O que dá pra fazer durante uma conexão no Panamá?

Postado por em 29 de fevereiro de 2012 - Atualizado em 6 de agosto de 2013

Muita gente tem viajado pela Copa Airlines e feito escalas e conexões na Cidade do Panamá. Logo depois da compra da passagem e a descoberta do tempo em que terá em solo panamenho, o que se vem à cabeça é: será que dá tempo de fazer umas comprinhas ou visitar algum ponto turístico, como o Canal do Panamá?

Este texto veio para te ajudar a calcular melhor seu tempo na cidade e ver se é arriscado ou não deixar o aeroporto de Tucumen.

» Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre compras no Panamá

Tempo de imigração e novo embarque

Aeroporto Tucumen - PanamáO tempo a se calcular para passar pela imigração do Panamá – com passaporte com validade de no mínimo 6 meses em mãos e vacina contra febre amarela – é de pelo menos uma hora. Como este aeroporto é conhecido como o hub das Américas, está sempre lotado e nunca se sabe o tamanho da fila a encarar.

Na volta da cidade, as companhias no aeroporto de Tucumen exigem 3h de antecedência para o check-in. Caso sua mala já tenha ficado despachada para retirar no destino e você tenha o bilhete de embarque do novo voo em mãos, até dá para arriscar entrar 2h antes da partida.

Ou seja, resumindo, já perdemos 4h nos trâmites do aeroporto. Portanto, se sua conexão no Panamá é de 4h ou pouco mais que isso, esqueça a possibilidade de dar uma volta pela cidade.

Entre 6h e 8h de conexão

Se sua conexão tem entre 6h e 8h, dá sim para sair do aeroporto e fazer algumas coisas na Cidade do Panamá. Aí depende do que você quer. Se você quer fazer compras – o que a maioria prefere – dá para escolher o Metro Mall (mais perto do aeroporto e com transfer grátis de ida e volta), ou então pegar um táxi para o Albrook Mall ou Multiplaza.

Albrook Mall

Já se seu interesse não é comprar nada, mas sim conhecer, mesmo que rapidamente, alguma coisa da cidade, minha dica é pegar um táxi e escolher entre o obrigatório Canal do Panamá ou um tour rápido pela Cinta Costera, a parte nova da capital panamenha. Os táxis até a cidade ou o canal custam a partir de US$25 e dá para compartilhar com desconhecidos também.

Canal do Panamá

» Veja dicas do Canal do Panamá

Mas vale lembrar que as compras ou os passeios não podem ser muito demorados, já que temos que considerar aquelas primeiras 4h perdidas com a burocracia.

Entre 9h e 12h de conexão

Se por um lado você achou ruim todo este tempo de conexão quando comprou sua passagem, pelo menos você pode aproveitar e conhecer muito mais do Panamá. Dá tempo suficiente para juntar um dos shoppings acima com algum dos demais passeios citados também.

Mas como você tem mais tempo, talvez valha a pena visitar o Canal do Panamá e conhecer um lugar que tem muito mais a oferecer além das compras. A cidade tem muitas atrações ao ar livre que, com este tempo, podem ser percorridas de táxi. É o caso da Cinta Costera, a nova e moderna parte da cidade.

Cinta Costera

» Veja dicas de passeios além dos shoppings


Mais de 12h

Se este é o seu caso, você tem tempo de sobra na Cidade do Panamá. Pode escolher fazer compras em alguns dos shoppings, pode incluir no seu passeio o Canal do Panamá e também visitar a cidade. Se evitar os shoppings, aproveite o tempo livre para conhecer o Casco Viejo, a parte histórica da capital panamenha. Outra coisa super legal é visitar a Causeway, uma avenida estreita construída com os restos do Canal do Panamá que te leva até uma ilha onde, além de ótimos restaurantes e um duty free, você vê um pôr-do-sol lindíssimo com os arranha-céus ao fundo.

Causeway

Basta dar uma olhada no mapa, montar seu roteiro, tentar calcular os gastos com táxi e aproveitar… mas não se esqueça daquelas 4h! Boa viagem e volte para contar sua experiência!

 



Leave a Reply