Roteiro no Equador: Uma semana para desbravar o país

Com o início das operações de voos diretos entre o Brasil e o Equador, operados pela empresa equatoriana TAME, os brasileiros têm agora uma oportunidade de conhecer esse pequeno país sul-americano que, apesar de seu tamanho, é cheio de atrações.

Estivemos lá em duas ocasiões distintas e percorremos as regiões Andina e Amazônica, tão distintas entre si, mas de encher os olhos. Damos aqui dicas para você montar seu roteiro no Equador e aproveitar uma semana por lá.

Quito - Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)


COMO CHEGAR

São Paulo agora tem voos diretos para Guayaquil, operados pela TAME (veja como é voar pela companhia). Outras opções são fazer conexões em Bogotá (pela Avianca) ou em Lima (pela TACA).


CLIMA

Nos Andes, faz frio praticamente o ano todo, o tempo é seco de junho a setembro e chove entre dezembro e março. Em Guayaquil e na região amazônica, o tempo é muito quente, úmido e chuvoso.


CUSTOS

A moeda oficial do Equador é o dólar americano. O custos são absurdamente mais baixos que no Brasil. É fácil encontrar boa hospedagem por cerca de US$20 e corridas de táxi não passam dos US$5.

ROTEIRO NO EQUADOR

QUITO (3 dias)

Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)A capital equatoriana, a 2.800 metros de altitude, é um destino cheio de surpresas, que você começa a descobrir logo no aeroporto, quando se depara com uma enorme e moderna cidade com mais de 35Km de extensão espremida em um curto vale.

Guarde um dia para conhecer o centro histórico de Quito, um dos mais respeitáveis da América Latina. Foi o primeiro local a ser declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO (veja nosso relato completo). Hospede-se na região de Mariscal Sucre, a zona mais badalada, e aproveite as diversas atrações de um bairro que pulsa noite e dia.

Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

No segundo dia na cidade, não deixe de fazer o passeio que é obrigatório por ali: visitar o local onde passa a Linha do Equador (saiba como chegar). O tour fica completo com uma subida ao TeleferiQo, o teleférico mais alto do mundo, a 4.100 metros acima do nível do mar.

Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Mesmo que seu espírito não seja dos mais aventureiros, tire o terceiro dia em Quito para uma visita ao Parque Nacional Cotopaxi, que abriga um vulcão ativo de mesmo nome, com um pico cilíndrico e nevado. Se você gosta de adrenalina, não deixe de descer de bicicleta lá de cima até a base do vulcão (veja informações do tour). Imperdível!

Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Confira todas as dicas na página especial de Quito

GUAYAQUIL (1 dia)

Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Com cerca de 3 milhões de habitantes, Guayaquil é a maior cidade do Equador e ostenta o posto de principal polo econômico equatoriano. Próxima do mar e às margens do Rio Guayas, abriga o principal porto do país e um dos mais importantes de toda a região do Pacífico.

Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um dia na cidade é o bastante para conhecer suas atrações. Comece com um passeio pelo Malecón 2000, um moderno calçadão construído às margens do rio. Dali siga para Las Penãs, um bairro histórico que abriga os casarões que deram origem a Guayaquil. Perto dali, fica o Cerro Santa Ana, uma espécie de favela com casinhas coloridas que foi pacificada e tem uma vista incrível da região.

Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Almoce em um dos vários restaurantes próximos ao Malecón, passeie pelo centro histórico e termine no Parque Bolíviar, vigiada de perto por iguanas enormes, que viraram atração do lugar.

+ Veja todos os relatos de Guayaquil

CUENCA (3 dias)

Cuenca - Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Essa é uma das maiores joias coloniais escondidas no interior do Equador. Não é à toa que Cuenca foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Tire dois dias para caminhar pelas ruelas charmosas do centro histórico, apreciar a arquitetura colonial espanhola e se encantar com as cholas e o modo de vida dos moradores.

Cuenca - Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cuenca - Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)Cuenca - Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Não deixe de se apaixonar pela culinária local, curtir a vista a partir do Mirador de Turi e comprar um chapéu do Panamá autêntico, já que a cidade orgulha-se de produzir o original chapéu – isso mesmo, ele não é panamenho, mas sim equatoriano!

Cuenca - Roteiro no Equador (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Se você ainda tem um terceiro dia em Cuenca, visite o Parque Nacional Cajas, um dos grandes passeios pela redondeza da cidade.

+ Confira todas as dicas e relatos de Cuenca

COMO SE LOCOMOVER ENTRE AS CIDADES

Os ônibus não são dos mais confortáveis e/ou modernos no Equador. Portanto, se seu roteiro incluir esse meio de transporte, procure fazê-lo durante o dia. De Quito, a viagem até Guayaquil dura cerca de 8 horas e até Cuenca, entre 10-12 horas. O trajeto de ônibus entre Cuenca e Guayaquil leva entre 3 horas e meia e 5 horas, dependendo da empresa.

Com antecedência, você pode encontrar passagens com bons preços para fazer os deslocamentos de avião. As três principais companhias são: Aerogal (veja relato), LAN Ecuador e TAME (confira como é voar por ela).

A SUA VIAGEM

Seguindo essas dicas e acrescentando aqueles lugares descobertos por você, será fácil entender por que o Equador é um país tão bacana e ainda lamentar o fato de poucas pessoas terem decidido viajar para lá nas últimas férias.

Vale lembrar que a ilha de Galápagos é outra grande atração equatoriana, mas que exige muito mais tempo e dinheiro. Os blogs 1000 Dias, Pelo Mundo, Flashes de Viagem e Escapismo Genuíno têm ótimas dicas.

Já esteve no Equador? Conta pra gente!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
PEDRO ANDRÉ MARTINI disse:

OLÁ, MUITO BOM ESSE POST, AINDA MAIS PARA MIM QUE TENHO DUVIDAS, FIQUEI INTERESSADO NO POST DA VIVIANE(VIVIANE DEZEMBRO 15, 2014 ÀS 2:15 PM Estar em Guayaquil é porta mais rápida para a insuperável Galápagos. E tem uma cidadezinha já no meio do país que se chama Banos (banhos), que tem vulcão em atividade para fotografar, cachoeiras gigantescas, piscinas de aguas termais, e uma descida de bicicleta por mais de 50 km que te diexa nas portas da Amazônia equatoriana)
TEM COMO ME PASSAR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESSE PASSEIO E TAMBÉM SOBRE O PASSEIO QUE QUE VC FEZ NO COTOPAXI?

Fernando Romero disse:

Oi cara que bom artigo, sou de equador e é bom ver que a gente do brasil tem uma boa imagen de meu país.
Se vocês es estão procurando informação ou tem dúvidas, pode me perguntar ao e-mail- [email protected]

Sejan bem vindos ao equador. :3

Val disse:

Olá Rafael! Uma maravilha encontrar gente como você que sabe compartilhar. Uma pergunta: como devo me locomover entre as cidades de Quito, Guayaquil e Cuenca? As distâncias são consideráveis e eu tenho apenas 7 ou 8 dias. E me parece que as companhias aéreas do Equador, a julgar alguns relatos, são pouco confiáveis, além do que não existe site de empresa de ônibus com disponibilidade de horários – aquele por você disponibilizado não vai
OBRIGADA!!

Oi Val, tudo bem?
Realmente é um pouco difícil encontrar sites das empresas de ônibus no Equador. Se você não encontrar bons preços de passagens (procure em sites como Skyscanner que você vai encontrar) o jeito é ir de ônibus. Uma das empresas mais famosas que eu li é a https://www.transportesecuador.com.ec/ Como o custo de vida lá é baixo, as passagens não são caras. A única dica é evitar os ônibus noturnos por questão de segurança mesmo.

Eu fiz meus trajetos de avião, pois achei os preços bons. O voo de Quito a Guayaquil leva menos de 1h e de Guayaquil até Cuenca são cerca de 30min. A TAME é a empresa aérea mais famosa do país e já usei algumas vezes.

Abraços e ótima viagem.

neia disse:

Amei as dicas..vou em 2018.
Alguma dica de Hostel?

Oi Neia, muito obrigado!
Então, eu já fiquei num hostel chamado Posada del Maple, que não é caro, tem ótima localização e inclusive quartos privados. Dá uma olhada em https://www.booking.com/hotel/ec/hostal-posada-del-maple.pt-br.html?aid=370414;label=email;

Pra ver outros hostels, sugiro que visite esse link https://www.booking.com/searchresults.html?city=-932573&nflt=ht_id%253D203&aid=370414&no_rooms=1&group_adults=1&label=email

Abraços

vera lucia disse:

oi. boa noite,
estou indo para quito em 08/09 próximo. vou sozinha. É perigoso para mulher só? Como é o clima (que roupa levar?) Quanto dinheiro aproximadamente (para uma semana). Perigoso andar de táxi? e dica de hotel no centro histórico. Gratissima, Véra

Oi Vera, tudo bem?
Por conta da altitude, Quito faz sempre um friozinho em qualquer época do ano, principalmente à noite e pelas manhãs. Conheço uma amiga que já foi sozinha. Os cuidados são os mesmos que você tomaria no Brasil, principalmente com batedores de carteira. Sobre dinheiro, é uma pergunta difícil, pois varia de pessoa pra pessoa. Mas com certeza é bem mais barato que as coisas por aqui.

Para não ter problemas com táxi, peça sempre pra um restaurante ou para seu hotel chamá-los pra você. Já sobre dicas de hotéis, em fiquei fora do Centro, mas você pode encontrar as melhores opções nesse link https://www.booking.com/searchresults.html?district=3894&aid=370414&no_rooms=1&group_adults=1&label=email

Abraços e ótima viagem!

Bruno disse:

Em 2015 fiz ao viajar para os EUA fiz uma conexão de 18h em Quito, portanto tive a oportunidade de conhecer a cidade. Foi uma grata surpresa: um grande e bem conservado centro histórico, a altitude e suas peculiaridades, um povo simpático e custo.muito acessível ( apesar da moeda ser USD, achei alimentação bem barata, mesmo no aeroporto). Enfim, pretendo voltar para uma viagem mais longa nos próximos anos.

Ceila M Bringel disse:

Ola! Estava em duvida se iria ao Equador ou nao e seu post me ajudou a decidir.
amei!
Pretendo passar meu aniversario la em fevereiro. Seria uma boa época?
Brigadâo!

Irma Stevanatto disse:

Amei esse post, muito valiosas as dicas pois tenho vontade de conhecer o Equador quem sabe em 2017. Obrigada Rafael abraços valeu

Marcelo Palma disse:

Caro Rafael, li esta sua publicação sobre o Equador e só senti falta de uma explanação maior sobre a comida habitual do país. Por isso, escrevo para perguntar se é possível encontrar uma comida mais parecida como a nossa, ou mesmo uma comida mais “neutra”, tipo um arroz com frango e salada, por exemplo. Tanho lido relatos dizendo que uma comida típica por lá seria uma espécie de porquinho da índia. A comida é uma coisa que sempre me preocupa, em todo lugar por onde ando, mas até hoje não tenho tido problemas em lugar nenhum, nem nos países da América do Sul nem de qualquer outro continente. Aproveito e também peço que me sugira algum roteiro para se fazer de bicicleta, com exceção da Avenida dos Vulcões, pois esta já está na minha agenda. Obrigado.

Oi Marcelo, tudo bem?
Você consegue sim encontrar comida mais parecida com a nossa. Frango e arroz são dois ingredientes muito presentes na culinária do Equador. Sobre o porquinho, ele é algo mais turístico pra falar a verdade. No Peru você até encontra, mas no Equador eu não vi. E dá pra encontrar, principalmente em Quito, muita opção de gastronomia internacional, como ótimas massas, sanduíches e fast food.
Sobre a Avenida dos Vulcões, infelizmente não tive tempo de ir. Acabei fazendo o passeio de bicicleta no Cotopaxi e foi incrível.
Abraços e ótima viagem

Pedro disse:

Sim, a comida aqui é normal, tem de tudo um pouco!
Arroz bife e batata frita! Tranquilo

Renan disse:

Otimas dicas, pouca gente conhece esse país incrivel!
Parabens!

Ana Maria disse:

Cara, mas se mesmo assim eu ainda estiver tendo dificuldades… Tem alguma dica extra?

Oi Ana Maria, tudo bem?
Claro, você pode escrever pra gente que responderemos com muito prazer.
Abraços

MARILDA YAMAGUCHI disse:

Gostaria de saber o nome da transportadora que sai de Guayaquil ate Cuenca em 3 horas e meia

Oi Marilda,
dei uma olhada e a empresa é a Alianza. Como eles não têm site, vale você dar uma consultada em https://latinbus.com/
Abraços

Rogeres costa disse:

Cara, essas dicas são show. Será que Natal ou revéillon pelo equadror é legal? Queria fazer Colômbia e Equador no final do ano. Será que é boa época? Abç

Oi Rogeres, muito obrigado!
As temperaturas e possibilidades de chuva variam muito entre o litoral e os Andres tanto na Colômbia como no Equador. Por exemplo, nessa época, as temperaturas são altas no litoral e há possibilidade de pancadas de chuva. Já nas montanhas, há possibilidade de mais chuva e os dias são frios. Mas de todo modo, vale pesquisar o tempo em cada cidade que você quer conhecer.
Abraços

Jorge disse:

Esqueci de detalhar como chegar…do terminal terrestre em Guayaquil tem onibus direto q vai a Montanita…umas 3 hrs de viagem e custa quase 5 dolares

Jorge disse:

Pra quem gosta de praia e se tiver um tempinho extra, podera passar uns dias em Montanita. E uma praia q se pratica o surf….um lugar onde tem estrangeiros do mundo todo.

Viviane disse:

Estar em Guayaquil é porta mais rápida para a insuperável Galápagos. E tem uma cidadezinha já no meio do país que se chama Banos (banhos), que tem vulcão em atividade para fotografar, cachoeiras gigantescas, piscinas de aguas termais, e uma descida de bicicleta por mais de 50 km que te diexa nas portas da Amazônia equatoriana

Oi Viviane, que legal, adoro o Equador. Pena que não deu pra ir a Baños nem Galápagos, mas conheci Quito e Cuenca. Vou voltar.
Abraços

Cristiane disse:

Estou aqui em Guayaquil e pretendo antes de regressar ao Brasil ir á Cuenca, estou empolgadissima para conhecer
essa hermosa cidade,obg pelas dicas!

Oi Cristiane, que bom, ficamos muito felizes e espero que goste 😀
Abraços

katia disse:

Ola! Adorei as informações, estou indo a Equador em Janeiro. Inclusive, se alguem estiver indo e busca companhia para a viagem…me manda email [email protected]

Norma disse:

Oi Katia! Tambem pretendo ir em janeiro. Qual é a sua Cidade? Se achar interessante, faça contato. [email protected] Um abraço!

Tania disse:

Muito legal esse post!!! Será que ir em junho é uma boa época?

Oi Tania, tudo bem? Obrigado pela visita. De junho a setembro é a época mais seca nas cidades de montanhas, ou seja, ótima pra visitar. Abraços!

Nesiooli disse:

Bacana, já está lista…Se Deus quiser vou lá agora em 2014 nas minhas férias, passar pelo menos uns 20 dias, rsr,s,r,s,r parabens pelo Post;

Olá, muito obrigado pela visita! Que bom que gostou. O Equador é demais, você vai adorar!
Abraços

Nesiooli disse:

Concerteza Rafael…estou querendo conhecer também as cidades Vilcabamba e Montanhita, se der tudo certo no mes 04, sucesso amigão pelo Post;

Felipe disse:

Olá Romulo, ótimo post. Você acha que o país pode ser visitado com um bebê sem grandes problemas?

Oi Felipe, tudo bem?
Acho que, principalmente em Quito, você não encontrará problemas não. A capital tem muita estrutura.
Abraços

Igor disse:

Caracas… muito bacana!!! Estou a caminho em fevereiro com mais dois amigos…
Depois escrevo pra vcs!

Flavia disse:

Rafael, muito legal o post sobre o Equador, agora definitivamente sei que preciso ir para lá! você poderia dizer onde se hospedou em Quito e em Guayaquil ? valeu!!!

Oi Flávia, muito obrigado! O Equador é lindo!
Em Quito eu me hospedei na https://www.posadadelmaple.com/ (um lugar super gostosinho, muito barato e no coração de Mariscal Sucre). Já em Guayaquil também foi uma ótima opção, fiz um post sobre o lugar https://www.essemundoenosso.com.br/2012/09/29/hospedag

Qualquer dúvida, pode contar conosco,
abraços

Lou disse:

Rafael! Adorei o blog! Está nos ajudando muito! Estou indo pra Colômbia e pro Equador em Agosto e as tuas postagens foram ótimas!
Graciassss

Rafael disse:

Oi Lou que bom, fico muito feliz em ajudar. Obrigado pelo comentário.
Abraços e volte pra contar como foi sua viagem.
Abraços

Tam disse:

Olás! Você acha que o custo no Equador muito alto?! Embora seja moeda o dólar americano, o que você acha?! Pra fazer um mochilão visitando Quito, cuenca e guayaquil em 10 dias de estadia o custo e muito alto?!

Olá, Tam, obrigado pela visita e contato. Os preços no Equador são bem baixos, embora a moeda seja o dólar. As corridas de táxi não passam dos US$5, as diárias giram em torno dos US$20-US$30 e a comida é muito barata. Um porção de batata frita num bar, por exemplo, custa US$3. A cerveja sai por menos de US$3.
Abraços

Ana Rosa disse:

Legal adorei a materia e meu esposo q eh equatoriano ja fui a quito e guayaquil agora quero ir a cuenca.

Muito obrigado pela visita e comentário, Ana Rosa.
Cuenca é mesmo muito linda! Vale a visita.
Abraços

aaron disse:

Estive em Cuenca, Guayaquil e Quito, e posso dizer que realmente vale a pena fazer uma viagem dessas. Mudou totalmente minha visão do país Equador.

Soraya disse:

Você ficou em qual albergue em Cuenca??

Olá, Soraya,
ficamos no Hotel Milan, um excelente 3 estrelas, no coração da cidade.
Abraços

Boia Paulista disse:

Oi, Rafa. Tudo bem? 😉

Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem. Dá uma olhada em https://www.viajenaviagem.com

Até mais,
Natalie – Boia Paulista

Que alegria, Natalie! Muito obrigado, bjs

Anna Bárbara disse:

Oi Rafa!
Adorei o roteiro!! O Equador está na minha lista de lugares para desbravar!!! rsrs
Bjs, Anna

Luciana disse:

Adorei Rafael! Confesso que nunca busque nada sobre o País e também não tinha muita vontade de conhecer. Mas ultimamente tenho ouvido alguns relatos de pessoas que estiveram e gostaram. Adorei seu post, bem útil e informativo.
Abraços

edney araújo disse:

Esse será mei próximo destino….

Eu quase incluí o Ecuador em meu roteiro da volta ao mundo. Se tivesse esse post antes, provavelmente teria ido pra lá!!!

Completão!!! Parabéns!!!

Valeu, Guilherme, muito obrigado mais uma vez. Eu já assumi: sou fã do Equador =)
Abraços

julianabacci disse:

Muito legal! Já está na lista dos lugares que quero conhecer.

Muito legal seu blog e esse post._Vc foi a Galapagos?

Oi Romulo,
muito obrigado!
Infelizmente não fui a Galápagos, por isso listei outros blogs no post. Mas está nos planos!
Abraços

Showwwwwwwwwwwww!!!!
Esse é o tipo de post q eu amo.
Parabéns Rafa. Já vou favoritar aqui.
Abração