O que dá pra fazer durante uma conexão no Panamá?

Muita gente tem viajado pela Copa Airlines e feito escalas e conexões na Cidade do Panamá. Logo depois da compra da passagem e a descoberta do tempo em que terá em solo panamenho, o que se vem à cabeça é: será que dá tempo de fazer umas comprinhas ou visitar algum ponto turístico, como o Canal do Panamá?

Este texto veio para te ajudar a calcular melhor seu tempo na cidade e ver se é arriscado ou não deixar o aeroporto de Tucumen.

Mas antes disso uma atualização: a partir de agora o Panamá exige o Certificado Internacional de Vacinação contra Febre Amarela de brasileiros. Então, não esqueça de tomar a vacina numa das unidades da Anvisa e pegar seu certificado antes de ir.

» Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre compras no Panamá

Tempo de imigração e novo embarque

Aeroporto Tucumen - PanamáO tempo a se calcular para passar pela imigração do Panamá – com passaporte com validade de no mínimo 6 meses em mãos e vacina contra febre amarela – é de pelo menos uma hora. Como este aeroporto é conhecido como o hub das Américas, está sempre lotado e nunca se sabe o tamanho da fila a encarar.

Na volta da cidade, as companhias no aeroporto de Tucumen exigem 3h de antecedência para o check-in. Caso sua mala já tenha ficado despachada para retirar no destino e você tenha o bilhete de embarque do novo voo em mãos, até dá para arriscar entrar 2h antes da partida.

Ou seja, resumindo, já perdemos 4h nos trâmites do aeroporto. Portanto, se sua conexão no Panamá é de 4h ou pouco mais que isso, esqueça a possibilidade de dar uma volta pela cidade.

Entre 6h e 8h de conexão

Se sua conexão tem entre 6h e 8h, dá sim para sair do aeroporto e fazer algumas coisas na Cidade do Panamá. Aí depende do que você quer. Se você quer fazer compras – o que a maioria prefere – dá para escolher o Metro Mall (mais perto do aeroporto e com transfer grátis de ida e volta), ou então pegar um táxi para o Albrook Mall ou Multiplaza.

Albrook Mall

Já se seu interesse não é comprar nada, mas sim conhecer, mesmo que rapidamente, alguma coisa da cidade, minha dica é pegar um táxi e escolher entre o obrigatório Canal do Panamá ou um tour rápido pela Cinta Costera, a parte nova da capital panamenha. Os táxis até a cidade ou o canal custam a partir de US$25 e dá para compartilhar com desconhecidos também.

Canal do Panamá

» Veja dicas do Canal do Panamá

Mas vale lembrar que as compras ou os passeios não podem ser muito demorados, já que temos que considerar aquelas primeiras 4h perdidas com a burocracia.

Entre 9h e 12h de conexão

Se por um lado você achou ruim todo este tempo de conexão quando comprou sua passagem, pelo menos você pode aproveitar e conhecer muito mais do Panamá. Dá tempo suficiente para juntar um dos shoppings acima com algum dos demais passeios citados também.

Mas como você tem mais tempo, talvez valha a pena visitar o Canal do Panamá e conhecer um lugar que tem muito mais a oferecer além das compras. A cidade tem muitas atrações ao ar livre que, com este tempo, podem ser percorridas de táxi. É o caso da Cinta Costera, a nova e moderna parte da cidade.

Cinta Costera

» Veja dicas de passeios além dos shoppings


Mais de 12h

Se este é o seu caso, você tem tempo de sobra na Cidade do Panamá. Pode escolher fazer compras em alguns dos shoppings, pode incluir no seu passeio o Canal do Panamá e também visitar a cidade. Se evitar os shoppings, aproveite o tempo livre para conhecer o Casco Viejo, a parte histórica da capital panamenha. Outra coisa super legal é visitar a Causeway, uma avenida estreita construída com os restos do Canal do Panamá que te leva até uma ilha onde, além de ótimos restaurantes e um duty free, você vê um pôr-do-sol lindíssimo com os arranha-céus ao fundo.

Causeway

Basta dar uma olhada no mapa, montar seu roteiro, tentar calcular os gastos com táxi e aproveitar… mas não se esqueça daquelas 4h! Boa viagem e volte para contar sua experiência!

Rafael Carvalho
Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV, pós-graduado em Jornalismo e trabalha há mais de 16 anos com Conteúdo Digital. Já passou por empresas como SBT e Jovem Pan FM. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.
Vai viajar? Reserve aqui com os melhores preços

Quando você reserva com nossos parceiros, encontra os melhores preços e ainda ganha descontos, além de ajudar o nosso trabalho. Nós recebemos uma pequena comissão e você nao paga nada a mais por isso!

Hospedagens
Pelo mundo no Booking.com
Seguro Viagem
Ganhe 20% OFF em seu Seguro Viagem!
Passeios e Ingressos
Reserve experiências inesquecíveis em todo o mundo
Aluguel de Veículos
Sem iof em até 12x sem juros
Chip de Internet
Seu Chip de Internet Global para usar em todas as viagens

Comentários:
Domingas disse:

Oi Rafael você sabe se o Aeroporto fecha a noite. Vou fazer conexão lá e só embarco para os EUA no dia seguinte. Não queria sair do Aeroporto. Sabe se é verdade que fecha e ninguém pode ficar lá dentro????????

Oi, Domingas, tudo bem?
Infelizmente não sei se fecha. Mas pelo que dei uma olhada nos horários dos voos, realmente o último do dia é por volta de 22h e o próximo só 7h da manhã.

Se quiser dicas de hotéis no entorno do aeroporto, dá uma olhada nesse post!

Abraços

Giulia disse:

Olá! Tudo bem? Vou fazer uma conexão de 10 horas no Panamá e minha dúvida é se eles estão exigindo PCR para sair do aeroporto.
Desde já agradeço!

Oi, Giulia, tudo bem?
Eu consultei no próprio site da Copa e fala que é necessário teste negativo PCR sim. Mas quem já está completamente vacinado não precisa, desde que apresente prova disso.

Vale você dar uma olhadinha já que as regras podem mudar a qualquer momento!

Abraços e ótima viagem!

Suellen disse:

Olá tudo bem? a minha dúvida é justamente ao contrário rsrs… tenho uma conexão de 35 minutos no Panamá, e creio não dar tempo de pegar o voo para SP… vc acha que esse tempo é suficiente, ou é certo que irei perder? Se eles colocam a disposição este tipo de escala, é pq deve dar tempo né.. eu tenho um pouco de trauma de conexões, das 3 que fiz na vida, já perdi 2 kkkk…

Obrigada!

Oi, Suellen, tudo bem?
As conexões da Copa costumam sim ser bem curtas, não se preocupe. Você poderá ter que dar uma corridinha, mas o aeroporto é pequeno, você não precisará passar pela imigração… então é sair de um avião e já entrar no outro. Uma vez meu voo atrasou um pouco na Cidade do Panamá, a conexão era curta e o próximo voo me esperou. Quando desembarquei já havia funcionários chamando meu nome e me levaram direto pro próximo avião.

Abraços e boa viagem!

Tayrone disse:

Tive o desprazer de ter uma conexão igual, fui o último a entrar no avião rumo a Chicago e pra piorar a situação, as minhas malas ficaram no Panamá, só as recebi 3 dias depois. Uma baita situação chata!

Graziene Souza disse:

Olá, Rafael! Tudo bem? Chegarei no Panamá às 08:00 HS do dia 25/04 e meu vôo pra Boston sairá no dia seguinte as 07:00 HS. Então terei praticamente 24 horas. Li suas dicas, e achei muito top. Mas gostaria muito de conhecer alguma praia do Panamá. Será que dá tempo?
Você sabe se lá tem algum hostel ou hotel com preço mais barato? Que seja seguro, irei sozinha.
Desde já agradeço, abraços

Oi, Grazi, tudo bem?
Que bom, é um bom tempo pra conhecer a cidade. Então, sinto não poder ajudar, mas pelo que eu saiba, mas praias que valem a pena como San Blás ficam muito distantes da Cidade do Panamá e não tenho certeza que dá pra fazer um bate-volta. Por conta disso, eu acabei não conhecendo nenhuma também. Mas dê uma pesquisada se existe alguma que compense perto da capital.

Abraços e ótima viagem!

Olá Rafael! Boa noite!
Adorei as suas dicas de conexão no Panamá! Estão me ajudando bastante.
Só fiquei com uma duvida… Tendo 12 horas disponiveis… Chego no Panamá as 06:45H e saio as 19:00h, será que é possivel conhecer o Canal do Panamá e a cinta costanera, sem muita correria?
Vi no post que vc falou que dá pra percorrer de taxi. Mas indo só nos dois lugares, será que não da tempo de caminhar um pouco só naquela regiao?
Abraços!

Oi, Vanessa, tudo bem?
Acho que dá tempo, sim. Pela manhã pegue um táxi até o Canal e peça pra ele te esperar. Depois vá até a Cinta Costera, passeie por lá e pegue outro táxi de volta ao aeroporto. Dependendo do seu ritmo, dá até pra dar um pulo no Casco Viejo.

Abraços

ROSANGELA OLIVEIRA disse:

Ola Rafael, tudo bem?
Parabens pelo post, adorei as dicas. Eu farei uma conexao de 19h e 36 min, retornando de Miami para Manaus. Estarei com meu marido e meu filho de 12 anos. O que vc recomenda para preencher esse tempo? Chegaremos no Panama no dia 2/2/19 as 20:16 e embarcamos para Manaus no dia 3, as 15:52.

Oi, Rosangela, tudo bem?
Como vocês chegam à noite, terão que se hospedar num hotel, vale procurar um na região da Cinta Costera, que é perto da praia. No dia seguinte, pela manhã, podem dar uma volta por ali e também visitar o Casco Viejo, que é o bairro histórico!

Abraços e ótima viagem!

ROSÁRIA LOPES disse:

Rafael, boa tarde,
Estou pesquisando voos para Panamá como escala de SP e/ou RJ, ou seja, pretendo sair de SP ou RJ até o Panamá para chegar em Carolina do Norte – Charlotte. Sabe se existem voos do saindo do Panamá direto para Charlotte??? Se sim, pode informar qual operadora faz esse voo.
Obrigado.

Oi, Rosária, tudo bem?
Pelo que pesquisei não há voos diretos entre o Panamá e Charlotte mesmo não.

Abraços

Liliane disse:

Olá Rafael, muito legal suas informações, estou indo pra Las Vegas dia 4/08 e farei uma escala de 12h no Panamá, so irá eu e minha filha de 10 anos, não falo inglês. Não é perigosos pegar um Táxi pra fazer um City Tour pela cidade?

Oi, Liliane, tudo bem?
Muito obrigado! Então, dá pra se virar bem com um portunhol! Sobre a segurança do táxi, ao desembarcar vá até o atendimento ao passageiro e peça orientação pra pegar um táxi oficial. No retorno, peça à loja ou a um restaurante pra chamar uma táxi pra você. Creio que dessa forma não haverá nenhum problema.

Abraços e ótima viagem!

Suelem disse:

Olá Rafael boa noite, estarei fazendo minha primeira viagem internacional, para o México saio do Rio de Janeiro 1:30 da manhã e chego no Panamá as 06:20, minha escala para o México é as 07:20 estou bem preocupada com a troca de um voou para o outro você acha que é tranquilo? Até porque eu não sei muito falar a língua deles, sabe me informar se lá na hora tem algum brasileiro que possa me ajudar? Explicando onde seria o embarque? Obrigada pela atenção..

Oi, Suelem, tudo bem?
Creio que sua viagem seja de Copa, né? Eles costumam fazer essas conexões bem rápidas na Cidade do Panamá e eles são responsáveis pelo seu voo caso haja algum atraso. Ao desembarcar no aeroporto, basta você olhar no painel de qual portão sairá seu próximo voo pro México e se dirigir pra lá. Sua mala despachada irá até o destino final, então não precisa retirá-la. Haverá funcionários caso você tenha dúvidas, mas não brasileiros. Mas se precisar de ajuda, fale um portunhol que você irá de virar bem.

Boa viagem e abraços

Diogenes Monteiro disse:

Oi Rafael,

Tenho procurado informações sobre a cinta costera. Vou fazer uma conexão de 19h, mas o voo está previsto chegar no Panamá às 20h do dia 10/08/2018, numa sexta-feira, e sai no dia seguinte, às 15h40. Pensei em ficar num hotel perto da cinta costera e tentar aproveitar ainda o restante da noite na cidade. Queria saber se a Cinta costera é frequentada a noite e se tem segurança para um passeio noturno a pé, ou qual outro lugar me indicaria. Sei que os shoppings fecham cedo, então gostaria de algo que pudesse fazer após às 22h00.

Abraço

Oi, Diogenes, tudo bem?
Então, eu não andei muito à noite na Cinta Costera não. Achei bem escuro e com poucas pessoas. Acho que vale deixar pra você passear por lá no dia seguinte.

Abraços e boa viagem!

Marcello Giuntini disse:

Boa tarde, farei uma conexão na cidade do Panamá, onde chego por volta das 18h e saio no outro dia as 11hs, o que posso fazer na cidade no horário noturno?

Oi Marcello, tudo bem?

Então, à noite você pode visitar a parte mais moderna da cidade (área próxima da Cinta Costera) onde há muitos shoppings, restaurantes e até cassinos. Outra alternativa é o Casco Viejo, que é a parte histórica. Mas eu não gostei muito dali à noite, não me senti muito seguro.

Abraços e boa viagem!

Joseani disse:

Oi Rafael!

Vou viajar no dia 11 e tenho conexão no Panamá. Chego as 10:28. O vôo para o destino final sai as 18:19. Fiquei animada com o que compartilhou porque gostaria muito de conehcer o canal do Panamá. Fico um pouco insegura porque o seu post é um pouco antigo e fico me perguntando se ainda temos o mesmo cenário por lá. Você teve ou sabe de alguma experiência mais recente. Acredita ser seguro ir dar uma voltinha no canal no meu tempo de conexão? Obrigada Rafael!

Oi Joseani, tudo bem?
Continua sim sendo fácil e bem legal conhecer o Canal do Panamá. O jeito mais rápido e prático é você pegar um táxi no aeroporto e seguir pra lá. Você pode combinar com o taxista pra ele esperá-la.

Abraços e boa viagem!

Karine disse:

Boa tarde, Rafael!
Gostaria de saber acerca da taxa de embarque no aeroporto. Caso eu saia do aeroporto nessas conexões rápidas, de 6h, tenho que pagar alguma taxa? Obrigada.

Oi Karine, tudo bem?
Você não precisa pagar nenhuma outra taxa além da que já pagou na passagem, não.

Abraços e boa viagem!

jaysson disse:

serio vou passar 4 horas no aeroporto do panama ja queria conhecer a cidade kk

Giovanna disse:

Olá,

Comprei um voo para orlando no dia 9/2 sexta em que começa o carnaval, tenho uma escala no panamá 1:05hs, seria a primeira vez que pego um vôo com escala. Eu terei que passar pela imigração panamenha? dá tempo de pegar o voo o meu voo seguinte para o orlando? comprei a passagem junta, da mesma companhia, a copa airline. Como funciona?

Att.

Oi Giovanna, tudo bem?
Dá tempo sim, a Copa está acostumada a fazer essas conexão bem curtas por lá. Ao desembarcar, basta procurar o novo portão de embarque do seu próximo voo. A mala vai direto até o destino final. E você não passará pela imigração no Panamá, não.

Abraços e ótima viagem

Sid disse:

Oi Rafael!
Vou sair de Minas Gerais para a Colômbia mas vou ter conexão no Panamá. A pergunta e se sera necessário o uso de passaporte pois o meus esta faltando 2 meses para vencer? Imagino que consigo realizar minha viagem somente com o RG atualizado pois não devo sair da área de embarque, estou certo?

Oi Sid, tudo bem?
Como você tem conexão no Panamá o passaporte será exigido sim aqui no embarque no Brasil, mesmo que o destino final seja a Colômbia. Sugiro que você ligue pra companhia aérea e informe sobre a validade do documento pra ver se está tudo bem e viajar tranquilo.

Abraços!

Fabio disse:

Saio dos Usa as 09:27 e chegando no Panama as 2:13 pm
Conexao para o Brasil as 3:33 pm.
Pergunto: dar tempo da minha conexao??
Tenho que passar pelo chekin novamente?? fazer imigracao?? apresentar cartao de vacina?

Oi Fábio, tudo bem?
Dá tempo sim, as conexões feitas pela Copa são bem rápidas, já fiz uma em 30min. Você não precisa passar pela imigração nem apresentar vacina, basta descer do avião e procurar o novo portão de embarque.

Abraços e boa viagem

Fernanda Oliveira disse:

Olá! Minha escala é de 22 horas chega no dia 13 de julho as 7 horas da manhã e sai dia 14 de julho as 5:30 da manhã. Li em vários post aqui que precisariamos de 2 a 3 horas para passar pela imigração.

Será que vale a pena pegar um hotel, pois teria q estar lá perto das 3 da manhã?
Não tem algum lugar que dê apenas para tomar um banho?

Oi Fernanda, tudo bem?
Então, não sei se você não se importa, mas ficar 22h na rua é um pouco demais pra mim. Eu pegaria sim um hotel pra poder descansar um pouco. Mas caso você prefira, você pode pagar por acesso a uma Sala Vip no aeroporto do Panamá e tomar banho lá. Mas pelo preço, não sei se não compensa mais um hotel.

Essa sala da Copa Club tem chuveiro https://www.tocumenpanama.aero/index.php/servicios/salas-de-espera-vip/copa-club

Abraços e boa viagem

Sheila Bandeira disse:

Boa tarde Rafael,

Estou indo em voo para Toronto, que faz conexão no Panamá, de 1h e 27 minutos, você acha que há risco de perder o próximo voo, num período tão curto para fazer migração?

Abraços

Sheila

Oi Sheila, tudo bem?
Não é um tempo muito curto, não. É normal, ainda mais que imagino que a sua conexão seja automática pela Copa e não que você tenha comprado as duas passagens separadas, certo?

E não se preocupe, pois você não fará imigração no Panamá, apenas no Canadá.

Abraços e ótima viagem

Luis Carlos disse:

Ola tudo bem, tenho viaje para punta cana dia 11/05 com retorno dia 17/05 com escala no panama de 1:30 da tempo de comprar alguma coisa no dutty free

Oi Luís, tudo bem?
1h30 é um tempo bem curto, mas é só ficar de olho no seu portão de embarque do próximo voo durante a conexão e aproveitar a espera para dar um pulo rápido no duty free.

Abraços e boa viagem

Arlete Menezes disse:

Olá Rafael. Adorei suas dicas. Também sou mineira e em março de 2017 irei viajar para a Colômbia com uma conexão de 22 horas no Panamá! Você acha que neste período consigo visitar alguma praia no CARIBE? Pesquisei e vi que são mais ou menos 2 horas de viagem… É melhor numa praia do Pacífico? Quero ir à praia porque na volta (Bogotá-Belo Horizonte) terei mais 15 horas de conexão! Aí sim, aproveitarei para conhecer a Cidade do Panamá.

Agradeço desde já.

Oi Arlete, tudo bem?
Eu acho que praia pra valer a pena mesmo toda essa viagem teria que ser San Blás, por exemplo. Mas não é tão perto, pois são umas 2h de carro e mais o barco até a ilha que você escolher. Tudo bem que sua conexão é longa, mas tem que ver direitinho o horário que você chega e também a antecedência pra chegar ao aeroporto na volta e pegar o novo voo. Se quiser saber mais, dá uma olhadinha nesse post https://lalarebelo.com/guiasanblas/

As praias do Pacífico mesmo não acho que valham a pena toda a viagem até lá. Elas são “ok” e valem mesmo se você for ficar num hotel bacana, mas não pra passar o dia. Talvez seja legal você aproveitar mesmo a Cidade do Panamá, que tem muitas atrações (mas não praia).

Abraços e ótima viagem

Matheus Melo Gonçalves disse:

Como funciona esse esquema da febre amarela?

João disse:

Olá Rafael, obrigado pelas dicas.

Uma dúvida, os taxistas são confiáveis para fazer esses passeios? Tem algum algum city tour de empresa confiável do aeroporto para o canal do panamá?

Como tenho 11 horas no total, estava pensando em ir ao canal do panamá e depois no metromall que ouvi dizer que é perto do aeroporto.

Obrigado e até mais

Oi João, tudo bem?
Como em todo lugar, no Panamá tem todo tipo de taxistas rs. O melhor é ao chegar você ir ao balcão de informações turísticas e perguntar onde ficam os táxis oficiais e dizer que queria um pra fazer um passeio de um dia. Eles também podem indicar, caso haja, alguma empresa no próprio aeroporto que faça isso. Infelizmente não conheço.
Abraços, ótima viagem

Fernando disse:

Ola Rafael, obrigado pelas informações, mais ainda estou com duvidas se em 4,5 horas de conexão é possível sair do aeroporto?Obrigado

Oi Fernando, tudo bem?
Esse é um período muito curto. Provavelmente você não terá tempo suficiente pra nada e a imigração mesmo pode não deixá-lo entrar no país por conta de uma conexão tão rápida.
Abraços e boa viagem

Fernando disse:

Olá Rafael, obrigado pelas informações, mais ainda estou com duvidas se em 4,5 horas de conexão é possível sair do aeroporto?

Obrigado

CASSIO ALVES disse:

Rafael ,

Estou pensando em ir a MIAMI dia 28. Irei passar pelo PANAMÁ eu chego lá Panama City (PTY) – 06:54 e tenho que ir para Miami as Panama City (PTY) – 12:26.

1º pergunta: Consigo fazer algo ?
2ª pergunta: Meu passaporte vence março do ano que vem , dia 23. Volto de Miami dia 8 de setembro…posso ir e voltar sem problemas ?
3ª pergunta: TENHO QUE TOMAR A VACINA DA FEBRE AMARELA ? Ou só tomo se eu querer sair no PANAMA ?

Oi Cássio, tudo bem?
Obrigado pela visita. Se você for parar pra pensar, você tem pouco mais de 5h. Só que tem que estar de volta pelo menos às 11h, então só tem cerca de 3h30 livres. Nesse tempo, vale ir a algum shopping perto do aeroporto (como MetroMall) ou então pegar um táxi só pra passar pelo centro e orla da Cidade do Panamá e já retornar ao aeroporto. Sobre a vacina, você não precisa pro Panamá, mesmo que vá sair do aeroporto (saiba mais em https://www.viajenaviagem.com/2015/02/vacina-febre-amarela-panama). Sobre o passaporte, como o recomendável são 6 meses antes da data de vencimento e você estará bem próximo dessa data, não acho que tenha que se preocupar.
Abraços e ótima viagem!
Rafael Carvalho

Oi, Rafael. Tudo bem?

Eu e minha esposa estamos com uma viagem agendada para o dia 13/set/2016 com retorno para o dia 18/set/2016, na qual faremos conexões na Cidade do Panamá e o passaporte, que requeri junto com o da minha esposa, vence antes do da minha esposa. Ou seja, o meu estará vencido na data da viagem e o dela vencerá em out/16.
Desta forma, paguei a taxa de renovação do meu passaporte e estou no aguardo deste enrosco com a casa da moeda (falta de papel para confecção) e há a informação de atraso na entrega do novo passaporte.
Gostaria de saber se há alguma maneira de conseguir o meu novo passaporte antes da nossa viagem, afim de não ter que cancelar a viagem e evitar prejuízos com o cancelamento.

Como será apenas uma conexão na Cidade do Panamá, tanto da ida quanto na volta, é possível uma autorização especial para utilizar o meu vencido de muito pouco tempo (o meu é o de vencimento com inferior a emissão)?
Também, para o da minha esposa que terá validade inferior a 6 meses.

Gostaria de uma orientação no sentido de conseguir fazer a viagem.

Oi Telmo, tudo bem?
Nesse caso acho que você terá que dar entrada num passaporte de emergência na Polícia Federal, comprovando a urgência com a sua passagem. Sobre a data de vencimento, é altamente recomendado que o passageiro já renove o passaporte faltando 6 meses para o vencimento. De toda forma, vale consultar a companhia aérea.
Abraços, espero que dê tudo certo e ótima viagem!

Cristiano Souza disse:

Fala Rafael tudo bem meu amigo? Bom as minhas perguntas é o seguinte minha conexão no panamá é de 14 horas e 50 minutos claro vou sair do aeroporto para conhecer a cidade chego no panamá as 06:47 da manha e meu voo para os EUA só vai sair as 21:37. Bom vamos para as perguntas primeiro não irei pegar as minhas malas correto só nos EUA? nesse tempo posso me hospedar num Hotel pernoite para descansar um pouco tomar banho? que horas mais ou menos tenho que estar no aeroporto? e se dar legal para eu conhecer a cidade? valeu amigo um grande abraço e obrigado pela resposta

Oi Cristiano, tudo bem?
Que ótimo que você tem muito tempo na cidade. Suas malas seguirão diretamente sim (confirme com a companhia na hora do check-in) e você pode sim escolher um hotel pra tomar um banho, fique à vontade. Com todo esse tempo, você consegue visitar o Canal do Panamá, as orla e a parte moderna da cidade, o Casco Antiguo (que é o bairro histórico) e, se der uma corridinha, ainda ir a alguns dos shoppings.
Para esses deslocamentos, principalmente o canal, sugiro que combine um preço fixo com um taxista. Eu fiz assim.
Abraços e ótima viagem!

Gilberto disse:

Boa tarde. Pergunta de viajante com pouca experiência. Quero visitar Cartagena e uma das opções de vôo é com conexão no Panamá. O vôo sai de São Paulo, chega no Panamá por volta das 18h00 e prossegue no dia seguinte por volta das 11h00. Neste caso, eu retiro as malas no Panamá ou elas vão direto para o outro avião? O transfer e o hotel no Panamá é responsabilidade da cia aérea ou o passageiro é que deve arcar com estes custos adicionais?

Oi Gilberto, tudo bem?
Normalmente sua mala só é devolvida no destino final, ou seja, elas seguiriam até Cartagena. Sobre transfer e hotel, eles são de sua responsabilidade no caso da Copa. Existem até algumas companhias aéreas que cobrem esse custo quando a escala é superior a 9h, mas normalmente são as do Oriente Médio, como a Emirates.
Abraços

luciane feitosa disse:

bom dia ! estou indo para o peru com conexão no panamá , na volta vamos ficar 22 horas , so que a maior parte vai ser a noite , pois chegamos 17:00 e embarcamos no outro dia as 15:00 tem sugestões de passeios ?

Oi Luciane, tudo bem?
Nesse caso eu tentaria um hotel na região da Cinta Costera, pois dessa forma você poderia curtir um restaurante ou bar à noite. Os shoppings costumam fechar cedo, por volta das 20h. E cedinho você poderia fazer um passeio que prefira, como visitar o Casco Antiguo e o Canal do Panamá.
Abraços e ótima viagem!

Guilherme Diniz disse:

Muito útil o artigo, mas gostaria de dizer que é possível, sim, conhecer um pouquinho da cidade durante uma conexão de 4 horas! Estive no Panamá no último dia 12 de abril, após passar cinco dias em Cartagena de Índias, e tinha 4 horas até meu voo de volta para SP. Contratei um city tour no aeroporto, visitei o Canal do Panamá, conheci o centro, passei no Hard Rock Hotel e voltei ao aeroporto. Tudo em menos de 4 horas! E ainda consegui almoçar. É possível, sim. É só utilizar as rutas de velocidade rápida e não ficar muito tempo em um só lugar. Cidade muito linda! E canal impressionante.

Oi Guilherme, tudo bem? Que ótimo que você conseguiu aproveitar em pouco tempo. Imagino que não seja fácil aproveitar em tão pouco tempo, como você mesmo contou, por isso costumo escrever com uma margem maior de segurança. Mas graças ao seu relato outras pessoas podem se animar a visitar a cidade mesmo que rapidinho.
Abraços

alexandre da costa disse:

aquela van que vai e volta para o metromall tem frequencia de saida em quantos minutos? de lá para pegar um taxi para a cidade fica mais barato do que sair do aeroporto?

Oi Alexandre, tudo bem? O site do shopping está fora do ar, sugiro que peça essa informação pelo Facebook, eles respondem https://www.facebook.com/Metromall/
Sobre o táxi, fica mais barato sim do shopping ao centro.
Abraços e boa viagem!

Márcio Melo disse:

Olá Rafael,
Estou indo de BH para Punta Cana, com uma conexão em Panamá.
Eu tenho que fazer alfândega no Panamá, ou só o cheking no próximo vôo?
Pergunto pq a diferença de horário entre o vôo de BH a Panama e o de Panamá a RD é só de 1 1/2 horas.
Obrigado
Abraço
Márcio Melo

Oi Márcio, tudo bem?
Não, você não precisa passar pela imigração ou alfândega não. Seu voo só faz uma conexão no Panamá, então suas malas seguirão direto pra República Dominicana. Uma hora e meia está bom para fazer a conexão e trocar de avião com tranquilidade.
Abraços e boa viagem!

Luiz Costa disse:

Ola boa tarde, qual o horario de funcionamento dos shoppings proximos ao Aeroporto de tocumen? os Dutty Free do aeroporto funcionam a noite toda?

Oi, Luiz, tudo bem? O Metromall, por exemplo, funciona das 10h às 20h, e sextas e sábados até às 21h. Já as lojas do duty free variam, algumas ficam abertas a noite toda e outras não, fecham por volta das 21h/22h.
Abraços

cleusa venancio disse:

rafael

a van que vai e volta para o metromall tem frequencia de saida em quantos minutos? 30 em 30 ou a cada uma hora? de lá para pegar um taxi para costa da cidade fica mais barato do que sair do aeroporto?

geraldo frederico disse:

Rafael

Chego no panama as 18h e embarco no dia seguinte as 11h com a companhia parceira da copa, Aero Republica. Comprei tudo em um unico bilhete. So depois qeu recebi o bilhete vi que não era um outro voo da COPA. Retiro minha mala assim que desembarcar ou segue para colombia? Posso fazer compras e aumentar o peso dela no segundo voo?

Olá, tudo bem?
É normal as companhias venderem voos parceiros. Para não ter dúvidas, sugiro que ligue pra Copa.
Abraços

Cláudia disse:

Olá Rafael,
Adorei suas dicas! Obrigada! Para uma noite apenas na cidade, você recomenda algum restaurante que tenha shows de rumba & salsa?
Abração!

Oi, Cláudia, tudo bem? Muito obrigado. Infelizmente quando fui estava com orçamento meio apertado e acabei não frequentando lugares assim. Sinto por não poder ajudar.
Abraços

Daniel Soares disse:

Olá! Muito obrigado pelas dicas.
Eu e minha esposa estamos com dúvidas bem chatas: nossa escala vai ser de umas 20 horas, mas ficou tão mal encaixado que isso está nos aborrecendo. Iremos chegar às 21 horas de um dia e sai às 16 horas DO OUTRO DIA!
Estamos perdidos sem saber ao certo o que fazer de passeio ou compras e onde ficar, porque são horários que não batem bem com horário de abertura de lojas, translado e check-in.

Alguém tem alguma dica de ouro? 😀
Abraço a todos.

Oi Daniel, tudo bem?
Com tanto tempo assim, inclusive à noite, sugiro que vocês peguem um hotel. É muito tempo pra ficar “mofando” no aeroporto. Aí sim, no dia seguinte, vocês podem dar uma volta durante a manhã, almoçar e depois voltar ao aeroporto.
Abraços e ótima viagem!

Thiago Silva disse:

Boa noite, vou fazzer uma viagem para punta cana, com escala no panamá, 2:10 o tempo da escada tanto na ida quanto na volta. será que é possível comprar algo no aeroporto do panamá ou melhor não arriscar, para não perder o voo?
att,

Oi Thiago, tudo bem?
Você pode comprar sim, o free shop fica perto dos portões de embarque. Só ficar de olho no seu.
Abraços

Rafel boa noite
Estarei indo amanhã para Punta Cana com escala no aeroporto do Panamá, gostaria de saber se existe alguma loja da Apple no aeroporto, e caso positivo esse aparelho é desbloqueado para usar no Brasil? No mais agradeço desde já a informação.

Oi José,
não havia uma loja específica da Apple, mas as lojas de eletrônicos vendiam produtos da Apple. Sim, havia produtos desbloqueados. Certifique-se com o vendedor.
Abraços e ótima viagem!

Janaina disse:

Oi Rafael! Farei uma conexão no Panamá no dia 25/09 de pouco mais de 11h. Gostaria de fazer um city tour neste período para conhecer os principais pontos turísticos. Um primo me indicou um rapaz que faz este tipo de serviço, o Roque Freitas, porém infelizmente ele não está disponível nesta data. Você saberia me indicar alguma outra pessoa ou empresa de confiança? Tentei ver em algumas agências de viagens na minha cidade (Recife/PE), só que cobraram caríssimo.. Somos 3 pessoas ao todo.. Se for brasileiro melhor ainda. Agradeço desde já sua atenção! Janaina.

Oi Janaina, infelizmente não tenho alguém específico para indicar, eu usei táxi e foi bem bacana. Se não conseguir nada com antecedência, chegue no aeroporto e procure a empresa de táxi oficial. Negocie uma diária com o taxista.
Abraços e ótima viagem!

Cynara Vianna disse:

Juliana, também sou de Recife e estarei viajando dia 2 de outubro e voltando dia 10, você poderia me passar o contato de Roque Freitas? Quero saber se ele estará disponível na nossa viagem. Obrigada desde já. Rafael, espero que não se importe de 'usar' esse espaço :).

Luciana Reis disse:

Olá Rafael, estou gostando muito do seu site. Irei fazer uma conexão de aproximadamente 7 horas no Panamá, chegaremos no aeroporto as 06:30 da manhã e meu voo esta marcado para as 15:50. Chegaremos muito cedo lá e queremos dar uma volta pelo Canal do Panamá e almoçar no Shopping Metro Mall. Será que dá tempo?

Oi Luciana, tudo bem?
Na prática você terá entre 4h e 5h livres. Se for rapidinho ao Canal dá sim ainda pra passar no shopping.
Abraços e ótima viagem!

Thiago disse:

Boa noite Rafael, Realmente ótimo site! Parabéns! Bom irei a Cancun e farei conexão no Panama, na dia 2 horas e na volta 1 hora, acha que consigo aproveitar pelo menos o Duty free ou seria arriscado?
Grato!
Thiago.

Oi Thiago, tudo bem? Muito obrigado!
Você pode sim andar pelo duty free, principalmente o que fica perto da sua nova porta de embarque na troca do avião.
Abraços e ótima viagem!

Eneida disse:

Olá Rafael, obrigada pelas informações tão ricas! Farei conexão em Panamá das 6:00 até as 15:00 destino Colômbia, vou com meu filho de 5 anos o que vc recomenda para fazer nesse tempo? Posso sair comeu filho do aeroporto? Pois estou levando a autorização de viagem do meu marido mas com com saída do Brasil e destino bogota Colombia. Obrigada!!

Oi Eneida, tudo bem?
Vocês têm passaporte, certo? Então podem sim sair do aeroporto. Acho que nesse tempo dá pra você passear pela cidade e visitar o Canal, ou escolher algum shopping pra compras. Vale seguir as dicas do post! Lembre-se de chegar de volta ao aeroporto com pelo menos 1h de antecedência.
Abraços e ótima viagem!

Lele disse:

Obrigado por responder!
Chegarei 19 hrs, melhor ficar num hotel no centro ou perto do aeroporto?
É seguro andar a noite?

Lele disse:

Ola Rafael vc sabe se da pra ir bem cedinho ver o canal, tipo umas 6hrs da manha? Vou ficar só na parte da manha no Panama e gostaria muito de ver o canal, nao precisa ser no centro de visitaçao, que vi que só começa a funcionar às 9hs, mas em qualquer lugar que tenha uma vista para o canal. Obrigada

Oi Lele, até dá pra você pegar um táxi e pedir pra passar perto do Canal. Mas a graça é ver as eclusas funcionando, os navios subindo e baixando. Não sei se de algum lugar dá pra ter essa vista tão bem quando do centro de visitação. Mas ver o canal, por si só, você consegue.
Abraços

Norma disse:

Boa tarde Rafael, eu e minha filha estamos indo para os estados unidos com escala no panamá, chegaremos por volta das 19 horas la e sairemos no dia seguinte oeka manha. Gostaria de saber se podemos passar a noite no aeroporto mesmo.
Obrigada
Norma

Oi Norma, tudo bem?
Se preferirem, embora desconfortável, podem sim passar a noite. O aeroporto funciona 24h.
Abraços

Vinicius Branco disse:

Olá Rafael, eu e minha esposa faremos uma conexão de pouco mais de 6h no Panamá e estamos pensando em dar um pulo rápido no Metro Mall. Nossas malas já estarão indo direto para o destino final e minha dúvida é se no novo check-in posso despachar alguma nova mala com coisas q eu compre no Panamá. Obrigado!

Oi Vinícius, tudo bem? Nesse caso sugiro que você entre em contato com a companhia. Normalmente você não pode despachar mais nada, já que não irá fazer um novo check-in. Você já estará com todas as passagens em mãos.
Abraços

Vicente disse:

Oi Rafael.
Em um voo de San Andres a Cancún, ficarei mais de 10 horas esperando o próximo voo no aeroporto do Panamá. Gostaria de saber se posso sair do aeroporto e ficar num hotel durante este período?
Obrigado. Abs. Vicente

Oi Vicente, tudo bem?
Com 10h, dá sim para sair do aeroporto e escolher um hotel nas proximidades, caso não queira andar pela cidade. Um bom hotel próximo do aeroporto, embora mais carinho, é o Riande https://www.booking.com/hotel/pa/riande-aeropuerto

Abraços

Erica disse:

Terei uma conexão de umas 08:30 h, e pelo que li dá tempo de fazer algo. Queria conhecer o Canal do Panamá já que tenho todo esse tempo. O problema é: Não falo espanhol e como faço para conseguir um taxi que me leve até lá e me traga de volta a tempo? Podem me ajudar… não sei o que fazer!!!!

Oi Erica, tudo bem?
Como você tem pouco tempo, o ideal já é negociar um táxi no próprio aeroporto que a leve no Canal e volte. Procure o atendimento ao turista no aeroporto e peça indicação. O portunhol será suficiente.
Abraços

Jaqueline disse:

olá
eu vou para Cartagena e vou fazer uma conexão no panamá de 1 hora
eu tenho que passar pela imigração?

Oi Jaqueline, tudo bem? Você não irá passar pela imigração panamenha, não. Irá direto pro outro portão de embarque pegar o voo pra Cartagena. Caso queira dicas de lá, segue o link https://www.essemundoenosso.com.br/category/colombia/c
Abraços

Vânia disse:

Gente estamos indo em junho temos teoricamente na volta 6h para conecxão,meu filho quer comprar um Xbox sabem me dizer onde fazer sem correr risco de comprar porcaria e atrasar? Obrigada

vania disse:

Indo a Cancum conecxão no Panamá

Oi Vânia, tudo bem? No free shop do aeroporto você encontrará o videogame a um bom preço. Segue o link https://www.essemundoenosso.com.br/2015/01/06/free-sho
Abraços

Giovani Lima disse:

Oi Rafael!
Estou indo para o Caribe, de Cruzeiro, onde embarcarei no Panamá. Chegarei a noite no Panamá e embarco no outro dia cedo para o Cruzeiro (12/03/2015). Retorno dia 20/03/2015 pela manhã do Cruzeiro, mas saio do Panamá só a noite. O que você me indica? Gostaria de fazer umas compras. Ficarei no Hotel Centroamericano. Desde já, agradeço!

Oi Giovani, na ida acho que não dá pra fazer muita coisa, no máximo jantar. Já no dia livre na volta, como você gostaria de fazer compras, esse post pode ajudá-lo https://www.essemundoenosso.com.br/2011/06/17/dicas-de
Abraços

Giovani Lima disse:

Valeu Rafael! Obrigado pela atenção e pela dica!
Abraços!

Ana disse:

Oi Rafael!
Vou chegar no Panamá às 18h do sábado, fazer umas comprinhas no free shop e no outro dia já vou embora bem cedo, 7:30 da manhã.
Vc acha q dá pra ir jantar ou sentar em algum bar legal? acha q vale a pena ver o canal a noite? sabe se tem alguma torre com vista noturna da cidade ou quem sabe um restaurante no topo de algum prédio? não tenho muito tempo de conexão lá, mas não queria ir direto pro hotel e dormir, então gostaria de sentir o clima da cidade, comer em algum lugar legal antes de dormir…estarei sozinha e queria indicação de um lugar q seja relativamente seguro… aliás, vc recomenda que eu me hospede mais perto do aeroporto?

Oi Ana, tudo bem?
Sobre as compras, você pode olhar esse post https://www.essemundoenosso.com.br/2011/06/17/dicas-de… com dicas de lojas e shoppings. Já sobre o Canal, não sei se fica aberto à noite. Vale pesquisar em algum hotel um restaurante com vista. A melhor região e mais bonita pra você ficar é a Cinta Costera.
Abraços

Roberto Linhares disse:

Bom dia Rafael, Estarei indo para San Andress e chego a cidade do Panamá a 05:50 pm e embarco no dia seguinte as 09:30 horas. Tem alguma dica de hospedagem e onde posso comprar uma máquina a prova de água para levar. O canal fica longe da cidade?

Adriana disse:

Oi, Rafael! Vou fazer uma conexão de uma hora na volta de uma viagem a Cancun e gostaria de saber se há alguma loja boa para comprar vinho no duty free do aeroporto. Alguma indicação? Obrigada! Adriana.

Oi Adriana, tudo bem?
Uma hora é um tempo bem curto, mas se você não tiver que se locomover muito no aeroporto, encontrará a La Riviera, que é uma das únicas lojas que vendem bebidas. Dê uma olhada neste post https://www.essemundoenosso.com.br/2015/01/06/free-sho
Abraços

Alexandra disse:

Oi, Rafael
Vou fazer uma conexao no Panamá, chego dia 15/03/2015 as 5h12 PM e vamos embora dia 16 as 3h28 PM. Pode me ajudar de como aproveitar esse tempo lá. Ainda nao tenho hotel!! Queremos fazer compras e gostaria de saber qual melhor shopping para ir. Pensei no Albrook ou Multiplaza, mas não sei qual seria melhor. O ideal seria um próximo do metro. O Multiplaza tb é perto do metrô??? Tem tb o Metromall mas ja fui la uma vez e nao achei tao bom. O Metromall é perto do metro??// me ajuda to super perdida. Queria tb ir no canal, mas acho que nao vai dar tempo, pois o ideal seria no dia que chego e ja esta tarde. To tentando saber as estaçoes do metro e nao to conseguindo. Se puder me ajudar nessa confusao eu te agradeço muito.
Obrigada
Alexandra

Oi Alexandra, tudo bem?
O metrô da Cidade do Panamá foi inaugurado recentemente e ainda não está funcionando em sua totalidade. Pelo que vi, há uma estação no Albrook Mall. Realmente há pouquíssimas informações, mesmo no próprio site do metrô https://www.elmetrodepanama.com/

Sinto não poder ajudar muito.
Abraços

Alexandra disse:

Alguem pode me ajudar se é possível ir do Aeroporto de Tucuman para o Shopping Albrook de metrô???
Obrigada

Oi Alexandre, tudo bem?
O metrô do Panamá foi inaugurado recentemente, mas não chega ao aeroporto. Ele até vai ao shopping Albrook, mas não a Tocumén.
Abraços

Janice Avena disse:

Vou ao Panamá em Fevereiro de 2105 ,estou indo de Porto Alegre /Brasil e me foi informado que não seria necessário tomar a vacina da febre amarela isso é verdade???

Oi Janice, vi também que o Panamá não exige mais a vacina. Você pode saber mais procurando pelo país nesta lista https://who.int/ith/ITH_country_list.pdf
Abraços

Julio Almeida disse:

Boa tarde, Rafael! Estou no Haiti à trabalho, e visitarei o Brasil, em setembro, com passagem pelo Panamá. Na volta farei conexão no Panamá e ficarei por 3 dias(chegando dia 25/09 às 17h e saindo 29 às12h para o Haiti). Pretendo conhecer as praias panamenhas e surfá-las. Também desejo incluir um roteiro de compras de material eletrônico e equipamentos para surf. O que você me recomenda? Um abraço e na volta espero ter boas histórias para compartilhar.

Oi Julio, tudo bem?
Infelizmente estive só na Cidade do Panamá. Todas as dicas estão em https://www.essemundoenosso.com.br/destinos/cidade-do-
Já sobre os demais destinos, sugiro que consulte outros blogs em https://www.rbbv.com.br/americas/america-central/p
Abraços e obrigado pela visita!

Raquel disse:

Boa tarde, Rafael.

Vamos à Cancún em janeiro/15 e na volta ficaremos das 19h às 16h do outro dia no Panamá.
Minha dúvida é com relação à bagagem… gostaríamos de fazer comprar e queria saber se podemos despachar novas bagagens (pois acredito que as que já estavam no voo irão direto para o destino final, correto?)

Att, Raquel

Oi Raquel,
se você comprou como uma conexão e não um stopover, sim, a bagagem irá direto. Mas você pode olhar com a companhia se pode despachar novas bagagens dentro da sua cota. Infelizmente é com eles mesmo.
Abraços e obrigado! Volte pra contar como foi!

ANDRE disse:

OLA AMIGO ! BOA TARDE !VOU FAZER UMA CONEXÃO DE 7 H E MEIA , TIRANDO AS 4 HRS DE AEROPORTOVAI ME SOBRA 3 H E MEIA , VC ACHA QUE DA TEMPO DE PEGAR UM TAXI E SAIR PARA CONHECER PELO MENOS A CINTA COSTERA ? SE NAO DER DA PRA IR NO METRO MALL ? OBRIGADO

Jonathan disse:

Bom dia Rafael!
Minha conexão será de 19 horas no panama, das 20hrs às 15 horas do sia seguinte, no entanto estarei viajando com uma criança. Gostaria de saber se tem algum hotel próximo ao aeroporto, se possível com transfer, para pelo menos passar a noite e sair pela manha pra comprar umas coisas, ja fazendo check out, e das compras seguindo para o aeroporto. Pode ser coisa simples mesmo, mas segura, somente pra passar a noite.

Oi Jonathan, obrigado pela visita. Sugiro que dê uma olhada no Booking e analisar pelo mapa e comentários dos usuários https://goo.gl/hcL0Lw
Abraços

Dir Nunes disse:

Olá Rafael.
Gostaria de saber se é possível fazer um passeio, de táxi, em 7h de conexão no Panamá, chegarei às 14h e embarcarei às 21h. Obrigada

Oi Dirlene, obrigado pela visita!
Dá sim tempo de você fechar um táxi para te levar aos lugares que quer conhecer.
Abraços

Mariana disse:

Ola, Rafael! Irei apos o feriado da semana santa para punta cana. Na ida, ficaremos 2 horas no Panamá, e na volta, 6 horas. Meu interesse maior são cosméticos: Loreal professional, Aussie e Kerastase. Não tenho nem ideia de onde encontrar. Pensei talvez em superpercados, salões de beleza ou farmacias. Será q no aeroporto encontro? Ou no Albrook seria mais aconselhavel? É possivel fazer acordo com taxi no aeroporto, para ida e volta? Obrigada

Oi Mariana, tudo bem?
Provavelmente você encontrará sim no aeroporto. Se preferir, o Albrook é o principal destino, pois tem a maior variedade. No próprio aeroporto é possível sim já negociar o táxi. Procure o balcão oficial.
Abraços

Rita disse:

Boa tarde Rafael,
E na situação inversa? Ou seja, estou vendo passagens para regressar da costa rica para o rj com escala no Panamá. Tem um voo ao fim da tarde saindo de San José que seria melhro mas chego ao Panama as 20h20 e volto a sair para o Rio de Janeiro às 20:59. Parece-me mt dificil mas o atendente da copa garantiu que dá tempo… O que diria sobre isto?

Obrigada pela atenção!!
Um abraço

Oi Rita, tudo bem?
Se eles te venderam a passagem eles são responsáveis por essa conexão. No desembarque eles costumam ser bem rápidos com os passageiros em trânsito, ao contrário daqueles que irão entrar no Panamá. Acho que não precisa se preocupar, você será avisada de seu novo portão de embarque ainda no próprio voo.
Abraços

Humberto disse:

Bom dia Rafael, minha conexão no Panamá será entre 17:19 ás 07:42, o que seria possível fazer neste horário, já que é um período noturno. Obrigado e grde abraço.

Oi Humberto, tudo bem?
Como sua conexão é noturna, o que sugiro é escolher entre algum dos shoppings ou procurar um bom restaurante na cidade. Às vezes também vale um hotel próximo do aeroporto para descansar um pouco e retornar com 1h de antecedência.
Abraços, volte pra contar como foi.

Narciso Carnevalle disse:

Boa tarde Rafael…
Eu e minha esposa estamos pensando em ir a Saint Maarten pela Copa Airlines tendo uma conexão longa (12 horas) no Panamá. Estamos pensando em sair do aeroporto pra conhecer um pouco da cidade e fazer algumas compras. vc teria alguma sugestão para preenchermos esse tempo em que estaremos em terra???
desde já te agradecemos e te parabenizamos pelo site que é muito útil pra quem tá viajando pelo caribe ou outros destinos… Um abraço…

Oi Narciso, obrigado pela visita. Nesse mesmo texto onde você comentou tem todas as nossas dicas para aproveitar uma conexão no Panamá (https://www.essemundoenosso.com.br/2012/02/29/o-que-da-pra-fazer-durante-uma-conexao-no-panama/)
Abraços

Lorena disse:

Bom dia! Ficarei 4 horas no aeroporto do Panamá aguardando o voo para Punta Cana. Acha viável ir ao Metromall?
Obrigada

Oi Lorena, tudo bem? Como disse no texto, acho 4h muito arriscado, você levará muito tempo para imigração, mais transfer e compras. Dê uma olhada direitinho nos relatos em https://www.essemundoenosso.com.br/2012/02/29/o-que-da
Abraços

Cristian disse:

Oi Rafael!!!
Parabéns pelo blog, que é um serviço de utilidade pública!!!
Uma perguntinha:
Não sou um fascinado em compras e sim em conhecer os locais de interesse histórico e arquitetônicos das cidades.
Vi que na cidade do Panamá tem centros históricos e arqueológicos lindos e gostaria de visitá-los.
Chego na aeroporto do Panamá em uma conexão de Miami para o Brasil as 10:10hs e parto das 16hs. É possivel ir conhecer esses lugares (+ as famosas eclusas) com esse tempo? Quais lugares recomendas para turistas com esse perfil?
Vi que contratar taxis e guias é a melhor pedida. Caso não feche com o Riolando (famoso nas perguntas daqui) é bacana sair do aeroporto e negociar com um táxi?
Desde já, muito obrigado.

Oi Cristian, muito obrigado pela visita e comentário.
Pelo que você disse, você tem menos de 6h no Panamá, o que é um tempo bem curto. Imagine que você levará 1h pra sair do aeroporto e terá que chegar no mínimo com 1h de antecedência. Some a isso pelo menos 30 minutos de ida e 30 de volta até a cidade. Ou seja, sobraram apenas 3h. Minha sugestão é que você escolha ou a cidade ou o Canal do Panamá e pegue um táxi correndo pra lá. Deixe bem claro com o motorista que você precisa voltar no máximo até às 15h. Como você tem pouco tempo, a sugestão é pegar um táxi oficial no aeroporto mesmo e passar essas horas com ele.
Abraços e obrigado!

Cristian disse:

Poxa Rafael,

obrigado pela dica!!!

Valeu mesmo!!!!

Juliano disse:

Olá, alguem sabe me dizer como é em relaçao a imigraçao do Panama? Pois farei uma conexao longa lá (11h) com destino a Toronto e estava pensando em sair do aeroporto.Vou pela COPA, no caso pegaria as malas despachadas so no destino final, correto? Obrigado.

Oi Juliano, obrigado pela visita. A imigração é supertranquila, você precisa apenas de passaporte válido com no mínimo de 6 meses e certificado internacional de febre amarela. Veja como tirar o seu em https://www.essemundoenosso.com.br/2012/09/13/vacina-d… . Para mais informações, recomendo o site da Copa https://www.copaair.com/sites/cc/pt/pages/timatic
Abraços,

eduardo prazeres disse:

Em junho de 2013, aproveitei uma conexão de 10 horas na cidade do Panamá para fazer um city tour utilizando os serviços do Riolando Fajardo ([email protected]). Só tenho elogios a fazer. Pontualmente no horário combinado lá estava ele nos esperando com nossos nomes em um ipad . É uma pessoa educadíssima, muito simpática e com conhecimento. O carro utilizado era espaçoso e muito confortável. Após conhecer-mos os principais pontos da capital Panamenha, ainda deu tempo de irmos a um shopping. Recomendo muitíssimo os serviços do Riolando.
Dêem uma olha nos comentários: https://viajeaqui.abril.com.br/blog/saia-pelo-mund

Beatriz disse:

Qual melhor shopping para comprar roupas masculinas e femininas no Panamá? Albrook Mall ou Metromall?

Oi Beatriz, obrigado pela visita.
Todos esses shoppings têm lojas muito semelhantes. O MultiPlaza (mais distante do aeroporto, mas mais perto do centro) é o mais parecido com os shoppings do Brasil (lojas mais bonitas, etc). O Albrook é o gigante, ou seja, você encontrará de tudo.
Abraços

Karmen disse:

Qual seu blog Rafael??? Estamos indo para Puta Cana e na volta estaremos 3 dias para compras no Canal do Panamá…..

Luciane disse:

Ótima idéia Rafael!
Vou deixar os perfumes para comprar no aeroporto.
Muito obrigada!!

Luciane disse:

Boa noite pessoal!
Farei uma conexão de 8 horas no Panamá. É minha primeira viagem ao exterior então tenho muitas dúvidas.
Gostaria de fazer umas comprinhas no Panamá, mas como pretendo ir no Metromall tenho que fazer a alfandega para sair do aeroporto. Certo? Quando eu voltar com as minhas compras, como levo? Preciso despachar? Pois se eu quiser comprar um perfume eu não poderia levar na bagagem de mão, certo? Desculpem a ignorância 🙂

Oi Luciane, tudo bem?
O Metromall também fica fora do aeroporto, ou seja, você passará pela alfândega. Mas eles são tranquilos, não há motivo de preocupação. Se você estiver receosa de sair do aeroporto, pode fazer as compras no próprio duty free.
Sobre as bagagens, verifique com a companhia aérea ainda no Brasil se você poderá despachar mais bagagens durante a conexão. O normal é que eles verifiquem lá quanto já foi despachado inicialmente e acrescentem as novas bagagens.
Se o que você acha que vai despachar é só o perfume, entre com as outras compras na mão e compre os perfumes no duty free do aeroporto, dessa forma você pode levar com você dentro do avião.
Abraços

Eliana disse:

Olá, vou agora dia 10 para punta cana e temos das 9 hrs ás 20 hrs de intervalo, no Panama o que dá para visitar nesse espaço de tempo. melhor local para compras . somos em quatro e a mala onde deixar. obrigado

Marli alcantara disse:

Ölá, que blog bacana, parabéns. Estou indo dia 3 de maio com mais 2 amigas para um Cruzeiro pelo Caribe, saindo do Porto de Cólon, chegaremos no aeroporto da Cidade do panamá às 7 da manhã e temos que chegar no porto de Cólon às 16 h, como chegar no porto (Onibus, van, taxi, trem etc ??? Preços???). O que vc sugere para fazermos neste intervalo de tempo? Obrigada pela ajuda e grande abraço
Marli

Olá, Marli, obrigado pela visita e comentário.
O mais comum é ir para Colón de táxi, não é tão caro assim, já que a viagem dura cerca de 1h. Com certeza devem existir serviços de vans fretadas também, mas infelizmente não sei alguma para indicar. Quando pesquisei, valia a pena ir de táxi, pois dava cerca de R$100.
Abraços

Olivia Medrado disse:

oi Rafael, boa noite

Vc sabe me dizer qual a distância entre o aeroporto de Tucumen (Panamá) e o hard Rock Hotel Megalopolis?
Qual a companhia de taxi mais segura para se tomar para ir para este hotel?
Agradeço sua atenção
Olivia

Oi Olivia, tudo bem? Obrigado pela visita e comentário! A distância é de pouco mais de 21Km. Você deve pegar o táxi oficial dentro do próprio aeroporto (segue o mapa https://migre.me/dXKp8) Abraços, Rafael

MONICA DUARTE disse:

Boa noite, estou indo para Cancún em junho e gostaria de aproveitar e fazer umas comprinhas, eletrônicos, cosméticos, roupas, não vou ter tempo de sair do aeroporto do Panamá, você acha que devo comprar no aeroporto ou nos shoppings de Cancún vou encontrar um preço melhor?

Oi Monica,
se você tiver pouco tempo, sugiro que faça as compras no aeroporto mesmo. Se tiver mais horas, vale a pena escolher um dos shoppings. Os preços no Panamá são bem melhores que em Cancún.
Abraços, volte pra contar sua experiência!

Denise C C Barbosa disse:

Eu, minha sobrinha, Adriana Ferreira, e mais duas amigas chegamos ontem ao Rio de Janeiro após uma temporada de 8 dias em Punta Cana viajando pela Copaairlines com uma conexão de 12 horas e meia no Panamá na ida por opção.. Assim que fechamos a viagem , no final de dezembro, fizemos contatos com o Riolando Fajardo para os passeios em nossa conexão no Panamá. O Riolando é um brasileiro que mora no Panamá e faz passeios turísticos por lá. No final desse post disponibilizarei seus dados. Bem… desde dezembro passei a trocar e-mails com o Riolando acertando preço (justíssimo) e detalhes dos nossos passeios. Chegando no Panamá, lá estava ele conforme combinado nos aguardando no aeroporto com um simpático sorriso e um Sportage top de linha abastecido com água, biscoitos, barra de cereais e outros mimos. Como ainda era muito cedo, seguimos para Panamá Viejo (a parte mais antiga da cidade que ainda está de pé e que tem um sítio arqueológico Patrimônio Mundial da Unesco). Após passeio a pé e fotos, fomos conhecer o Obelisco em comemoração aos 150 anos da presença da cultura Chinesa passando pela Ponte das Américas. Enquanto fazíamos as fotos e apreciávamos o local, o Riolando obteve a informação de que os navios fariam a atravessia do Canal a partir das 14 horas. Com o conhecimento desse horário, pudemos traçar o roteiro dos próximos passos e optamos por conhecer Amador Caseway (uma avenida estreita construída com os restos do Canal do Panamá que nos leva a uma ilha onde, além de ótimos restaurantes tem um duty free. Nessa região estava localizada a base americana – uma mini-cidade americana e onde a entrada era proibida aos locais) e Casco Antiguo (a cidade colonial que começou a ser construída em 1671, depois que a primeira localidade onde existia o vilarejo – Panamá Viejo – foi destruída por piratas) passando pela Cinta Costera, (uma avenida totalmente reconstruída, que conta com um calçadão à beira do Pacífico) e apreciando Punta Paltilla (um pedacinho da Miami moderna no Panamá com prédios altos – de até 40 andares- revestidos de vidros) sempre com o Riolando descrevendo cada detalhe histórico dos lugares por onde íamos passando e/ou parando para fotos. Após esse belíssimo City Tour, é chegada a hora das compras!!!!! Optamos pelo Albrook Mall, shopping enorme com várias opções de compras onde o Riolando, novamente, foi fantástico disponibilizando um celular para nos comunicarmos e nos ajudando pacientemente na comunicação com os vendedores, solicitações de descontos e com as sacolas de quatro mulheres insandecidas. Rs… Nesse shopping quero destacar a loja Sportline, de tênis, roupas e artigos esportivos com excelente preços, uma enorme farmácia com cremes e outros produtos que deixam as mulheres loucas!!!! Além de lojas com produtos Apple, eletrônicos e roupas de marca. Decidimos almoçar no shopping mesmo e, mais uma vez contamos com as informações e constante ajuda do Riolando. Ao saírmos do shopping, o Riolando já tinha trocado o carro por um Carnival novíssimo contendo os mesmos mimos do carro anterior (esse carro estava em passeio com outro grupo durante a manhã) e seguimos para o Canal onde assistimos a passagem de um enorme cargueiro e visitamos o Museu existente dentro das eclusas de Miraflores conhecendo melhor a história dessa obra monumental. Só não tivemos tempo de assistir ao filme 3D que eles passam lá e é bem recomendado pelo Riolando. Enfim… seguimos para o aeroporto. O Panamá se revelou uma agradabilíssima surpresa e não tenho dúvidas que o Riolando com seu profissionalismo, simpatia, tranquilidade e demais características super positivas foi fundamental para essa impressão. Tanto que eu e minha sobrinha já decidimos voltar para conhecer também suas praias caribenhas e sua zona franca em Cólon sempre na companhia do Riolando, pois, após assistir as loucuras que os taxistas fazem por lá, não teríamos coragem de conhecer mais do Panamá com outra pessoa. Super recomendo!!!!

Contatos do Riolando Fajardo:
Celular (507)6578-4858
Emails
[email protected]
[email protected]

Olá, Denise,
muito obrigado por compartilhar informações tão ricas em detalhes.
Abraços

Denise C C Barbosa disse:

Oi Rafael,
Eu é que agradeço a oportunidade que o site nos dá de compartilhar nossas experiências em viagem!
Abraços

acaccya disse:

Adorei! Muito obrigada!

Priscila Lima disse:

Olá Rafael, bom dia!
Tenho uma viagem programada para o Panamá daqui a dois meses, onde ficarei hospedada em um resort próximo a cidade por uma semana. Com relação aos passeios, para pegar táxi, o pagamento normalmente é em dinheiro ou eles aceitam outro meio de pagamento?
Grata
Priscila

Oi Priscila, obrigado pela visita.
Normalmente, pelo que eu vi, o pagamento é feito em dinheiro sim. Mas provavelmente existem empresas que aceitam cartões. Consulte seu hotel que eles podem indicar algum.
Abraços

Juliana disse:

Outra perguntinha no aeroporto consigo achar o tão famoso chapéu panamá…?

Oi Juliana, obrigado pela visita.
Você consegue sim encontrar o chapéu no aeroporto. Não sei se é decepcionante pra você, mas o legítimo chapéu do Panamá é feito no Equador. Então, se quiser comprar o melhor e autêntico, veja se está escrito "Hecho en Ecuador".
Abraços

ROBERTA disse:

NO AEROPORTO SÃO MUITO CAROS UMA MÉDIA DE U$$ 160,00

Julianna Barbosa disse:

Oi Rafael,
Tudo bom?
Vamos à Miami e na volta, ficaremos 1 dia no Panamá. Minha dúvida é com relação às malas, pois acredito que até conseguirmos entrar no hotel teremos que levá-las. Os táxis são confiáveis? Outra coisa: o canal do Panamá é muito longe do centro? Vc me recomenda ficar mais prox. do centro ou do aeroporto?
Obrigado desde já pelas informações!

Oi, Julianna, tudo bem? Desculpe a demora em responder, estava viajando.
Os táxis do aeroporto são sim confiáveis, recomendo que você procure um oficial em um dos balcões dentro do próprio aeroporto. Se ainda tiver dúvida, peça ajuda na área de informações ao turista. O Canal do Panamá fica a uns 20 minutos da região central e um pouco mais longe do aeroporto. Esse post fala sobre a visita ao Canal <a href="https://(https://www.essemundoenosso.com.br/2011/06/15/o-canal-do-panama-e-obrigatorio-quando-voce-visita-o-pais/)” target=”_blank”>(https://www.essemundoenosso.com.br/2011/06/15/o-canal-do-panama-e-obrigatorio-quando-voce-visita-o-pais/). Eu acho que a melhor opção de hospedagem é ficar na região central (não o centro velho conhecido como Casco Viejo, mas a região da Cista Costera, também chamada de novo centro). Ali você vai encontrar diversas opções de lazer, hotéis, cassinos, shoppings e restaurantes.

Essa página tem todas as dicas do Panamá com meus relatos https://www.essemundoenosso.com.br/destinos/cidade-do-

Abraços

Ricardo disse:

Rafael, muito bom esse seu site !!! MUIIIITTTOOOO bom, ajuda muito na tomada de decisões, quem dera mais pessoas fizessem isso, sobre mais lugares. Obrigado !

Muito obrigado, Ricardo, fico muito feliz em ajudar! Abraços!

Flávia disse:

Olá estou viajando pra Cartagena em Janeiro de 2013 será que é obrigatório passaporte ? e outra coisa que gostaria de saber qto se gasta por dia pra vc aproveitar os lugares ? na realidade o necessário

Rafael Carvalho disse:

Oi Flávi, tudo bem, obrigado pela visita. O passaporte não é obrigatório para a Colômbia, basta apenas um RG com foto atual (preferivelmente de no máximo 10 anos). Os gastos diários dependem de você, não tem como dar um valor. As principais atrações são gratuitas (que são a cidade, a muralha, etc), mas existem museus e também os diversos tours para as praias.
Abraços

Adriano disse:

Oi Rafael, estou indo para Las Vegas e farei conecção na cidade do Panamá, na ida e na volta, quando fui ano passado pra Las Vegas eu fui e voltei pela cidade do México, na volta eles reviram minha mala toda no aeroporto, dizem que eles costumam mexer e pegar algumas coisas no aeroporto do México, fiquei preocupado porque as vezes a gente faz algumas compras e corremos o risco de ser roubados.
Você acha que no Panamá corre esse risco, você já soube de algum relato?
Obrigado.

Rafael Carvalho disse:

Oi Adriano, tudo bem?
Nunca vi nenhum relato desse não. Achei a imigração e o aeroporto do Panamá bem tranquilos. O que já ouvi que é mais complicado é trazer os produtos e passar aqui no Brasil.
Abraços, boa sorte, volte pra contar seu relato depois!

Leila disse:

Prezado, vou para Cartagena e minha escala é de pouco mais de uma hora no Panamá. Pergunto: posso fazer esta escala somente com carteira de identidade ou é obrigatório o passaporte? somente com a identidade posso comprar no free shop de lá? Obrigada,

Rafael Carvalho disse:

Oi Leila, obrigado pela visita.
É obrigatório o Passaporte e recomendamos que você tenha a Carteira Internacional de Vacinação contra Febre Amarela. Você pode fazer em qualquer posto da Anvisa ou em determinados postos de saúde. Eles não costumam pedir lá, mas se exigirem, você corre o risco de ser barrada.
Abraços

Suely disse:

Boa Tarde vou para cuba e na volta vou ficar 2 dias no Panamá o que você sugere,gostaria de fazer compras desde já agradeço Suely

Rafael Carvalho disse:

Oi Suely, obrigado pela visita!
Dois dias no Panamá da para conhecer muita coisa. Além das compras dispostas neste texto que você comentou, você acha diversos passeios neste link https://www.essemundoenosso.com.br/category/panama/
Abraços

clarissa disse:

como minha conexão é demorada, além das compras gostaria de tomar um banho em um hotel, qual voces me recomendam que tenha uma tarifa ?

Rafael Carvalho disse:

Oi Clarissa,
infelizmente não tenho nenhum hotel pra recomendar. Fiquei num hostel nada legal. Dá uma olhada nas recomendações de sites como o Trip Advisor ou Hoteis.com
Abraços

Adriana disse:

Rafael,
qual é o horário de funcionamento do duty free do aeroporto do Panamá? Minha conexão é de madrugada.

Rafael Carvalho disse:

Oi Adriana, infelizmente não sei informar.
Se quiser consultar no site do aeroporto, é https://www.tocumenpanama.aero/
Abraços

Diego disse:

Olá Pessoal, boa tarde. Gostaria de uma ajuda, irei para Cancun mês que vem (agosto/2012). Fui procurar o posto de saude para me vacinar porém fui alertado de que, para quem não tem a carteira de vacinação (eu tive a minha extraviada) e não tenho certeza se tomei a vacina da febre amarela, o melhor é não tomar pois pode causar problemas. Irei pela Copa então vou fazer escala no Panamá, vou ficar lá pouco mais de 1 hora esperando. Para este caso será que é imprescindível ter a vacina? Nao quero correr o risco de tomar a vacina e passar mal. Até a viagem tem cerca de 25 dias. Obrigado!

Rafael Carvalho disse:

Oi Diego,
eu sugiro que você tome sim a vacina e leve o certificado internacional na viagem. É difícil, mas a companhia aérea pode impedir que você embarque ainda aqui no Brasil por causa disso.
Abraços
Rafael

Laura Torres disse:

Ola. Gostei do post Mas. Continuo com uma duvida tenho 5:30 horas de conexao na Volta de Los Angeles, malas voando direto e pasagem em maos. Vale a Pena pegar o shuttle para almocar no metro mall? La tem restaurantes sem ser fast food? Obrigada!

Rafael Carvalho disse:

Oi Laura, no aeroporto existem opções de alimentação, mas a maioria fast food. Já no Metro Mall você pode consultar os restaurantes aqui https://metromall.wsiefusion.net/Default.aspx?CCID… Abraços

IVO DANTAS disse:

Companheiro: minha permanência será breve. Farei, portanto, compras no Aeroporto.
Tenho uma dúvida: para a simples conexão exigem-se algum visto e vacinas?
Grato por ter tido a idéia de colocar-se à disposição. Um abraço,
Ivo Dantas

Rafael Carvalho disse:

Oi Ivo, tudo bem?
Então, o Panamá não exige visto não, mas pede vacina contra Febre Amarela. Embora eles não tenham me pedido, sugiro que você tome a sua e peça o certificado internacional. Ela tem duração de 10 anos e é bom você ficar livre disso logo. Só pra lembrar, você precisa tomar a vacina pelo menos 10 dias antes da viagem!
Abraços e obrigado pela visita!
Rafael

karine disse:

Rafael, paraabéns pela inciativa do blog. Ele consegue reduzir a ansiedade de quem fará viagem com grande períodos de espera no Panamá. Será que algum dos internautas conseguiu um lugar bacana para tomar um banho decente? Aguardo. Obrigada. Karine

Rafael Carvalho disse:

Oi Karine,
muito obrigado. Pois é, infelizmente fico devendo no quesito hospedagem. Quem sabe você não indica a sua experiência pra gente?
Abraços,
Rafael

Rafaela disse:

Olá, Rafael!
Estarei em Cancun e para voltar para o Brasil ficarei das 10 As 15h no Panamá e estou interessada em comprar um iMac, voce me sugere algum local?
Obrigada!

Rafael Carvalho disse:

Olá, Rafaela, desculpe a demora.
Você pode pegar um táxi no aeroporto e seguir para os shoppings Plaza ou Albrook Mall, onde existem lojas da Apple. Veja mais em https://www.essemundoenosso.com.br/2011/06/17/dicas-de
Abraços
Rafael

Rosana M F. B. disse:

Olá Rafael, voce teve uma boa idéia… o site me ajudou mas ficaram algumas dúvidas: Vamos chegar as 17 hs, o comercio esta aberto até que horas? No outro dia a partir de qual horário? Meu voo sai as 13 horas dá pra almoçar bem no aeroporto?Obrigada, Rosana

Rafael Carvalho disse:

Oi Rosana, muito obrigado.
O horário comercial dos shoppings é como o do Brasil, normalmente entre 9h/10h e 22h, variando entre eles. No aeroporto também existem sim opções boas para almoçar, mas a maioria é fast food.
Abraços
Rafael

Mellany disse:

Ola, ficarei 1hr no panama, sera q consigo comprar algo?? nem q seja no duty free???

Rafael Carvalho disse:

Olá, Mellany,
com apenas 1h, se você der sorte, dá sim para comprar alguma coisa no Duty Free dentro do próprio aeroporto. E só. É impossível sair para qualquer coisa.
Abraços
Rafael

Leonardo B. disse:

Fala Rafael !
Então, cara .. Estou indo pra punta em setembro e na volta ficarei 1 dia no panamá p. realizar as compras !
O foco da gelra que to indo e basicamente o mesmo : Eletronicos( Ipad , PS3), relógios,perfume, óculos e roupas, muitas roupas, rs Tem algum shopping, loja que voce saiba que é indispensável passarmos? Vi que vale mais a pena comprarmos na cidade, já que vamos ficar por la e nao no free shop .. Enfim, se tu puder me da uma clareada vai ser muito útil .. To ja fazendo a lista, calculando mais ou menos preços… haha
Obrigado e uma boa tarde!

Rafael Carvalho disse:

Oi Léo,
obrigado pela visita.
Se você quiser encontrar de tudo mesmo, o Albrook Mall é o melhor, pois é gigantesco. Eu gostei mais do Multiplaza, pois é mais bonito, etc, mas tem um pouco menos de opções. Para eletrônicos, a Panafoto é a melhor loja, mas consulte os preços lá.
Abraços
Rafael

Fabiano disse:

Ah esqueci, parabéns pelo site.

Rafael Carvalho disse:

Muito obrigado 🙂

Fabiano disse:

Olá estou indo para Miami. Os preços dos eletrônicos e roupas são parecidos ou melhor deixar para comprar tudo em Miami. Lembro que ficarei 12h no Panamá. Quero comprar um câmera go pro e um Pc Mac.

Rafael Carvalho disse:

Oi Fabiano,
muito obrigado pela visita e pelo elogio.
Nunca fui a Miami, mas pelo que me disseram os preços são bem parecidos.
Abraços
Rafael

Eduardo Halliday disse:

Ola,
Minha conexão sera de 12 hs no Panama, mas no Brasil, não podemos sair daquela area restrita de conexões, não podemos sair do aeroporto, por que não faremos outro check in, no aeroporto do Panama, pode sair do local restrito de quem não se faz check in novamente? No caso as malas ja foram despachadas automaticamente para o outro voo, entende? Farei Recife – Panama – Miami , se pode sair, como e o procedimento?

Rafael Carvalho disse:

Oi Eduardo, obrigado pela visita.
Se você comprou a passagem diretamente do Brasil para Miami, você já receberá no check-in aqui no Brasil as duas passagens (trecho Brasil – Panamá e o trecho Panamá – EUA). Então, no Panamá, você poderá sim sair do aeroporto e entrar novamente sem fazer check-in, já que você já estará com a sua passagem. Se você comprou desta maneira, sua mala também irá diretamente ao destino final, Miami. De qualquer forma, certifique-se com a empresa aérea.
Abraços
Rafael

Leila Karyn Wirth disse:

Oi Rafael, entrei em contato com uma guia turística no Panamá, e ele nos cobrou U$ 35 para nos levar do aeroporto ao hotel + U$35 do hotel para o aeroporto e + US 85 por um passeio de 4 horas pela cidade sendo que o nosso hotel está no centro da cidade, e somos apenas eu e meu marido. Você acha que são valores justos?

Rafael Carvalho disse:

Oi Leila! Então, os valores que você passou são bons caso você tenha necessidade de um guia. Já se você não se importa de ir sozinha, com certeza gastará menos se pegar um dia todo com um táxi. É sua escolha. Abraços e obrigado pela visita.
Rafael

Marina disse:

Olá Rafael, vou passar 11h no panamá. Como meu grupo é grande, cada um tem uma exigência, e ainda não conseguimos entrar em um consenso sobre o que fazer. Será que dá tempo de passar em um hotel para tomar banho, depois visitar rapidamente o canal e seguir para o shopping Albrook?
Você ja ouviu falar da empresa Panama Airport Transfer? é segura? Algo assim compensa ou é melhor chegar com a cara e a coragem e procurar um táxi?
Desde já, obrigada!

Rafael Carvalho disse:

Oi Marina, tudo bem?
Os táxis são sim confiáveis. Basta chegar ao desembarque, procurar o balcão de informações turísticas e pedir por táxis autorizados. Não tem erro. Quando fui e fiquei na cidade, estava acostumado a pegar táxis na rua mesmo e nunca tive problemas. O único porém é que as tarifas devem ser combinadas antes, já que não existe taxímetro. Infelizmente não conheço esta empresa de transfer.
Sobre o tempo, é o que sugeri no post. Você acaba perdendo um hora no desembarque e mais umas duas horas no novo embarque. Ou seja, sobram para você 8h, que com um banho bem rápido daria sim tempo de passar no hotel e seguir para o canal e o Albrook Mall.
Abraços,
espero ter ajudado. Você pode dar seu relato na volta para nós?
Rafael

Marina disse:

Obrigada, ajudou bastante, sim! E é claro que posso passar miunha experiencia na volta! é sempre bom ouvir as relatos alheios na hora de se progamar! Tomara que dê certo, mas acho que vamos correr pra caramba por la… Deveria ter tirado um dia para conhecer melhor a cidade, sem esquecer das compras, claro! Até mais!

Girleide Vasconcelos disse:

Ficarei 11 horas no Panamá,gostaria de saber como faço p ir ao Albrook Mall? pego um táxi,é conviável?!

Rafael Carvalho disse:

Oi Girleide, com certeza a melhor maneira é o táxi. Deve custar entre US$20 e US$25 a corrida, pois o aeroporto é longe da cidade.
No desembarque, procure o posto de informação turística e peça por um táxi autorizado.
Abraços e obrigado pela visita.
Rafael

Ficarei 7 horas qdo voltar de Cuba, espero que de tempo para gastar uns USD rapidinho.

Obrigado Rafael, mas pelo que li, não dá tempo de eu sair de táxi para buscar, né? A pessoa tem que ir me encontrar no aeroporto mesmo? Chego 06h25 lá e meu vôo sai as 11h12.

Rafael Carvalho disse:

Oi Renato,
até dá tempo, só tem que tomar cuidado com pelo menos 1h que vai perder no desembarque e também umas 2h para voltar ao embarque.
Abraços e volte pra contar seu relato!
Rafael

Ficarei cinco horas esperando conexão no Panamá. Conheço uma pessoa que mora lá e estou pedindo para ela comprar uma câmera pra mim e me entregar no aeroporto, acha viável?

Rafael Carvalho disse:

Oi Renato, tudo bem?
Acho viável sim, você pode encontrar a pessoa no lado de fora do aeroporto.
Abraços
Rafael