Leonardo Express: Como ir do aeroporto de Roma ao centro da cidade

A maneira mais rápida, fácil e prática de ir desde o aeroporto de Roma (Fiumicino) ao centro da cidade é utilizar o trem expresso Leonardo Express. A linha liga o aeroporto a Roma Termini, sem paradas, em 31 minutos. De lá, é possível ter fácil acesso às linhas de metrô.

Os trens partem a cada 30 minutos das duas estações, e os bilhetes podem ser pagos inclusive com cartão de crédito. Você consegue no próprio aeroporto já comprar o bilhete de volta com horário aberto. Ou seja, é só chegar a Roma Termini ou à estação Fiumicino e embarcar no próximo trem. Para acessar a estação do aeroporto, basta seguir as placas a partir do desembarque. A distância é curta.

Aeroporto Roma Fiumicino (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Leonardo Express no Aeroporto Roma Fiumicino (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Para os marinheiros de primeira viagem, como eu, vale lembrar que é preciso validar o ticket nas máquinas da plataforma antes de embarcar, caso contrário, se o bilhete for solicitado, você pode pagar uma multa de até €100.

Os trens são considerados de primeira classe, com ar-condicionado, mesas para notebooks, tomadas e banheiros.

Leonardo Express - Roma (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A primeira partida de Roma Termini é às 5h52 e do aeroporto de Fiumicino às 6h38. O último trem sai do aeroporto às 23h38 e de Roma Termini às 22h52.

Movimentadíssima estação Roma Termini (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Estação Roma Termini (Foto: Esse Mundo É Nosso)

+ Consulte mais informações no site da Trenitalia

Trens regionais também fazem este trajeto por um preço bem menor, mas levam até o dobro do tempo e não são muito confortáveis (são piores que os da CPTM de São Paulo, acredite).

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

35 Comments

  1. Daniel disse:

    Olá Rafael,

    Farei uma conexão em Roma para Amsterdã e depois de Amsterdã é que venho para o Brasil. Nesse caso faço um check-in local ou internacional? Minha conexão é de quase 10hs.

    abs

    Daniel

    • Oi Daniel, não entendi muito bem de onde parte seu voo. Mas se todos os trechos forem pela mesma empresa, você já faz o check-in diretamente pro destino final, ou seja, voo internacional.
      Abraços

      • Daniel disse:

        Meu voo sai de Veneza (Alitalia) -> Roma conexão de 9h40m depois Roma (KLM) -> Amsterdã conexão de 11h depois Amsterdã (KLM) -> Rio. Será que terei que retirar a bagagem e despachar antes de sair do aeroporto em Roma?

        abs

        • Oi Daniel, tudo bem? Como são duas empresas diferentes provavelmente você terá que fazer um novo check-in em Roma sim. Primeiro será um voo doméstico pela Alitalia e depois você terá que despachar sua mala, que aí sim será direto pro Rio.
          Abraços

  2. Ana Patricia disse:

    Olá, tudo bem?
    O post é super bem feito, parabéns!
    Um grande abraço
    Ana Patrícia

  3. Eliseu disse:

    Boa Noite Rafael,

    O percurso da estação Termini até o Coliseu tu fez a pé (2 Km) ? Obrigado.

  4. Thiago Sales disse:

    Farei uma conexão de 10 horas em Roma, irei separar 7 horas pra dar uma volta, minha única dúvida é com relação a liberação de eu sair da área de espera pro embarque, pois se não liberarem passarei 10 horas morfando no aeroporto, você achou relativamente fácil sair dessa área de transito ? E pra voltar pra essa área eles não implicam ?

  5. Leila disse:

    Parabéns pelo post !
    Achei muito foda as dicas que vc deu ! parabéns !

  6. Rafael disse:

    Cara, vou parar em Roma, no Fiumicino mesmo, e ficar esperando lá por 10 hrs, será que posso sair do aeroporto e curtir um pouco de lá? A imigração não fica enroscando, pra atrapalhar nossa saída? Carimba o passaporte? Rs
    Tenho lido um pouco sobre isso, e parece que devo contar com apenas 5 hras pra aproveitar, as outras 5 devo considerar comprometidas. O que acha?
    Outra coisa, no centro de Roma, os pontos turísticos são próximos? Gostaria de aproveitar o máximo de lá.
    E sobre o bilhete, fica mais fácil mesmo se comprar ida e volta? Tem que validar os dois? É fácil validar?

    Cara, desculpa encher de perguntas assim. É que essa é minha primeira viagem internacional, aí sabe como fica, né, rs

    Desde já, agradeço!
    Post muito bom!!

    • Oi Rafael, tudo bem?
      É relativamente tranquilo passar pela imigração, foi muito rápido. Além do passaporte, é bom você ter um seguro viagem chamado Tratado de Schengen, que é o que podem implicar com você, mesmo que por poucas horas. Sugiro que ligue no seu cartão de crédito e veja se você não tem direito a ele gratuitamente, porque é bem carinho. Se eles implicarem, o máximo que vai acontecer é você continuar no aeroporto esperando seu próximo voo. Caso esteja com o pé atrás, dê uma olhada nos documentos necessários no site do Consulado da Itália (http://www.conssanpaolo.esteri.it/Consolato_SanPaolo).

      Sobre o tempo na cidade, é como eu disse no texto, melhor sim deixar umas 5h livres. Muitos pontos turísticos são de fácil acesso a partir do centro, onde chega o trem do aeroporto. Dali você pega o metrô e vai visitá-los. Já estude o que quer fazer antes da viagem (vendo o mapa do metrô) para não perder tempo. Sobre o trem, vale sim comprar ida e volta, é mais barato. E sobre validar, além de passar na máquina leitora antes do embarque, localizada nas estações, um funcionário pode solicitar seu ticket validado dentro do trem.

      Abraços,
      volte pra contar sua experiência!

  7. Ricardo disse:

    Meu vôo sai muito cedo as 07:45 para mim o leonardo express vai ficar muito em cima da hora.

    Estou vendo ônibus shuttle ou em último caso pegar táxi.

    • Sabino disse:

      Olá Ricardo,
      Tenho voo marcado para 7:45 também. Estou na dúvida se durmo em Roma (próximo a Termini) e dou um jeito de chegar a Fiumicino cedo (Leonardo Express, Táxi, Ônibus) ou vou durmir em Fiumicino… O que vc fez? O que vale a pena em relaçao a custo?

      Obrigado!

  8. Tatiane disse:

    ahhh eentendi..bom é minah primeira viagem internacional estou um pouco ( QUASE SURTANDO) nervosa…posso ver isso a embarcar no Brasil?? Muito Obrigada pela ajuda … bjss

  9. Tatiane disse:

    Oiii Rafa… Adorei seu blog ta me ajudando muito..eu tenho escala eRoma..10 hs de escala…quero saber se no Fiumicino tem armarios p deixar as malas?? Como vc fez ???

    Tati

  10. gustavo disse:

    Nosssa gostei demais desse post!!! Parabéns pelas dicas!!

  11. Cristiano disse:

    Boa tarde Rafael. Como é feito a compra e a validação do ticket do tem? E na mesma máquina?
    Obrigado

    • Oi Cristiano, tudo bem?
      A compra pode ser feita em máquinas ou em guichê físico com atendente (o que é ótimo para tirar dúvidas). A validação é feita na catraca e também dentro do trem, por um empregado da empresa que percorre os assentos.
      Abraços,

  12. Alexandre disse:

    Rafael,

    Estou num "aperto logistico" muito grande (tempo curto) e cada minuto conta. Ouvi dizer que o deslocamento entre o desembarque do Leonardo express até o embarque (aeroporto) é distante e demorado, é verdade? em qto tempo vc estima esse deslocamento?
    Agradeço a ajuda!

    • Oi Alexandre, tudo bem? Obrigado pela visita!
      O deslocamento não é tão longo não, no máximo uns 10 minutos. O que demora mesmo é depois que você passa pelo raio-x, dependendo do terminal que você vai. Se for pro novo terminal, precisa até pegar um "aerotrem". Isso demora bastante. Com check-in feito, tenha pelo menos uma hora livre entre o raio-x e o portão de embarque.
      Abraços

  13. Marina disse:

    Obrigada pela dica. Bem mais facil comprar na hora mesmo!

  14. Marina disse:

    Da pra comprar esse bilhete do Leonardo Express la na hora?

  15. Genivaldo disse:

    Rafa, vale a pena comprar bilhete na hora ou aqueles Europass para circular o dia inteiro. Abs.

  16. Guilherme Didier disse:

    Rafoso, vc so tem esse post sobre Roma? Estou escolhendo entre Lisboa/Roma ou LIsboa/Londres para março de 2013. Vc tem mais infos de Roma? @guiladidier

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *