Como é voar Alitalia: Relato de voos na companhia italiana

A Alitalia é a maior companhia aérea italiana, com principal base no aeroporto Fiumicino, em Roma. A tradicional empresa voa para 27 destinos na Itália e outros 67 ao redor do mundo, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro.

Sua maior acionista é a AirFrance, que já controla gigantes como KLM e Delta. Por isso você encontrará passagens de voos operados pela Alitalia mesmo se a busca for feita nos sites dessas outras companhias.

A Alitalia costuma aparecer entre as opções mais baratas para os brasileiros que vão à Europa ou fazem conexões para Ásia, África e Oriente Médio. Mas afinal, como é voar Alitalia?

Como é voar Alitalia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Fiz a rota São Paulo – Istambul pela empresa, com conexão em Roma, no aeroporto Fiumicino, e conto aqui como foi minha experiência nos voos da companhia.

Como é voar Alitalia

Compra do bilhete

Esse é uma das poucas reclamações que tenho da empresa. O site da Alitalia é todo em português e mostra até o último momento da compra todos os preços em Reais. Só descobri que tinha sido cobrado em Euros, com acréscimo de IOF, quando a fatura do meu cartão de crédito chegou. Até o email de confirmação trouxe valores em Reais, já com a compra efetuada.

Depois que este post foi publicado, a Alitalia entrou em contato com o Esse Mundo É Nosso para esclarecer que esse problema com relação à moeda foi solucionado: “Gostaríamos de informar que agora o processo de pagamento é feito localmente, sem qualquer taxa adicional (além, obviamente, das taxas de embarque), inclusive com o benefício do parcelamento em até 10x sem juros, um dos melhores parcelamentos do mercado”.

Check-in e embarque

O check-in no Aeroporto de Guarulhos foi extremamente tranquilo e rápido. Eu havia feito a escolha dos assentos por telefone logo após a compra da passagem e o check-in pela internet. Então foi só apresentar os documentos e despachar as malas. Por falar nisso, os passageiros da classe econômica têm direito a 32Kg em voos que saem do Brasil. O embarque foi rápido e pontual, sem nenhuma ocorrência.

O avião

A Alitalia utiliza o modelo Boeing 777-200 na rota São Paulo – Roma. O avião é enorme, com capacidade para 293 passageiros. Todos os assentos, dispostos em 3 – 4 – 3, estavam ocupados. A aeronave tem classe econômica, executiva e primeira classe, que eles chamam de Magnifica.

Como é voar Alitalia (Foto: Alitalia)Como é voar Alitalia (Foto: Alitalia)

Mas uma coisa é fato, a classe econômica é muito apertada para as quase 12 horas de viagem. Morri de dó de um senhor que sentou-se na janela e, para seu desgosto, havia uma caixa de metal sob o assento à sua frente. O coitado não conseguia esticar as pernas. Depois descobrimos que a caixa fazia parte do sistema de entretenimento a bordo, que não veio de fábrica e foi instalado depois, deixando aquela desagradável herança debaixo das pernas de muitos passageiros. Portanto, quer uma dica? Evite as janelas, você não sabe se será um dos sorteados!

Como é voar Alitalia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O voo

Quem assim como eu não conhece muito os italianos, vai se assustar a princípio, porque mais italiana que a tripulação é impossível, a começar que eles não falam português. Tanto homens como mulheres são expansivos, falam alto e não passam despercebidos pelos corredores. Mesmo durante a noite, a conversa e as risadas podem ser escutadas. Me espantei no começo, mas depois você entra no clima, clima italiano!

Mas o voo foi tranquilo, suave e sem contratempos. Logo após a decolagem são distribuídos travesseiros, cobertores e fones de ouvido (excelentes, mas que são recolhidos no fim do voo). Na frente da aeronave havia telões com dados do voo, como mapas e um contador regressivo. Esse me deu um certo desespero, porque eu dormia e acordava e ainda lia “faltam 7 horas”.

Entretenimento a bordo

Cada assento tem sua própria tela LCD touchscreen e um joystick. O sistema de entretenimento contava com diversos títulos de filmes novos e antigos (alguns em português), jogos, informações do voo, dicas de turismo, canais de música e outros vídeos de temas variados. Foi uma mão na roda para as longas horas no ar.

Como é voar Alitalia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Os bolsões dos assentos tinham ainda uma revista da própria Alitalia e também um catálogo duty free, com produtos vendidos a bordo.

Serviço de bordo

Pouco depois da decolagem, foram servidos snacks e bebidas, inclusive cerveja.

Como é voar Alitalia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Um pouco mais tarde, foi oferecido o jantar, com opção de massa com carne e peixe, no caso um salmão delicioso, acompanhado de salada, pão, biscoito e frutas. Gostei muito. As bebidas eram suco, refrigerante, água, cerveja, vinho e café.

Como é voar Alitalia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Cerca de uma hora antes de pousarmos em Roma, serviram o café da manhã com pães, frios, iogurte e geleias.

Como é voar Alitalia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

O que eu mais achei interessante em relação ao serviço de bordo foi o fato de, no fundo do avião, ficarem disponíveis durante toda a noite e madrugada bebidas, como água, suco e refrigerantes, além de chips e snacks. Na reta final da viagem, como muita gente não aguentava mais ficar sentado, aquilo ali virou um boteco. Foi bem engraçado e ajudou a passar o tempo.

Voo Roma – Istambul

Como é voar Alitalia (Foto: Esse Mundo É Nosso)A conexão em Roma durou cerca de três horas. Fiquei esse tempo na área internacional, com duty free e vários restaurantes. O embarque aconteceu numa parte bem velha e feia do aeroporto, de forma remota, de ônibus.

O segundo voo era mais rápido, levamos pouco mais de duas horas até Istambul. O avião era um AirBus A321, como os usados pelas companhias brasileiras nos voos domésticos. A única diferença para os modelos da TAM é que havia uma tela de LCD em cada assento, mas a programação era pré-estabelecida, todos assistiam à mesma coisa, não era possível escolher o que ver.

Como é voar Alitalia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Como é voar Alitalia (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De qualquer forma foi um voo tranquilo, dormi a maior parte devido ao cansaço. O serviço de bordo incluía bebidas sem e com álcool, além de alguns salgadinhos. Chegamos à Turquia no horário programado, tudo correu bem.

Conclusão

Minha experiência com a Alitalia, tanto nos dois voos de ida, como nos dois de volta, foi boa. Claro que achei a classe econômica do voo do Brasil para a Itália um pouco desconfortável, afinal são mais de 11 horas dentro de um avião. Mas voaria novamente, principalmente se fossem oferecidas tarifas baixas como foi esse caso.

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Rosi Minghelli disse:

Olá bom dia!
Excelente comentário, estou fazendo meu primeiro voo pela Alitalia mes que vem. Me ajudou muito!
Obrigada

Gisele disse:

Olá. Me chamo Gisele e comprei passagem para Paris e vi que faz escala em Roma . Consta apenas 55 min na escala e estou preocupada com o pouco tempo. Por favor, me dia algo e logo. Meu vôo é em janeiro.
Grata

Oi, Gisele, tudo bem?
Deve dar tempo sim, de todo modo a companhia é responsável pela sua conexão e se houver qualquer atraso eles te colocarão num próximo voo.
Abraços e boa viagem!

Douglas disse:

Pessoal, alguém sabe dizer como posso reservar os assentos? Minha viagem será em dezembro, mas não foi possível reservar o assento. Alguém sabe como funciona?
Obrigado

Oi, Douglas, tudo bem?
Se você não conseguir reservas pela parte de “meus voos” no site, tente pelo telefone com eles. Já li muitos relatos de que assim é mais fácil.

Abraços e boa viagem!

edison eduardo disse:

OLA RAFAEL,

GOSTEI MTO DO POST,

estou perquisando bastante, ate agora a alitalia tem tido os melhores precos.
estou indo com a famila para veneza.
so estou preocupado em realmente efetivar a compra, por causa de se tratar de uma empresa estrageira.
os valores sao em real, porem tem a constante mudanca de cambio.
o que vc me diz disso???
o valor muda mto de que vc comprar para o que vem na fatura do cartao?
como foi no seu caso?
msm com isso ainda vale a pena?
grato

Oi, Eduardo, tudo bem?
Você comprando pelo site da Alitalia no Brasil o pagamento será feito em reais e você pode até parcelar, sem IOF.

Abraços e boa viagem!

Evandro disse:

Ola
Comprei pasagem de ida e volta porem a volta nao sei exatamente a data certa. Sabes qual o procedimento a respeito de remarcao de oassagem pela alitalia?

Oi, Evandro, tudo bem?
Você precisa entrar em contato com a empresa.

Abraços!

Cristina disse:

Rafael, boa noite!

Quais as poltronas você recomenda? Numeração.
Obrigada

Oi Cristina, tudo bem?
Depende muito do modelo do avião que você irá voar. Depois que descobrir (na sua passagem tem), recomendo que use esse site pra escolher os melhores assentos https://www.essemundoenosso.com.br/melhores-assentos-no-aviao/

Abraços

Mariana Braga disse:

Rafael, a respeito do vôo em si .. ouve muitas turbulencias ou quedas no ar?

Oi Mariana, tudo bem?
Meu voo foi bem tranquilo nesse caso.

Abraços

Elizabeth Karam Nocker disse:

Oi Rafael,
Li todos os posts, uns me deixavam tranquila e outros me apavoravam, até porque não sou nova para grandes aventuras.kkkkk
Vou, agora, no domingo, dia 10/09 e volto dia 28/09.
fizemos tudo por uma agência, até porque queríamos visitar muitas cidades. Então, vamos do Rio de Janeiro para Roma, lá faremos uma conexão de 1he 40 min , seguindo para Verona. A nossa agente de viagens informou que teremos que pegar as bagagens e despachar a seguir. Acredito que seja um voo domestico até Verona.
O que me preocupou foi a falta de conforto, mas teremos uma recompensa, pois voltaremos na classe Premium, pois não havia mais assentos na classe econômica.Creio que tenha mais espaço. Comentaram que os comissários são mal humorados. Mas enfim deixa um comentário para mim. Vc só tem dicas de Alitalia, pois ano que vem vou para Berlim, Viena e Praga.
Obrigada pela atenção
Beth Karam

Oi Elizabeth, obrigado pela visita.
Não é tão desconfortável assim, é aquele padrão “aperto de avião”, normal em muitas companhias. Mas que bom que voltarão de Premium. Sobre Berlim e Viena, nós temos sim muitas dicas no blog https://www.essemundoenosso.com.br/destinos/

Abraços e ótima viagem

Haroldo Biochini disse:

Ola Rafael.
Gostei das tuas informações, bons detalhes.
Viajo em 30/09 e retorno em 15/10 – São Paulo – Roma – São Paulo, comprei um pacote para visitar a Costa Amalfitana e Puglia, nos voos internos tranquilo é só uma hora. O que me preocupa são as +/- 12 horas de ida e de volta, pois no pacote pé classe econômica e tenho 1,82m. Você sabe dizer a distância (+/-) entre os assentos?
A
braço

Oi Haroldo, tudo bem?
Infelizmente não sei detalhadamente a distância exata entre os assentos, mas eu tenho 1,85 e fiz essa viagem também na econômica. Claro que não é o maior conforto do mundo, mas foi “ok”, deu pra dormir bem.

Abraços e boa viagem

Adriana Antoniazi disse:

Que bom tb ler sua postagem. Tenho verdadeiro pavor de avião e é minha primeira viagem internacional. Guarulhos-Roma , noturno, sem escala. Vou somente em Novembro, morrendo de medo de desistir mas esse tempo vai ser usado pra tentar amenizar o desespero. Obrigada

junior disse:

somos dois! to lendo tudo a respeito da alitalia em todos os blogs possiveis!

Mayara disse:

Oi Rafael, muito obrigada pelo retorno. A própria Alitalia que está oferecendo esta opção.

Obrigada 🙂

Mayara disse:

Olá,

As passagens pela Alitalia são realamente atrativos, porém o voo que tenho interesse tem 1:35 min de conexão para o voo até Frankfurt. Esse tempo é muito apertado, quais as chances de perder o voo?

Obrigada

Oi Mayara, tudo bem?
Se a própria companhia está vendendo esse voo pra você com essa conexão rápida, eles são responsáveis. Caso haja algum imprevisto eles podem ou atrasar um pouco o voo ou te colocar em um outro. Já se você está montando essa conexão por conta própria, aí eles não se responsabilizam mesmo.

Abraços

Gustavo C.A. disse:

Acabei de comprar uma passagem de Marselha para Roma, não apareceu a opção para parcelar. A passagem custou R$381,84 para duas pessoas, ótimo valor. Tudo em reais, sem taxas extras. Recebi mensagem da operadora do cartão na hora.
Tentei comprar logado no site e sempre dava erro, cheguei a ligar e ficar um tempão com o operador do SAC e nada de dar certo.

Janaina Rodrigues disse:

RAFA estou eu de novo verificando seu blog que por sinal é demais, e me surgiu uma duvida, na parte que você diz Depois que este post foi publicado, a Alitalia entrou em contato com o Esse Mundo É Nosso para esclarecer que esse problema com relação à moeda foi solucionado: “Gostaríamos de informar que agora o processo de pagamento é feito localmente, sem qualquer taxa adicional (além, obviamente, das taxas de embarque), inclusive com o benefício do parcelamento em até 10x sem juros, um dos melhores parcelamentos do mercado…. Quer dize o que? e uma outra questao eu nao cheguei a comprar no site deles, isso nao tera problemas?
um abço

Janaina Rodrigues disse:

Boa tarde Rafael,
Vou voar a primeira vez de Alitalia, meu destino final é Dusseldorf mas vou ter uma parada de 5:30h no aeroproto de Roma, eu terei que fazer novamente um check in? Estou um pouco preocupada, que alem disso é meu primeiro voo internacional. E fico preocupada também de me perder, ou de acontecer algo com a minha bagagem, o pessoal no aeroporto falam só em italiano a ou tem pessoas que falam em inglês? adorei seus post, me deu um pouco de segurança.

Um abraço;)

Oi Jana, tudo bem?
Se seu segundo voo for também pela Alitalia, sua mala seguirá direto pra Dusseldorf e você não precisará fazer um novo check-in. Você já receberá a segunda passagem aqui mesmo no Brasil, é só seguir direto pro novo portão de embarque lá em Roma. Só peço que confirme isso no momento do check-in aqui no Brasil.

Não se preocupe, o aeroporto é bem sinalizado e você encontrará pessoas que falam inglês sim. Se apertar, empurre um portunhol que os italianos entendem.

Abraços e ótima viagem!

Janaina Rodrigues disse:

RAFA estou eu de novo verificando seu blog que por sinal é demais, e me surgiu uma duvida, na parte que você diz Depois que este post foi publicado, a Alitalia entrou em contato com o Esse Mundo É Nosso para esclarecer que esse problema com relação à moeda foi solucionado: “Gostaríamos de informar que agora o processo de pagamento é feito localmente, sem qualquer taxa adicional (além, obviamente, das taxas de embarque), inclusive com o benefício do parcelamento em até 10x sem juros, um dos melhores parcelamentos do mercado…. Quer dize o que? e uma outra questao eu nao cheguei a comprar no site deles, isso nao tera problemas?
um abço

Oi Janaína, tudo bem?
Essa informação era sobre o momento da compra no site da Alitalia, mas eles já atualizam a informação como está no post.
Abraços

Priscilla disse:

Olá Rafael! Tudo bem? Algumas dúvidas com relação a conexão.

quando você fez a conexao no aeroporto de Roma Fiumicino, você precisou ir novamente ao balcão da Alitalia para fazer check in?

Precisou novamente despachar as bagagens?

Ou ao desembarcar em Fiumicino apenas foi necessário ir direto para o portão de embarque do próximo voo (além de considerar a imigração)?

Obrigada pela ajuda 🙂

Priscilla

Oi Priscilla, tudo bem?
Se sua conexão for pela própria Alitalia você não precisa fazer check-in ou despachar as bagagens novamente, não. Elas seguem direto até o destino final. Você já sai do Brasil com o outro cartão de embarque, do segundo voo.
Abraços

Carol disse:

Oi Rafael, adorei seu post!! Vou voar de Alitalia a primeira vez em julho e estava preocupada com a conexão apertada de 1:35h em Roma; então depois que li as opções de turismo que vc coloca aqui decidi pegar uma conexão de 7h. Obrigada pelas dicas!! Depois volto aqui para contar como foi!

Oi, Carol, tudo bem?
Que legal, fico feliz em ajudar e espero você voltar pra contar como foi!
Abraços e ótima viagem!

Marluce disse:

Na quarta-feira viemos de um voo com a Alitalia e foi perdida 1 mala nossa e até agora nada de encontrarem ou darem uma satisfação.
Sem contar que o atendimento quando ligamos foi péssimo, e falando em atendimento no aeroporto também foi horrível porque não poderíamos marcar nossos assentos antecipadamente e quando chegamos no aeroporto a companhia marcou nossos assentos separados. Ficamos muito bravos e uma tal de Mônica (funcionária) foi muito estúpida, gritando com nós e não resolveu nada. Sem contar que nossas malas nem estava cadastrada no sistema deles, sendo assim se a outra funcionária não tivesse cadastrado não teria chegado às 4 malas.
Alitalia NUNCA MAIS

Muito obrigado por seu relato, Marluce, com certeza irá ajudar muitas pessoas. Espero que encontre sua mala.
Abraços

Juliana disse:

Fale um pouco mais sobre a escala. Sua bagagem foi despachada automaticamente? Pretendo viajar para Veneza mas o tempo de escala é de apenas 1h. Obrigada pelas dicas.

Oi Juliana, tudo bem?
A bagagem seguiu sim diretamente para o destino final, no meu caso, para a Turquia. Abraços

Marcia Curvo disse:

Voei Alitalia apenas uma vez de Milão para Guarulhos ida e volta, um horror! Avião velho paracendo que ia soltar os pedaços de tanto barulho que fazia. A comida eu nem provei pq a cara estava horrível e o cheiro tbem. O café da manhã foi franquíssimo, mas foi o jeito comer aquele pão gelado e tomar uma xicara de café para não desmaiar de fome. Tbem achei o avião sujo e apertado…o bom foi que estava vazio e vim com 4 assentos do meio vagos, me estiquei ali e tentei dormir com a barulheira que parecia lataria batento dentro do avião. Nem se tiver um preço mais baixo eu volto a voar Alitalia.

Obrigado por compartilhar seu relato, Marcia.
Abraços

José Eleutério disse:

ALITALIA NUNCA MAIS
Aquele encosto de poltrona da classe econômica é desaconselhável.
Ele deve ter sido projetado para poltronas que reclinam mais. E para isso deveria ter mais espaço entre as poltronas.
Fui para Roma com a TAM e voltei com a ALITALIA, ambas de classe econômica. A diferença de conforto é absurda.
Se pesquisar preço para as viagem com antecedência poderá muito bem encontrar um preço atrativo na TAM.

Elisa disse:

Viajei várias vezes pela alitália, gosto muito, mas em apenas um dos voos não tive muita sorte. Peguei uma aeronave velha onde um dos assentos não ficava na vertical, apenas inclinado e em outro assento o cinto de segurança estava com defeito e o passageiro fez a viagem toda sem ele. Ainda bem que nenhum desses problemas aconteceu comigo.
Na maioria das vezes gostei de viajar pela alitalia.

Michele disse:

ótimo post, muito grata pelas dicas!

Affonso disse:

Viajei pela Alitalia em setembro passado de Guarulhos à Roma, classe econômica, e sinceramente nunca voei TÃO MAL quanto esta ocasião. O espaço entre as poltronas é MENOR do que em vôos domésticos, sem falar naquela RIDÍCULA caixa em baixo do banco. Como exemplo, quando o passageiro da frente reclinava um pouco a poltrona eu não conseguia descer a minha bandeja, ele BATIA no meu peito (!!), sem falar que sair para ir ao banheiro era um sacrifício.
Não vale uma passagem mais barata. Eu NUNCA MAIS pego esses vôos da Alitalia.

Rafael disse:

Já viajei pela Alitalia mais de uma vez. Experimente algum tipo de problema com a companhia, você estando na Italia. Nos vôos onde tudo ocorreu bem, tudo pareceu perfeito. Já nos que deram problema… terrível. Em todas as oportunidades em que tive algum problema com a companhia fui muito mal atendido. O Call Center deles, caso você precise, esqueça! Se precisar entrar em contato por email, mais uma vez, esqueça também. Aqui ná Itália, o único modo de entrar em contato com eles é pelo ridículo Call Center ou indo até um "sportello" (guichê) da companhia. Entretanto, não são todas as cidades que você encontrará um! Eu vivi um ano em Pisa. Lá por exemplo, não tem! Minha conclusão, sempre que eu puder NÃO escolher a companhia, eu viajarei por outra empresa. E sugiro que as proximas avaliações considerem avaliar os canais de comunicação com o cliente. E aponte pontos negativos com mais vontade. Essas avaliações, "hoje os ventos estão a favor, deu tudo certo, a empresa é ótima, recomendo!" são pouco úteis.

Débora disse:

Oi Rafael,
Liguei para Alitalia e eles dizem que não tem nenhuma informação sobre essas caixas debaixo de poltronas…será que já resolveram isso e retiraram dos aviões? Vou comprar 6 assentos, a maioria pessoas altas,quero marcar os assentos e não posso correr o risco de pegar essas poltronas… Meu voo será Roma – Rio. E o avião segundo informam tem a conformação de 2-4-2 dos assentos. Melhor então evitar as janelas?

Oi Débora, tudo bem?
Infelizmente não sei te informar se retiraram ou não as caixas nos avião que servem o Brasil. Se não quiser correr o risco, pegue o corredor mesmo.
Abraços

José Eleutério disse:

Não retiraram as caixas não.
E a conformação na classe econômica é 3 4 3.

Lucelia disse:

Sinto muito, não creio no que estou lendo, esta foi a pior companhia aérea que eu viajei. não recomendo a ninguém, mesmo que o preço seja baixo, não vale a pena, no dia 05/08/14 pegamos um Vôo de Guarulhos a Roma e de Roma a Madri, quando chegamos em Roma cade a nossas maletas,foram entregue 5 dias depois….. até Hoje estou tentando receber o ressarcimento pelos gastos, e da minha maleta que foi danificada pelos funcionários .

Lucélia

Oi Lucelia, que pena que você teve uma péssima experiência. Infelizmente esses sentimentos diferentes são bem comuns em avaliações de voos. Eu tive uma boa experiência. Espero que consiga resolver seu problema.
Abraços

Alan disse:

Vou viajar agora dia 8 de fev para roma….estou com medo pois tenho medo de aviao….ja houve algum relato de acidente da alitalia? gostaria muito de saber o historico da companhia.
obrigado

Oi Alan,
não acho legal quem tem medo de avião ficar procurando isso, você pode piorar. Mas dê uma olhadinha neste ranking de segurança aérea, onde a Alitalia aparece na frente de TAM ou Gol, por exemplo https://www.jacdec.de/safety-ranking-2014/
Abraços

Manuela disse:

Olá, Rafael!
O post é muito esclarecedor (e tranquilizador) para quem vai fazer o mesmo voo gru-ist 🙂
Você lembra se teve que retirar a bagagem em Roma? ou se ela foi direto para Istambul? (Minha conexão em Roma é longa e eu queria aproveitar para dar um pulinho na cidade, mas a bagagem pode ser mais uma preocupação hehehe).
Agradeço a atenção e parabéns pelo site (nossa principal fonte de informações no planejamento da viagem para a Turquia)!

Oi Manuela, tudo bem? Que bom que você também fará o voo SP – Istambul. Então, a mala segue direto pro destino final, então é melhor você levar uma roupa separada na bagagem de mão.
Abraços e muito obrigado, fico feliz com seu comentário!

Manuela disse:

Obrigada pela informação, Rafael! Agora estou mais tranquila 🙂
A ideia de passear em Roma durante a conexão nós tiramos do seu site (e adoramos! tomara que dê certo!) 😀
Teremos aproximadamente 7h em Roma, então não será necessário levar roupa hehehe
Agradeço novamente a atenção. Um abraço.

Oi Manuela, que legal. Se você fizer como eu fiz, pegar o trem rapidinho, dá tempo ao menos de ver o Coliseu sim, só volte com antecedência ao aeroporto, hein? 😀 Volte pra contar como foi!
Abraços

Rebeca disse:

Olá Rafael! Tudo bem? Nossa, seus relatos me ajudaram MUITO! Vou fazer a minha primeira viagem internacional, e será pela Alitalia. Vi muitas reclamações da Companhia, mas lendo seu texto me restou um pouco de esperança que tudo dará certo! 🙂

Queria te fazer um pergunta em relação a dois procedimentos…

Consegui finalizar normalmente pelo site minha compra parcelada sem juros. Recebi um e-mail de confirmação, um e-ticket com o número da reserva e do meu bilhete. Além desse e-mail, eu recebo algo mais?

Eles enviam o voucher também?

Para marcar o meu assento precisa pagar alguma taxa? Ou é simples e se resolve pelo telefone?

Obrigada pela sua atenção! Um abração,

Oi Rebeca, muito obrigado pela visita. Você recebe mesmo só a confirmação, o voucher você terá se fizer o check-in online. Sobre o assento, era gratuito quando fui. Dá uma ligada na central de atendimento deles no Brasil.
Abraços

Frederico disse:

Muito legal amigo !

carlos disse:

Oi Rafael, vou voar de Alitalia em setembro, mas nao comecei bem. fiz a compra pelo site, escolhi a opçao em 10 vezes obviamente, porque era o mesmo preco. Quando fui concluir me disseram que algum cmpo nao estav certo, sem contudo especificar qual, voltei a pagina ( uma vez) e desconfiei que seria por causa do parenteses no telefone. Isso porque um primo meu estava em outro estado comprando no mesmo voo, e me deu a dica. Bom, mudei e conclui a compra. Quando fui fazer o controle no meu cartao, atravez do site do banco vi que tinham mandado o total. Comecei a ligar e ja fiz umas 5 ligaçoes desde 18 de abril, e sempre me dizem que o site estava com problemas, e que poderia ficar tranquilo que iriam corrigir, so que a fatura ja veio e ontem falaram que teria que pagar e que vao ressarcir. Nao sei como… Nao se negam a corrigir mas nao corrigiram, nao mandam um email, nada… O que sugere que eu faça… obrigado

Oi Carlos, o único jeito é no escritório deles mesmo no Brasil. Caso não te atendam, aí sugiro que vá ao Procon ou outro serviço de proteção ao consumidor.
Abraços

Nix disse:

Olá, gostei demais do post! Parabéns!!! Aliás, o blog já virou minha referência quando o assunto é viagens! 🙂
Gostaria de uma opinião de vocês… dei uma olhada no ranking de avalições da Alitália no site Melhores Destinos e vi muita reclamação (embora algumas de cerca de 4/5 meses atrás).
Vocês tem alguma dica a mais sobre a empresa? Alguém mais voou pela Alitalia recentemente?
Pesquisei a compra de passagens por lá e o voo está mais barato que o da KLM (o horário também está dentro do que quero).

Obrigada e um forte abraço!

Oi Ivani, tudo bem?
Como contei no post, a Alitalia é uma companhia razoável, até me surpreendeu em certos aspectos. Mas claro que não é uma Emirates. Vamos ver se mais alguém comenta aqui com mais relatos.
Abraços

Yara disse:

No Natal e Revellion de 2012/2013 voamos SP-Roma e Roma-SP pela Alitália e há alguns dias um amigo fez o mesmo e sentiu exatamente o que sentimos. O espaço entre os assentos é uma ofensa ao consumidor. Outro fato importante é que na volta o piloto "decidiu" voar sobre o deserto de Saara por "horas" e por "horas" chacoalhou todos os que estavam sob seu comando, provocando medo e mal estar que durou uma semana para "ir embora" de nossas cabeças e corpos. Recentemente voltamos de Madri pela TAM em que "a" Comandante (Claudine) era linda. alta e competentíssima. Ela veio rodeando a costa da África e como num passe de "mágica" fez linha reta para Salvador e outra linha reta para SP….´"o máximo de mulher" …Só podia ser mulher. Parabéns com louvor….. Ass.: Yara e Célio

karina disse:

Não gostei do fato de não podermos concluir a compra da passagem pelo site… parece que preenchemos as informações no site e temos que esperar uma ligação de um representante da Cia no prazo de 92h. Segundo o que eles dizem, é para passarmos os dados bancários. Achei burocrático demais!!

Oi Kaka,
qual a forma de pagamento você escolheu? Eles não aceitam cartão de crédito? Eu comprei dessa forma, sem nenhuma confirmação de dados.
Abraços

Liliane Granatti disse:

Oi Rafael tudo bem?Vou em lua de mel para a Italia,porém vou de cruzeiro e desembarco em Veneza e de lá terei uma conexão em Roma e a conexão é de apenas duas horas, na hora em que eu fechei achei o tempo bom porém estou com receio de não dar tempo o que vc me aconselha, troco o voou para um com uma conexão de 3 á 4 horas? Já vi preços e ficaram meio salgadinhos. Aguardo retorno!

Olá tudo bem? Obrigado pela visita. A conexão é pela mesma companhia oi você montou essa conexão por conta própria? Se for automática pela companhia você não precisa se preocupar tanto.
Agora se for uma conexão pra você pegar um voo internacional a partir de Roma, com certeza 2h são muito pouco.
Abraços

Marco Aurélio disse:

Bom dia Rafael Carvalho.
Gostei muito do seu site. Gostaria do favor de uma informação: Você tem camiseta ou boné disponível para venda, com a propaganda do site "ESSE MUNDO É NOSSO"? Obrigado. Sinceramente,

Oi Marco, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu comentário. Infelizmente não temos.
Abraços

Leonardo disse:

Ja viajei de ALITALIA magnifica recomendo a todos.
porem o preco das passagens e alto,mais vale a pena o conforto.

Obrigado por contribuir com seu relato, Leonardo!
Abraços

Armando Santana disse:

A Alitailia é um LIXO. Voamos para Roma e meu irmão sentou na janela com aquela maldita caixa. Sofreu a viagem toda. Além do mais a comida é horrível, os comissários mal educados e o café da manhã é com pão gelado. Alitalia nunca mais!

Muito obrigado por seu relato, Armando, é muito bom poder ter outros pontos de vista.
Abraços

Patricia martins disse:

Ótimo post, vamos voar em junho e estava preocupada. Obrigada pelas dicas da Janela.

Rosa Maria disse:

Voarei dia 2 de maio 2013 Alitalia classe executiva S.Paulo Roma espero que gostemos obrigada

Rosa Maria disse:

Vou voar alitalia maio 02 SPaulo Roma espero superar a expectativa.Classe executiva

marilia disse:

Acabei de chegar da Europa pela Alitalia (quinta 28/3/2013).
Várias coisas desagradáveis aconteceram no voo. Começando pela TV na poltrona de minha filha que não funcionava, por coincidencia voamos no mesmo avião e escolhemos as mesmas poltronas. Portanto não funcionou nem na ida nem na volta !!! Resultado voo interminável sem nenhum tipo de lazer ou distração.
Solicitando ao comissario de bordo uma solução a resposta foi que era assim mesmo, uns funcionam outros não.
A comida foi simplesmente intragável, borrachenta e ruim. No café da manhã o pão era velho e farelento. Verificamos as datas de validade e era o ultimo dia valido.
O avião não foi limpo entre um voo e outro pq encontrei restos de lanche, papeis e plasticos naquela cesta em frente a poltrona.
Sem falar nos banheiros imundos e com mau cheiro.
Varias crianças (eram muitas) ficaram sem o bercinho pq só haviam 2 a bordo.

Olá, Marilia,
muito obrigado por seu comentário, é muito importante para outros leitores que procuram relatos sobre o voo. Que triste o que aconteceu com você, hein? É muito ruim.
Abraços,
obrigado

Alexandre disse:

Parabéns Rafael , muito legal sua iniciativa . Vou viajar com minha esposa para Roma , em abril , exatamente nesse vôo e estava procurando qual aeronave seria . Nem no site da Alitalia eu encontrei e quando já estava desistindo , achei seu site , que além de esclarecer a dúvida que tinha consegui outras informações muito interessantes .
Só fiquei um pouco preocupado com o espaço entre as poltronas pois, tenho 1,91m .
Valeu , obrigado pelas dicas .

Muito obrigado, Alexandre, fico feliz em poder ajudar. O espaço realmente não é dos maiores, você vai sofrer um pouquinho. Tente saídas de emergência ou alguma poltrona mais espaçosa. Mas não pegue a janela, pois a tal "caixa" irá incomodá-lo muito.
Abraços

marcio disse:

Pessoal ,
To na Dublin , nao consigo mudar a data do meu voo.
Nao tem alitalia aqui …
Obrigado.

Oi Marcio,
infelizmente não temos nenhuma relação com a Alitalia, entre em contato com eles.
Abraços

Moacyr J Travaglia disse:

Estarei voando pela Alitália dia 08 de fev para Paris com conexão em Roma. Gostei muito do seu detalhamento de seu voo, inclusive muito ilustrado com fotos e dicas! Espero que meu voo seja tão interessante quanto o que você fêz! Abraço!

Angela MJS Oliveira disse:

Estou me preparando pra visitar tias na Italia já faz um tempão…mas tenho muuuiiito medo de avião e vou protelando…seja sincero: teve alguma turbulência?

Oi Angela, obrigado pela visita.
Não houve turbulência no meu voo, mas varia de dia para dia, ainda mais num voo de longa duração. Mas pelo menos em aeronaves grandes, como essa, não dá pra sentir muito, pode ficar tranquila.
Abraços

Vitor disse:

Rafael,
passei umas 3h hoje lendo o seu blog e achei tudo fantástico!
Quanto aos problemas de conforto eu sempre sofro muito em voos, pois tenho 1,93m e muitos kilos acima do normal. Em um voo Londres -> RJ eu me deparei com o mesmo problema da caixa em baixo do meu pé, e eu fiquei MUITO irritado.
A caixa com certeza foi bem danificada pois recebeu muitos CHUTES! hahahaha!
Seus relatos de Istanbul são espetaculares!
Um abraço, e parabéns pelo blog, que conheci através do seu comentário no Melhoresdestinos.

Oi Vitor, que gratificante receber um comentário como o que você deixou! Muito obrigado mesmo!
Se eu tivesse fica no assento da caixa, com certeza teria provocado um estrago também!!!
Aproveito pra convidar você pra seguir a gente no Facebook (https://facebook.com/essemundoenosso) e Twitter (@essemundoenosso).
Um grande abraço,
Rafael Carvalho

Felipe disse:

Oi Rafael, valeu pelo post! Muito bom!
Vou voar pela Alitalia em fevereiro e ouvi falar que os braços entre as poltronas não levantam, evitando que se possa dormir no caso de sua fileira estiver vazia.
Vc confirma?

Abs

Oi Felipe,
obrigado pela visita. Infelizmente não me lembro de o braço levantava ou não porque fui sentado na poltrona do corredor, então não precisei. Mas acho que não levantavam mesmo não.
Abraços

Gostei muito do seu post. Conseguiu diminuir a má impressão que fiquei da Alitalia. Voei apenas uma vez com eles e não tive muita sorte. Perdi uma conexão porque estavam em greve, ficamos todos em Roma por causa operação padrão, daquelas que se perde o vôo por 3 minutos. Então fomos instalados em hotel, tudo certo. Mas como estavam em greve as informações eram muito desencontradas. Depois disso não fui mais com eles. Vou sempre visitar minha netinha (e família!) pela Tam, apesar de mais cara. Meu genro, que é italiano, prefere a Alitalia, pois leva até Verona, onde eles moram. Acho que vou tentar novamente. Rsrs.

Oi, Beta, obrigado pela visita e comentário!
Esses greves das companhias europeias não são mole mesmo, podem estragar as férias de qualquer pessoa, uma pena. Acho, como seu genro, que vale a pena quando o destino é mais fácil acessado pela Alitalia ou então pelos preços rs.
Bjos

Curto muito esse tipo de post, ajuda a gente comprar os detalhes além do óbvio (tipo o preço, hehehehe). Parabéns, texto muito bom e artigo completinho. Estamos de olho… 😉 Abração cumpadi!

Valeu mais uma vez, Gleiber. E sabe que adoro escrever esses relatos? Tem mais alguns vindo aí!
Abraços, Rafa

Também gostei do texto e principalmente várias fotos detalhes, pois nunca voei com a Alitália. Muito bom texto, vi no FastPass a divulgação.

Muito obrigado pela visita e por sua opinião, Vânia. Abraços!

fastpassviagens disse:

Legal o post e muito detalhado, adorei. Vou dizer uma coisa, as cias aéreas deviam ter vergonha de vender a classe turística, ela é terrível! Imagina quem é alto e gordinho! meu Deus! adorei. 🙂

Muito obrigado, Maria do Carmo.
Com certeza quem é mais gordinho e alto sofre. Esses voos de longa duração deviam ter um pouco mais de conforto. Abraços