Chegada no aeroporto de Bogotá: Táxi, casas de câmbio e caixas eletrônicos

ATUALIZADO >>> O novo aeroporto de Bogotá já foi inaugurado; saiba mais no site

 

Assim que você desembarca no Aeroporto El Dorado, em Bogotá, já se depara com casas de câmbio ainda na área de retirada de bagagem. O que está ali aparentemente para facilitar, pode ser um dos primeiros pequenos golpes que é comum levarmos na capital colombiana, já que as taxas de câmbio te deixam em desvantagem. Assim, suas verdinhas podem acabar valendo muito menos pesos do que deveriam.

Aeroporto El Dorado de Bogotá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

A dica é sair do desembarque, o que te leva para o meio da rua, dar a volta à esquerda e procurar as casas de câmbio no saguão do aeroporto. Ali também, só que no segundo andar, perto dos portões de embarque, ficam os caixas eletrônicos dos principais bancos. Como eu costumo sacar direto da conta corrente na moeda local, utilizei o serviço que é interligado às principais redes, como VisaPlus e Cirrus.

Aeroporto El Dorado de Bogotá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

De volta ao lado de fora do aeroporto, não aceite nenhum tipo de assédio de traslado até seu hotel. Passe pela saída do desembarque e vire à direita. Ali, escondido num cantinho do lado de fora do aeroporto, está o guichê oficial de táxi. É bem simples utilizar o serviço, já que você dá seu endereço de destino e a atendente emite um bilhete com o valor que você deve pagar ao taxista. Ou seja, você já sai do aeroporto sabendo o valor da corrida.

Aeroporto El Dorado de Bogotá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Aeroporto El Dorado de Bogotá (Foto: Esse Mundo É Nosso)

Tabela dos táxis de Bogotá (Foto: Esse Mundo É Nosso)Uma dica importante para não cair em outro daqueles pequenos golpes que citei é entender que os táxis de Bogotá utilizam uma tabela, já que a moeda local tem muitos zeros (uma corrida até La Candelária, no Centro Histórico, sai por mais ou menos 25.000 pesos – US$13, por exemplo).

Como o taxímetro não usa tantos zeros, os números são mostrados em dezenas e centenas. Então, se no taxímetro está marcando, por exemplo, 94, não quer dizer que você tenha que pagar 94.000 pesos, pelo contrário, este valor na tabela será “beeeem” menor. Mas alguns taxistas usam de má fé para fisgar os turistas que ainda não entenderam como funciona a relação tabela e taxímetro. Portanto, quando chegar ao destino, consulte o valor que marca o reloginho e veja quanto isso corresponde em dinheiro na tabela que normalmente fica fixada atrás do banco do passageiro ou na janela.

Tirando essa “aclimatização” à capital colombiana, é só curtir as atrações imperdíveis de Bogotá!

+ Veja todas as dicas de Bogotá

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

105 Comments

  1. richard kabral disse:

    ola prezado Rafael.

    você teria o nome das casa de cambio que mais compensa, ou algo dado a mais como email para eu poder me informar.

    estou indo para san andrés com conexão por bogotá em 5/04/16. e gostaria de trocar pesos por la.

    agradeço desde ja suas informações tão prestativas

    • Oi Richard, tudo bem?
      Conheço a Aerocambios http://aerocambios.com/ vale dar uma consultada!
      Abraços e ótima viagem!

      • richard kabral disse:

        Caro Rafael.

        estou bem obrigado e você como está?

        vou pesquisar essa sua indicação.

        estou ansioso para está viagem e com certeza todos apreciamos suas dicas.

      • PAULO NOCERA disse:

        Olá Rafael. Vc tem ideia do valor atual de conversão REAL – PESO COLOMBIANO para compra de pesos nessa casa de câmbio q vc indicou no Aeroporto de Bogotá? Aqui no Brasil o câmbio oficial é de 1 real para 893,00, porém não achei esse valor para compra (cotado bem abaixo disso). Obrigado!

        • Fabricio Queiroz disse:

          Boa noite,estou em Cartagena (13/03/16). Semana passada fiz câmbio em Bogotá. Paguei 720 pesos por real, no desembarque do aeroporto Eldorado, mas após a saída, não faça câmbio Na parte interna, que era 650. Porém, fiz câmbio por 750 pesos/real, no shopping Havendo Santa Bárbara, pesquise pois lá tem uma 4 casas de câmbio próximas. Mas o melhor valor foi 770 na carrera 15 com calle 85, em próximo a zona Rosa.

    • Andréa disse:

      Boa tarde, gostaria de saber o que é mais vantajoso,levar dólar ou real para trocar por peso? e as casas de câmbio são 24 horas? e é melhor trocar no aeroporto de Bogotá ou em San Andres? E lá é seguro?
      Obrigada!

      • Oi Andréa, tudo bem?
        Como a cotação do real frente a outras moedas está bem volátil, com exceção de países como Argentina, Uruguai ou Chile, para os demais é sempre um bom negócio levar dólares, ainda mais se for trocar em San Andrés. Você deve encontrar melhor cotação em Bogotá.
        Abraços

        • Andréa disse:

          Muito obrigada Rafael, levarei dólar e real também. Em San Andres se eu precisar trocar real por peso, eles trocam né?!
          E vi uns comentários que lá era perigoso, é verdade? E as casas de câmbio em Bogotá são 24horas? Gostaria de saber, pois chegarei lá às 19hs.
          Obrigada!

  2. Marcelo disse:

    Boa tarde Rafael,

    Existe algum limite máximo para troca de real/peso no aeroporto de Bogota??

    Abs Marcelo

  3. silvio disse:

    Rafael, boa tarde,

    Uma duvida, casos sobrem Pesos Colombianos, consigo trocar por reais na colobia / bogota ?

    um abraço

    • Oi Silvio, tudo bem?
      Essa “retroca” não é muito vantajosa, mas consegue sim. Por isso é bom às vezes deixar um pouco de dólares ou até mesmo reais pra trocar apenas se precisar, só em caso de emergência.
      Abraços

  4. Rosa disse:

    Estou indo a Cartagena em 01/01/2016, gostaria qua alguem me informasse se as casas de câmbio abrem nesta data, pois é feriado.

  5. Gláucia disse:

    Olá Rafael! Estou indo pra San Andrés semana que vem, e estive lendo num site que no aeroporto de Lima e de Bogotá, tem uma taxa de embarque, fora todas que já pagamos. Pra quem faz somente conexão nesses aeroportos vc sabe me informar se essas taxas são cobradas mesmo para o embarque? Pq até onde eu sabia só tem a taxa de San Andrés que é nosso destino. Obrigada desde já!

  6. Lucas disse:

    Olá pessoal boa tarde!

    Em outubro estarei indo viajar para Cartagena das Índias, porem devo ter uma duvida que deve ser muito comum: Qual a melhor forma de levar dinheiro? Troco aqui no Brasil por dolar ou pesos mesmos?

    Troco em casa de cambio la?

    Me ajudem por favor.

    • Oi Lucas, tudo bem?
      Já tentamos levar dólares e reais, acabou saindo na mesma. Por incrível que pareça, a melhor cotação que achamos foi no aeroporto de Bogotá mesmo. São várias casas de câmbio, só pesquisar lá na hora.
      Abraços e boa viagem!

  7. Oi Solange, tudo bem?
    Sim, tanto táxi, casa de câmbio e duty free estarão abertos. O Duty Free fica fechado da meia-noite às 5h30. A cidade está bem tranquila nos últimos anos, não há muito com o que se preocupar. Esteja atenta como em qualquer cidade brasileira e não encontrará problemas.
    Abraços e ótima viagem!

  8. solange disse:

    Olá Rafael! Parabéns pelo blog. Vou viajar a trabalho no dia 5 para Bogotá, chego 5:00. Sabe se taxi oficial e cambio estão abertas neste horário? e o dutty fere? Como esta a segurança por lá? Alguma restrição?

  9. Jardel disse:

    Olá Rafael, estarei indo a Bogotá dia 27/07 em uma feira na região de Corferias centro de convensão, tu sabe me dizer o valor aproximado do taxi até este local, meu Hotel e próximo da feira.
    Outra coisa, sabe me dizer um local legal e barato pra fazer compras, de preferência na região, ouvi falar da Americas Outlet que fica próximo da feira, o que tu acha ou teria outro pra indicar.
    Abraço.

    • Oi Jardel, tudo bem?
      Infelizmente não sei o valor do táxi, mas pense que ele será mais barato que se você estivesse no Brasil. Sobre compras, fomos à região da Zona Rosa. Ela é uma área nobre, mas dá pra encontrar bons preços.
      Abraços

  10. Vinicius disse:

    Rafael,
    Boa tarde.

    Estou indo para Bogotá + Cartagena semana que vem (28/06/2015) e vi que você esteve por lá há pouco tempo.
    Gostaria de saber se você se lembra do valor aproximado de quanto as casas de cambio do aeroporto de Bogotá estão pagando no real. Pergunto isso porque serei obrigado a comprar COP no aeroporto para alguns dias pois chego no Domingo e Segunda-feira é feriado.
    E gostaria de saber se indica alguma casa na Candelária (que pesquisando, vi que são os melhores lugares para se comprar COP).

    Muito obrigado!

    • Oi Vinicius, tudo bem?
      Infelizmente não me lembro da cotação, assim como nosso real frente ao dólar, ela muda bastante. Me lembro que as casas logo no desembarque tinham uma boa cotação, melhor do que no saguão do aeorporto.
      Abraços e ótima viagem!

  11. Priscila disse:

    Olá, Rafael, tenho conta em um banco no Brasil e vou ficar em Bogotá durante 5 meses. gostaria de saber qual a melhor forma de ter um pouco de dinheiro físico, vale a pena sacar direto do caixa eletrônico? ou seria melhor utilizar sempre cartão de débito ou crédito?

    orbigada

    • Oi Priscila, tudo bem?
      Como infelizmente o IOF para saques direto da conta corrente subiu também para 6,38%, acaba sendo a mesma coisa sacar dinheiro da conta ou fazer compras no cartão de crédito. Cada um deles tem uma desvantagem: ao sacar você paga uma taxa pro seu banco; já ao usar o cartão de crédito, você corre o risco das variações cambiais até a data do fechamento da fatura. Então vale levar dinheiro vivo e usar essas duas formas de pagamento.

      Para liberar seu cartão para saques direto da conta corrente, basta ligar pro seu banco e pedir a liberação. Depois você consegue sacar em praticamente qualquer banco do país de destino (consulte se a sua bandeira do cartão oferece isso, pois Elo, por exemplo, só funciona no Brasil).

      Espero ter ajudado, abraços!

  12. José Antônio disse:

    Boa tarde. Tem alguma empresa de receptivo para recomendar?

  13. Fabiula disse:

    Boa tarde Rafael, irei semana que vem para cancun e farei uma escala em Bogotá ficando um dia em Bogotá pegando voo somente no outro dia , gostaria de saber se os taxistas aceitam dólar , não estou querendo trocar pela moeda local uma vez que no outro dia estarei pegando voo para cancun

  14. Ricardo Araujo disse:

    Boa tarde, irei para bogota no dia 1 de maio, chego as 19 horas horário local, será que as casas de cambio tem horário para fechar? alguem sabe? por ser feriado internacional…

  15. Vinicius Sampaio disse:

    Olá Rafael, Me recomendaram comprar passagens aéreas para Bogota e lá procurar uma agência de turismo local para um pacote até San Andrés. Você recomendaria?

  16. Dayane disse:

    Compensa mais trocar o real por dollar para depois troca-lo em peso?

  17. Dayane disse:

    Olá, dia 25/01 estou chegando em Bogotá, minha dúvida é assim sair do aeroporto para pegar o táxi, podemos trocar real/peso ou somente dollar/Peso.

  18. José Luiz Candido disse:

    Olá, vou para San Andres no dia 06/01/2015 e chegarei a Bogota por volta das 21h. Há casas de cambio aberta a essa hora? Como vou fazer conexão, posso desembarcar para trocar os reais numa casa mais "conveniente"? Obrigado!

  19. Valerio disse:

    Rafael. Parabens pela frequencia em suas respostas. Com certeza tens ajudado a muitos. Deus te abencoe. Eu estou indo para Colombia para visitar amigos em Tolima (amigos Colombianos). A ideia e' ficar por 6 meses ou permanecer por la se possivel. Gostaria de confirmar com voce se realmente nao preciso visto em meu passaporte brasileiro para entrar na Colombia? Com relacao ao tempo de estadia, pode haver problema em ficar por tempo indeterminado? Um abraco. Valerio

    • Oi Valério, tudo bem?
      Obrigado! Você só pode ficar na Colômbia, com entrada de turista e sem visto, por até 90 dias. Depois desse prazo precisará sim de um visto de trabalho, estudo ou residência. Ou seja, sem visto, só por 90 dias.
      Abraços

  20. Luiz Gustavo disse:

    Boa tarde Rafael, primeiramente obrigado por nos ajudar com tantas dicas. Irei para San Andres em Janeiro/15, e farei conexão em Bogotá, chegarei em bogotá as 19 horas. Gostaria de saber se posso levar real lá e trocar por Pesos ? E também se você me indica algo pra fazer em bogotá a noite.

    Obrigado!!!!

    • Oi Luiz, você pode sim trocar real por pesos no aeroporto. Tem uma boa casa de câmbio chamada AeroCâmbios. Em Bogotá, à noite, vá à Zona Rosa, delicioso bairro com muitos restaurantes e bares. Super animado! O Andrés Carne de Rés é o bar/restaurante que não deve faltar a qualquer visitante. É demais!
      Abraços

  21. Caroline disse:

    Oi Rafael. Farei escala em Bogotá por 4h será que tem tempo para conhecer pelo menos o centro?
    Muito bom seu site, tirando muitas dicas importantes!!!
    Obrigada

    • Oi Carol, muito obrigado. Então, 4h é muito pouco, creio que não dará tempo. Pense que você terá que fazer a imigração, que pode demorar, e estar de volta ao aeroporto com pelo menos 1h30 a 1h antes do voo, isso se sua mala ficar com a companhia aérea e seguir direto até o destino final. Se quiser arriscar, considere o tempo que você levar pra passar pela imigração, dê uma voltinha de táxi, e volte pro aeroporto, lembrando do trânsito que pode pegar e do tempo de antecedência pro novo embarque.
      Abraços e volte pra contar como foi 😀

  22. Filipe disse:

    Rafael la tem duty free , se tem , é bom e vale a pena comprar ?

  23. José disse:

    Olá Rafael. Em uma viagem para San Andrés: melhor fazer o câmbio no aeroporto de Bogotá ou em casas de câmbio de San Andrés? Ou seria indiferente? Vc saberia dizer se a cotação da Aerocambios é a mesma nos dois aeroportos? Obrigado. José

    • Oi José, tudo bem? Infelizmente não sei como é a parte de câmbio em San Andrés. Mas tomando por base Cartagena, que fui recentemente e tem mais estrutura que San Andrés, por incrível que pareça o dólar no aeroporto estava com uma cotação melhor. Acabei me dando mal por esperar chegar no destino final. A cotação você pode perguntar a eles no site http://www.aerocambios.com/
      Abraços

      • Jorge Santos disse:

        san andres tem uma casa de cambios dentro do aerporto com taxas boas mas eu particularmente saquei da minha conta corrente em um caixa eletronio em san andres pois tem muitos caixas por la e outra coisa melhor que tem por la a preço dos states sao os eletronicos, perfumes e cosmeticos tudo a preços otimos sendo que na ilha nao existe taxaçao de impostos coisas com preços melhores que o paraguai.

  24. Vanessa disse:

    Ola Rafael boa noite. Sabe me dizer se as casas de cambios no aeroporto de Bogota sao 24h??

  25. Ana disse:

    Oi Rafael tudo bem?
    Adorei o blog, parabéns!
    Essa Zona Rosa que você comenta é próxima ao aeroporto?
    Abraço, valeu!

  26. Thiago disse:

    Oi, Rafael. Tudo bem? Fiquei meio (meio?) preocupado agora de pegar táxi na rua da cidade para o aeroporto. Alguma recomendação? Terei algumas horas em Bogotá por conta de uma escala demorada e gostaria de ir ao Museu do Ouro. Será que no ponto de táxi do aeroporto dá para pagar pela ida e pela volta? Desde já, obrigado. Um abraço!

  27. Edison Eloy de Souza disse:

    Caro Rafael. Parabéns pelo blog. Vou por 19 dias a Colômbia e Equador, passando por Bogotá, Medellin, Cartagena e Quito para ver principalmente arquitetura e suas novas conquistas urbanas. Sou também um inveterado e solitário viajante que caminho o dia inteiro. Gostaria de ter uma previsão de gastos diários com locomoção interna, alimentação (lanche durante o dia e jantar decente, sem luxos), ingressos de museus, souvenires, fora hotel e passagens. Dispenso compras e já passei do tempo das baladas. Grato antecipamente.

    • Oi Edison, desculpe, mas é uma pergunta muito pessoal. Depende do tipo de viagem que você vai fazer. Mas pode ter certeza que gastará menos do que se estivesse viajando pelo Brasil.
      Abraços, boa viagem e volte pra contar como foi!

  28. bruna disse:

    Oi Rafa! Vou passar férias na Colombia e os posts do seu blog estão me ajudando muito, obrigada pelas dicas!

    Queria saber se é necessário tomar a vacina de febre amarela para visitas Bogotá e Cartagena. Não consigo achar essa informação em lugar nenhum! O MRE apenas diz que a vacina é solicitada apenas em algumas regiões da Colombia, mas não diz que regiões são essas…. Em outros sites tem de tudo: gente que diz que precisa, gente que diz que não.

    O que vc acha?

    Obrigada!!!!

    • Oi Bruna, tudo bem?
      Vi agora no site do Itamaraty que a vacina é recomendada, mas não obrigatória. Mas quer uma sugestão? Tome logo a vacina e fique livre dessas dores de cabeças por 10 anos, além de se proteger, já que em algumas regiões de selva da Colômbia, por exemplo, há o risco. Se quiser saber como tirar o certificado internacional de vacina amarela, dê uma olhada neste post http://essemundoenosso.com.br/2012/09/13/vacina-d
      Abraços

  29. Julia disse:

    Rafael, excelente as suas e a sua disposição! Ajuda muito ter uma opinião qualificada como a sua.
    Vamos à pergunta… Conexão em Bogotá, terei livre das 8h até 12h (já excluí 4h para desembarque, transporte, check-in, são 4h livres mesmo). O que lhe parece melhor neste horário, (A) conhecer a Candelária ou (B) conhecer o Cerro Monserrate? Ou (C) tem outra dica? Agradeço muito! Um abraço.

    • Julia disse:

      *as suas dicas

    • Rafael disse:

      Oi Julia muito obrigado. Preciso atualizar esse post porque o aeroporto agora é novo, mas ficou ainda mais fácil.
      Se você tem 4h livre tem as opções de ir à Candelaria e até mesmo ao Monte Serrate meio apressada. Eles ficam juntos. Ah, a Candelaria anda meio caidinha, a menos que você queira museus. Eles seguem ótimos.

      A outra alternativa é você ir pra Zona Rosa. É a parte moderna, charmosa, com shoppings e restaurantes. Se você gosta, acho que vale a pena.

      Bjos e volte pra contar como foi 🙂

      • Julia disse:

        Obrigada, Rafael! Minha maior dúvida é com relação ao horário. São quatro horas livres, porém das 8h às 12h. Pensei que a Zona Rosa fosse interessante, mas se forem bares estarão fechados neste horário, não? Fico feliz em saber que talvez dê para conhecer ambos, Candelária e Monserrate! Um abraço.

  30. Maria disse:

    Oi Rafael, você indica alguma agencia de turismo em bogotá. queria fazer cotação de cruzeiros a partir de lá ou Ctgena, desde já super obrigada! Maria Rita

  31. Izandro disse:

    Olá Rafael
    Tudo bem, sou de Porto Alegre, vamos para bogotá, onde só passamos a noite, no outro dia para San Andrés. Tu sabe a cotação do Real por Peso Colombiano no aeroporto? Tu falou em fazer saque no BB, tem BB também em San Andres?
    Parabéns pelo blog. Obrigado por enquanto.

    • Oi Izandro, tudo bem?
      Infelizmente não tenho como saber a cotação da moeda, varia muito. Com certeza no aeroporto é um pouco mais alta que a cotação que você vê pesquisando pela internet. Sobre sacar com cartão de débito de um banco brasileiro (como BB ou qualquer outrou), você precisa pedir para o seu banco liberar seu cartão para saques da conta corrente (não cartão de crédito). O valor sacado na moeda local, nesse caso peso colombiano, cai na hora em sua conta. Vale lembrar que o governo aumentou recentemente o IOF para essa operação para 6,38%. Mesmo assim, gosto muito de sacar direto da conta corrente. No cartão de crédito não vale a pena, pois além do IOF você fica sujeito às taxas do cartão e também à volatilidade do dólar, já que a cotação será apenas a do fechamento da fatura.
      Abraços

  32. carlos disse:

    Rafael,

    Bom dia. Excelente blog. Me dê uma(s) dica(s) se for possivel. Vou para Miami no carnaval com escala em bogota. Todavia já soube que meu voo de bogota para miami foi cancelado e só partirá no dia seguinte (chego as 22hs em bogota e partiria a 01hs da manhã e agora o voo sai das 8hs da manha) Pergunto se voce indica um hotel "dormível" perto do aeropoto, se os taxis são baratos e quando devo levar apenas para as despesas do táxi? A outra pergunta é se voce sabe como funciona a taxa de embarque, considerando que terei que sair da sala de embarque. Parece que quem está em transito é isento, correto? Desde já, valeu mesmo!!

  33. Peterson disse:

    Rafael, obrigado pela resposta rápida, quando você cita

    "Com os dólares, você não terá preocupação em Cartagena", eles aceitam dólar, lá? É possível, pagar restaurante, passeios em dolares?

    Obrigado

    • Oi Peterson, nos lugares turísticos provavelmente aceitam (hotel, etc). Mas de toda forma com dólares lá com certeza você consegue trocar em uma casa de câmbio, ao contrário de Real que você não sabe se a casa de câmbio lá aceita.
      Abraços

  34. Peterson de Miranda disse:

    Rafael,
    Boa noite,

    Reafirmando o que todos já disseram acima, excelente site, conteúdo completo, pegando carona na pergunta da Heloisa, eu estou indo para Cartagena em duas semanas, e vi em alguns blogs que fazer câmbio real – pesos em carta é inviavel e em bogota?! Isso é viavel?! Eu vi em outro blog que é possível fazer no aeroporto a uma taxa razoavel, procede?! você teve essa experiencia?! Como o dolar está alto, perderia muito em comprar dolar para depois trocar para pesos.

    Muitoo obrigado desde já

    • Oi Peterson, tudo bem?
      Em Bogotá você consegue com facilidade trocar reais por pesos. Mas não sei se a cotação é vantajosa. Eu levaria dólares e trocaria apenas um pouquinho no aeroporto (a taxa é pior) e depois numa boa casa de câmbio na cidade, indicada pelo hotel, etc. Com os dólares, você não terá preocupação em Cartagena. Nem sempre podemos sair ganhando em tudo, mas vale pagar um pouquinho mais caro pela comodidade de não ter dor de cabeça numa viagem, uma época tão esperada, né?
      Abraços

  35. Heloisa Civolani disse:

    Olá Rafael, Parabéns pelo blog!
    Mas agora acho que algumas coisas mudaram quanto a sacar o $$ com cartão de débito não é? Já que o governo também taxou essa prática a 6,38%, igual ao crédito.
    Estou indo dia 3 de janeiro para San Andrés, e me pegou de surpresa essas medidas. Agora tenho que correr no dia 2 e sacar reais para levar ou comprar dólares aqui e trocar na conexão a Bogotá ou San Andrés mesmo.O que vc acha mais conveniente? Pq vantajoso acho que não é nenhuma dessas opções não é?
    Talvez nem dê tempo de vc responder, mas agradeço assim mesmo as dicas.
    Abraços!!!

  36. Leo Alves disse:

    OLá Rafael!!
    Primeiramente quero elogiar seu blog pq ele é completo! Estou indo para Bogota na verdade farei escala por lá de 18horas final de tarde e pegar o voo de manha para San Andres e ja pesquisei em diversos blog sites e nada se compara ao seu Nivel de conhecimento do local! Parabens.
    Gostaria de umas dicas do que fzer para conhecer Bogota nesse periodo de de tempo de final de tarde e noite, pois terei de dormir na madrugada para pegar o voo pela manha.
    Queria principalmente achar a fruta Pitaya e conhecer Bogota nesse horario final de tarde inicio de noite, o que fazer e onde ir??
    Qual hotelzinho vc indica para passar a noite e que eu consigo sem perder muito tempo dar uma passeada na cidade retornar ao hotel e de manha ir para o aeroporto?
    Conto com sua impressindivel ajuda.
    Abraços Léo

    • Olá, Leo, muito obrigado pelos elogios!

      Creio que durante esse período da tarde e noite, a melhor região para você passear e inclusive se hospedar é na Zona Rosa. Ali estão os melhores bares, restaurantes e lojas. Não deixe de ir ao Andres Carne de Res. A fruta talvez você encontre num supermercado da região. Pergunte a alguém lá assim que chegar. O centro (La Candelaria) eu não indico à noite, é meio deserto e feinho. Vale durante o dia.
      Um hotel legal que indiquei para uns amigos recentemente na Zona Rosa é o http://www.booking.com/hotel/co/el-lago-inn.pt-br
      Abraços, qualquer coisa, só falar!

  37. Rodrigo disse:

    Bom dia! Vou viajar na terça para San Andres. Gostaria de saber se é mais indicado levar o que vou gastar em dólares do Brasil, comprar dólares no aeroporto de bogotá, comprar pesos lá ou sacar direto da conta lá (tenho conta no itaú e visa internacional). Obrigado

    • Oi Rodrigo, tudo bem?
      Você pode levar dólares e trocar no aeroporto de Bogotá (ou em San Andrés) ou então sacar direto em pesos em qualquer caixa eletrônico. Eu prefiro essa última opção. Não sei se você sabe, mas você pode sacar direto da conta corrente, sem os altos encargos do cartão de crédito. Basta ligar no seu banco e pedir pra desbloquear o saque da conta corrente. Dessa forma você vai em qualquer caixa (praticamente todos), faz o saque em pesos colombianos e já é debitado na hora em reais. O melhor é você poder acompanhar (internet ou celular) seu saldo e quanto foi debitado.
      Eu costumo levar um pouco em dólares e sacar no país de destino.
      Abraços

  38. edson disse:

    Ola

    Saberia me dizer se e possivel comprar no dutyfree e pagar em pesos colombianos?

    obrigado
    Edson

  39. MOACIR disse:

    ola querida, vou chegar por volta da 22:00hs, sera que tem casa de cambio aberta??

  40. Silvana disse:

    Gostaria de saber quanto tempo do aeroporto Nuevo Dorado em Bogotá até o El Bandido Bistro.
    Queria saber tambem qual o horario de funcionamento do El Bandido Bistro. Muito Obrigada

    • Oi Silvana, tudo bem?
      Infelizmente não conheço o bistrô. Acho que a melhor forma é você procurar as informações sobre horários de funcionamento no site deles e estimar o tempo do deslocamento desde o aeroporto até lá por meio do Google Maps.
      Abraços,
      obrigado

  41. REGIANE disse:

    Ola Rafael, estouindo para Bogotá proxima semana e quero comprar um iphone 5 por la, vc acha q consigo comprar desbloqueado e com um preco melhor q o Brasil? Grata desde ja! REGIANE

  42. marilia disse:

    Oi…por favor,tu poderia me informar se dentro do aeroporto de Bogotá tem lugar confortável para passar uma noite?nós vamos ficar uma noite,vamos para Miami no outro dia de manha.não queria sair do aeroporto para um hotel,mesmo próximo. É possível descansar em algum lugar mais reservado?te agradeço.E aguardo._

    • Oi Marilia,
      pelo que eu vi, não tem hotel por ali, mas tem lugares com poltronas confortáveis sim. Acho que a região da praça de alimentação deve ficar tranquila à noite e você conseguirá dormir.
      Abraços,
      Rafael

  43. José disse:

    amigão, su posso sacar dinheiro com o cartão mastercard do banco do brasil em bogotá?

    • Olá, José,
      você pode sacar sim, inclusive da sua conta corrente, sem precisar pagar o alto IOF do Cartão de Crédito. Ligue para o BB e diga que quer sacar no exterior da sua conta corrente. Você saca em moeda local e praticamente em qualquer caixa eletrônico, desde que tenha a marca Cirrus.
      Abraços

  44. Amanda disse:

    Rafael,
    É possível sacar pesos com facilidade nos caixas do aeroporto de Bogotá? Tenho conta no BB e cartão VisaPlus?
    Tem vários terminais lá?

    • Oi Amanda, obrigado pelo comentário.
      Sim, é muito fácil sacar dinheiro no aeroporto. Praticamente todos os caixas lá liberar para os cartões VisaPlus. Você antes precisa ligar no BB e pedir pra desbloquear o saque em conta corrente do exterior. Só fica uma dica: caso dê erro ao sacar (mesmo que a mensagem seja senha incorreta), vá abaixando o valor até conseguir, porque esse limite varia de país para país. Minha amiga está na Colômbia e ela me disse que o limite está em torno de 400 mil pesos por saque. Então tente mais ou menos nessa faixa.
      Abraços

      • Amanda disse:

        Muito obrigada, Rafael.
        Na verdade vou para San Andres (comprei na ótima promo do LifeMiles) e meu voo faz conexão em Bogotá, então acho que a melhor opção vai ser sacar $ lá mesmo, né?

  45. antonio disse:

    Ácidos, armas, drogas tóxicas e até mesmo tortura e colocar a mão na garganta de uma pessoa para afogar são apenas algumas das técnicas utilizadas por grupos criminosos de Bogotá para torturar suas vítimas enquanto eles fazem o famoso "pé Milionário ' . (Testemunhos de vítimas de crime)
    De acordo com pesquisadores da Seção de Polícia Judiciária (Sijin), como esses criminosos operam já identificados. Quase sempre existem dois motoristas em cúmplices de seus veículos. "Enquanto um escolhe outro de sua vítima nas costas rever os sinais."
    Criminosos são comunicados através do sinal de volta. "Então, se eles expressam ou sprints longos. Da mesma forma com os freios." Em alguns casos, um acessório de que normalmente se move numa motocicleta.
    Quando você iniciar o 'Milionário caminhada', que na verdade é um seqüestro, mas não há estradas principais utilizadas rotas alternativas pouca luz e pouco tráfego de pedestres. "A pior coisa é que os documentos legais são motoristas de táxi que estão cometendo o crime. Isso significa que você pode fazer uma corrida normal e depois decidir fazer um milionário caminhada", disse o pesquisador, que preferia trabalhar em curso, escondendo sua identidade .
    Os criminosos não apenas atacar as pessoas que já vieram de bancos ou de negócios dinheiro. "Eles só escolher quem eles querem vitimizar percepção. Às vezes, para ficar a sós com laptops ou telefones. Bandidos ver um rosto com determinadas características e assumir que você tem dinheiro", disse o pesquisador.
    Depois que o motorista tem um passageiro em suas mãos, é comum a tomar um caminho diferente para o sugerido. "Naquela época, desencadeou um mecanismo para que a vítima não pode escapar."
    Depois que o driver é o encalhado ou começar a falar em código com uma criança suspeita ou parceiro e então, quando dois homens sobem a parte de trás do táxi. É aí que o crime mudou ao longo de mecanismos de tortura.
    Reclusão
    No interior do veículo inteiro é preparado. Seringas, facas, armas são apenas algumas das ferramentas com as quais para intimidar bandidos. "Eu vou dizer a disseminação da Aids, e as mulheres vencê-los tocar em suas partes íntimas."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *