranquilamente e foi pontual. Mas vale lembrar que, como o voo é proveniente de Istambul, atrasos são normais.

O AVIÃO

Como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os trechos foram feitos por um A340, um avião de aparência nova e bem espaçoso, com amplos bagageiros internos. Os assentos têm um diferencial que eu não havia visto nem mesmo na Emirates, a melhor do mundo. São dois botões: um para reclinar a poltrona e outro para curvatura das costas, que dá muito mais conforto.

Os assentos, em configuração 2 – 4 – 2 na econômica, têm ainda apoio para os pés e cabeças, cobertores, travesseiros, além de sistema de entretenimento individual. Mas com eles vem um problema: cada poltrona tem uma caixa sob ela, um grande incômodo para esticar as pernas. Num voo longo para a Turquia deve ser bem desconfortável.

Alguns lugares tinham ainda amenidades, provavelmente “herança” do longo voo anterior, como chinelos e kits de higiene.

Como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

ENTRETENIMENTO

O fato dos voos da Turkish Airlines para Buenos Aires terem telas individuais é um grande diferencial para quem voa esse trecho. São muitos filmes, séries,  games, mapas e uma câmera externa. Infelizmente não são muitos os títulos em português, o que não faz muita falta num voo curto. As TVs de LCD são touch screen, embora ainda haja um controle remoto no assento. Havia ainda uma revista (em turco).

Como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

SERVIÇO DE BORDO

Outro grande diferencial da companhia é o serviço de bordo,  excelente principalmente pra quem voa para a Argentina, num trajeto de pouco mais de 2h30.

Como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Logo na decolagem foi distribuído um menu com os pratos que seriam servidos e também as bebidas disponíveis. Na ida havia massa e pizza e, na volta, penne ou crepe, ambos acompanhados de salada e sobremesa. Destaque para os talheres de metal.

Como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Além de refrigerantes, sucos, café e água, havia disponibilidade de vinhos, cerveja, destilados e o tradicional rakı, popular bebida turca.

Como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como é voar Turkish Airlines para Buenos Aires (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os anúncios eram feitos principalmente em turco e inglês. Em alguns casos, também eram em português e espanhol.

DESEMBARQUE

A chegada ao aeroporto Ezeiza foi pontual e tranquila. A entrega de bagagens foi um pouco demorada, bem parecida com os padrões dos aeroportos do Brasil. O mesmo aconteceu na volta.

CONCLUSÃO

Voltaria sem dúvida a voar pela Turkish Airlines para Buenos Aires. É com certeza, ao lado da Qatar, a empresa que oferece o melhor serviço na rota.

Não só para a Argentina, voaria com a companhia também para Europa. Apesar de alguns problemas, como a caixa nos pés, a Turkish tem um serviço diferenciado.

+ Vai para Buenos Aires? Confira nossas dicas

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
vicentina porto disse:

Olá!Vou viajar de São Paulo (GRU) para Buenos Aires em Outubro fiz a reserva pela Decolar depois conto como foi.E obrigado pelas opiniões e dicas

Marly disse:

Vim de Istambul no voo 0015 para Guarulhos dia 21 de julho de 2014
Uma das minhas malas estava com as rodinhas totalmente quebradas.
Tenho 67 anos e foi muito difícil conseguir transportar minha bagagem
Desde dia 22 estou tentanto contato co a Turkish Airlines por e-mail e até a presente não obtive nenhum retorno, tanto do SAC como do Departamento de Bagagens
Alguém poderia me orientar nessas condições?
Obrigada

Oi Marly, tudo bem? O contato é exclusivamente com eles mesmo. Infelizmente não podemos ajudar. Os contatos deles em SP são
11 3371 9600 e2445 4661

Abraços

Lucas disse:

Que bom post! proximamente vou fazer esse trecho saindo daqui de EZE.
Muito bom o seu blog, muitas dicas interessantes. saludos hermano !

Muito obrigado, Lucas! Ficamos felizes!
Abraços

Alisson disse:

Quando fui pra Buenos Aires em janeiro de 2014 também fui pela Turkish e recomendo bastante. O serviço de bordo é ótimo e não tive nenhum problema com atrasos. São bastante pontuais.

Santos disse:

Enquanto isso, na GOL …

Yara disse:

De fato, viajamos pela Turkish Airlines para Buenos Aires em janeiro de 2013 e nos impressionou a comodidade e refeições servidas a bordo. O tamanho do avião tb. Tudo compensou a espera de mais de 1 hora no Aeroporto de GRU para o embarque. O retorno foi pontual e o embarque em Ezeiza-SP foi tranquilo. Recomendamos por tudo e pelo preço imbatível. Ass.: Yara e Célio.