Por que e quando não vale a pena ficar em um hotel all inclusive em Cancún

Quando o Caribe vem à cabeça, a primeira coisa que costumamos pensar é um mega resort all inclusive, onde você poderá curtir o mar turquesa, beber e comer sem se preocupar em pagar mais por isso. Mas muitas vezes o “tudo incluso” não é o melhor negócio.

+ Pesquise hotéis com desconto em Cancún

E se você quiser conhecer a cidade? E se você não quiser apenas ficar “preso” no hotel? E se a cidade em si oferece muitas atrações naturais ou temáticas? Nesses casos, você ficará provavelmente o dia todo – ou grande parte dele – longe do resort e não aproveitará ao máximo tudo o que pagou por ele.

Vista do Hotel Regency Cancún

Passei dois dias em Cancún vindo de Playa Del Carmen, que, só para fazer um comentário, achei muito mais charmosa e com mais atrações que o balneário mais famoso do México. Como eu queria aproveitar ao máximo a cidade, conhecer muito mais além da praia, decidi ficar em um bom hotel à beira-mar, mas sem a opção all inclusive, o Hyatt Regency Cancún. Valeu muito a pena.

Cancún

Cancún

Praticamente não fiquei no hotel durante o dia. Caminhei muito, curti a praia, almocei em bons restaurantes, visitei os diversos shoppings e lojas. Ou seja, se eu tivesse pago mais caro por uma diária que incluísse refeições, certamente ou teria apenas ficado no hotel ou teria perdido grande parte daquilo ao que tinha direito.

Um dos shoppings de Cancún

Laguna de Nachupté

A região de Cancún tem inúmeras atrações, muitas delas fora da cidade, que irão tomar um dia todo para aproveitar cada uma. Isla Mujeres, Holbox, Cozumel, Playa del Carmen, Tulum, Chichén Itzá e parques temáticos incríveis como Xel-Ha e Xcaret são destinos imperdíveis, que ficam longe da cidade. Não foi o meu caso, pois visitei grande parte destas atrações durante minha estadia em Playa del Carmen, mas se você estiver em Cancún, com certeza vai querer conhecê-las.

O que é preciso fazer é colocar na ponta do lápis qual o verdadeiro objetivo da sua viagem. Relaxar com a família no mar paradisíaco, o que vale com certeza um all inclusive, ou se você irá conhecer as diversas opções culturais, de lazer e entretenimento que Cancún oferece, o que é melhor evitar o sistema all inclusive. Faça sua escolha e aproveite este paraíso mexicano!

+ Veja mais dicas de Cancún

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

12 Comments

  1. Renato Cillo disse:

    Olá Rafael!
    Vc conhece o hotel The Royal Caribbean – An All Suites Resort? Li alguns comentários e algumas pessoas disseram que fica longe do centro.
    A locomoção tem quer ser de taxi? Não tenho dificuldade em caminhar estando em férias!!

    • Oi Renato, tudo bem?
      Esse hotel fica na Zona Hoteleira, que é a região interessante pra quem vai a Cancún, em frente a praia, na área turística. O centro da cidade não tem nada o que ver ou fazer, é feinho inclusive. Então sempre procure por hotel na Zona Hoteleira.
      Abraços e ótima viagem!

  2. Oi Juliane, tudo bem?
    Os meses mais secos e quentes vão de fevereiro e maio. Julho e dezembro também são bons. Tente evitar ir de agosto a novembro, pois pode haver risco de algum furacão estragar suas férias.

    Sobre os hotéis, dê uma olhada nessa lista com recomendações de outros hóspedes http://www.booking.com/searchresults.pt-br.html?a
    Abraços

  3. Juliane disse:

    Olá Rafael
    Quero parabenizar pelo blog que é ótimo… Gostaria de saber qual a melhor época do ano para ir à Cancun e se tem algum hotel all incluive que possa me recomendar.
    Abraços e sucesso!

  4. Giuliano disse:

    Olá Rafael… Estou querendo ir na lua de mel para cancun… Tenho 2 opções de hotel 4 estrelas: Sandos luxury experience resort ou fiesta americana condessa. Qual deles você indica?

  5. suzana disse:

    Oiii.

    Estou planejando uma vigem e Cancún seria meu destino, estou comprando pacote pelo hotel urbano, sabe me dizer se é confiável, quero ficar uma semana …ir em algumas baladas e tal, gasta bastante em uma semana lá?

    Este o pacote ?
    http://www.hotelurbano.com/pacote/mexico-oasis-ca

    Agradeço as informaçoes.

  6. Karina disse:

    Olá!
    Estou planejando a viagem para Maio, mas tenho algumas dúvidas sobre o Hyatt Regency, se puder me ajudar…
    – Existem 2 tipos de café da manhã ou apenas 1 em estilo buffet (pelo que pesquisei o valor é em torno de U$ 30,00)?
    – É possível incluir esse café da manhã de U$ 30,00 no ato da reserva pelo site do hotel?
    – E é possível utilizar os créditos (aqueles que se compram no momento do check in) para esse café da manhã de U$ 30,00?
    Muito obrigada!

    • Olá, Karina, tudo bem?
      Obrigado pela visita. Quando fui, acabei optando por não tomar café no hotel pois achei o preço muito caro. Para suas dúvidas, creio que o melhor é entrar em contato com o próprio estabelecimento.
      Abraços

  7. Patricia disse:

    Olá Rafael!
    Pretendo ir agora c a familia, pela primeira vez, dia 31/01/2013 p/ Cancun, ficaremos 9 noites. Navegando pelo tripadvisor e booking, e vendo opniões dos sites, pensamos em ficar no Hyatt Regency… Iremos eu, meu marido e meu filho de 16 e minha filha 12 anos, mais minha mãe. Queremos descansar e aproveitar o mar calmo e azul turqueza, porém queremos fazer os principais passeios tbem. Estamos muito na duvida até se devíamos ficar em Playa ao invés de Cancun. Temos pesquisado bastante, gostaria de saber:
    – o mar na frente do Hyatt é calmo, dá p aproveitar a praia ? Ela é agradável?
    – no nosso caso q iremos em familia, vc aconselha hospedagem em Cancun, ou em Playa, estou confusa, todos dizem q Playa é mais aconchegante, porém queremos um hotel legal, charmoso, boa comida, pelo menos cafe da manha incluso, tbem queremos aproveitar o mar do hotel q escolhermos, por isso busco águas calmas, como nos fimes…
    – em Cancun entre o Hyatt e o Riu Caribe, (que é all inclusive mas outra localização) qual vc ficaria? Tem alguma outra sugestão de hotel em Cancun e Playa?
    Obrigada,
    Patricia

    • Oi Patricia,
      obrigado pela visita e comentário. Seguinte, o mar em Cancún é relativamente calmo sim, inclusive em frente ao Hyatt. Mas acontece que esse hotel não é all inclusive, ou seja, tudo é pago, até o café da manhã. Se você quiser relaxar mais no hotel e for passar os dias de praia ali, vai acabar gastando muito com comida, bebida, etc. Já se for sair pros passeios, usará o hotel como base para dormir, então é uma boa pedida. No caso de ficar o dia todo na praia, existem opções all inclusive em Cancún, o que é uma melhor opção neste caso.

      Eu sou fã de Playa del Carmen. É uma espécie de Búzios, mais descolada, mar calmo e verde/azul. Não é aquele azulão de Cancún, mas é quase. Nada impede que você vá passear em Cancún, que é tão pertinho. Acontece que, ao contrário do que muitos pensam, Playa não é uma cidade sem estrutura, embora seja mais descolada. Pelo contrário, existem mega resorts também, claro que alguns mais afastados do centro. E também existem hotéis medianos (3 ou 4 estrelas) à beira-mar, com e sem opção de all inclusive.

      Então acho que o que pode te ajudar é o seguinte:
      – Praia o dia todo: então tanto faz Cancún ou Playa. A diferença fica pelo fato de escolher all inclusive ou não
      – Praia + passeios pelos parques da região: também tanto faz a cidade, mas com certeza talvez não valha o dinheiro pagar um all inclusive e ficar fora o dia todo
      – Compras: Cancún é cheia de shoppings e lojas mais caras, então é a melhor opção
      – Caminhadas e lojinhas: Para fazer aquela caminhada à noite, sentar-se em um restaurante à beira-mar e visitar lojas de marca e também de artesanato local, sem nem precisar pegar táxi, escolha Playa del Carmen.
      Só pra finalizar, Cancún também é um paraíso, mas os mega hotéis tomam conta da praia, ou seja, quase não há restaurantes à beira-mar que não sejam do seu hotel. Como os complexos são enormes, você tem que caminhar muito ou usar táxi para se locomover ou até mesmo caminhar pela praia.

      Espero ter ajudado!
      Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *