O que dá pra fazer durante uma conexão no Panamá?

Muita gente tem viajado pela Copa Airlines e feito escalas e conexões na Cidade do Panamá. Logo depois da compra da passagem e a descoberta do tempo em que terá em solo panamenho, o que se vem à cabeça é: será que dá tempo de fazer umas comprinhas ou visitar algum ponto turístico, como o Canal do Panamá?

Este texto veio para te ajudar a calcular melhor seu tempo na cidade e ver se é arriscado ou não deixar o aeroporto de Tucumen.

» Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre compras no Panamá

Tempo de imigração e novo embarque

Aeroporto Tucumen - PanamáO tempo a se calcular para passar pela imigração do Panamá – com passaporte com validade de no mínimo 6 meses em mãos e vacina contra febre amarela – é de pelo menos uma hora. Como este aeroporto é conhecido como o hub das Américas, está sempre lotado e nunca se sabe o tamanho da fila a encarar.

Na volta da cidade, as companhias no aeroporto de Tucumen exigem 3h de antecedência para o check-in. Caso sua mala já tenha ficado despachada para retirar no destino e você tenha o bilhete de embarque do novo voo em mãos, até dá para arriscar entrar 2h antes da partida.

Ou seja, resumindo, já perdemos 4h nos trâmites do aeroporto. Portanto, se sua conexão no Panamá é de 4h ou pouco mais que isso, esqueça a possibilidade de dar uma volta pela cidade.

Entre 6h e 8h de conexão

Se sua conexão tem entre 6h e 8h, dá sim para sair do aeroporto e fazer algumas coisas na Cidade do Panamá. Aí depende do que você quer. Se você quer fazer compras – o que a maioria prefere – dá para escolher o Metro Mall (mais perto do aeroporto e com transfer grátis de ida e volta), ou então pegar um táxi para o Albrook Mall ou Multiplaza.

Albrook Mall

Já se seu interesse não é comprar nada, mas sim conhecer, mesmo que rapidamente, alguma coisa da cidade, minha dica é pegar um táxi e escolher entre o obrigatório Canal do Panamá ou um tour rápido pela Cinta Costera, a parte nova da capital panamenha. Os táxis até a cidade ou o canal custam a partir de US$25 e dá para compartilhar com desconhecidos também.

Canal do Panamá

» Veja dicas do Canal do Panamá

Mas vale lembrar que as compras ou os passeios não podem ser muito demorados, já que temos que considerar aquelas primeiras 4h perdidas com a burocracia.

Entre 9h e 12h de conexão

Se por um lado você achou ruim todo este tempo de conexão quando comprou sua passagem, pelo menos você pode aproveitar e conhecer muito mais do Panamá. Dá tempo suficiente para juntar um dos shoppings acima com algum dos demais passeios citados também.

Mas como você tem mais tempo, talvez valha a pena visitar o Canal do Panamá e conhecer um lugar que tem muito mais a oferecer além das compras. A cidade tem muitas atrações ao ar livre que, com este tempo, podem ser percorridas de táxi. É o caso da Cinta Costera, a nova e moderna parte da cidade.

Cinta Costera

» Veja dicas de passeios além dos shoppings


Mais de 12h

Se este é o seu caso, você tem tempo de sobra na Cidade do Panamá. Pode escolher fazer compras em alguns dos shoppings, pode incluir no seu passeio o Canal do Panamá e também visitar a cidade. Se evitar os shoppings, aproveite o tempo livre para conhecer o Casco Viejo, a parte histórica da capital panamenha. Outra coisa super legal é visitar a Causeway, uma avenida estreita construída com os restos do Canal do Panamá que te leva até uma ilha onde, além de ótimos restaurantes e um duty free, você vê um pôr-do-sol lindíssimo com os arranha-céus ao fundo.

Causeway

Basta dar uma olhada no mapa, montar seu roteiro, tentar calcular os gastos com táxi e aproveitar… mas não se esqueça daquelas 4h! Boa viagem e volte para contar sua experiência!

 

Booking.com

Rafael Carvalho

Mineiro fã de frango com quiabo e de uma boa cerveja, mora atualmente em São Paulo. É formado em Rádio e TV , pós-graduado em Jornalismo em Comunicação Hipermídia e trabalha há mais de 10 anos com Conteúdo Digital. Apaixonado por viagens, fundou o Esse Mundo É Nosso e roda o Brasil e o mundo o ano todo sempre em busca de dicas para serem compartilhadas.

151 Comments

  1. Luiz Costa disse:

    Ola boa tarde, qual o horario de funcionamento dos shoppings proximos ao Aeroporto de tocumen? os Dutty Free do aeroporto funcionam a noite toda?

  2. cleusa venancio disse:

    rafael

    a van que vai e volta para o metromall tem frequencia de saida em quantos minutos? 30 em 30 ou a cada uma hora? de lá para pegar um taxi para costa da cidade fica mais barato do que sair do aeroporto?

  3. geraldo frederico disse:

    Rafael

    Chego no panama as 18h e embarco no dia seguinte as 11h com a companhia parceira da copa, Aero Republica. Comprei tudo em um unico bilhete. So depois qeu recebi o bilhete vi que não era um outro voo da COPA. Retiro minha mala assim que desembarcar ou segue para colombia? Posso fazer compras e aumentar o peso dela no segundo voo?

  4. Cláudia disse:

    Olá Rafael,
    Adorei suas dicas! Obrigada! Para uma noite apenas na cidade, você recomenda algum restaurante que tenha shows de rumba & salsa?
    Abração!

  5. Daniel Soares disse:

    Olá! Muito obrigado pelas dicas.
    Eu e minha esposa estamos com dúvidas bem chatas: nossa escala vai ser de umas 20 horas, mas ficou tão mal encaixado que isso está nos aborrecendo. Iremos chegar às 21 horas de um dia e sai às 16 horas DO OUTRO DIA!
    Estamos perdidos sem saber ao certo o que fazer de passeio ou compras e onde ficar, porque são horários que não batem bem com horário de abertura de lojas, translado e check-in.

    Alguém tem alguma dica de ouro? 😀
    Abraço a todos.

    • Oi Daniel, tudo bem?
      Com tanto tempo assim, inclusive à noite, sugiro que vocês peguem um hotel. É muito tempo pra ficar “mofando” no aeroporto. Aí sim, no dia seguinte, vocês podem dar uma volta durante a manhã, almoçar e depois voltar ao aeroporto.
      Abraços e ótima viagem!

  6. Thiago Silva disse:

    Boa noite, vou fazzer uma viagem para punta cana, com escala no panamá, 2:10 o tempo da escada tanto na ida quanto na volta. será que é possível comprar algo no aeroporto do panamá ou melhor não arriscar, para não perder o voo?
    att,

  7. Rafel boa noite
    Estarei indo amanhã para Punta Cana com escala no aeroporto do Panamá, gostaria de saber se existe alguma loja da Apple no aeroporto, e caso positivo esse aparelho é desbloqueado para usar no Brasil? No mais agradeço desde já a informação.

  8. Janaina disse:

    Oi Rafael! Farei uma conexão no Panamá no dia 25/09 de pouco mais de 11h. Gostaria de fazer um city tour neste período para conhecer os principais pontos turísticos. Um primo me indicou um rapaz que faz este tipo de serviço, o Roque Freitas, porém infelizmente ele não está disponível nesta data. Você saberia me indicar alguma outra pessoa ou empresa de confiança? Tentei ver em algumas agências de viagens na minha cidade (Recife/PE), só que cobraram caríssimo.. Somos 3 pessoas ao todo.. Se for brasileiro melhor ainda. Agradeço desde já sua atenção! Janaina.

    • Oi Janaina, infelizmente não tenho alguém específico para indicar, eu usei táxi e foi bem bacana. Se não conseguir nada com antecedência, chegue no aeroporto e procure a empresa de táxi oficial. Negocie uma diária com o taxista.
      Abraços e ótima viagem!

    • Juliana, também sou de Recife e estarei viajando dia 2 de outubro e voltando dia 10, você poderia me passar o contato de Roque Freitas? Quero saber se ele estará disponível na nossa viagem. Obrigada desde já. Rafael, espero que não se importe de 'usar' esse espaço :).

  9. Luciana Reis disse:

    Olá Rafael, estou gostando muito do seu site. Irei fazer uma conexão de aproximadamente 7 horas no Panamá, chegaremos no aeroporto as 06:30 da manhã e meu voo esta marcado para as 15:50. Chegaremos muito cedo lá e queremos dar uma volta pelo Canal do Panamá e almoçar no Shopping Metro Mall. Será que dá tempo?

  10. Thiago disse:

    Boa noite Rafael, Realmente ótimo site! Parabéns! Bom irei a Cancun e farei conexão no Panama, na dia 2 horas e na volta 1 hora, acha que consigo aproveitar pelo menos o Duty free ou seria arriscado?
    Grato!
    Thiago.

  11. Eneida disse:

    Olá Rafael, obrigada pelas informações tão ricas! Farei conexão em Panamá das 6:00 até as 15:00 destino Colômbia, vou com meu filho de 5 anos o que vc recomenda para fazer nesse tempo? Posso sair comeu filho do aeroporto? Pois estou levando a autorização de viagem do meu marido mas com com saída do Brasil e destino bogota Colombia. Obrigada!!

    • Oi Eneida, tudo bem?
      Vocês têm passaporte, certo? Então podem sim sair do aeroporto. Acho que nesse tempo dá pra você passear pela cidade e visitar o Canal, ou escolher algum shopping pra compras. Vale seguir as dicas do post! Lembre-se de chegar de volta ao aeroporto com pelo menos 1h de antecedência.
      Abraços e ótima viagem!

  12. Lele disse:

    Obrigado por responder!
    Chegarei 19 hrs, melhor ficar num hotel no centro ou perto do aeroporto?
    É seguro andar a noite?

  13. Lele disse:

    Ola Rafael vc sabe se da pra ir bem cedinho ver o canal, tipo umas 6hrs da manha? Vou ficar só na parte da manha no Panama e gostaria muito de ver o canal, nao precisa ser no centro de visitaçao, que vi que só começa a funcionar às 9hs, mas em qualquer lugar que tenha uma vista para o canal. Obrigada

    • Oi Lele, até dá pra você pegar um táxi e pedir pra passar perto do Canal. Mas a graça é ver as eclusas funcionando, os navios subindo e baixando. Não sei se de algum lugar dá pra ter essa vista tão bem quando do centro de visitação. Mas ver o canal, por si só, você consegue.
      Abraços

  14. Norma disse:

    Boa tarde Rafael, eu e minha filha estamos indo para os estados unidos com escala no panamá, chegaremos por volta das 19 horas la e sairemos no dia seguinte oeka manha. Gostaria de saber se podemos passar a noite no aeroporto mesmo.
    Obrigada
    Norma

  15. Vinicius Branco disse:

    Olá Rafael, eu e minha esposa faremos uma conexão de pouco mais de 6h no Panamá e estamos pensando em dar um pulo rápido no Metro Mall. Nossas malas já estarão indo direto para o destino final e minha dúvida é se no novo check-in posso despachar alguma nova mala com coisas q eu compre no Panamá. Obrigado!

    • Oi Vinícius, tudo bem? Nesse caso sugiro que você entre em contato com a companhia. Normalmente você não pode despachar mais nada, já que não irá fazer um novo check-in. Você já estará com todas as passagens em mãos.
      Abraços

  16. Vicente disse:

    Oi Rafael.
    Em um voo de San Andres a Cancún, ficarei mais de 10 horas esperando o próximo voo no aeroporto do Panamá. Gostaria de saber se posso sair do aeroporto e ficar num hotel durante este período?
    Obrigado. Abs. Vicente

  17. Erica disse:

    Terei uma conexão de umas 08:30 h, e pelo que li dá tempo de fazer algo. Queria conhecer o Canal do Panamá já que tenho todo esse tempo. O problema é: Não falo espanhol e como faço para conseguir um taxi que me leve até lá e me traga de volta a tempo? Podem me ajudar… não sei o que fazer!!!!

    • Oi Erica, tudo bem?
      Como você tem pouco tempo, o ideal já é negociar um táxi no próprio aeroporto que a leve no Canal e volte. Procure o atendimento ao turista no aeroporto e peça indicação. O portunhol será suficiente.
      Abraços

  18. Jaqueline disse:

    olá
    eu vou para Cartagena e vou fazer uma conexão no panamá de 1 hora
    eu tenho que passar pela imigração?

  19. Vânia disse:

    Gente estamos indo em junho temos teoricamente na volta 6h para conecxão,meu filho quer comprar um Xbox sabem me dizer onde fazer sem correr risco de comprar porcaria e atrasar? Obrigada

  20. Giovani Lima disse:

    Oi Rafael!
    Estou indo para o Caribe, de Cruzeiro, onde embarcarei no Panamá. Chegarei a noite no Panamá e embarco no outro dia cedo para o Cruzeiro (12/03/2015). Retorno dia 20/03/2015 pela manhã do Cruzeiro, mas saio do Panamá só a noite. O que você me indica? Gostaria de fazer umas compras. Ficarei no Hotel Centroamericano. Desde já, agradeço!

  21. Ana disse:

    Oi Rafael!
    Vou chegar no Panamá às 18h do sábado, fazer umas comprinhas no free shop e no outro dia já vou embora bem cedo, 7:30 da manhã.
    Vc acha q dá pra ir jantar ou sentar em algum bar legal? acha q vale a pena ver o canal a noite? sabe se tem alguma torre com vista noturna da cidade ou quem sabe um restaurante no topo de algum prédio? não tenho muito tempo de conexão lá, mas não queria ir direto pro hotel e dormir, então gostaria de sentir o clima da cidade, comer em algum lugar legal antes de dormir…estarei sozinha e queria indicação de um lugar q seja relativamente seguro… aliás, vc recomenda que eu me hospede mais perto do aeroporto?

  22. Roberto Linhares disse:

    Bom dia Rafael, Estarei indo para San Andress e chego a cidade do Panamá a 05:50 pm e embarco no dia seguinte as 09:30 horas. Tem alguma dica de hospedagem e onde posso comprar uma máquina a prova de água para levar. O canal fica longe da cidade?

  23. Adriana disse:

    Oi, Rafael! Vou fazer uma conexão de uma hora na volta de uma viagem a Cancun e gostaria de saber se há alguma loja boa para comprar vinho no duty free do aeroporto. Alguma indicação? Obrigada! Adriana.

  24. Alexandra disse:

    Oi, Rafael
    Vou fazer uma conexao no Panamá, chego dia 15/03/2015 as 5h12 PM e vamos embora dia 16 as 3h28 PM. Pode me ajudar de como aproveitar esse tempo lá. Ainda nao tenho hotel!! Queremos fazer compras e gostaria de saber qual melhor shopping para ir. Pensei no Albrook ou Multiplaza, mas não sei qual seria melhor. O ideal seria um próximo do metro. O Multiplaza tb é perto do metrô??? Tem tb o Metromall mas ja fui la uma vez e nao achei tao bom. O Metromall é perto do metro??// me ajuda to super perdida. Queria tb ir no canal, mas acho que nao vai dar tempo, pois o ideal seria no dia que chego e ja esta tarde. To tentando saber as estaçoes do metro e nao to conseguindo. Se puder me ajudar nessa confusao eu te agradeço muito.
    Obrigada
    Alexandra

  25. Alexandra disse:

    Alguem pode me ajudar se é possível ir do Aeroporto de Tucuman para o Shopping Albrook de metrô???
    Obrigada

  26. Janice Avena disse:

    Vou ao Panamá em Fevereiro de 2105 ,estou indo de Porto Alegre /Brasil e me foi informado que não seria necessário tomar a vacina da febre amarela isso é verdade???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *